Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, 

Estou tentando consertar dois carregadores para aprender um pouco.

carregador 1:

carregador 5v 2A de uma tv box.
a tv box parou de carregar.
No multímetro, a tensão oscila de 1 a 3v !?
abrindo o carregador, achei meio estufado um capacitor menor, acho que é do secundário, 470 uf 16v.
resistor de entrada 5 ohms OK.
ponte retificadora, pareceu ter resistência infinita nos 2 sentidos em um dos diodos, mas li os valores na placa.

o que eu penso em fazer - antes de mais nada trocar o capacitor, pois está estufado e dizem que oscilações de tensão
podem ter a ver com o capacitor. Se o problema persistir pensar em trocar a ponte.

carregador 2, com porta USB. Não dá sinal de vida

Não notei nada anormal olhando na placa.
De novo, ponte com resistência infinita em um dos diodos nos dois lados medindo na placa.
Um resistor SMD que era pra medir 16k, mediu 3k. Decido não ligar muito, li que dizem que isso pode acontecer e que um resistor tende a só falhar com o valor medindo acima.
Um capacitor da saída, 470uf 10v, ao medir na escala de continuidade, o valor foi subindo, mas estabilizou em cerca de 900. Pelo que li deveria ir subindo até o infinito.
Ele também não pareceu ter carregado ao medir a tensão depois.

o que penso em fazer, trocar também o capacitor, pelas medidas acima, mas não tenho muita certeza.

O que vocês teriam feito?

outras dúvidas que tenho, como trocar a ponte se não consigo ler o modelo, e como identificar positivo e negativo para colocar na posição correta?
E ainda, se alguém conhece alguma loja que vende componentes eletronicos em alphaville sp e região, agradeço, pois comprar na shopee sai pelo menos 10 reais que já é o preço do carregador hehehe

Obrigado !!

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, fangis disse:

carregador 1:

carregador 5v 2A de uma tv box.
a tv box parou de carregar.
No multímetro, a tensão oscila de 1 a 3v !?
abrindo o carregador, achei meio estufado um capacitor menor, acho que é do secundário, 470 uf 16v.
resistor de entrada 5 ohms OK.
ponte retificadora, pareceu ter resistência infinita nos 2 sentidos em um dos diodos, mas li os valores na placa.

o que eu penso em fazer - antes de mais nada trocar o capacitor, pois está estufado e dizem que oscilações de tensão
podem ter a ver com o capacitor. Se o problema persistir pensar em trocar a ponte

Essas fontes são bem ruins mesmo, esse capacitor aí dá problema direto. 

Eu tinha um que o capacitor estragou duas vezes, joguei fora. 

Se trocar o capacitor e funcionar pelo menos é um aprendizado a você. 

carregador 2, com porta USB. Não dá sinal de vida

Não notei nada anormal olhando na placa.
De novo, ponte com resistência infinita em um dos diodos nos dois lados medindo na placa.
Um resistor SMD que era pra medir 16k, mediu 3k. Decido não ligar muito, li que dizem que isso pode acontecer e que um resistor tende a só falhar com o valor medindo acima.
Um capacitor da saída, 470uf 10v, ao medir na escala de continuidade, o valor foi subindo, mas estabilizou em cerca de 900. Pelo que li deveria ir subindo até o infinito.
Ele também não pareceu ter carregado ao medir a tensão depois.

Esse tipo de fonte, costuma dar problema no primário ou circuito do opto acoplador. 

O que vocês teriam feito?

Eu sou acostumado a consertar as coisas, mas esse tipo de fonte quando queima, pra mim é sucata. Perde muito tempo pra arrumar e uma nova é barato. 

Em tempo... 

Ontem meu pai me ligou e disse que a TV dele, uma LCD Philips bem antiga não estava funcionando. Falei pra ele que era capacitor, abri hoje a TV e tinha dois estufados troquei e a TV tá ali na sala funcionando. 

outras dúvidas que tenho, como trocar a ponte se não consigo ler o modelo, e como identificar positivo e negativo para colocar na posição correta?

