Ir ao conteúdo

SSD Kingston A400 não é reconhecido pelo BIOS da placa-mãe G41M-ES2L

Ir à solução Resolvido por Mascote01,

Posts recomendados

Postado

@FoxBlack não tenho como acionar garantia, ja faz mt tempo que estou com ele e não tenho a embalagem, so puder testar hoje e para minha surpresa tive esse problema.

1 hora atrás, FoxBlack disse:

SSD Kingston A400 não é um modelo confiável.

como eu disse anteriormente, esse SSD foi uma recomendação aqui do clube, criei um tópico pra isso a uns 2 meses atrás. pretendo comprar outro, que marca você acha confiável?

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Você não tem nem um primo, tio, amigo que você possa fazer o teste desta SSD?

vou ver como posso fazer. 

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O SSD é um hardware qualquer, e o mesmo está propício a dar problemas como qualquer hardware ou equipamento eletrônico, não importa se você usou 5 minutos ou 5 anos.

O SSD tem pelo menos nota fiscal, se sim você pode tentar aciona a garantia da Kingston.

Mais antes de acionar a garantia, teste a SSD em outro computador.

meu PC é de 2004 e estou usando ate hoje, só troquei o cooler do processador e 1 capacitor da fonte, PC com mais de 20 anos e não deu problema com HD, ai hoje coloquei um SSD que foi usado por 40 minutos ou menos já estragou... estranho demais não acha? frustrante! pretendo comprar outro, que marca você acha confiável? um que eu possa usar sem medo porque depois desse episodio......

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, Mascote01 disse:

@FoxBlack não tenho como acionar garantia, ja faz mt tempo que estou com ele e não tenho a embalagem, so puder testar hoje e para minha surpresa tive esse problema.

como eu disse anteriormente, esse SSD foi uma recomendação aqui do clube, criei um tópico pra isso a uns 2 meses atrás. pretendo comprar outro, que marca você acha confiável?

vou ver como posso fazer. 

meu PC é de 2004 e estou usando ate hoje, só troquei o cooler do processador e 1 capacitor da fonte, PC com mais de 20 anos e não deu problema com HD, ai hoje coloquei um SSD que foi usado por 40 minutos ou menos já estragou... estranho demais não acha? frustrante! pretendo comprar outro, que marca você acha confiável? um que eu possa usar sem medo porque depois desse episodio......

Quantos GB de capacidade você acha  que te atenderia?

Kingston excelente marca, meu primeiro SSD foi o famoso A400 240GB comprei em em 2019 nunca tive problema, atualmente estou com um KC3000 de 1Tb no PC da assinatura, no meu notebook uso um SNV2S de 1Tb, as memória RAM do meu desktop é tudo kingston, qualidade nota 10.

Crucial, Corsair, Patriot, Sandisk, Adata, Wester Digital também já usei todas essas marca  são excelentes.

Mais entre em contato com a kingston as vezes esse SSD está na garantia.

• Curtir 3
Postado
6 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Quantos GB de capacidade você acha  que te atenderia?

um de 240Gb, armazenamento bruto eu uso HD. acho que vou pegar um da Crucial. acha que da pra consertar esse SSD estragado?

7 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

as memória RAM do meu desktop é tudo kingston

as minhas tb, tem muito tempo de uso como eu falei, comprei SSD dessa marca por causa disso, mas pelo visto não foi muito bom.

8 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Mais entre em contato com a kingston as vezes esse SSD está na garantia.

vou tentar

• Curtir 1
Postado

@Mascote01  Kingston é uma boa marca, mas como citei esse modelo em específico é que foi lançado com "problema" e parece que você foi premiado.

* Joga no google - defeito SSD Kingston A400.

Quanto às marcas confiáveis -> O @Edvaldo J. Frederico citou as principais Crucial, Corsair, Patriot, Sandisk, Adata, Wester Digital. Só acrescento a XPG.

• Curtir 3
  • Solução
Postado

@FoxBlack vou tentar pedir reembolso e pegar um da Crucial BX500, vi aqui na internet que esse da kingston tem outros problemas também como erro Satafirm S11 e etc, problemas com falsificação... parece que o meu é original pois tem o selinho 3D, mas infelizmente deu problema, espero que a Crucial seja bom mesmo.

