Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Alguém me confirma se o CI conversor AC/DC LNK360PN é que regula e fornece a corrente para o trafo que converte em 12V a corrente contínua de 110V fornecida por esse CI ?

Estou com 2 nobreaks de VA 600 precisando de reparo e o positivo deles que conecta na bateria fica oscilando entre 11V e 1V e parece que isso faz descarregar a bateria devido a tensão recebida pela bateria ser inferior a 12V ( bateria de 12V 7A ou 9A ).

Está correto tudo isto que aqui afirmo ou estou viajando na batatinha ?

E outra coisa, como consigo esse componente com qualidade garantida pois o que troquei parece não funcionar direito já que a tensão fica oscilando conforme mencionei acima.

• Membro VIP
Postado

É ci de fonte. Provavelmente apenas alimenta as "partes baixas" do sistema e não tem relação direta com a conversão. 

https://www.alldatasheetpt.com/datasheet-pdf/download/527617/POWERINT/LNK306PN.html

mas sim, se não estiver funcionando, pode não haver funcionamento normal,.. óbvio. 

Pesquise e publique o esquema do seu n.b. pra uma análise mais aprimorada. Dica: se bateria muuuiito baixa, talvez nem mesmo o circuito do n.b. é capaz de recarregar. Recarregue "por fora" e/ou troque a bat. 

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

Como o colega @.if disse acima, esse CI faz parte da fonte que fornece alimentação para o processador e reles do no-break.

Como ele é de baixa potência, não deve ser ele o responsável por carregar a bateria.

• Curtir 3
Postado

Se não é esse ci que é o responsável pela alimentação do transformador então quem seria pois o fio vermelho que conecta na bateria fica oscilando a tensão de 1V até 11v quando a bateria está desconectada e o correto, acho eu, seria estar fornecendo em torno de 12v para recarregar ela ou manter sua carga. Seria o próprio trafo com problema a ponto de não fornecer os 12v para a bateria ? Lembro que a bateria não era alimentada quando esse ci estava estourado.

São 2 nobreaks da APC o BE600N-BR e o BE600H-BR.

Eu instalei esse ci na placa do BE600H-BR e acho que apliquei muito calor com o soprador de 300ºC ainda que por trás da placa e estou cismado que tenha danificado esse ci por isso ( o ci original da placa havia estourado ) ou que ele tenha sido refugo de fabricação ( não passou no controle de qualidade e o venderam desse jeito para o mercado ).

Postado
5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

o fio vermelho que conecta na bateria fica oscilando a tensão de 1V até 11v quando a bateria está desconectada

Tem capacitor ou diodo ruim nessa fonte. 

Não retifica, nem filtra o AC, aí oscila. 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Em um desses nobreaks o LNk360PN estava estourado como informei antes e a bateria não era carregada, apenas descarregava. Então, depois que troquei esse ci por um novo cuja qualidade do mesmo desconheço, a bateria passou a carregar e a descarregar. Por isso desconfio desse ci que seja refugo da indústria ou que tenha eu abusado no calor aplicado pelo soprador danificando-o.

Estou aqui tentando entender o que está acontecendo pois estava pensando em comprar o ci novamente e reinstalar ele na placa tomando mais cuidado com a aplicação do soprador pois ele vai a 300ºC e pelo datasheet o limite é de 260ºC pelo que entendi.

Em duas assistências técnicas autorizadas disseram não poder reparar por falta de peças do fornecedor pois esses nobreaks deixaram de ser fabricados, disseram. Em uma delas condenaram o trafo e a placa mas não percebo cheiro de queimado no transformador e sua aparência é ótima. Me disseram para comprar outro que seja novo mas isso não me parece solução que preste.

Postado
43 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Por isso desconfio desse ci que seja refugo da indústria ou que tenha eu abusado no calor aplicado pelo soprador danificando-o.

