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Suporte/Conector para baterias LR44 na PCI/PCB


Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

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Postado

Há alguns anos, comprei baterias LR44. Fiz um sniffer para detectar sinais de RF em VHR e UHF. 

O aparelho praticamente ou está cortado, ou um led acende com poucos 0,5 ou 1,5mA. 

Precisava de duas baterias LR44. Tive que soldar fios diretamente nas baterias e juntá-las com fita isolante e elástico.

Hoje mais da metade das baterias vazou.

Tentei ver se tem para vender os suportes, ou conectores destas baterias para PCI, mas só encontrei para três delas e mesmo assim, não eram apropriadas para PCI.

Estou pensando que terei que fabricar estes conectores, algo como um pedaço de anel plástico com diâmetro interno ligeiramente maior que a bateria e duas pequenas tiras metálicas de fitas para soldar baterias 18650. 

O anel impediria o movimento na PCI e a tira superior manteria a bateria fixa e conectada. 

Segue o circuito.

VHFUHFSnifferMoris2TransistoresCircuito.thumb.jpg.c48bc38b9d5e54c9fe21f4ca1784f77e.jpg

Segue a montagem. Q1 é SMD e está montado no lado cobreado.

VHFUHFSnifferMoris2Transistores23.thumb.JPG.51d69331f7eb40dd218213f0d2ffd425.JPG

 

Alguém já passou por esta necessidade? Como foi que resolveram?

MOR_AL

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Postado
30 minutos atrás, MOR_AL disse:

Alguém já passou por esta necessidade? Como foi que resolveram?

Não precisei, mas me lembrei de uma coisa que pode te servir ou mesmo melhorar a ideia. 

Meu pai tem um rádio antigo que fica de enfeite, ele funciona com 4 pilhas D. 

Nele Colocaram preso na caixa uma chapinha de metal para o positivo e uma mola para o negativo. As pilhas vão dentro de um cano. 

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São muitas opções ... minha preferida é adaptar um ou 2 suporte de bateria cr2032 por fora ou em outra pci colada nesta daí.

 

2 horas atrás, MOR_AL disse:

esta necessidade? Como foi que resolveram?

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

As pilhas vão dentro de um cano. 

Me fez lembrar de outra solução do passado pobre... na infância havia um amigo que colocara pilhas médias dentro de um frasco - na época metálico - de cebion. com uma lampadinha encostava na borda e no + da pilha... acendia ... aquilo pra mim era como magia... um dos motivos que me aventurara por este ramo.

 

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Postado
12 horas atrás, Renato.88 disse:

As pilhas vão dentro de um cano. 

Já procurei um cano, ou mangueira plástica com diâmetro interno um pouquinho acima do diâmetro da bateria. Cortaria uma tira fina para contornar a borda da bateria. Claro que não encontrei. Só encontrei com diâmetro bem maior. Daí a ideia dos anéis de plástico. Devem ser encontrados nos armarinhos. Tem uma loja "Casula" aqui no centro do Rio, que pode ter essas argolas. Outra ideia seria colar pequenos pedaços de palito de fósforo, ou de dentes para limitar o movimento da bateria. As tiras metálicas conectariam ao circuito.

11 horas atrás, .if disse:

minha preferida é adaptar um ou 2 suporte de bateria cr2032 por fora ou em outra pci colada nesta daí.

Ficaria grande, para um circuito com placa pequena, mas... Um YouTuber usou estes suportes. Ele usou uma bateria CR2032. Como eu tinha muitas LR44, queria usá-las.

11 horas atrás, .if disse:

na época metálico

Nossa... Nem me lembro desses frascos. Você é velho, hein?... Ou sou eu, que já estou me esquecendo das coisas. hehehehe. 

MOR_AL

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Postado
57 minutos atrás, MOR_AL disse:

colar pequenos pedaços de palito de fósforo, ou de dentes para limitar o movimento da bateria.

Boa. Pra maior rigidez: aplique cola quente na lateral e em baixo de modo a formar uma canequinha já com a mola fixa em baixo. Dê acabamento com estilete ou soldador. Ou nem.. abrace os palitos com fita isolante ou qualquer adesiva.

Postado
7 horas atrás, .if disse:

Para maior rigidez: aplique cola quente na lateral e em baixo

Uso cola de ciano acrilato. É mais forte e fica sem excessos.

