Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente meu PC ficou reiniciando sozinho, travando completamente e dando tela azul, daí como eu uso o gráfico integrado do meu 5600gt pra dar Vídeo eu percebi que o que tava acontecendo era a RX 570 parando de funcionar depois de uns 5 a 10 min com o pc ligado. Já testei de tudo e constatei que o problema é realmente a GPU, já que tô usando o pc normalmente sem ela. Percebi também que algumas vezes que eu ligo o PC com a 570 o Windows não reconhece ela e quando reconhece para depois de um tempo, e também olhando pelo gpu z quando ela está ''funcionando'' na verdade ela fica em pcie x8 3.0, sendo que ela é x16 3.0. Já passei o ddu pra limpar drivers, reinstalei tudo e o problema persiste, só não consigo testar em outro PC mas tenho 99% de certeza de que é a placa mesmo, o resto das peças são novas e ela já tinha apresentado um problema parecido antes com meu i5 antigo. Enfim, minha dúvida é se tem conserto e quanto custaria essa brincadeira. Agradeço desde já.

• KairanD alterou o título para Radeon RX 570 com defeito: tela azul, congelamento e parando de ser reconhecida
  • Coordenador
Postado

Qual é a marca dessa placa de vídeo? Seria chinesa, do AliExpress?

Os sintomas que você descreveu são típicos de problema na solda BGA (reballing resolve) ou defeito na própria GPU (trocar o chip resolve). Contudo, considerando que essa é uma placa de entrada atualmente e que não vale muito, não sei se valeria a pena consertar.

Em termos de indicação de assistência, recomendo o Paulo Gomes: https://www.youtube.com/@PauloGomesVGA

Postado

@KairanD É uma XFX de 8gb, não é chinesa, comprei em 2020 na Kabum aos 45 do segundo tempo antes de aumentar os preços. Pelo pouco que eu sei trocar o chip costuma ser o pior dos cenários pra conserto de gpu né? eu tava esperando que fosse algo mais simples. Vou dar uma olhada na sua recomendação, mas a depender vale mais a pena sofrer no gráfico integrado por um tempo do que consertar ela.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

A XFX é boa. Pode ter sido simplesmente desgaste mesmo. Com o tempo e os ciclos de aquecimento e resfriamento, as soldas podem sofrer trincas. Uma coisa que agrava bastante o desgaste é forçar as ventoinhas a girarem o tempo inteiro, mesmo com a placa em idle (alguns vídeos no YouTube dão essa péssima "dica").

As duas possibilidades que mencionei são baseadas em experiência com casos semelhantes. Ou seja, são palpites calculados. Pode ser que o defeito seja outro. Não tenho como saber sem analisar a placa em mãos.

Se for problema de solda BGA, reballing resolve e é relativamente mais acessível. Apenas cuidado com a assistência escolhida: há lugares que fazem reflow, que não é muito diferente de colocar a placa em uma churrasqueira. Reflow é gambiarra, não conserto.

O pior cenário é sim defeito na GPU, mas também é o menos provável. Quando uma solda trinca internamente ali ou o chip queima, só trocando ele mesmo. Aí depende da disponibilidade de achar a peça, e o conserto fics bem mais caro e demorado.

Aqui em casa eu tenho uma GeForce GTX 760 antiga da Gigabyte que uso como peso de papel. Anos atrás deu defeito na GPU e não compensava consertar.

• Curtir 1
Postado

@KairanD Com relação as ventoinhas eu mexi nelas pra girarem mais, mas não deixei girando o tempo inteiro, e também fiz um undervolt, pois do jeito que ela veio de fábrica era impossível de usar, chegava fácil nos 95 graus, com as mudanças não passava muito dos 70 graus.

Tenho esperança de que não seja o chip, daí pode ser que valha a pena consertar e usar por um tempo e depois tentar vender pra fazer um upgrade, ela tá precisando se aposentar mesmo kkkk.

• Membro VIP
Postado

Bem, pelo seu relato é defeito de VGA sim, agora, pelo valor da placa não recomendo o reparo e sim a troca dela, ainda mais se o reparo for pra ser feito pelo Paulo Gomes como o nosso amigo KairanD recomenda...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!