Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Tenho um PC com as seguintes configurações:

Ryzen 7 5700X3D

32GB RAM DDR4

RX 5700 XT

SSD 480GB + SSD 1TB

Windows 11

Uso o computador principalmente para jogos e programação.

Gostaria de saber se vale a pena investir em alguma otimização paga de sistema, tipo serviços especializados ou programas premium, ou se o básico já é suficiente.

Nas últimas vezes que formatei, só fiz o básico e usei o Chris Titus WinUtil 

Vocês recomendam algum guia de pós-formatação mais atualizado? Ou alguma dica real que melhore desempenho sem causar instabilidade?

Valeu!

  • Moderador
Postado
37 minutos atrás, guhzera disse:

Gostaria de saber se vale a pena investir em alguma otimização paga de sistema

Não.

 

37 minutos atrás, guhzera disse:

se o básico já é suficiente.

Sim.

 

37 minutos atrás, guhzera disse:

Ou alguma dica real que melhore desempenho sem causar instabilidade?

Não.

 

Primeiramente, vou te recomendar alguns vídeos que contém explicações detalhadas do porquê você deve evitar qualquer tipo de "otimização" do Windows:

 

 

 

 

 

Segundamente, segue algumas respostas que enviei para outros usuários com a mesma dúvida:

Em 06/03/2025 às 16:13, GabrielLV disse:

Não.

 

Como você mesmo já viu, nenhuma modificação realizada no Windows irá proporcionar aumento de FPS. Isso é fantasioso. Todas essas dicas de "otimização de Windows" que você encontra por ai na internet são pura fantasia, tanto é que você não encontra nenhum comparativo antes e depois de feitas as modificações. Só o que você encontra são pessoas (especialmente youtubers) falando "modifique isso no Windows e ganhe 200% de desempenho", isso não existe. O que irá te proporcionar aumento de FPS nos jogos são as peças do seu computador e ativação de tecnologias específicas que estão disponíveis em determinados hardwares, e não configurações milagrosas realizadas no Windows para "aumentar 300/400 FPS".

 

Nenhuma amigo. Não existe nenhuma configuração milagrosa no Windows que irá aumentar 80% de FPS (praticamente dobrar o desempenho). Esqueça esses tutoriais e dicas fantasiosas que você vê por ai na internet.

 

Pense bem: Se existisse alguma configuração no Windows que fará com que o desempenho aumente em quase 80% (praticamente dobrar o desempenho), por qual motivo a Microsoft a manteria desativada por padrão?

Não. Após instalar o Windows, você deve baixar os drivers diretamente do site da sua placa-mãe (rede, chipset, audio) e o driver de vídeo mais recente do site da sua placa de vídeo (AMD/Nvidia/Intel), manter o sistema atualizado, não baixar programas/jogos de procedencias duvidosas e não mexer aleatoriamente em configurações do Windows as quais você não sabe o que exatamente fazem. Basta fazer isso e você já terá seu desempenho garantido. Em todos os demais casos, você deve mexer diretamente no menu de configurações dentro dos próprios jogos para alterar configurações relacionadas a desempenho, quando disponíveis e quando não estão configuradas adequadamente.

 

Em 07/04/2025 às 17:06, GabrielLV disse:

@crayuu1 Entende-se por "otimização" qualquer procedimento visando "aumentar a velocidade do Windows e/ou de jogos", sendo que a grande maioria das dicas disseminadas por ai na internet são pura fantasia, bastando fazer por conta própria os testes antes e depois das modificações, e verá que nada mudou (em alguns casos, o resultado será o exato oposto: deixará o Windows mais lento).

 

Entendo a sua preocupação em querer obter o máximo de desempenho no seu computador, ainda mais após uma formatação. No entanto, é muito importante esclarecer um ponto que costuma ser ignorado: não existe nenhuma “otimização milagrosa” no Windows. E mais do que isso, 99% das “dicas de otimização” que circulam na internet são pura fantasia, sem base técnica ou evidência real de ganho de desempenho.

 

Um exemplo perfeito é a seguinte dica milagrosa/fantasiosa:

 

"Hack de registro para gamers", onde o vídeo garante que você irá DOBRAR o seu FPS ao fazer essa alteração milagrosa no registro (se meu jogo roda a 60 FPS, então ele rodará a 120 ao fazer isso???). Agora, onde está o comparativo antes e depois da alteração?

 

Fora que além de esse procedimento não mudar o FPS dos jogos em nada - já que a chave se refere ao recurso Prefetch do Windows, responsável apenas pelo carregamento de programas, e não pelo FPS em nenhum jogo - esse procedimento irá desativar um recurso que foi criado exatamente para otimizar o Windows e acelerar o carregamento de programas. Ou seja, a dica milagrosa para "deixar o Windows mais rápido" curiosamente fará exatamente o contrário.

 

Se essas “otimizações” funcionassem de verdade, você veria comparativos sérios com uma série de testes e de benchmarks antes e depois da aplicação das supostas otimizações. Mas isso nunca acontece porque os ganhos não existem, e muitas dessas mudanças acabam, na verdade, prejudicando a estabilidade, a segurança e o funcionamento correto do sistema operacional.

