Ir ao conteúdo

Sinal lógico a partir de um sensor de temperatura

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado

boa noite! é o seguinte:
estudo eletronica e tenho um trabalho para entregar que é o seguinte:

Nos iremos montar apenas até a parte que o exercicio 1 pede:

Em um sistema de arrefecimento de um motor a combustão de um carro, temos uma bomba que fica recirculando um fluido, que ao passar por dentro do motor diminui a temperatura do mesmo. Ao passar pelo radiador o fluido é resfriado e volta novamente para o reservatório para ser usado. Em carros que precisam de alta performance no seu arrefecimento, utiliza-se um controle proporcional do fluxo de fluido, que passa pelo motor, para manter o motor em uma temperatura o mais constante possível em seu ponto de maior rendimento. Para isso o sistema possui um sensor de temperatura que gera um sinal de 1kHz e dutycicle variável, proporcional a sua temperatura. Para um determinado carro, objetivando um melhor rendimento, foi estipulado uma faixa de trabalho proporcional de 10graus a 50graus para dutycicle 20% a 100%. Este sinal é transmitido por um emissor infravermelho e o circuito receptor controlará a velocidade da bomba.

1)Construa um sinal lógico (frequência de 1kHz e dutycicle 20 a 90%) a partir de um sensor de temperatura (10 a 50°C)

Pensei em usar como sensor de temperatura um lm35(ja tenho), creio que precisaria de um gerador de sinal dente de serra(não sei como fazer exatamente mas segue alguns materiais que tenho que creio que podem ser uteis) lm393, lm324, lm339, ne555, resistores toda e12 e capacitor toda e12. mais alguma sugestão? montarei na protoboard. alguma ideia de como fazer isso? confesso que estou meio perdido. vale lembrar que na minha escola nos laboratórios temos fonte de tensão regulavel, osciloscopio e gerador de funções.

• Solução
Postado

Lm35 é excelente para temperatura ambiente. A temperatura indicada na saída é muito mais sensível à temperatura dos terminais do que da embalagem plástica. Não é uma boa escolha para medir líquidos. Termopar, PTC, NTC e Pt100 são mais indicados para a função de medir a temperatura de líquidos. Depois de transformar a temperatura em um sinal elétrico, com o uso de microprocessador se gera fácil o sinal de 1kHz com duty proporcional a temperatura. Mesmo que o sinal elétrico não venha a ser linear (e não são), de 10ºC a 50ºC são apenas 41 valores, fica fácil montar uma tabela de correspondência para a conversão e, como a conversão vai ser usada para o cálculo do duty, já faz direto a conversão do sinal elétrico para o duty. Os recursos necessários do microprocessador a ser selecionado são um timer com COMPARE (geração da frequência) e 1 entrada de ADC (leitura da temperatura). O Arduíno é uma excelente plataforma, dá e sobra para este projeto e outros futuros. Será necessário também elaborar um circuito externo para realizar o sensor térmico selecionado em sinal elétrico.

• Obrigado 1
Postado

@Sérgio Lembo acredito que o jeito que voce citou seja muito mais eficiente e simples, mas os professores nos deixam uma variedade limitada aos componentes que citei. mas obrigado pela sugestão. se tiver outra ideia dentro desses parametros aceito.

Postado

@iDavi

Seu professor pediu um tipo específico de ADC (conversor análogico digital). Digamos, a moda antiga. 

Isso se faz com amplificador operacional e comparadores (justamente os componentes que você listou). 

O primeiro estágio é um amplificador para o LM35. Pra isso se usa uma das portas disponíveis no LM324. 

Pois a tensão do LM35 varia na casa dos mV, o que não é muito significativo nesse tipo de circuito. 

Ampliando essa tensão proporcionalmente umas 50 vezes, ela pode ser suficiente para alterar o controle de um 555 que esteja na configuração de oscilador pwm. 

O led infravermelho ficará na saída do 555.

O exercício não diz, então no receptor bastará um circuito amplificador para enviar o sinal pwm diretamente ao motor. 