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, Mascote01 disse:

@FoxBlack @Edvaldo J. Frederico pessoal, tive a ideia de talvez a minha fonte tenha estragado o SSD, sabem se isso pode acontecer?

Tarde

Sim pode acontecer, a SSD trabalha com 5 volts e é claro o mesmo tem uma tolerância por exemplo de uns 10% que daria 5,5 volts, se o mesmo passar muito além disso por exemplo 6,3 volts, sim o SSD pode vir a queimar.

12 minutos atrás, FoxBlack disse:

Qual seria a fonte - marca/modelo ?

fonte: C3-Tech 500W

• Curtir 2
Postado
15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Sim pode acontecer, a SSD trabalha com 5 volts e é claro o mesmo tem uma tolerância por exemplo de uns 10% que daria 5,5 volts, se o mesmo passar muito além disso por exemplo 6,3 volts, sim o SSD pode vir a queimar.

mas e agora? como eu faço pra saber isso? será que da pra testar com um multímetro?? eu acionei a garantia que por sinal era de 3 anos, se a fonte tiver queimado o SSD eles vão saber... preciso resolver pois não quero que aconteça de novo, mas eu acho improvável porque eu uso HD sem problema, na verdade, eu tenho um iClamper na tomada da fonte do PC e outro no Monitor. minha fonte é a da assinatura, C3-Tech

19 minutos atrás, FoxBlack disse:

Qual seria a fonte - marca/modelo ?

meu PC é o da assinatura, fonte C3-Tech 500W

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Mascote01 disse:

mas e agora? como eu faço pra saber isso? será que da pra testar com um multímetro?? eu acionei a garantia que por sinal era de 3 anos, se a fonte tiver queimado o SSD eles vão saber... preciso resolver pois não quero que aconteça de novo, mas eu acho improvável porque eu uso HD sem problema, na verdade, eu tenho um iClamper na tomada da fonte do PC e outro no Monitor. minha fonte é a da assinatura, C3-Tech

O teste mais simples que se pode fazer na fonte é testar com o multímetro, mais existem mais fatores que podem condenar a fonte como por exemplo ruido harmônico fonte pc.

Eu trocaria essa fonte por garantia sendo ela ou não o causador do problema, e fora que se você pegar um fonte de qualidade seu PC vai ficar muito mais silencioso.

Já usei e ainda uso bastantes dessas fontes da C3-Tech 500W porque não tenho escolha e elas são bem barulhentas por conta do cooler, a antiga pessoa que trabalhava no meu lugar comprou um monte delas 🤦🏿‍♂️.

E além do mais os PC com essa fonte está funcionando até agora e quando o mesmo vai queimando vou trocando por algo melhor. 

Agora caso queira testar a fonte com multímetro é só fazer como no vídeo.

Só que tem mais componentes do PC que utilizam 5 volts como a própria placa-mãe, se o problema fosse a fonte, a placa-mãe também era para apresentar algum problema.

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico entendido, vou tentar fazer isso imediatamente assim que eu estiver desocupado, assim que eu conseguir eu volto aqui com vocês.

@Edvaldo J. Frederico mas de qualquer maneira, pretendo trocar a fonte assim que possível, poderia me indicar alguma? pretendo fazer upgrades depois, irei trocar pra uma placa-mãe H81 i7 4Gen  e uma GTX 1050, PC só pra casa mesmo, uso básico, depois vou montar um AMD top ai compro outra fonte. se você conhecer uma fonte de uns 150$ + ou - acho que já está de bom tamanho, não quero comprar uma Rise Mode Zeus ou uma Nidus agora.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Mascote01 disse:

Fonte Fake News.  

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, Mascote01 disse:

o que quer dizer?