 

Um dos maiores especialistas em Windows no Brasil, o Aurélio "Baboo", já abordou isso extensivamente em diversos artigos e vídeos, como por exemplo:

 

Como otimizar o SSD da maneira correta

Como otimizar o Windows da maneira correta

 

Esses conteúdos mostram claramente que o sistema Windows já vem muito bem otimizado de fábrica. Claro, considerando que você use uma instalação limpa e original, com os drivers corretos (baixados diretamente do site do fabricante do seu hardware) e todas as atualizações do Windows Update aplicadas.

 

No seu caso específico, com um setup como um i5-8400, GTX 1060 6GB e 16GB de RAM, o melhor que você pode fazer é:

 

- Instalar o Windows 10 ou 11 direto do site da Microsoft;

- Instalar somente os drivers oficiais da Intel, Nvidia e da sua placa-mãe (de preferência os mais recentes);

- Manter o sistema atualizado com o Windows Update sempre em dia;

- Usar um bom antivírus nativo (o próprio Windows Defender já é excelente, mas eu recomendo o antivírus da Kaspersky);

- Evitar instalar programas desnecessários, principalmente deixando-os em execução em segundo plano sem necessidade.

 

Se mesmo assim o desempenho continuar abaixo do esperado, talvez seja o caso de:

- Verificar temperaturas da CPU e GPU (pode haver thermal throttling), e principalmente conferir se o seu gabinete possui um bom fluxo de ar e se as ventoinhas estão corretamente posicionadas;

- Checar o estado de saúde do SSD (um SSD lento ou falhando pode comprometer todo o sistema), para isso recomendo o Seatools;

- Analisar o uso de disco, CPU e RAM no Gerenciador de Tarefas, ou usando programas como o MSI AfterBurner para identificar gargalos;

  • Curtir 4
  • GabrielLV alterou o título para Vale a pena fazer alguma otimização no PC?
Postado
5 horas atrás, guhzera disse:

@GabrielLV você acha que vale a pena utiliza o winutil do https://github.com/ChrisTitusTech/winutil executa os tweakers padrão dele ?

 

        Conforme informação apresentada acima pelo @GabrielLV já tens a resposta. E outro detalhe, se por acaso fosse realmente necessário e eficaz utilizar a ferramenta mencionada no link, terias conhecimento técnico para fazer as alterações/adaptações corretas ? 

 

        A sua configuração não é ruim para ficar se preocupando com "otimizações".

 

       

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@guhzera Bom dia

 

@GabrielLV já respondeu uma parte, esses programas para otimizar desempenho do PC é "conversa para boi dormir".

Normalmente quando termino de instalar o windows "EU" desabilito quase tudo que inicia junto com o windows e deixo apenas o "antivírus da Microsoft (apenas se não tiver um anti vírus pago), e Onedrive (apenas se a pessoa usar)  e o gerenciador da placa de vídeo (Nvidia, intel) porque se tiver alguma atualização serei notificado.

E fora isso, faço mais nada.

Um coisa que pode impactar um pouco o desempenho do PC se deixar a área de trabalho muito carregada e se deixar o disco principal muito cheio.

Se o PC for fraco se estiver rodando o Windows 10 ou 11 eu também desabilito o efeito de "transparência".

  • Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, guhzera disse:

@GabrielLV você acha que vale a pena utiliza o winutil do https://github.com/ChrisTitusTech/winutil executa os tweakers padrão dele ?

Bom dia a todos.

Apenas respondendo essa pergunta específica, com conhecimento de caso.

 

A ferramenta Windows Toolbox ("Caixa de Ferramentas do Windows"), desenvolvida pelo youtuber Chris Titus, nada mais é do que uma série de scritps .ps1 (PowerShell) que facilitam a realização de alguns ajustes úteis no sistema, para manutenção da estabilidade, através de manipulação do Editor de Registro do Windows e das Políticas de Grupo Local (de forma mais intuitiva do que o uso do Registro em si, por exemplo).

Todas as alterações feitas pelo código são auditáveis e realizáveis manualmente (o script só automatiza certas tarefas). Para usar essa ferramenta corretamente, é importante saber o que exatamente os seus recursos fazem, do contrário, pode ser nociva ao sistema, se usada de qualquer jeito (assim como qualquer ajuste padrão do Windows). Boa parte dos recursos da ferramenta não funciona em versões Home do Windows, justamente para evitar alterações indesejadas ou acidentais, por usuários mais leigos.

 

A ferramenta é de código aberto e os logs das configurações ficam salvos no próprio computador, e podem ser usados para desfazer tudo, se necessário. A tela do console do PowerShell registra cada alteração feita e informa o caminho do arquivo de log quando a tela principal da ferramenta é fechada.

 

1. Tela INSTALL

Ela funciona integrada ao Winget (Gerenciador de programas nativo do Windows) e ao Chocolatey (se instalado), para instalar e atualizar programas úteis:

image.thumb.png.63c02d36ecb40877a57aed736ded45e6.png

 

2. Tela TWEAKS

Aqui, vários ajustes podem ser feitos no sistema. O preset Standard está ativado na foto abaixo. Nas opções à esquerda, Essential Tweaks, há uma listagem de diversos serviços e recursos cujos componentes serão colocados em modo manual, e não mais automático. Das Essential Tweaks, recomenda-se sempre desmarcar o Run Disk Cleanup (rodar a Limpeza de Disco, que nem sempre é necessária) e o Disable GameDVR (que remove a compatibilidade do Windows com controladores de jogos).