Se tiver que fazer a conversão para linear, os amplificadores operacionais e circuitos de filtro entram em cena. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Consideraste solução a solução do amigo Serjão no entanto não vai implementá-la... (?)... tadim dele..😁

12 horas atrás, iDavi disse:

usar como sensor de temperatura um lm35(ja tenho), creio que precisaria de um gerador de sinal dente de serra(não sei como fazer exatamente mas segue alguns materiais que tenho que creio que podem ser uteis) lm393, lm324, lm339, ne555, resistores toda e12 e capacitor toda e12. mais alguma sugestão? montarei na protoboard. alguma ideia de como fazer isso? confesso que estou meio perdido. vale lembrar que na minha escola nos laboratórios temos fonte de tensão regulavel, osciloscopio e gerador de funções.

Se preferir usar e abusar dos recursos que possui e de quebra adquirir conhecimento adicional, observe e interprete este minimalismo - para teste e compreensão da coisa:

-gere uma rampa - seu dente de serra - de 1Khz de 0 a 5V com seu gerador

-aplique numa entrada de um comparador (ou ampop)

-na outra aplique sua tensão regulável de 0 a 5V

-com osciloscópio observe a mágica do pwm acontecer na saída do ampop

Depois e entender à perfeição do que ocorre, hás de deduzir ou pesquisar o circuito algo como

pic0047_02.gif

https://www.newtoncbraga.com.br/microcontroladores/54-dicas-de-pic/380-gerador-pwm-dica-47.html

basta aplicar o sinal do seu lm35 de p.ex. 0.5 a 4.5V condicionado à sua faixa a ser medida. Sim basta o ampop mencionado pelo amigo acima

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • BCP alterou o título para Sinal lógico a partir de um sensor de temperatura
Postado
6 horas atrás, .if disse:

adquirir conhecimento adicional, observe e interprete este minimalismo - para teste e compreensão da coisa:

-gere uma rampa - seu dente de serra - de 1Khz de 0 a 5V com seu gerador

Seria mais útil no aprendizado, fazer uma onda dente de serra usando os circuitos integrados que ele tem. 

Me lembro de ter feito um circuito desses, com um regulador de corrente constante acoplado a um 555.

Também é possível fazer usando só os compradores, na Internet tem aos montes esse tipo de circuito. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

fazer uma onda dente de serra usando os circuitos integrados que ele tem.

Claro irmão. A ideia de se usar os equipamentos foi apenas como pontapé inicial. Algo como passo a passo. Afinal ele descreveu que os possui. Além do que depois de ele... (atenção à crase)

7 horas atrás, .if disse:

entender à perfeição do que ocorre

... pode lhe auxiliar na composição do relatório que provavelmente seu orientador lhe pede.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Me lembro de ter feito um circuito desses, com um regulador de corrente constante

Té eu.. no meu (meu) caso era pra um conversor analógico digital prum mc que não tinha ..era a era do 8051...

Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Também é possível fazer usando só os compradores, na Internet tem aos montes esse tipo de circuito. 

@Renato.88 como estou começando com esses trabalhos "mais complesxos(para mim)" agora, não sei muito bem, mas onde voce acha que posso achar informações como essas que voce citou? tem algum lugar em especifico ou voce diz na internet em geral?

Postado

@iDavi procuro na Internet em geral. Na caixinha do Google mesmo. 

Porém, esse assunto de eletrônica é um pouco limitado, tem muita coisa solta por aí e os sites específicos não tem tudo que a gente precisa. 

As vezes, o difícil é colocar a palavra certa pra ele mostrar o que você procura, nem sempre está no nome que a gente imagina. 

Em alguns casos, obtenho bons resultados pesquisando os termos em inglês. 

Postado

@iDavi

Pesquise por "Onda dente-de-serra com 555".

Ou então...

pesquise por "Sawtooth wave whith 555".

Tem muitos exemplos.

Por último, e mais importante, baixe o datashet do LM555. Lá te ensina a calcular a frequência. Detalhe em Astável.

MOR_AL

Postado
2 horas atrás, iDavi disse:

@Renato.88 Cara eu to me quebrando aqui pra tentar gerar uma onda dente de serra com o 555. Alguma ideia de como fazer isso com ele ou algum outro componente? 

Com o 555, tem que usar ele "fora da caixa". 

Nunca que no pino 3 dele terá uma onda dente de serra.

Esse sinal estará na entrada dele, onde fica o capacitor. Aí o amplificador operacional pode amplificar esse sinal, visto que não pode ser aproveitado diretamente. 

Por outro lado, existe maneiras de usar o lm324 pra fazer tudo. 

A sugestão de dei acima, seria de usar o 555 só pra gerar o pwm. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...