Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema na empresa relacionado a conectividade dos relógios de ponto, ja configurei em ip fixo tanto o relógio quando o roteador, ja reservei o ip no roteado, porém o relógio conecta e logo em seguida desconecta e não reconecta mais, mesmo com a porta reservada e configurada, mesmo aumentando a banda da internet, lembrando que todos os relógios, são conectados via cabo de rede, porém esse relógios não ficam on line, sendo necessário ir ate o local e desligar e ligar o relógio para conectar, quando faço o teste de conexão( tiro o cabo de rede ele desconecta e depois coloco cabo de rede, ele conecta normalmente) porém em algum momento do dia ele desconecta sozinho e não conecta mais, ja estou nessa luta a duas semanas, e não sei o que esta acontecendo, ja configurei o ip, ja configurei porta de conexão, ja desabilitei firewall porém mesmo assim o problema persiste, alguém me ajuda pelo amor de qualquer ser que vcs acreditem kkk

WhatsApp Image 2025-08-21 at 15.50.39.jpeg

WhatsApp Image 2025-08-21 at 15.52.52.jpeg

WhatsApp Image 2025-08-28 at 17.41.26.jpeg

Postado

@Gustavo dos santos navarro Bem vindo ao Fórum!

Algumas possíveis causas como cito abaixo:

1 - Você colocou um IP Fixo no relógio... Quando o relógio sai da rede (desconecta) o IP que você colocou continua respondendo na rede? Chegou a fazer esse teste?

Caso não tenha feito... Faz assim... Quando você ver que o relógio desconectou, da um ping no IP desse relógio e veja se está respondendo... Caso esteja, tem outro dispositivo na rede com o mesmo IP causando conflito... Ai fica essa briga eterna entre o relógio e esse dispositivo pelo mesmo IP. Você troca o IP do relógio e tá resolvido.

2 - Se o ITEM 1 não for o problema... Isso também pode ser problema com a fonte do relógio ou bateria interna... Provavelmente esse relógio tem uma bateria interna que o mantêm ligado caso a energia seja cortada (queda de energia ambiente).

Retire o cabinho da bateria e mantenha-o somente na tomada para ver se esse problema com a desconexão de rede continua acontecendo. Caso sim, deixa somente com a bateria sem estar na tomada (ele deve funcionar normalmente assim também) e veja o que acontece.

Se somente com a bateria solucionar, troca a fonte do relógio... Se com ambos o problema continuar, ainda tem uma 3° possibilidade...

3 - Se o ITEM 1 e 2 não surtirem efeito, da uma olhada nas pontas do seu cabo de rede... Refaça as duas pontas. Isso também pode causar a desconexão mesmo as pontas aparentando estarem OK.

• Curtir 2
Postado

Ja fiz todos esses teste, porém mesmo assim acontece a desconexão automática, mesmo sem queda de energia e mesmo sem queda da rede, ele sozinho desconecta e não conecta mais sendo necessário o reinicio manual. O relógio sem mantem conectado por um período de 4 a 5 dias e desconecta sozinho.

Postado

Os roteadores fazem IP dinâmico na configuração. Na mesma configuração escolhemos a faixa na qual iremos permitir que o roteador sorteie os dispositivos. Então, a cada nova conexão nunca saberemos qual o IP que iremos receber. No seu caso, é desejável ter sempre o mesmo IP. Aqui itambém tenho umas conexões para a qual desejo ter sempre o mesmo IP. A técnica que adotei foi:

No roteador:

faixa de IP dinâmico: 192.168.1.50  a   192.168.1.200

Nas máquinas de IP fixo:

192.168.1.X   onde X varia de 10 a 49

Para mim está dando certo. 

Boa sorte

Mais uma coisa: Essa configuração de PORT FORWARDING eu nunca usei, nunca foi necessário para mim mexer nisso, nem sei mexer. Exclua essa linha de configuração do seu roteador, aloque uma faixa para o IP dinâmico do roteador e configure suas máquinas de IP fixo para um valor fora da faixa alocada como IP dinâmico. Evite os extremos. Os primeiros valores são reservados para uso especial. Não sei se o mesmo se aplica no extremo superior. Por precaução só começo a utilizar a partir do 10 e nunca uso depois do 250 (me refiro ao grupo final, o quarto grupo do IP).