 

As Customized Preferences, à direita, listam os ajustes atualmente ativados para Explorador de Arquivos, Menu Iniciar e Aparência do Windows. Geralmente, alterações neles não são necessárias. O botão Run Tweaks, abaixo, aplica as Essential Tweaks selecionadas, enquanto o Undo Selected Tweaks as desfaz completamente.
image.thumb.png.d802b4fcf65137866de6bb8ee5a38681.png

 

3. Tela CONFIG:

Aqui, os ajustes afetam, principalmente, o gerenciamento de Recursos do Windows. Por aqui é possível gerenciar o Hyper-V, a presença da Tela Legada de Recuperação da Inicialização (apertando F8 na inicialização do sistema), a instalação dos .NET Framework, atuais e legados, além de outros recursos legados do Painel de Controle do Windows, e da ativação do God Mode (Modo Deus).

OBS.: o botão System Corruption Scan executa os comando SFC /SCANNOW e DISM /ONLINE /CLEANUP-IMAGE /RESTOREHEALTH, e serve para desfazer todas as alterações de sistema da ferramenta de uma vez só, caso alguma delas esteja causando algum problema.

image.thumb.png.992ad87aaee78ba2a75b88060b9166fb.png

 

4. Tela UPDATES:

Como o nome sugere, esta tela gerencia as Políticas de Funcionamento do Windows Update.

4.1 Default Settings: desfaz todas as alterações de Política de Grupo Local e reescreve todas as Chaves do Registro do Windows para colocar o Windows Update em funcionamento padrão;

4.2 Security Settings: define as Políticas de Atualização conforme as seguintes diretrizes:

a. Não incluir drivers com as atualizações do Windows (habilitado). Com essa política, o controle das atualizações de driver é feito completamente pelo usuário, e isso corrige o problema crônico de desatualizações recorrentes do Windows Update;
b. Selecionar a Versão de Atualização para os recursos de destino (habilitado). Com essa política, a versão atual do sistema é mantida como padrão para filtragem de atualizações, e impede o sistema de instalar imediatamente novas versões (exemplo: se a referência for Windows 11 24H2, a atualização para 25H2 não será instalada automaticamente, a não ser que o usuário especifique o contrário, alterando o valor da política);

c. Tempo de espera para instalação de atualizações de segurança: 4 (quatro) dias. Política aplicável apenas a Windows Pro.

d. Tempo de espera para instalação de atualizações de qualidade: 2 (dois) anos. Política aplicável apenas a Windows Pro.

4.3 Disable All Updates: desabilita o Windows Update completamente. Não recomendada para a maioria dos cenários (apenas para máquinas desconectadas da internet, com propósito fixo). Esta aplicação de política é reversível e pode ser desfeita com o botão Default Settings.

image.thumb.png.d33b067870a2737dce26e689b4775d72.png

 

5. Tela MICROWIN:

MicroWin é um recurso de automação da instalação do Windows (especificamente Windows 11). Serve para fazer o download, caso necessário, e criar um script de automação da instalação, além de inserir drivers diretamente na ISO. Foi implementado recentemente na Windows Toolbox, e é uma excelente maneira de garantir compatibilidade do novo Windows com a máquina que irá recebê-lo.

image.thumb.png.f58da1cf85d38c6273f10f725d1ac8da.png

 

Finalmente, respondendo efetivamente à pergunta:
A Windows Toolbox funciona e é muito útil, mas deve ser usada com cautela, e dever ter seus recursos muito bem estudados para que você não cause problemas a si mesmo por ajustar seu sistema incorretamente.

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Moderador
Postado
11 horas atrás, guhzera disse:

@GabrielLV você acha que vale a pena utiliza o winutil do https://github.com/ChrisTitusTech/winutil executa os tweakers padrão dele ?

Quando se trata de Windows, o termo "otimização" virou sinônimo de "deixar mais rápido" ou "aumentar FPS", sendo que não é bem assim que funciona. As opções disponíveis neste software, como mencionado de maneira bastante clara pelo @Gabriel U , servem apenas e tão somente para desativar FUNCIONALIDADES do Windows.

 

Usando de exemplo o meu uso diário: São pouquíssimas vezes que eu abro algum jogo mais "pesado" para jogar. Os ultimos jogos que joguei desde 2023 foram: The Witcher 3, Cyberpunk 2077, Life Is Strange 1, 2, True Colors e Double Exposure, Plague Tale Innocence e Plague Tale Requiem. Esses jogos no período de quase 3 anos para mim já é muito, considerando que tem muita gente que joga tudo isso em 1 mês. O uso do meu computador é muito mais para estudar, mexer com máquinas virtuais, assistir a séries/filmes do que para jogar.

 

image.png

 

Dito isso, com relação ao desempenho dos filmes/séries que eu assisto ou nos cursos que eu faço e as poucas vezes que eu pego algo pra jogar, o que mudaria na minha vida se eu desativar o WiFi-Sense? Primeiro que o meu PC nem sequer tem uma placa de rede WIFI, e desativar essa opção não iria nem deixar meus jogos nem meu Windows mais rápido. O máximo que aconteceria é remover uma funcionalidade que eu já nem uso e portanto não é relevante se ela está ali ou não.