Que é uma fonte que anuncia uma coisa e não deve entregar nem 80%. Igual conhecer mulher maquiada em festa e acorda com ela do lado sem maquiagem. 🙃

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico @FoxBlack pessoal, fiz o teste aqui na minha fonte igual o vídeo, esta tudo normal, a única diferença do vídeo é que a minha tem alguns volts a menos, tipo, a do vídeo pega 5,5 e a minha esta pegando 5,3, coisa muito pequena que acho irrelevante, só 0,2 volts a menos em alguns casos mas nunca acima disso.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 26/02/2025 às 13:48, Mascote01 disse:

@Edvaldo J. Frederico @FoxBlack pessoal, fiz o teste aqui na minha fonte igual o vídeo, esta tudo normal, a única diferença do vídeo é que a minha tem alguns volts a menos, tipo, a do vídeo pega 5,5 e a minha esta pegando 5,3, coisa muito pequena que acho irrelevante, só 0,2 volts a menos em alguns casos mas nunca acima disso.

Noite

Está dentro da tolerância.

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Como ficou a situação do Kingston?

Pelo que sei quando o KSM não lista é porque é falso, a não ser que o original esteja com defeito.

Além do selo holográfico, tem mais um detalhe que só tem no original que é a marcação a laser da capacidade do SSD no conector.

• Curtir 3
Postado

@Pincipi boa noite

47 minutos atrás, Pincipi disse:

Como ficou a situação do Kingston?

eu havia comprado pelo mercado livre em uma loja bem conhecida. eu devolvi e pedi o reembolso, tudo ocorreu normalmente como esperado, recebi de volta o valor e comprei um Crucial BX500 que devo instalar nessa semana.

48 minutos atrás, Pincipi disse:

Pelo que sei quando o KSM não lista é porque é falso, a não ser que o original esteja com defeito.

Além do selo holográfico, tem mais um detalhe que só tem no original que é a marcação a laser da capacidade do SSD no conector.

eu meu era verdadeiro sim, tinha a marcação a laser informando a capacidade (240Gb) desenhada no conector e possuía um selo holográfico, mesmo assim eu tive duvidas sobre a originalidade e procurei mais informações, e o que encontrei era o que eu já sabia, o meu SSD não era falsificado. 

53 minutos atrás, Pincipi disse:

suponho que você não tenha lido/acompanhado todo o tópico então vou explicar pra você. Na verdade, eu consegui usar ele sim. instalei ele no PC, fiz todos os procedimentos para "ativar" ele usando o windows pelo gerenciador de disco, renomeei ele e depois desliguei o PC e removi o HD e deixei somente o SSD para não haver nenhum conflito ou problema, depois iniciei a instalação do windows através de um pendrive bootavel criado usando o programa da microsoft MediaCreationTool, enfim procedimentos básicos de instalação, tudo ocorreu da forma esperada e não demorou muito tempo e o windows já estava instalado, ai reiniciei o PC e comecei a fazer algumas otimizações básicas como, deixar o windows mais feio em troca de desempenho e todas as outras otimizações de praxe, mas de repente enquanto eu concluía as configurações, a tela do PC congelou completamente, achei estranho, olhei a luz do SSD piscando, tal como piscava desde o começo, depois de alguns segundos nessa tela congelada o PC reiniciou, quando passou a tela da BIOS eu vi que não havia sido detectado algum dispositivo conectado na SATA, deixei o sistema prosseguir mas parou na parte da inicialização onde a placa-mãe alegava que não havia nenhum disco conectado, desliguei o PC e conectei em outra porta SATA, minha placa-mãe que é a mesma da assinatura (Gigabyte G41M-ES2L) possui 4 portas SATA, eu conectei o SSD em todas elas mas ele não foi reconhecido, fiz o mesmo procedimento com o HD e este foi reconhecido em todas as portas e inicializou o sistema sem nenhum problema, nisso já descartou o possível defeito nas portas SATA do PC, mas continuei em duvida, então eu conectei o SSD a um CASE para HD externo usando portas USB, o SSD também não foi reconhecido, testei também em outro PC aqui de casa e no notebook do meu amigo mas o SSD não foi reconhecido nos dois modos, direto na SATA ou via CASE externo USB, a luz vermelha dele sempre acendia quando ele era conectado, ela piscava rapidamente e aleatoriamente, tal como fazia quando estava funcionando durante a instalação e o breve momento (10 minutos mais ou menos) de uso do PC depois da instalação, preciso esclarecer que o SSD não passou por altas temperaturas e nem batidas ou impactos, troquei também os cabos SATA e os cabos USB mas em sucesso. o SSD também não ficou em contato com o metal do gabinete, ocasião que poderia ter causado algum defeito por causa da corrente elétrica que poderia existir. eu ainda não sei o que aconteceu, o pessoal do mercado livre não disse nada a respeito, simplesmente me reembolsaram.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Eu li muito rapidamente o tópico, de forma superficial  e neste resumo final ficou mais fácil de entender toda a questão.

