Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Tenho um disco rígido ao qual quero anular as partições, tornando-as numa só mas ao anular no Gerenciador de discos há uma parte de 525mb que não anula tém tém opção para anular.

Gostaria de saber porquê e o que fazer para limpar tudo.

Obrigado.

Não tém opção para anular

Não tém opção para anular

Postado

Anular, você quer dizer eliminar/excluir ? Se clicar com botão direito do mouse em cima da respectiva partição, quais opções são exibidas ? A Partição que está à direita (Disco 2) contém informações ?

Postado

Sim, quero dizer excluir.

Clico com o botão direito e na partição indicada e só me aparece "Ajuda", mais nada

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, G. Areal disse:

Ai vai.

É a partição de 525 mb de recuperação.

Gestão de Discos 20_05_2025 12_06_53.png

Bom dia a todos na discussão. Ao OP, seja muito bem-vindo ao Clube.

A organização de partições que estamos vendo nessa foto, no disco 1, provavelmente aconteceu porque você criou uma partição de sistema nesse disco, ocupando apenas uma parte dele, e isso fez com que, ao final da partição primária (onde os dados estão), a partição de recuperação ficasse logo depois, no meio do disco.

Para evitar organizações difíceis de gerenciar como essa no futuro, uma dica é: coloque a primeira partição de sistema que você criar para cobrir o disco inteiro de uma vez. Depois que ela e a partição de recuperação tiverem sido criadas (e a partição de recuperação estiver numa das pontas do disco, ou seja, ou no início ou no final dele), aí sim, você vai poder diminuir a partição principal, e criar outra no espaço vazio, dividindo-as melhor.

Nesse caso da foto, a exclusão da partição de recuperação realmente não será possível pelo Gerenciamento de Disco do Windows, mas, você deve ser perfeitamente capaz de apagá-la pelo Diskpart. Porém, é importante observar: se houver sistemas instalados no disco 1, você não vai querer apagar essa partição, a não ser que esteja interessado somente nos dados, e no espaço do disco sendo usado para outras coisas. Logo, não siga o tutorial a seguir se ainda precisar de algum sistema que esteja agora no disco 1.

Dito isso, eis o que você pode fazer para apagar a partição de recuperação do disco 1, se isso for necessário;

1. Abra o CMD como Administrador;

2. Digite diskpart e pressione Enter;

3. Digite list disk e pressione Enter;

4. Digite select disk 1 e pressione Enter;

5. Digite list partition e pressione Enter (veja qual partição tem 500MB);

6. Digite select partition *** e pressione Enter (escreva o número dela aqui);

7. Digite delete partition override e pressione Enter;

8. Feche o CMD e olhe o Gerenciador de Disco novamente.

• Curtir 1
Postado

Caso nenhuma solução funcione, recomendo fortemente usar o software chamado Mini Partition Tool. É uma ferramenta poderosa de edição de partições, inclusive extender partições (unir pedaços) que é o seu caso.

• Curtir 1
Postado

Já efetuei a operação com diskpart e apenas me apagou 1 partição de 525mb. Há a de 570 e 100 mg que não apaga. Penso que será por o disco estar em GPT e não EFI. Será isso?

Gestão de Discos 20_05_2025 15_42_06.png

Postado

Se não tiver nenhuma informação importante nessa "Teia" eu recomendaria zerar esses discos e reinstalar S.O e aplicativos. Particularmente eu reorganizaria tudo.

Disco C que geralmente é padrão da instalação do Windows  está no disco 1, Disco de sistema está no disco 0, disco de dados está no final do disco 0, e assim vai. Virou uma salada.

Melhor seria recomeçar do zero. 

Postado

Boa noite.

Já tenho o disco C como inicialização. Quanto a isso está em ordem.

O que me aconselha a fazer para excluir as partições de de 570 e 100 mb?

Obrigado

Gestão de Discos 20_05_2025 22_55_26.png

Postado

Bom dia.

Estou com um problema sério que é o seguinte: estou a tentar eliminar as partições do disco 1, de que anexo, mas não consigo: a partição de 525mb não remove e não dá opção de remoção.

Quem me pode dar solução do problema.

Obrigado

Gestão de Discos 21_05_2025 09_23_19.png

Postado

Podia tentar o diskpart sim mas o problema é esse: não posso perder os dados que tenho no 0.

Obrigado na mesma 

• Membro VIP
Postado

@G. Areal veja no google os comandos para usar o diskpart, tem como trabalhar com ele sem perder o disco principal, é só verificar os comandos certos que não tem erro

cmd

diskpart

list disk

select disk 1

list partition

clean

exit

exit

pronto, o disco volta a ficar zerado, ai você abre novamente o gerenciador de discos, cria uma partição nova e formata ela

Postado

Fazer backup dos seus dados em uma mídia externa e/ou na nuvem e recomeçar do zero, recriando a tabela de partição dos respectivos discos, reinstalando o sistema operacional, aplicativos e reorganizando seus dados pessoais. 

Postado

Baixe o Partition Wizard (é Grátis)...

Depois você vai arrastar essa partição pequena para o fundo do disco e excluir essa partição H: que está como RAW...

Ai estende a partição C pro tamanho que você quer... 

Postado

Seu disco tem 3 partições.. 

a C , o que você quer eliminar e a H: jogar essa que você quer eliminar pra depois da Partição H: . Você não consegue o que quer hoje por que ela está no meio do disco... No Partition Wizard você faz isso clicando nela e arrastando...

Mas se não me engando se você apenas excluir essa Partição H e mandar expandir a C ele vai fazer essas operações automaticamente.

• Curtir 1
  • mick 07 alterou o título para Anular partições num Disco.
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, G. Areal disse:

A todos, obrigado. Já funciona.

Bom dia a todos na discussão. Desculpe a demora na volta.

Se o comando do Diskpart para apagar a partição de recuperação não estava funcionando, bastava apagar as outras duas partições primeiro, para depois apagar essa. O comando voltaria a funcionar normalmente. Justificativa: em alguns particionamentos, a partição de recuperação é marcada como inativa pelo sistema, embora seja detectada. Quando todas as outras partições do disco são excluídas, o disco precisa de pelo menos uma partição ativa, e como ela é a única, passa a ser marcada dessa forma. Aí sim pode ser excluída.

• GabrielLV alterou o título para Como unir as partições do HD/SSD em apenas uma?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!