O mesmo vale para a Hibernação ("Disable Hibernation") pois eu não uso este recurso e sempre desligo o meu computador manualmente quando encerro o dia. Desativar a hibernação apenas fará com que eu recupere alguns GB de espaço em disco, mas não fará nem meu Windows, nem meus jogos, nem meus filmes/séries nem meus cursos ficarem mais rápidos.

 

Não vou entrar em detalhes para cada recurso, mas tenha em mente que todas as opções listadas ali fazem referencia apenas a FUNCIONALIDADES do Windows. O máximo que acontecerá com algumas delas será você recuperar espaço em disco, e não aumentar o desempenho do PC.

 

Quando um usuário mais leigo baixa e instala este programa e olha todas as opções ali, ele erroneamente conclui que tem que marcar tudo para extrair o máximo de FPS do joguinho dele, o que está muito longe de ser verdade e ao fazer isso ele irá desativar funcionalidades úteis do Windows (como o Storage Sense, que avisa quando o armazenamento está quase cheio e executa algumas limpezas automaticamente), fora a chance do Windows em si parar de funcionar por ter desativado coisas que ele não sabia o que exatamente fazia.

 

Conclusão: Se for recorrer a programas do tipo, primeiramente você deve ter plena certeza do que você está fazendo, qual a função daquele recurso específico que você quer desativar, o que você ganhará e o que você perderá ao mexer nele. Mas tenha em mente que NENHUM deles irá aumentar o FPS nos seus jogos ou a velocidade do seu Windows. O máximo que ocorrerá será a recuperação de algum espaço em disco.

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, GabrielLV disse:

As opções disponíveis neste software, como mencionado de maneira bastante clara pelo @Gabriel U , servem apenas e tão somente para desativar FUNCIONALIDADES do Windows.

Com o devido respeito, isso é de um reducionismo até bem impressionante, em relação a tudo o que expliquei sobre a ferramenta.

Será que eu usei termos que, em algum momento, dão margem a essa interpretação, ainda que mínima?

 

 

  • Confuso 1
  • Moderador
Postado

@Gabriel U Admito que eu fui generalista em afirmar que 100% das opções ali são para ativar/desativar funcionalidades, mas também não entendi o porquê da sua dúvida. Ainda assim, a grande maioria das opções ali serve apenas para desativar funções que não fazem a menor diferença estarem ativadas ou não (ou por acaso o fato do IPv6 estar ativado ou não irá deixar o Windows mais rápido/FPS maior nos jogos?)

 

Resumindo a minha resposta com relação a ferramenta mencionada: A grande maioria das opções ali presente servem para desativar funcionalidades do Windows, sendo que não é porque algo foi desativado que significa que o PC ficará mais rápido, ou os jogos rodarão com FPS maior. É importante saber o que exatamente está sendo desativado, o que a opção desativada faz exatamente e o que acontece quando a desativa (e simplesmente nada irá acontecer pra maioria das funcionalidades).

 

image.png

 

Funcionalidade: Criar Ponto de Restauração
O que faz: Cria um backup do estado atual do sistema, permitindo reverter alterações futuras.
O que acontece se desativá-la?: Impede a criação de pontos de restauração automáticos, mas não afeta o desempenho.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não.

 

Funcionalidade: Desativar Telemetria
O que faz: Impede o envio de dados de uso para a Microsoft.
O que acontece se desativá-la?: Reduz a coleta de dados, mas não impacta desempenho.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não.

 

Funcionalidade: Desativar GameDVR
O que faz: Desativa a gravação de jogos via Xbox Game Bar.
O que acontece se desativá-la?: Libera alguns recursos do sistema, mas o ganho de FPS é mínimo ou nulo.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Possivelmente insignificante.

 

Funcionalidade: Desativar Hibernação
O que faz: Remove o arquivo hiberfil.sys, liberando espaço em disco.
O que acontece se desativá-la?: Impede o uso do modo hibernar, mas não afeta desempenho.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não.

 

Funcionalidade: Desativar IPv6
O que faz: Remove o suporte ao protocolo IPv6, forçando o uso do IPv4.
O que acontece se desativá-la?: Pode causar problemas em redes que dependem do IPv6.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não.

 

Funcionalidade: Desativar Otimizações de Tela Cheia
O que faz: Remove ajustes do Windows para jogos em tela cheia.
O que acontece se desativá-la?: Pode reduzir latência em alguns jogos, mas resultados variam.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Possível melhora mínima em casos específicos.

 

Funcionalidade: Tema Escuro

O que faz: Aplica um tema visual escuro ao sistema.
O que acontece se desativá-la?: Nenhum impacto funcional.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não.

 

Funcionalidade: Debloat nos Navegadores (Brave/Edge)
O que faz: Remove extensões e serviços desnecessários dos navegadores.
O que acontece se desativá-la?: Reduz consumo de recursos dos navegadores, mas não afeta jogos diretamente.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não. Fora que mesmo que tivesse efeito, o usuário teria que usar o Edge ou o Brave pra funcionar, e muitos utilizam o Firefox, Chrome etc.

 

Funcionalidade: Ativar "Desempenho Ultimate"
O que faz: Ajusta o plano de energia para priorizar performance sobre economia de energia.
O que acontece se desativá-la?: Pode reduzir consumo de energia em laptops.
Deixará o Windows mais rápido ou aumentará o FPS nos jogos?: Não, conforme mostrado neste benchmark e em muitos outros que encontramos no Youtube.