Parece que eu me confundi quando falou que a luz do SSD estava piscando, na realidade eu pensei que seria a luz da placa do SSD, pelo que sei o autêntico Kingston não tem LED na placa e o falsificado tem, isso me despertou o alerta para possivelmente ser o caso de uma falsificação. Agora entendi que a luz do SSD a que se referia era o LED do painel do computador.

Se não me engano, no site do fabricante Crucial tem algum programa ou forma de verificação do número de série para saber se é autêntico ou não.

Eu tenho um aqui esperando a vez de ser testado:

Imagino que ele seja autêntico porque a firmware e o número de série exibido na tela batem com o exibido na etiqueta.

Boa sorte no seu Crucial novo!

• Curtir 1
Postado

@Pincipi boa dia, diante dos fatos que ocorreram e a julgar pelas informações do seu comentário, acho que devemos esclarecer as coisas aqui.

Em 17/03/2025 às 11:39, Pincipi disse:

Parece que eu me confundi quando falou que a luz do SSD estava piscando, na realidade eu pensei que seria a luz da placa do SSD, pelo que sei o autêntico Kingston não tem LED na placa e o falsificado tem, isso me despertou o alerta para possivelmente ser o caso de uma falsificação. Agora entendi que a luz do SSD a que se referia era o LED do painel do computador.

não, eu me referia a luz do próprio SSD, a luz da placa-mãe HDD_LED não acendia com o SSD conectado. sim o SSD tinha uma luz vermelha que piscava rapidamente e aleatoriamente, eu não conseguia ver o LED mas ele iluminava toda a área próximo ao conector SATA, nenhum dos 3 canais do youtube Zezão Tech que eu assisti não falavam sobre isso.

Em 16/03/2025 às 17:30, Pincipi disse:

Além do selo holográfico, tem mais um detalhe que só tem no original que é a marcação a laser da capacidade do SSD no conector

ele tinha sim, o selo e a marcação a laser em cima do conector SATA, mas se tinha esse led que você falou, então era falsificado mesmo.

resumindo, comprei um SSD falsificado que parecia ser verdadeiro o qual funcionou por alguns minutos, ou seja fui enganado! talvez seja por isso que a loja não deu um parecer sobre o assunto, simplesmente me reembolsaram 2 dias depois. 

• Curtir 2
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 21/03/2025 às 09:18, Mascote01 disse:

resumindo, comprei um SSD falsificado que parecia ser verdadeiro o qual funcionou por alguns minutos, ou seja fui enganado!

Subindo.

Estava dando uma olhada no que tem no mercado de SSD SATA de entrada, preciso de um. O Kingston A400 genuíno não tem incomodado mais faz vários anos pelo que ouço. Teve uma leva deles anos atrás que foi problemática (morria firmware, durava pouco). Depois, vem o Adata SU650, que tem uma versão de 512 GB, que em preço rivaliza com os modelos de 480 GB das outras marcas. Lembro do @Detetive Virtual de SSDs elogiar algum modelo da Adata, mas não lembro qual 🤣 (foi o mais caro SU630?). Com o WD Green, fico receoso, pois instalei um Green desses há muitos anos e foi um dos SSDs mais lentos que vi na minha vida (terá sido um caso isolado?). SanDisk Plus não sei: costumava ser decente quando deu as caras milênios atrás. Por fim, o Crucial BX500, que é o meu preferido, nunca incomodou. Vi também alguns Lexar desses baratos na ativa por vários anos sem defeitos.

O Crucial BX500 ainda é a melhor escolha?

Postado
29 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Por fim, o Crucial BX500, que é o meu preferido, nunca incomodou.

também é o meu preferido apesar de eu ter tido apenas ele de SSD SATA, não compro de outra marca pois essa foi a melhor que eu já tive, não sei se teria melhores que essa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...