Ponte retificadora, sempre tem um capacitor ao lado. Pode seguir a polaridade por ele. 

Em alguns casos tem marcação na placa e na própria ponte. 

E também você pode medir com o aparelho que seja ligado, se tiver tensão contínua ela está boa. 

E ainda, se alguém conhece alguma loja que vende componentes eletronicos em alphaville sp e região, agradeço, pois comprar na shopee sai pelo menos 10 reais que já é o preço do carregador hehehe

Lojas de eletrônica estão cada vez mais difíceis, eu moro do outro lado da grande SP, no ABC. Aqui não tem loja que presta. 

Na sua região, de Alphaville, barueri e osasco creio que seja a mesma coisa 

E o que sobra é só a Santa Ifigênia lá no centro de SP mesmo. Depois da pandemia só voltei lá uma vez, muitas lojas boas estavam fechadas. 

• Curtir 1
Postado

Olá 

Obrigado pelas dicas! 

Realmente,  os carregadores são baratos,  vi ontem um combo de 4 deles saindo por 11 reais, então é só pela ciência mesmo. Kkkk

Que chato isso de só ter lojas boas no centro,  mas acho que nem podemos reclamar,  com certeza muitas cidades nem loja tem! 

Parabéns pela TV 😮😻😎👍

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

a Santa Ifigênia lá no centro de SP

Fui semana retrasada xeretar led em filamento e ainda tem umas lojas boas na região, Xará... mas tem que bater perna. E como, para loja on line, o frete para São Paulo é quase o preço da passagem, só vale a pena se for para aproveitar e passear naquela zorra que virou, rs...

On line, @fangis,já comprei de algumas lojas como Milcomp (ou Compomil), Baú da eletrônica, Dabi, Rei do Som, Mult Comercial, Soldafria, lojas on line mas que ainda tem física, e nunca tive problema com nenhuma delas. Dá para achar essas lojas pelo Google. Aliás procurando "loja de eletrônica" no Google, tem uma infinidade. As que falei são as de quem já comprei...

Uma opção que pode ser boa para quem tá aprendendo são uns pacotes de componentes variados vendidos por quilo no ML. Vem um pouco de tudo. Com sorte vem até componente raro, tipo transistor de germânio, válvula... Também tem vários vídeos de "unpacking" desses pacotes no Youtube.

Postado
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Fui semana retrasada xeretar led em filamento e ainda tem umas lojas boas na região, Xará... mas tem que bater perna. E como, para loja on line, o frete para São Paulo é quase o preço da passagem, só vale a pena se for para aproveitar e passear naquela zorra que virou, rs...

On line, @fangis,já comprei de algumas lojas como Milcomp (ou Compomil), Baú da eletrônica, Dabi, Rei do Som, Mult Comercial, Soldafria, lojas on line mas que ainda tem física, e nunca tive problema com nenhuma delas. Dá para achar essas lojas pelo Google. Aliás procurando "loja de eletrônica" no Google, tem uma infinidade. As que falei são as de quem já comprei...

Uma opção que pode ser boa para quem tá aprendendo são uns pacotes de componentes variados vendidos por quilo no ML. Vem um pouco de tudo. Com sorte vem até componente raro, tipo transistor de germânio, válvula... Também tem vários vídeos de "unpacking" desses pacotes no Youtube.

Obrigado pelas dicas também 😁👍

Estive quarta no Bom retiro,  agora vi que parece que tem uma loja lá, god damn it 😅

Vi esses pacotes de componentes, tem na Shopee um de 12 reais 100g, mas parece uma coisa meio sorteio,  você pode gostar ou não do que veio. Bom domingo! 

• Obrigado 1
Postado

Do Bom Retiro lá, na Sta. Efigênia, é um tirinho de espingarda, rs... Só cuidado na Cracolândia, ali.

Se você for com algo já especificado para comprar, na 295, 2o. andar (Nena) da própria Sta. Efigênia tem de um tudo...