 

Dentre várias outras, sendo que cabe analisar individualmente cada funcionalidade para saber o que exatamente ela faz, e novamente: Se existir realmente algum ganho de desempenho/FPS ao desativar alguma, o ganho é irrisório e só existirá em cenários específicos, como no caso do Brave por exemplo, que só trará algum desempenho caso o usuário utilize o Brave primeiramente, e os recursos nativos dele estiverem impactando negativamente o desempenho SE e apenas SE o usuário estiver com o Brave aberto enquanto joga.

  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

Funcionalidade: Desativar IPv6

 

Não desativem IPv6! A época em que o suporte era uma porcaria (Windows XP) já passou e hoje operadoras como Claro e Vivo (e provavelmente outras) entregam IPv6 funcional, que é importante na pilha dual stack tendo IPv4 atrás de CGNAT.

  • Curtir 2
  • Amei 1
  • KairanD alterou o título para Vale a pena fazer alguma otimização no Windows 11 usando o Chris Titus WinUtil?
  • Membro VIP
Postado
Em 03/07/2025 às 16:36, GabrielLV disse:

@Gabriel U Admito que eu fui generalista em afirmar que 100% das opções ali são para ativar/desativar funcionalidades, mas também não entendi o porquê da sua dúvida. Ainda assim, a grande maioria das opções ali serve apenas para desativar funções que não fazem a menor diferença estarem ativadas ou não (ou por acaso o fato do IPv6 estar ativado ou não irá deixar o Windows mais rápido/FPS maior nos jogos?)

Olá de novo. Esqueci de clarificar o motivo da minha dúvida.

Primeiro, se você tivesse sido "generalista", mas utilizado, de fato a expressão "ativar/desativar", como no início desse trecho, e não apenas "desativar", como no trecho a seguir:
 

Em 03/07/2025 às 13:15, GabrielLV disse:

As opções disponíveis neste software, como mencionado de maneira bastante clara pelo @Gabriel U , servem apenas e tão somente para desativar FUNCIONALIDADES do Windows.

...eu nem precisaria ter feito o questionamento, pra início de conversa, afinal, a sua fala não teria assumido um rol tão taxativo quanto antes.

 

Além disso, o exemplo do IPv6, que você mencionou, não deveria ter sido sequer trazido a essa conversa, como equivalente ou relacionado a algum dos outros que citei, por um motivo simples:

 

2FA4B617-D171-4667-8DC8-CE7DECF9CC17.png.ca3899199bbdfbf837a9898a298d1178.png

A desabilitação do IPv6 está localizada na seção Advanced Tweaks (Ajustes Avançados).

Esta opção possui um destaque bem grande, na frente do título, que não existe nas outras seções: CAUTION (Cuidado). Além disso, esta seção sequer foi mencionada por mim, na minha explicação inicial, e existe um motivo pra isso: As opções listadas nessa seção NÃO SÃO ativadas pela ferramenta automaticamente, em nenhum momento. E isso porque de fato NÃO se recomenda o uso, por padrão, de nenhuma dessas em específico. Se o usuário quiser ativar alguma dessas opções por sua conta e risco, um balão de contexto aparecerá, explicando porquê não se deve usar esses ajustes, a não ser que você saiba o que está fazendo, e se você realmente deseja continuar.

 

Em 03/07/2025 às 16:36, GabrielLV disse:

A grande maioria das opções ali presente servem para desativar funcionalidades do Windows, sendo que não é porque algo foi desativado que significa que o PC ficará mais rápido, ou os jogos rodarão com FPS maior.

Posso lhe fazer uma pergunta, considerando o seu grande nível de conhecimento técnico sobre sistemas operacionais, especialmente Windows:

Absolutamente todos os recursos, que estão ativados por padrão numa instalação limpa de Windows 11, por exemplo, são úteis para todos os perfis de usuários, em todos os momentos?

 

A pergunta é relevante porque o seu raciocínio dá a entender justamente isso: você afirmar que a desativação de funcionalidades de um sistema operacional, funcionalidades essas que você não usa pra determinados objetivos, não implica necessariamente na melhora de performance desse sistema para os seus objetivos, é o mesmo que assumir, logicamente, que o contrário também seja verdadeiro, e que, já que a desativação não necessariamente implica melhora, por que você iria querer desativar de qualquer forma? Na prática, isso não se sustenta, e você mesmo poderá comprovar isso, se fizer o teste que proponho a seguir, com essa mesma ferramenta:

 

Eis o teste que recomendo, já que estamos falando da usabilidade dos ajustes na tela TWEAKS:
Se você tem uma máquina virtual, por exemplo, ou mesmo se quiser testar numa máquina própria, faça isso:
1. Na tela TWEAKS, apenas selecione o botão Standard;

2. Depois desmarque a opção Disable Game DVR (já que estamos falando de compatibilidade pra jogos, desativar um recurso de compatibilidade especialmente pra esse fim não faz sentido);

3. Clique em Run Tweaks para executar, e acompanhe pelo console do PowerShell (o log vai ficar salvo quando você terminar, caso queira conferir o que foi feito).