Estou aqui tentando entender o que está acontecendo pois estava pensando em comprar o ci novamente e reinstalar ele na placa tomando mais cuidado com a aplicação do soprador pois ele vai a 300ºC e pelo datasheet o limite é de 260ºC pelo que entendi.

Esse tipo de ci não foi feito pra usar o soprador térmico. 

O ideal é uma estação de solda. Mas pro nosso caso que é amador, um ferro de solda bom já basta. 

Pra retirar o CI o soprador pode ajudar a amolecer a solda, visto que muitas vezes o fabricante usa solda prata ou sem chumbo que têm pontos de fusão mais alto, até aí supõe que o CI original esteja ruim e ficam os cuidados para não destruir as trilhas da placa. 

Me lembrou que consertei um desses receptores de antena de TV. O defeito era em um CI parecido com este, mas quando troquei a imagem ficou ruim justamente porque tinha diodo e capacitor que estragou junto. 

Coloquei o osciloscópio e vi que estava com a tensão oscilando. 

49 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Em duas assistências técnicas autorizadas disseram não poder reparar por falta de peças do fornecedor pois esses nobreaks deixaram de ser fabricados, disseram. Em uma delas condenaram o trafo e a placa mas não percebo cheiro de queimado no transformador e sua aparência é ótima. Me disseram para comprar outro que seja novo mas isso não me parece solução que preste.

O povo de assistência técnica hoje quer só moleza. Só trocam placas, se tiver que procurar componente queimado nelas condenam o aparelho. Pois também há outra situação, é muito trabalho para pouco dinheiro. Pra maioria dos clientes esse serviço não tem valor. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

E a questão de componentes vendidos no mercado serem refugo de fábrica ?

Esse é outro problema na manutenção de aparelhos hoje em dia. 

Com componentes modernos tipo esse CI que você precisa, é um pouco menor a falsificação. Pois está em uso pelas fábricas de eletrônicos, então há demanda. 

O pior fica pra quem quer consertar coisas antigas onde há componentes pouco usados pela indústria atual, aqui o que salva são os estoques antigos e sucatas, mas já estão ficando escassos e caros. 

Ou então o meu caso onde sou hobbista e as vezes procuro por componentes não tão comuns ao mercado. 

Recentemente importei uns componentes chineses, a chance de comprar coisa boa é maior do que por aqui. 

Ainda mais se forem fabricados lá mesmo, mas também vendem componentes fabricados em outros países da Ásia, aí já não é muito confiável. 

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Consigo componentes novos com qualidade garantida ?

Olha, vai depender do tipo de componente. 

Os piores e mais difíceis de encontrar em boa qualidade são os de potência, onde entra transistores para amplificador, tiristores (dos tipos usados em máquinas), diodos e reguladores de tensão. 

Nesses casos muitas vezes perde o componente, pois já comprei alguns que não suportam nem a metade da potência que foi estabelecida em seus datasheets. 

Os outros componentes como circuitos integrados de diversos tipos, tem suas limitações quando são ruins, mas na maioria das aplicações funcionam. 

• Curtir 1
Postado

@Renato.88

Pois é ,  eu desconfio da qualidade do ci que instalei já que antes a bateria só descarregava e depois passou a carregar/descarregar com a tensão no rabixo que sai do trafo para ela oscilando.

A temperatura na instalação do ci não deve ter chegado a 300 ou a ponto de danificar ele. Todos os outros componentes da placa estão visualmente integros.

Essas indústrias lá de fora devem produzir grandes quantidades de componentes reprovados no controle de qualidade e despejam tudo isso no mercado negro a preços baixos inclusive sem oferecer garantia.

Eu estava tentado a conprar de novo o mesmo ci mas desisti após refletir essa situação. Agora os nobreaks estão encostados ainda sem possibilidade de reparo.