Na verdade o procedimento seria o seguinte:

1 - Soldar o filete no cobre da PCI. Quase sem elevação. Seria o lado da "canequinha" da LR44. 

2 - Colar o anel de plástico, cortado, com cerca de 270º. A abertura do anel coincidiria com o filete soldado.

3 - Soldar o segundo filete oposto ao primeiro com a forma próxima de um "til". 

Até ter opção melhor, eu penso em fazer assim, como na figura.

Bateria_Suporte_LR44_PCI.thumb.jpg.bc4607b442aff03932a5a48a08a44125.jpg

 

Será que não existe algo parecido para vender? 

MOR_AL

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Se tivesse clicado no link do post #3 ia ver um pra vender - não exatamente do seu tamanho - mas no mínimo lhe seria inspirador ou referencial...

images?q=tbn:ANd9GcSjKvK20mt0DJfhI42PbCJ

4 horas atrás, MOR_AL disse:

algo parecido para vender? 

 

Ainda que eu (eu) prefira usar a criatividade.. algo como...

Bateria_Suporte_LR44_PCI.jpg

... o que me faz lembrar (pra variar)... era uma vez um projeto de feira de ciências de uma época muuuito distante que fora algo como acionar 'remotamente' um relézão tirado de uma rara sucata qualquer. . Não tinha interruptor momentâneo.. obviamente. Então usei uma latinha muito igual a de cima que encostava num prego. Formava um interruptor neandertal..  Era surreal colocar o dedo na lata e escutar o tec do relé ao longe... Algo como linha tx de um código morse... ok.. sem piadinhas sobre idade hein...😜

 

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Postado
10 horas atrás, .if disse:

Se tivesse clicado no link do post #3 ia ver um pra vender - não exatamente do seu tamanho - mas no mínimo lhe seria inspirador ou referencial...

Eu cheguei a varrer a lista das figuras e não encontrei o que procurava.

Mas, realmente foi inspirador... a não comprar deles.
Além de ser para bateria maior, bem maior é o preço. Siga o link.

https://www.acheicomponentes.com.br/diversos/kit-100-pecas-suporte-p-bateria-tipo-moeda-cr2032-smd-bk-883-tr

MOR_AL

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Postado

 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

foi inspirador... a não comprar deles.

saco... lá se foi a minha comissão .💸

 

Cara ajuda eu e compra pelo menos este daqui ó..

https://portuguese.alibaba.com/product-detail/3v-lr44-2-button-cell-battery-60244331106.html

Hea2b62698e4947529f25739893d96881H.jpg_7

minha última chance de ganhar uma bela comissão 😝... já que certas pessoas não me dão ao divulgar seu livro 😁

 

Via https://www.google.com.br/search?q=suporte+para+bateria+lr44&udm=2&uact=5 chutei lr44 troque pelo seu modelo/tipo de bateria.. ou seja, você deve aprender a usar 'palavras mágicas' ... preferencialmente nos 2 sentidos 🤔

Se bem que acho que ninguém clica nos links que crio carinhosamente 😩

 

Bem espero que no mínimo suponho ter aplacado sua inquietação ...

15 horas atrás, MOR_AL disse:

Será que não existe algo parecido para vender? 

 

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1 hora atrás, .if disse:

Cara ajuda eu e compra pelo menos este daqui ó..

Não sei o que acontece, mas para a quantidade oferecida (100), não está di9sponível.

"As soluções de envio para a quantidade selecionada não estão disponíveis no momento"

Aí pesquisei em "Itens semelhantes". Mesma coisa...Mesmo selecionando itens com 1000 peças.

Devo ter que fazer algo para acessar o Alibaba. Mesmo já tendo comprado muitos itens pelo AliExpress, que é uma empresa do conglomerado.

Mas não tem problema... Avancei na confecção de suporte para bateria LR44, segue a figura.

Bateria_Suporte_LR44_PCI_Vista3D.thumb.jpg.9c06bb242f1fd59ae487d563a00c2124.jpg

 

Em tempo:

Como está, a bateria fica no lado do cobre da PCI, mas posso fazer dois furos nas fitas metálicas e passar o conjunto para a parte dos componentes. Depois "cola com ciano acrilato", para manter as tiras junto a PCI.

 

MOR_AL

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Postado

Se você puser o negativo da bateria voltado para a placa, não precisa de anel de plástico porque esse polo já é isolado.