4. Depois, pode fechar tudo, dar uma olhada no seu Gerenciador de Tarefas (uso de CPU e RAM);

5. Depois de reiniciar, verifiqueo Gerenciador de Tarefas de novo.

 

Veja se realmente algum recurso útil do seu sistema quebrou, parou de funcionar, se apresentou erros que não apresentava antes (Visualizador de Eventos), e além disso, se o seu uso de recursos (CPU + RAM ou mesmo disco) aumentou. 

 

Só depois de fazer um teste prático com as opções padronizadas (especificamente as que sugeri usar), venha aqui e nos diga se tudo o que você suspeitava, quanto à desativação potencialmente prejudicial dos recursos do seu sistema, se confirmou na realidade. Se você conseguir identificar um único resultado deletério do uso, nos termos que especifiquei, eu retiro absolutamente tudo o que eu disse (e não use a Advanced Tweaks, como eu já disse).

  • Confuso 1
  • Moderador
Postado

@Gabriel U Eu novamente não estou entendendo o porque dos seus questionamentos.

 

31 minutos atrás, Gabriel U disse:

Posso lhe fazer uma pergunta, considerando o seu grande nível de conhecimento técnico sobre sistemas operacionais, especialmente Windows:

Absolutamente todos os recursos, que estão ativados por padrão numa instalação limpa de Windows 11, por exemplo, são úteis para todos os perfis de usuários, em todos os momentos?

 

Eu vou resumir tudo o mais brevemente possível:

 

A questão aqui não é se o recurso é útil ou não para o usuário, você está desviando totalmente o foco do assunto, e eu realmente não consigo entender o porque, sendo que desde o início a dúvida não era sobre a utilidade ou não para os usuários.

 

O termo "otimização" virou sinônimo de aumentar FPS em jogos ou deixar o Windows mais rápido, que é exatamente essa a dúvida da maioria dos usuários que questionam a respeito dessas otimizações. A ativação ou desativação desses recursos NÃO VAI aumentar o FPS ou deixar o Windows mais rápido, e eu citei o IPv6 apenas como um exemplo, sendo que em nenhum momento eu disse que você o mencionou. Eu o citei como exemplo simplesmente porque essa opção consta na ferramenta.

 

O usuário que está atrás de "melhorar o desempenho" muitas vezes irá ler toda aquela lista de opções e sair ativando/desativando tudo sem saber o que exatamente está fazendo, e nessa, além de não melhorar em nada o desempenho, irá fazer com que recursos importantes do sistema parem de funcionar.

 

33 minutos atrás, Gabriel U disse:

A pergunta é relevante porque o seu raciocínio dá a entender justamente isso: você afirmar que a desativação de funcionalidades de um sistema operacional, funcionalidades essas que você não usa pra determinados objetivos, não implica necessariamente na melhora de performance desse sistema para os seus objetivos, é o mesmo que assumir, logicamente, que o contrário também seja verdadeiro, e que, já que a desativação não necessariamente implica melhora, por que você iria querer desativar de qualquer forma? Na prática, isso não se sustenta, e você mesmo poderá comprovar isso, se fizer o teste que proponho a seguir, com essa mesma ferramenta:

Usando novamente o exemplo do IPv6, e das várias outras opções que eu citei:

Se estiverem ativadas = O FPS não vai aumentar, e o Windows não vai ficar mais rápido.

Se estiverem desativadas = O FPS não vai aumentar, e o Windows não vai ficar mais rápido.

 

Sim, a lógica se sustenta, apenas você que não está compreendendo pois você está pensando em outro cenário, sendo que, novamente, a dúvida é se otimização vai aumentar o desempenho do computador ou dos jogos.

 

36 minutos atrás, Gabriel U disse:

Olá de novo. Esqueci de clarificar o motivo da minha dúvida.

Primeiro, se você tivesse sido "generalista", mas utilizado, de fato a expressão "ativar/desativar", como no início desse trecho, e não apenas "desativar", como no trecho a seguir:

Não acreditei que fosse necessário, já que olhando a tela da própria ferramenta, da para concluir que é possível ativar ou desativar.

 

37 minutos atrás, Gabriel U disse:

Veja se realmente algum recurso útil do seu sistema quebrou, parou de funcionar, se apresentou erros que não apresentava antes

Agora eu que te questiono: Quando eu disse que "fora a chance do Windows em si parar de funcionar por ter desativado coisas que ele não sabia o que exatamente fazia.", o que exatamente você acha que eu estou me referindo? Obviamente se eu desativo A, não vai ser B que vai quebrar. Se eu quebrar uma janela, o telhado não via ser afetado.

 

O IPv6 está cada dia mais sendo implementado hoje em dia e já está alcançando uma estabilidade. Se o usuário sem saber o que essa opção faz (pois saiu clicando sem ler) a desativa, o IPv6 vai parar de funcionar. Logo, uma funcionalidade crucial para a rede, especialmente se a rede dele já tiver um amplo funcionamento do IPv6, não vai funcionar. Ou seja, a falsa ideia de que a desativação do IPv6 vai aumentar o desempenho do sistema fez com que um recurso importante parasse de funcionar.

 

image.png

E este é um exemplo perfeito de opção que os usuários ACHAM que irá aumentar o desempenho, mas que fará exatamente o contrário. Os aplicativos rodando em segundo plano já estão pré-carregados, e portanto quando o usuário for usa-los, eles carregarão muito rapidamente. Ao desativar este recurso, os aplicativos não serão pré-carregados e quando o usuário for abri-los, ele demorará mais tempo.