Nas travessas da Sta. Efigênia tem umas lojas boas, também, lembro de cabeça da Mamute. Teria que entrar em cada travessa ou perguntar para algum puxador, aqueles moços que ficam perguntando "É fonte que você quer, chefe?" ou algo parecido...

E lá na frente tem a Timbiras onde tem a Mult e a Dabi. Na frente da Mult tem uma loja que vende sucata, para retirar componente, não lembro o nome mas também tem de tudo, ali. Inclusive fonte que era de impressora, de carregador, diversas saídas... tem que ir com tempo para xeretar e - fundamental - paciência para pechinchar.

Boa sorte!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 08/03/2025 às 09:23, fangis disse:

consertar dois carregadores para aprender um pouco.

Sendo um preintusiasta do ramo, sério que são as únicas duas sucatinhas que possui? 😁

Algumas obs:

o valor foi subindo, mas estabilizou em cerca de 900. Pelo que li deveria ir subindo até o infinito.

Sim mas isso se o capacitor estiver fora do placa. P.ex. o que está estufado nem deve dar este comportamento.

Um resistor SMD que era pra medir 16k, mediu 3k.

Idem... na placa tem coisa em paralelo com ele.

ponte retificadora, pareceu ter resistência infinita nos 2 sentidos

Pra medir ponte usa-se a escala de diodos e não de resistência. Geralmente se ler 0.500...0.700 o diodo está bom ...nem perco meu (meu) tempo medindo reverso 😝

trocar a ponte se não consigo ler o modelo, e como identificar positivo e negativo para colocar na posição correta?

Na placa geralmente existem símbolos ~ ~ + -  Pra quem tem conhecimento bem básico é mamão com açúcar.

Dando uma de @rmlazzari58 mas não com coisas materiais 😁 mas sim com conhecimento:

Te (e)leva um pouco acima do básico 😜

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Do Bom Retiro lá, na Sta. Efigênia, é um tirinho de espingarda, rs... Só cuidado na Cracolândia, ali.

Se você for com algo já especificado para comprar, na 295, 2o. andar (Nena) da própria Sta. Efigênia tem de um tudo...

Nas travessas da Sta. Efigênia tem umas lojas boas, também, lembro de cabeça da Mamute. Teria que entrar em cada travessa ou perguntar para algum puxador, aqueles moços que ficam perguntando "É fonte que você quer, chefe?" ou algo parecido...

E lá na frente tem a Timbiras onde tem a Mult e a Dabi. Na frente da Mult tem uma loja que vende sucata, para retirar componente, não lembro o nome mas também tem de tudo, ali. Inclusive fonte que era de impressora, de carregador, diversas saídas... tem que ir com tempo para xeretar e - fundamental - paciência para pechinchar.

Boa sorte!

Pela descrição parece um lugar muito legal 😁 só não sei o que eles vão achar da minha incrível compra de 50 centavos 😅😅

4 horas atrás, .if disse:

Sendo um preintusiasta do ramo, sério que são as únicas duas sucatinhas que possui? 😁

Algumas obs:

Sim mas isso se o capacitor estiver fora do placa. P.ex. o que está estufado nem deve dar este comportamento.

Idem... na placa tem coisa em paralelo com ele.

Pra medir ponte usa-se a escala de diodos e não de resistência. Geralmente se ler 0.500...0.700 o diodo está bom ...nem perco meu (meu) tempo medindo reverso 😝

Na placa geralmente existem símbolos ~ ~ + -  Pra quem tem conhecimento bem básico é mamão com açúcar.

Dando uma de @rmlazzari58 mas não com coisas materiais 😁 mas sim com conhecimento:

Te (e)leva um pouco acima do básico 😜

Obrigado também pelas dicas! Sim era outro capacitor,  e sobre a ponte usei a escala de diodo ✌️ realmente não tenho tantas sucatas kkk e ultimamente tenho me interessado pelo funcionamento das fontes em geral, atx carregador e tal

• Haha 1
  • J.Augusto F alterou o título para Consertando carregadores etc.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...