 

Pode soldar uma tachinha no lado dos componentes e, em cima dessa tachinha, um "portal", uma alça recortada de lata. Facilita até para trocar as baterias, quando precisar...

 

F98Ntqx.jpeg

 

A = espessura da placa + uma margem para dobrar por baixo da placa e soldar

B = altura da(s) bateria(s)

C = raio das baterias e D = diâmetro das baterias

 

Um pequeno "afundado", sei lá... uma marteladinha na parte de cima do portal garante seu contato com o positivo.

 

Se for mais de uma bateria, um pedacinho de radiografia quase da altura das baterias e com 2/3 do perímetro das baterias de comprimento pode garantir que as laterais das baterias fiquem isoladas entre si.

 

Ou seja, recortar aquelas latinhas do post da @.if só que num tripé para a(s) bateria(s) não ficarem "dançando"...

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17 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se você puser o negativo da bateria voltado para a placa, não precisa de anel de plástico porque esse polo já é isolado.

O anel é para limitar a bateria no local e não para isolar. Veja as figuras anteriores.

MOR_AL

19 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Um pequeno "afundado", sei lá... uma marteladinha na parte de cima do portal garante seu contato com o positivo.

No meu desenho tem a marteladinha.

20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se for mais de uma bateria, um pedacinho de radiografia quase da altura das baterias e com 2/3 do perímetro das baterias de comprimento pode garantir que as laterais das baterias fiquem isoladas entre si.

Isso é interessante.

MOR_AL

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Postado

@rmlazzari58

Esse seu desenho é muito bom, para o caso de mais de uma bateria empilhada. 

Essas pontinhas, que devem ter 1mm ou menos é que vai ser difícil de fazer.

Pensei em soldar um fio rígido, para poder atravessar a PCI, mas quando soldar o fio na PCI, a solda no metal pode derreter. 

Talvez, se a solda que liga o metal com o fio rígido, possa ser feita mais longe, na região superior (onde é o "C"). Não seria uma solução definitiva. Tem que ser mais trabalhada.

image.png.1dad516e4236a3d85156164c170ac324.png

 

Outro detalhe é a geometria deste metal. As tiras para soldar baterias 18650 são retangulares. Fazer isso com metal de lata deve enferrujar. Teria que procurar um metal, que pudesse ter esta geometria e não enferrujar.

MOR_AL

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Se as tiras de soldar 18650 forem de boa qualidade, de níquel, é mais difícil enferrujar, caro @MOR_AL.

 

Agora, sua ideia de usar um fio é ótima, cara. E não precisa soldar esse fio na caixinha de metal como recurso mecânico, para fixação da cainha na pcb. Essa fixação pode ser feita com araldite ou durepoxi. A solda entre o fio de cobre e a caixinha é apenas para condução da corrente entre o + da pilha de baterias e o corpo da caixinha...

 

E nesse caso não precisa daquelas abas A... a caixinha pode ser fixada mecanicamente na pcb com araldite, durepoxi, talvez superbonder...

 

Uma sugestão:

 

ywEDZl5.jpeg

 

B = altura da pilha de baterias

D = as lr44 tem 11,6mm de diâmetro. Acrescente-se a espessura da folha de radiografia...

E = Se o diâmetro é 11,6mm, aqui poderia ser, sei lá... uns 5mm? Que você acha?

 

 

Tem umas outras ideias, bem mais difíceis para explicar (1 .jpg > 1k .txt) do que para fazer. Para fazer é até rapidinho e fácil. Deliremos, rs...

 

Pensa num copo de durepoxi que tenha diâmetro interno de 11,6mm e altura de 1, 2... quantas baterias você quiser.

 

Primeiro você faz um cubo de durepoxi de uns 15mm por 15mm por... a altura vai depender de quantas baterias vão dentro do copo. Aí você faz um furo nesse cubo mas não até atravessá-lo (senão em vez de um copo esse cubo vira um tubo) de 11,6mm... não sei se tem broca de 11,6mm mas com uma de 10mm... e depois vai se desbastando-a com, sei lá... um formãozinho. Para finalizar o copo, externamente você pode lixá-lo nas suas arestas...

 

Pronto, temos um copo de altura (depende de quantas baterias), diâmetro interno de 11,6mm e externo, sei lá... uns 13,6mm, 14,6mm.