Conclusão: O recurso que erroneamente é interpretado como "sendo para deixar mais rápido" fará exatamente o contrário.

 

image.png

Essas opções só terão efeito se o usuário primeiramente utilizar o Edge ou o Brave. E como eu disse acima: Fora que mesmo que tivesse efeito, o usuário teria que usar o Edge ou o Brave pra funcionar, e muitos utilizam o Firefox, Chrome etc.

 

image.png

O Storage Sense monitora a porcentagem do armazenamento de disco, e quando estiver quase chegando no limite, o sistema automaticamente irá fazer alguns ajustes para evitar que o espaço acabe (apagar arquivos temporários, executar a limpeza de disco etc).

Ativar ou não desativar essa opção vai aumentar o FPS nos jogos ou o desempenho no Windows? Não. Mas é importante mantê-la ativada por conta da sua utilidade para o usuário e para o Windows, e não para aumentar o desempenho de jogos ou do Windows.

 

Dentre as várias outras opções que eu não vou mais explicar pois isso demandaria muito tempo. Basta olhar o que cada uma faz, individualmente, e tirar suas conclusões sobre se isso irá ou não aumentar o FPS dos jogos ou desempenho do Windows.

 

48 minutos atrás, Gabriel U disse:

Só depois de fazer um teste prático com as opções padronizadas (especificamente as que sugeri usar), venha aqui e nos diga se tudo o que você suspeitava, quanto à desativação potencialmente prejudicial dos recursos do seu sistema, se confirmou na realidade. Se você conseguir identificar um único resultado deletério do uso, nos termos que especifiquei, eu retiro absolutamente tudo o que eu disse (e não use a Advanced Tweaks, como eu já disse).

Não é necessário fazer nenhum teste pois o que é necessário é entender o que cada função ali faz, como eu já cansei de explicar. 

 

Agora, já que estamos falando de teste, eu te proponho um teste real de desempenho: Faça um teste de benchmark usando um ou mais jogos e depois usando algum software de simulação de desempenho do próprio Windows 3 vezes. Após feito isso, instale o software Chris Titus WinUTIL e marque todas as opções de todas as janelas ali, depois repita os teste, e nos mostre se o FPS dos jogos aumentou e se o desempenho do Windows melhorou após feito isso 😁

 

52 minutos atrás, Gabriel U disse:

...eu nem precisaria ter feito o questionamento, pra início de conversa, afinal, a sua fala não teria assumido um rol tão taxativo quanto antes

 

Em 03/07/2025 às 11:27, Gabriel U disse:

Bom dia a todos.

Apenas respondendo essa pergunta específica, com conhecimento de caso.

 

A ferramenta Windows Toolbox ("Caixa de Ferramentas do Windows"), desenvolvida pelo youtuber Chris Titus, nada mais é do que uma série de scritps .ps1 (PowerShell) que facilitam a realização de alguns ajustes úteis no sistema, para manutenção da estabilidade, através de manipulação do Editor de Registro do Windows e das Políticas de Grupo Local (de forma mais intuitiva do que o uso do Registro em si, por exemplo).

Você havia explicado (corretamente, por sinal) o funcionamento da ferramenta, pois o seu objetivo aparentava ser esse mesmo: Explicar o funcionamento.

 

Já o meu objetivo era explicar que isso não vai, novamente, aumentar o FPS dos jogos ou o desempenho no Windows (pois isso é o que 99% dos usuários erroneamente concluem quando leem a palavra "otimização"), e neste ponto eu novamente admito que fui generalista em afirmar que o software serve apenas para desativar funcionalidades. Porém, independente disso, o objetivo é explicar que o desempenho do Windows/jogos NÃO SERÁ afetado. 

 

Você está questionando as minhas respostas pensando em um propósito, quando na verdade o propósito das minhas respostas é outra. Logo, está tendo divergências em questões que nem sequer faz sentido ter.

 

Por fim, encerro minha participação neste tópico pois as orientações já foram passadas e não vou me prolongar mais.

 

 

  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Gabriel U Eu novamente não estou entendendo o porque dos seus questionamentos.

 

Eu vou resumir tudo o mais brevemente possível:

 

A questão aqui não é se o recurso é útil ou não para o usuário, você está desviando totalmente o foco do assunto, e eu realmente não consigo entender o porque, sendo que desde o início a dúvida não era sobre a utilidade ou não para os usuários.

1. Uma vez que eu tenha deixado bem claro que o meu apontamento se deve a uma fala anterior sua (portanto, estou derivando logicamente da sua afirmação anterior, e tentando fazer isso de forma coerente), sua alegação de que estou desviando do assunto é apenas um raciocínio circular da sua parte.

 

29 minutos atrás, GabrielLV disse:

O termo "otimização" virou sinônimo de aumentar FPS em jogos ou deixar o Windows mais rápido, que é exatamente essa a dúvida da maioria dos usuários que questionam a respeito dessas otimizações. A ativação ou desativação desses recursos NÃO VAI aumentar o FPS ou deixar o Windows mais rápido, e eu citei o IPv6 apenas como um exemplo, sendo que em nenhum momento eu disse que você o mencionou. Eu o citei como exemplo simplesmente porque essa opção consta na ferramenta.

