Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala ai rapaziada!

Recentemente comprei uma RTX 3070 TI contudo descobri que meu processador não suporta pci-e 4.0 e suporta apenas 2666hz de RAM.

Gostaria de ajuda de qual escolher.

Tenho a seguinte configuração 
Processador i5 10400f
placa-mãe MSI 560m pro-E
memória RAM 2x16 GB 3200hz
NVMe WD 512GB 
Placa de vídeo RTX 3070 TI

Uso um monitor 2k - 1440p com 155hz

Minha dúvida é... Pego um i5 ou i7 de 11° geração? Assim melhoraria o lance da frequência de ram, pci-E e outras coisas. E não precisaria trocar placa-mãe.

Ou indicam um plano B?

Postado

@LAthayde Opa, beleza? Bem vindo ao Forum!

Esse "Plano B" vai depender do seu orçamento.

Trocando apenas o processador por um de 11° geração, a sua memória de 3200MHz já será utilizada em sua totalidade de velocidade (segundo o manual da sua placa-mãe).

Somente essa troca já atende a sua necessidade? Problema resolvido!

Agora se você estiver com o tempo necessário ($$$) para fazer uma nova aquisição de gerações mais novas... Eu aconselho a seguir em frente. Particularmente eu gosto da linha Intel, mas a linha AMD também tem ótimas opções.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Trocar um Core i5 10ª geração para 11ª geração não vai mudar nada, ele vai continuar sendo um processador fraco, a diferença de PCI 3.0 para 4.0 vai ser irrelevante. 

Já um Core I7 além de caro não é a melhor opção para jogos.

O upgrade legal seria ir para AM5, ou AM4 com Ryzen 5 5600 se quiser economizar. 

Postado

Se eu ir de am5 consigo melhorar memória para DDR5 e velocidade de processador! Qual vocês me indicam para um bom custo-benefício?

Lembrando que a ideia é apenas jogos em 1440p. Nada além disso.

Postado
3 horas atrás, LAthayde disse:

Recentemente comprei uma RTX 3070 TI contudo descobri que meu processador não suporta pci-e 4.0

O que na pratica não faz diferença relevante, não vale a pena gastar para ter PCI 4.0.

Mas como o i5-10400F é  "fraco" para  RTX 3070 pode usar como desculpa para trocar o kit (CPU+placa-mãe+memória). 😉 

O ideal é um Ryzen AM5 como 7600 ou 7500F (esse só compra na China) mais placa-mãe boa para ter op~~ao de substituir por CPU melhor - quando trocar de GPU, como o 7800X3D ou 9800X3D.

Intel - tirando o i5-12400F só porque é um pouco mais barato que o equivalente Ryzen 5600; é "Run, Forest, run!". Atualmente "PC Gamer" = AMD. 😉 

• J.Augusto F alterou o título para Vale trocar Core i5 10400F por i5 ou i7 de 11ª com RTX 3070 TI?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!