 

Aí, no "fundo do copo" (que vai ser a parte superior da caixinha) você faria um furinho para passar o cabo que, dentro do copo faz contato com o último + da pilha de baterias.

 

Põe as baterias lá dentro e, por fim, vira esse como de boca prá baixo de forma a que o - da última bateria fique em contato com a tal tachinha soldada na pcb.

 

Fixa o copo na pcb com cola quente (fácil de tirar para substituir as baterias). A haste da tachinha de cima, que sai do "fundo do copo" (e topo dessa geringonça), você leva à pcb com um fio, para soldar no + do circuito.

 

Se quiser poder por uma molinha, um pedaço de molinha de pedra de isqueiro bic, sobre a tachinha de baixo, a que vai no -...

 

 

 

E delirando total, agora, imagine não um copo mas um tubo feito enrolando as baterias numa tira de radiografia e fechando o tubo com alguma cola. (Cuidado, superbonder não cola bem em acetato. Cola de madeira, tipo cascorez, cola bem mas demora para curar. Araldite vai bem...)

 

Dentro desse tubo tem as baterias. Na parte de cima do tubo, uma tachinha com a cabeça virada para o + da última bateria e a ponta virada para fora do tubo.

 

O resto é igual: o tubo na parte de baixo, que tem o - da pilha de baterias, vai fixado na pbc com cola quente, bem em cima de uma outra tachinha (essa atravessa a pcb e fica soldada no - do circuito) e, na parte de cima desse tubo tem a haste da tachinha do +, que aí é só levar ao + do circuito com um fio qualquer.

 

Na hora de substituir as baterias, ou faz um novo pack com tira de radiografia e tachinha ou, se der, usa o mesmo tubinho, botando nova baterias dentro dele...

 

 

Bem... agora, Lucas Silva e Silva volta do Mundo da Lua, rs...

 

Tomara que essas, como diz a @.if, ideotas sirvam para alguma coisa, rs...

Postado
13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se as tiras de soldar 18650 forem de boa qualidade, de níquel, é mais difícil enferrujar, caro @MOR_AL.

Ou eu não entendi, ou você não entendeu.

A geometria de sua solução (o seu primeiro desenho) não é semelhante a geometria retangular das tiras vendidas, para soldar as baterias 18650. Então teria que arrumar uma chapa metálica, que desse para recortar um "T", como no seu desenho. Então ficaria estabelecido o problema. Arranjar uma chapinha que não enferrujasse com o tempo. 

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, sua ideia de usar um fio é ótima, cara. E não precisa soldar esse fio na caixinha de metal como recurso mecânico, para fixação da cainha na pcb. Essa fixação pode ser feita com araldite ou durepoxi. A solda entre o fio de cobre e a caixinha é apenas para condução da corrente entre o + da pilha de baterias e o corpo da caixinha...

Idem. 

Minha ideia é justamente de evitar ter que recortar as pontas "A", que serviriam de contato elétrico entre a caixinha (na parte superior da PCI) e o cobre, na parte inferior. 

Pré-soldar o fio de cobre na caixinha seria fácil. O difícil seria soldar o fio no cobre da PCI. A solda pré-soldada certamente derreteria também. O contato elétrico até poderia continuar existindo, mas a pressão mecânica, para manter a bateria com bom contato elétrico, poderia ficar comprometida.

Daí é que sugeri soldar o fio na parte mais alta da caixinha. Quando fosse soldar o fio na PCI, o calor demoraria mais para derreter a solda na caixinha. 

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E nesse caso não precisa daquelas abas A... a caixinha pode ser fixada mecanicamente na pcb com araldite, durepoxi, talvez superbonder...

Daí a ideia de soldar um fio na caixinha. Ele serviria aos dois propósitos. elétrico e mecânico. 

 

A sugestão no seu segundo desenho é a que eu estava me referindo. A solda na caixinha está longe o suficiente, para não derreter, quando for soldar o fio no cobre da PCI. A cola nem seria necessária. 

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Acrescente-se a espessura da folha de radiografia

Acho que a resistência elétrica em algumas partes da folha de radiografia pode ser baixa, drenando corrente da bateria. Uma fita isolante na lateral das baterias resolveria o contacto elétrico indevido.

