Ir ao conteúdo

Qual GPU ideal pra usar com um Core i3 10100f?(Sem pensar em upgrades futuros)

Ir à solução Resolvido por Mr.Robott,

Posts recomendados

Postado

Galera, estou em busca de uma GPU pro meu i310100f e finalmente aposentar minha 1050ti. Mas estou com muita dúvida sobre qual a melhor opção, eu não pretendo mudar processador etc...só quero ganhar mais desempenho nos meus jogos single play colocando uma gpu mais forte e atual que a 1050ti e equivalente ao meu i3 pra evitar grandes gargalos. Muito obrigado desde já 

Postado

Cara sinceramente esse i3 é pessimo a 1050ti é praticamente o limite dele até a rx 580 2048 sp ja começa a dar gargalo nele, se for pegar pegue um rx 580 normal ou algo parecido para depois trocar esse i3 por um i5 ou i7 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 03/04/2025 às 21:30, udanznh disse:

Galera, estou em busca de uma GPU pro meu i310100f e finalmente aposentar minha 1050ti. Mas estou com muita dúvida sobre qual a melhor opção, eu não pretendo mudar processador etc...só quero ganhar mais desempenho nos meus jogos single play colocando uma gpu mais forte e atual que a 1050ti e equivalente ao meu i3 pra evitar grandes gargalos. Muito obrigado desde já 

O mínimo que eu recomendo você adquirir hoje é a RX 6600. É o primeiro modelo que entrega desempenho suficiente e todas as tecnologias necessárias pra executar jogos modernos. Não se preocupa com gargalo, o seu CPU determina a fluidez do jogo e a GPU a qualidade gráfica(considerando que ela tem desempenho mínimo necessário pra executar o jogo, o que já não é o caso da tua 1050 ti em títulos recentes), no pior dos casos você tem a mesma fluidez com mais qualidade gráfica, você não compra uma GPU mais fraca por "gargalo de cpu", você escolhe a qualidade gráfica, a fluidez e a resolução que você quer jogar e escolhe o CPU e a GPU com base nisso. O seu i3 10100f é suficiente pra 60 quadros em muitos jogos modernos, a RX 6600 também. No pior dos casos a menos uma experiência travado a 30 quadros ala console você vai conseguir

Considere que GPU A tem capacidade de rodar jogo X no ultra a 100 quadros, enquanto no Low ela tem potencial de "empurrar" 300. Enquanto GPU B roda o mesmo jogo em qualidade baixa em 100 quadros, enquanto no ultra roda a 50, ambas em 1080p

O que você deve ponderar aqui é: Quero jogar esse jogo a 100 quadros? Se sim, agora você tem que determinar: Quero manter a fidelidade visual do Ultra ou não me importo em jogar o jogo no baixo? Não se importa? OK, agora você escolhe o CPU necessário pra "instruir a GPU" a fazer esses 100 quadros, porque a GPU B escolhida só é capaz de entregar os 100 quadros, portanto ela é o gargalo do sistema e um CPU mais potente não vai trazer benefício. Vamos chamar de CPU A

Agora: Escolhi GPU A e vou colocar ela no Low pra buscar os 300 quadros, você já precisaria de um CPU mais potente porque CPU A não entrega o desempenho que você busca.

Escolhi GPU A e quero jogar o jogo no ultra a 60 quadros: Nesse cenário CPU A é suficiente, já que ele é capaz de entregar 60 quadros em jogo X, com a margem da GPU você teria liberdade tanto de travar esse jogo a 60 quadros pra reduzir consumo e aquecimento quanto de subir a resolução pra buscar mais qualidade gráfica.

O que todos os exemplos tem em comum? O conceito de "gargalo" é irrelevante, o que importa é o que você está buscando com a máquina que você tá montando.

Agora, tudo isso não vale de nada se você não tiver uma fonte de alimentação suficiente, em termos de potência, um modelo de 400/450W já é suficiente pra sua configuração desde que seja uma fonte decente, óbvio, tem muita porcaria sendo vendida como "fonte gamer wats reais"

• Amei 1
  • J.Augusto F alterou o título para Qual GPU ideal pra usar com um Core i3 10100f?(Sem pensar em upgrades futuros)
Postado

@Mr.Robott Cara, que show de explicação! Tirou as dúvidas que eu tinha e as que eu precisa ouvir também. Muito obrigado. Eu acabei de migrar de consoles então 30fps não é um problema pra mim. Mas só de poder aumentar um pouco meus gráficos já fico satisfeito 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...