Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera sei que o clube não é muito voltado para esse tipo de assunto, mas estou com uma curiosidade enorme e até agora não consegui chegar a uma conclusão ,aqui onde residuo no Rio Grande do Sul, a concessionária ( RGE )  é quem nos atende *pelo menos na minha cidade*.

A questão seguinte é que nos padrões de entrada onde tem 2 relógios, como na minha casa por exemplo, são duas residências e o ramal da concessionária são 2 fases e 1 neutro só para as duas casas, detalhe é que o neutro é da mesma seção que as fases, e estamos falando de condutor de alumínio ainda. Em uma ocasião questionei o eletricista da concessionária e ele disse a seguinte frase '' o neutro não importa, o que importa é a seção da fase''.

Sabendo que em um cenário em que por exemplo temos uma casa com padrão monofásico comum, e ao ligar alguns eletrodomésticos o consumo fica em 40A na fase, ao medir o neutro com o amperimetro, essa corrente é a mesma certo? sendo assim como o neutro do ramal não tem uma sobrecarga, simulando que as 2 casas utilizem uma carga de 40A cada, em um horário de pico, não deveria haver uma sobrecarga no condutor de neutro? sei que parece uma pergunta um pouco simplória, mas ainda não consegui chegar a uma conclusão..

• Membro VIP
Postado

@Willian_Souza Boa noite

Você falou quantos amperes consome cada residência porém você não passou qual bitola do fio.

Se for de 16mm não tem problema, que além do mais dificilmente as duas casa irão consumir os 40 amperes ao mesmo tempo e por muito tempo.

Pode ter um pequena queda de tensão mais nada alarmante.

Postado
Em 02/09/2025 às 21:40, Willian_Souza disse:

Galera sei que o clube não é muito voltado para esse tipo de assunto, mas estou com uma curiosidade enorme e até agora não consegui chegar a uma conclusão ,aqui onde residuo no Rio Grande do Sul, a concessionária ( RGE )  é quem nos atende *pelo menos na minha cidade*.

A questão seguinte é que nos padrões de entrada onde tem 2 relógios, como na minha casa por exemplo, são duas residências e o ramal da concessionária são 2 fases e 1 neutro só para as duas casas, detalhe é que o neutro é da mesma seção que as fases, e estamos falando de condutor de alumínio ainda. Em uma ocasião questionei o eletricista da concessionária e ele disse a seguinte frase '' o neutro não importa, o que importa é a seção da fase''.

Sabendo que em um cenário em que por exemplo temos uma casa com padrão monofásico comum, e ao ligar alguns eletrodomésticos o consumo fica em 40A na fase, ao medir o neutro com o amperimetro, essa corrente é a mesma certo? sendo assim como o neutro do ramal não tem uma sobrecarga, simulando que as 2 casas utilizem uma carga de 40A cada, em um horário de pico, não deveria haver uma sobrecarga no condutor de neutro? sei que parece uma pergunta um pouco simplória, mas ainda não consegui chegar a uma conclusão..

Cargas iguais nas duas fases (40 A em cada uma, equilibradas)

As correntes estão em oposição de fase (180°).

A soma vetorial no neutro = 0 A.

Ou seja: o neutro fica “em descanso” porque o retorno de uma fase compensa a outra.

• Curtir 1
Postado

Me refiro à aquele bifásico de interior que sai de um trafo com derivação central, onde a defasagem é 180 graus. Com esse bifásico a corrente no neutro é zerada com duas cargas iguais. 

Mas se for um bifásico derivado de sistema trifásico, daí a corrente no neutro vai ser igual das cargas, pois a defasagem no sistema trifásico é de 120 graus 

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@albert_emule  No caso a corrente no neutro no sistema trifásico é uma soma vetorial, se tem apenas duas fases, então vai ter 40A em uma fase, 40A na outra, a corrente no neutro vai ser a metade, ou seja, 20A, se tivesse a terceira fase e também com carga de 40A, aí a soma vetorial daria 0A.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...