Como a fita fica nas baterias, não haveria dano neste isolamento, pois durante a soldagem da parte metálica na PCI, não haveria nenhum plástico, para ser afetado pelo calor.

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tomara que essas, como diz a @.if, ideotas sirvam para alguma coisa, rs...

Suas ideotas seriam trabalhosas, porém algo pode ser interessante.

Explico.

1 - A ideia é boa, porém trabalhosa. 

2 - A menção do Durepox me alertou algo:

3 - Minha ideia é poder reproduzir facilmente a parte metálica.

Então vamos lá:

1 - Eu faria um bastão de madeira, com seção quadrada. Algo parecido com 10 a 20 cubos empilhados.

2 - Os lados da seção transversal desse bastão teriam 12,5 mm. Cerca de 1mm a mais que o diâmetro da bateria.

3 - Com uma broca de 3mm (1/8"), eu faria um início de furo no topo, coincidindo com o eixo do bastão. Algo como 1 a 2 mm de profundidade. Deixaria fixo e reservado (essa palavra eu aprendi da minha mulher, quando ela faz bolo) em um sargento.

4 - Recortaria várias geometrias com as chapas metálicas.

5 - Colocaria as peças metálicas no topo do bastão e com um martelo e um prego invertido, moldaria uma depressão, coincidindo com a da madeira.

6 - Com a folha de metal semi-fixada pela depressão, eu dobraria as três pernas do "T". 

7 - Cortaria as três pernas de modo a que coincidissem com a altura das baterias. 

8 - Soldaria os três fios rígidos desde o topo até o final das pernas. Isso evitaria de dessoldar ao soldar os fios na PCI.

9 - Com n pilhas velhas empilhadas (n seria o que fosse necessário), eu soldaria a parte metálica na PCI. Caso ficasse folgado. Eu daria uma pancadinha no topo, sem as pilhas (ou dobraria levemente as pernas dos "Ts"), para que o contato elétrico fosse efetivado, ao colocar as baterias. 

 

Com este procedimento seria possível preparar suportes com 1, 2, ou 3 baterias. 

Aí só ficaria o detalhe da peça metálica. De onde eu obteria uma pequena chapa, para fazer o suporte?

Que tal usar a parte metálica que envolve as pilhas AA. ou AAA, ou as de 9V?

MOR_AL

 

Postado
31 minutos atrás, MOR_AL disse:

Que tal usar a parte metálica que envolve as pilhas AA. ou AAA, ou as de 9V?

Perfeito!

Mas cuidado: não sei se todas são assim mas já desmontei bateria de 9v e dentro encontrei... 6 baterias lr44. O que pode ser muito bom 😁

 

34 minutos atrás, MOR_AL disse:

Ou eu não entendi, ou você não entendeu.

Eu que não expliquei direito. O que pensei foi criar aquele T unindo as tiras, fazendo a 3a. perna. Na minha cabeça você tinha um soldador de ponto... aproveitar que níquel é difícil oxidar.

 

 

 

Mas depois, na medida em que fui delirando, entendi que a caixinha não precisa ser condutora. Só as extremidades da caixinha é que precisam conduzir.

 

Aí imaginei aquele tubinho da altura da quantidade de baterias e diâmetro de 11,6mm, feito de acetato de radiografia e fechado em cima com uma tachinha cuja ponta fique virada pra cima.

 

Como as radiografias não tem mais prata, a imagem é impressa com um tipo de tinta para impressora jato de tinta, se essa tinta conduz alguma coisa, não consegui medir... tenho a impressão que é bem isolante. Mas se você quiser tirar essa tinta, só para garantir, ela sai fácil se deixar o tequinho de acetato mergulhado em álcool por um tempinho. Ou pode tirar essa tinta com uma lixa fina, lixa de polir acrílico... talvez o lado áspero de esponja de lavar louça também sirva.

 

Como araldite cola bem tanto no acetato quanto na tachinha, ficaria fácil fecha a parte superior do tubo. Cola de contato, tipo T6000 ou cascola (de sapateiro) também cola bem no acetato, com a vantagem de, curadas ficam mais flexíveis.
 

Embaixo, esse tubinho ficaria aberto, expondo o contato - da última bateria. Aí era só fixar esse tubinho na pcb, em cima de um contato gnd do circuito, com cola quente...

