Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Wi-fi é seguro para downloads ou o fato deles serem por ondas e ter algumas instabilidades e velocidades mais baixas que o cabo Rj45 no wifi vai causar corrupção de dados durante a transferência?

• Confuso 2
  • GabrielLV alterou o título para É possível dados serem corrompidos por usar rede sem fio?
Postado

@Ananias77 Pelo que entendi da sua pergunta, o seu questionamento quando usa o termo "seguro" está se referindo a confiabilidade e integridade de transferência dos dados, é isso?

Se for isso mesmo, então a resposta também é sim!

Por mais que o wifi esteja com sinal fraco ou lento, etc... A confiabilidade de transferência dos dados é integro e isso também vai depender de onde você está fazendo o download... Há servidores que conseguem restabelecer o download caso a conexão caia, outros não e você precisa começar o download do zero.

• Curtir 1
Postado

Sim a dúvida é sobre corromper arquivos durante download wi-fi

A distância do roteador principal TP-Link ac3000 para o adaptador 1200mbps 4 antenas pequenas Wi-Fi USB 3.0 dual band é uns 7 metros isso vai gerar quedas e corrupção de arquivos? Tem uma parede no meio mas ainda não recebi o adaptador

Meu plano é 600mbps

Qual gerenciador recomenda?

Postado

Wi-Fi é seguro, pois utiliza o mesmo protocolo TCP/IP de redes LAN (cabeadas). O que ocorre é que, se o sinal estiver fraco, podem ocorrer interrupções no download ou envio de dados por esgotamento do tempo limite. Neste caso, o processo em andamento será interrompido (ou pausado). Dependendo da situação terá que iniciar a requisição novamente -do zero! Em outras palavras, se houver um download em execução poderá ser perdido.

Além da distância, um fator que diminui a qualidade da conexão Wi-Fi é a presença de obstáculos entre os equipamentos -paredes por exemplo. Se não tiver como utilizar um caminho livre de paredes, coloque os equipamentos de forma que haja um caminho lateral livre, pois as paredes possuem uma taxa de reflexão de sinais:

Screenshot_20250728-114045_1.jpg

• Curtir 1
Postado

Pelo menos receberei alguma mensagem no download wi-fi se algum arquivo corromper?

No meio caso não tenho como evitar a parede porque não posso furar a parede para passar cabo roteador tplink ax3000 na sala entre 7 a 9 metros do PC com adaptador usb3.0 wi-fi dual band 1200mbps 4 antenas pequenas

• Membro VIP
Postado

@Ananias77 Bom dia

Você já havia aberto dois tópicos para falar desse mesmo assunto desse adaptador WIFI.

O WIFI existe desde 1990 e seu nível de segurança melhorou muito desses anos para cá, assim como o desempenho.

Só no Brasil existem mais de 168 milhões de usuários conectados por WIFI, isso só por smartphone, se colocar outros dispositivos como, notebook, câmeras de segurança, assistente virtual (Alexa,, Google Home), impressoras, etc; isso deve passar dos 300 milhões de usuários.

E se você estiver dentro da área de cobertura do roteador, dificilmente você terá um downloads corrompido, e se você estiver muito distante do roteador o máximo que vai acontecer é a internet ficar um pouco mais lenta.

Para chegar nos 600Mbps que você tem de internet da para chegar, mais é trabalhoso e pode sair um pouco caro.

É mais trabalhoso porque você só pode estar no máximo uns 6 metros do roteador, sem nem um obstáculo, roteador e antena wifi precisa estar em local mais alto possível, se o você estiver em outro comodo da sua casa você precisa instalar roteador mesh para melhor a transmissão do sinal WIFI.

Para chegar nessa velocidade no WIFI você consegui gastar fácil mais de 200 reais e no cabo de rede, dependendo da distância 30 reais.

Vá de internet por cabo de rede que é mais simples e da mais certo.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Ananias77 disse:

Pelo menos receberei alguma mensagem no download wi-fi se algum arquivo corromper?

No meio caso não tenho como evitar a parede porque não posso furar a parede para passar cabo roteador tplink ax3000 na sala entre 7 a 9 metros do PC com adaptador usb3.0 wi-fi dual band 1200mbps 4 antenas pequenas

6 minutos atrás, Ananias77 disse:

Sim, qualquer navegador ou aplicativo informa quando o download não é bem secedido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...