Ir ao conteúdo

Campainha sem fio que ao ser acionada liga um monitor

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Gostaria de pedir ajuda de como fazer um circuito para acionar um monitor (da camera analógica em minha garagem) assim que a campainha sem fio fosse acionada.
Pensei em ligar um modulo rele na saida do buzzer da campainha, mas creio que não seria suficiente para acionar o rele e até pensei em utilizar um optoacoplador pra evitar queimar a campainha.

Tem também a questão de que o monitor teria que ficar ligador por pelo menos 1 minuto ou manter ligado se eu precisar.

Tenho um pequeno conhecimento básico de eletronica que me permitiria montar um circuito, mas quanto a bolar tudo isto em um projeto eu já não seria capaz.

Antes de vir aqui pedir ajuda, eu já procurei muito na internet, mas nada que eu conseguisse aproveitar pra minha necessidade.

Se alguém puder me dar uma dica ou um caminho pra seguir, agradeceria muito.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Leon Medeiros disse:

ligar um modulo rele na saida do buzzer da campainha, mas creio que não seria suficiente para acionar o rele e até pensei em utilizar um optoacoplador pra evitar queimar a campainha.

Sim é uma ideia. Penso que nem precisa do opto pois sua campainha parece ser a pilha. Uma outra ideota

cir0492_01.gif

https://www.newtoncbraga.com.br/banco-de-circuitos/4479-cir492b.html

...é você fazer o sinal da campainha gerar aquele pulso da ENTRADA. É quase muito simples: um bc548 com Coletor lá, Emissor no 0V e um R chute 10K na Base até seu sinal.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Isto é fácil. Para facilitar mais ainda, vamos fazer com módulos prontos. 

Vai precisar de um módulo temporizador, um interruptor e uma fonte, talvez dê para utilizar a fonte do seu buzzer.

D_NQ_NP_957337-MLB82809973265_032025-O-m

A montagem fica da seguinte forma:

Sem título.png

Cada vez que o buzzer for acionado o monitor ficará acionado pelo tempo programado no modulo timer. Cada vez que acionar o interruptor o monitor ficará acionado independente do estado do modulo timer.

• Curtir 1
Postado

Usando a ideia do amigo @Sérgio Lembo, o módulo timer e o interruptor, penso que talvez seja melhor montar um dispositivo não-invasivo ao receptor da campaínha, a parte que efetivamente soa.

Uma sugestão:

jqeFJaX.jpeg

Daria para usar um módulo sensor de som perto do buzzer, como esse:

detalhamento-sensor-de-som.png

A saída analógica desse sensor é proporcional ao volume do som recebido. Como o som seria forte, se esse sensor ficasse perto da campaínha, muito provavelmente seria 5v. Mas precisa ver porque se usar essa saída, perde a possibilidade de alterar a sensibilidade no trimpot.

Já se for usar a saída digital, ela SEMPRE será 5v ou 0v (high ou low), e dá para ajustar a sensibilidade no trimpot. Mas aí precisa ver se a corrente nesse pino seria suficiente para excitar o timer...

A fonte de 5v podia ser um carregador encostado, de celular...

Dei uma pontilhada por vício de por tudo em caixinha de MDF, rs... Mas pode ficar solto.

Postado

perfeito pessoal,

eu fiquei tentado a fazer o circuito que o colega @.if sugeriu, mas eu teria que resolver a questão do temporizador posteriormente. 

Este módulo temporizador eu não conhecia e é bem acessível, creio que tenha mais custo-benefício do que eu tentar fazer um projeto manual neste caso.

a questão do sensor de som, embora seja muito interessante até na questão de não ter que mexer no circuito do receptor da campainha, mas creio que terá muitos acionamentos indevidos.

vou ir no caminho do módulo temporizador sugerido pelo @Sérgio Lembo 

muito obrigado a todos!

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...