 

O usuário que está atrás de "melhorar o desempenho" muitas vezes irá ler toda aquela lista de opções e sair ativando/desativando tudo sem saber o que exatamente está fazendo, e nessa, além de não melhorar em nada o desempenho, irá fazer com que recursos importantes do sistema parem de funcionar.

2. Essa reafirmação do que você disse antes precisa de dois pressupostos pra se manter:
2.1 Absolutamente todas as opções presentes na ferramenta se prestam exclusivamente à "otimização de desempenho do sistema para jogos", o que obviamente não é o caso;
2.2 Do segundo parágrafo, infere-se que: É presumível, de forma quase absoluta, que a esmagadora maioria dos usuários, usará ferramentas como esta de forma ignorante, e sem o mínimo de conhecimento prévio sobre ela, ou seus possíveis usos. Embora isso seja presumível, não o é na sua totalidade, e nem pode ser (porque qualquer situação que derive de uma generalização apressada, no mais das vezes, está errada, ainda que essa generalização seja baseada numa opinião técnica e respeitável).

 

29 minutos atrás, GabrielLV disse:

Usando novamente o exemplo do IPv6, e das várias outras opções que eu citei:

Se estiverem ativadas = O FPS não vai aumentar, e o Windows não vai ficar mais rápido.

Se estiverem desativadas = O FPS não vai aumentar, e o Windows não vai ficar mais rápido.

 

Sim, a lógica se sustenta, apenas você que não está compreendendo pois você está pensando em outro cenário, sendo que, novamente, a dúvida é se otimização vai aumentar o desempenho do computador ou dos jogos.

3. Mais uma vez, um raciocínio circular no argumento do desvio de foco, e anda, uma falsa equivalência no uso do IPv6 como exemplo.
Desabilitar o recurso do IPv6 não altera, por exemplo, o uso de CPU ou GPU do computador da mesma forma que a desativação de alguns efeitos gráficos ou de exibição do sistema, por exemplo. É o que estou tentando explicar desde o início: nem todas as opções nessa ferramenta se prestam exclusivamente ao aumento de DESEMPENHO do sistema, de forma bruta, e isso foi apenas uma presunção anterior, a qual precisei responder (porque alterava, em alguma medida, tudo o que eu disse anteriormente). Além disso, a estabilidade, que mencionei no meu comentário original, não foi sequer considerada, quando você tentou delimitar o foco do uso desse tipo de ferramenta.

Como eu disse anteriormente, isso foi reducionista.

 

29 minutos atrás, GabrielLV disse:

Agora eu que te questiono: Quando eu disse que "fora a chance do Windows em si parar de funcionar por ter desativado coisas que ele não sabia o que exatamente fazia.", o que exatamente você acha que eu estou me referindo? Obviamente se eu desativo A, não vai ser B que vai quebrar. Se eu quebrar uma janela, o telhado não via ser afetado.

4. Mais uma vez, com o devido respeito: isso é uma dissonância cognitiva.

Você está postulando que um determinado recurso qualquer, de um sistema operacional como o Windows, não é afetado em absolutamente nada por outro... Creio que não seja necessário elaborar (para alguém com o seu calibre de conhecimento).

 

29 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não é necessário fazer nenhum teste pois o que é necessário é entender o que cada função ali faz, como eu já cansei de explicar. 

 

Agora, já que estamos falando de teste, eu te proponho um teste real de desempenho: Faça um teste de benchmark usando um ou mais jogos e depois usando algum software de simulação de desempenho do próprio Windows 3 vezes. Após feito isso, instale o software Chris Titus WinUTIL e marque todas as opções de todas as janelas ali, depois repita os teste, e nos mostre se o FPS dos jogos aumentou e se o desempenho do Windows melhorou após feito isso 😁

5. Neste trecho, você escolhe a posição defensiva por omissão, em que o seu viés de confirmação é mantido, uma vez que, mesmo tendo sido explicitado um teste prático, você se recusa a fazê-lo.

No início, você postula pela inutilidade de um teste como esse, mas logo depois, me pede para eu fazer esse teste eu mesmo. Ainda assim, mesmo que eu o faça, e traga resultados favoráveis ao meu ponto de vista aqui, e mesmo com validação de terceiros, você ainda presumiria que eu de alguma condicionei os testes a confirmar o meu ponto de vista. Certo?

 

29 minutos atrás, GabrielLV disse:

Porém, independente disso, o objetivo é explicar que o desempenho do Windows/jogos NÃO SERÁ afetado. 

6. Essa parte do seu posicionamento é clara como cristal.

Só o que estou explicando, é que o seu posicionamento inteiro é presumido. Eu já testei essa ferramenta em vários computadores que utilizei. Lhe propus uma parte dos mesmos testes pra fazer e você se recusou. Isso mantém o seu viés de confirmação intacto, mas rejeita completamente, a possibilidade de estar errado. Postura muito diferente eu mesmo assumi, ao submeter a validação do MEU ponto de vista a um teste feito por você, que nessa discussão, é meu opositor (ou seja, eu demonstro que há a chance de eu estar errado, mas presumo a sua boa-fé e honestidade intelectual).

 

29 minutos atrás, GabrielLV disse:

Por fim, encerro minha participação neste tópico pois as orientações já foram passadas e não vou me prolongar mais.

Tudo bem por mim.
De minha parte, a não ser que mais alguém tenha dúvidas sobre meu posicionamento, farei o mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!