 

L5WqpKu.jpeg

 

 

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Postado

Boa Moris.. Obs: nem tinha visto no título e corpo que sua bat já era lr44 .. sorry

Esta latinha sua pode ser molenga. Mas me veio a mente o programa "desafio sob fogo". Já viu? Uma ideota é você "dar a têmpera" nesta latinha na esperança que ela se torne rígida como um aço. A não ser que ela seja de cobre.. aí não sei.

Se você for mandar fazer a plaquinha pra vender milhares (e não conseguir comprar a que te indiquei 😁), nem precisa ser o furo de 1mm.. faça um rasgo (fresa) da espessura dela: fica até mais bem fixa.

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Postado
1 hora atrás, .if disse:

Mas me veio a mente o programa "desafio sob fogo".

Já vi muitos episódios. 

1 - Não sei se pega têmpera.

2 - Depois enferruja fácil.

3 - Mais trabalho. Se a peça perder a pressão, basta tirar a bateria e apertar as laterais, que volta a ter a pressão.

1 hora atrás, .if disse:

Se você for mandar fazer a plaquinha pra vender milhares (e não conseguir comprar a que te indiquei 😁),

Passo a ideia para você. Pode comercializar...

1 hora atrás, .if disse:

nem precisa ser o furo de 1mm.. faça um rasgo (fresa) da espessura dela: fica até mais bem fixa.

... E tem que comprar uma fresa, que desbaste um rasgo na PCI de 1mm?

Acho difícil encontrar um método mais simples, com o mesmo resultado. Fiz em 1 minuto. Claro que fazendo melhor levaria uns 5 minutos.

MOR_AL

  • Membro VIP
Postado

Mígo.. o lance da fresa foi consequência hipotética de você fabricar milhares: o fabricante de pci se viraria.

 

4 horas atrás, MOR_AL disse:

em 1 minuto. Claro que fazendo melhor levaria uns 5 minutos.

Pode ser por estampagem.. menos de 1 segundo. .. de novo, sonhe em fabricar milhares de .. seja lá o que for isso daí..

 

Pra protótipos, seu método de cortar está bom.

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Postado
5 horas atrás, .if disse:

Pra protótipos, seu método de cortar está bom.

É o meu caso.

5 horas atrás, .if disse:

Pode ser por estampagem.. menos de 1 segundo. .. de novo, sonhe em fabricar milhares de .. seja lá o que for isso daí..

Acho que a Shopee vende >1k peças, se a gente entrar em contato com eles. Para mim não vale a pena.

 

Em tempo:

 

Estou desanimando...Só estou fazendo vídeos e postando no YouTube, para mostrar aqui e para os meus registros. Está dando muito trabalho fazer o vídeo para o povo da área em geral e ter poucas visualizações.

Pior é que certa vez fiz um vídeo, sem nenhuma pretensão, apenas para mostrar que o teste do CI CD40xx funcionava. Não é que o vídeo teve mais visualizações, que os vídeos ensinando a fazer algo!!!

Parece que o povo do meio eletrônico não quer aprender, só quer o básico, arroz, com feijão.

 

MOR_AL

  • Solução
Postado

Bom... se é para

23 horas atrás, MOR_AL disse:

comercializar...

já muda de figura.

 

Mas se serve para apenas uma bateria e de forma artesanal também dá para:

 

1 - leve o gnd do circuito para a parte de cima da pcb com uma tachinha

2 - embrulhe a bateria num filme de plástico fininho

3 - dê 1 pingo de cola quente na cabeça da tachinha (ou pode ser araldite 10 minutos, também)

4 - aperte a bateria embrulhada sobre a tachinha até a cola endurecer

5 - quando a cola endurecer, retire a bateria, raspe o fundo do pingo de cola até a cabeça da tachinha ficar exposta

 

Pronto, está feita a cama para a bateria.

Aí pode colocar a alça de níquel sobre essa cama e a bateria não vai mais ficar se mexendo.

 

Também dá para fazer a cama com um pingo de silicone desses de vedar junta... aí fica uma cama flexível 🙂 (Só que nesse caso não dá para esperar a cura da cama segurando a bateria embalada no dedo. Mas pode prender com um prendedor de roupa, amanhã o silicone tá curado.)

 

Se quiser pode levar o gnd para a parte de cima da pcb por um tequinho de molinha de pedra de isqueiro bic, também...

  • Curtir 1

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