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Fause disse:

Quando você ver que o relógio desconectou, da um ping no IP desse relógio e veja se está respondendo... Caso esteja, tem outro dispositivo na rede com o mesmo IP causando conflito

Com conflito de IP não vai haver conexão com o segundo dispositivo

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Na mesma configuração escolhemos a faixa na qual iremos permitir que o roteador sorteie os dispositivos. Então, a cada nova conexão nunca saberemos qual o IP que iremos receber

8 horas atrás, Gustavo dos santos navarro disse:

mesmo com a porta reservada e configurada, mesmo aumentando a banda da internet, lembrando que todos os relógios, são conectados via cabo de rede, porém esse relógios não ficam on line

Não exatamente. Em quase todos os servidores DHCP desses roteadores é possível reservar endereços IP a partir dos endereços MAC para até uns 20 dispositivos.

image.png.38a1347dd115f3b153e295cf6763ac66.png

Essas configurações se aplicam a conexões que entram pela WAN. 

O aplicativo que acessa os relógios está na sua rede ou espera conectar aos relógios pela internet?

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Os primeiros valores são reservados para uso especial. Não sei se o mesmo se aplica no extremo superior.

Apenas o primeiro endereço do intervalo é reservado, e é chamado endereço da rede. E o último, que é chamado endereço de broadcast. Numa rede domestica comum isso seria dizer que se seu roteador está em 192.168.0.1 então ele está na rede 192.168.0.0 e você pode usar 254 periféricos. O último endereço que pode usar nesse caso é 192168.0.254. O último deles, 192.168.0.255 é reservado para um serviço chamado de broadcast, em que tudo que vai para esse endereço é enviado para todos os dispositivos da rede. Claro que nesse exemplo já está usando o endereço .1

Postado

1. Liga o relogio em outro ponto de rede.

1.1 troca a porta do ponto no switch

2. Se conseguir faz um teste, pega um switch simples sem ligar na rede

Deixa conecto so o relogio e o notebook…. Deixa pingando e veja o que acontece, ficou ok liga o cabo da sua rede nesse hub/switch

• Membro VIP
Postado

Minha vida não é nada sw.. é mais hw (nos 2 sentidos). Eu (eu) faria 1 teste conectando o relógio bem pertinho do roteador tipo com aquele cabo curtinho de 1m mesmo. É que a distância cria uma bela antena maior que pode estar recebendo sujidades. Ok.. seu cabo é blindado mas você não falou.. mesmo assim eu (eu) faria este teste .. hard. 

Postado

@arfneto o roteador é pela rede, o relógio de ponto é um aplicativo, porém quando o relógio esta sem conexão não recebo as informações do relógio, esta barrando a conexão, algo impede a conexão dos relógios

.

@.if São 17 relógios de ponto com esse mesmo problema, eles estão na mesma rede de internet, ja troquei cabo de alguns, mas mesmo assim continua a desconexão

Postado
1 hora atrás, Gustavo dos santos navarro disse:

o roteador é pela rede, o relógio de ponto é um aplicativo, porém quando o relógio esta sem conexão não recebo as informações do relógio, esta barrando a conexão, algo impede a conexão dos relógios

Não sei se entendo o que diz. O roteador é pela rede? O relógio de ponto é um aplicativo? Sem conexão é natural que não envie ou receba informações. Não está claro se algo está "barrando a conexão".

Não sei se entendeu o que expliquei antes, mas se o aplicativo que controla o ponto roda em um computador na rua rede local tudo o que andou configurando no roteador é irrelevante. Aquelas configurações se aplicam a pacotes que vem pela porta WAN.

A comunicação entre os relógios e o computador que roda o aplicativo é via ethernet e não envolve a internet.

Você precisa diminuir as variáveis aí.

Sequer precisa de um roteador para isso. Apague esses mapeamentos e configurações que fez para o roteador. 

Testou o simples, usando as duas opções de configuração que mostrou? Com o relógio ou o aplicativo iniciando a conexão?

Testou endereço fixo para o micro do aplicativo?

Endereço fixo para algum relógio?

Usa DHCP? qual o intervalo de lease?

Usa um switch para ligar os relógios? que modelo?

separe alguns endereços fora da faixa de DHCP e configure um relógio e o micro do aplicativo com endereços fixos. ligue direto os dois via cabo e teste as configurações com cada um iniciando a conexão.

Seja meio que paranóico e ANOTE tudo. Faça um plano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...