Vou arrumar uma roça no interior e plantar e colher e sumir com toda essa parafernália tecnológica da minha existência . ..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Algo me diz que o amigo não clicou no link do d.s. que carinhosamente lhe forneci. Perceberia os escritos:

"LinkSwitch-TN is specifically designed to replace all linear and
capacitor-fed (cap dropper) non-isolated power supplies in the
under 360 mA output current range at equal system cost while
offering much higher performance and energy efficiency."

.. ou seja, este ci substitui tipo aquela fonte sem trafo com capacitores. Pra ver como ele se enquadra no contexto de um n.b., só mesmo com o esquema que algo me diz que o amigo também não procurou e muito menos tentou levantar. Neste caso é bom mesmo "ir plantar batatas" 😁.. perco o amigo mas não perco o trocadilho kk

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

arrumar uma roça no interior e plantar e colher

• Haha 1
Postado

@.if

O esquema dos nobreaks cheguei a procurar faz tempo mas não os encontrei, apenas manuais mas de pouco ou nada me adiantaria por falta de conhecimento. O do ci também procurei para saber a temperatura máxima que suportava. Mas desconfio que esse ci alimenta o trafo pois quando estava estourado o no-break nada carregava a bateria, ela só era descarregada e por isso vim aqui perguntar para confirmar.

Outra coisa, por que será que não consigo fazer soldas perfeitas mesmo com o ferro de soldar de 35W estanhado ? Será o tipo de solda ? Costuma ficar uma lambança o meu serviço.

Off.: plantar batatas é o que meus avós faziam na dita santa terrinha lá no norte de Portugal, Minho e a vida era muito mais saudável tanto no aspecto biológico quanto social e econômico, sem miséria . Hoje acabou tudo e passaram todos a serem dependentes da poluição, do " progresso " mundial, do Estado com todo o tipo de doença decorrente e em potencial risco de miséria nacional.

• Coordenador
Postado

@Henrique - RJ Você tem certeza que o CI era um  LNK360PN?

Pergunto porque já vi em algumas fonte primárias de no-break um tny380 ou até mesmo um lnk3604 ou um LNK364PN

Se você colocou um LNK306PN ele realmente não vai funcionar ai!

• Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Henrique - RJ disse:

de pouco ou nada me adiantaria por falta de conhecimento

Neste caso, usaria o nosso, uai. Pra nós, analisar o esquema é mais fácil do que analisar palavras

desconfio que esse ci alimenta o trafo

Este trafo é normal (um grande pra rede ac 60Hz) ou de ferrite (um pequeno de fonte chaveada)? Publique fotos se achar que deve.

fazer soldas perfeitas

A perfeição é uma meta tipo a de alcançar o horizonte. Mesmo você indo em direção à ele, ele sempre se afasta de você mas pelo menos serve pra você fazer uma baita caminhada kk. O mesmo serve pra solda: enquanto caminha, vai dando uma treinada e se aperfeiçoando. Hábitos: no início são teias de aranha. Com o tempo se tornam fios de arame.  🤪

• Curtir 1
Postado

@BCP

Desculpa BCP , errei no título, se trata de um LNK364PN o que explodiu no no-break APC BE600H-BR.

TNY278PN está no outro no-break APC o BE600N-BR.

@.if

Aqui tem um esquema de um 600 da APC que talvez se pareça com estes que tenho mas não tenho cadastro nesse fórum o que poderia talvez te mostrar a função do ci:

https://eletronicabr.com/files/file/28471-apc-cubic-600va/

O trafo é parecido com este da imagem abaixo:

trafotrafo.webp

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

não tenho cadastro nesse fórum

Entendo. Como o interesse maior é o seu, você decide o que lhe for melhor.

Com relação ao trafo, mesmo sem ver o esquema, meu insight diz que ele não se relaciona diretamente com seu ci. No momento estamos com instabilidade no sinal por isso não pesquiso seu outro ci LNK364PN

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

não tenho cadastro nesse fórum

Eu tenho, mas não resolve. Pra ver os esquemas tem um esquema tipo o VIP daqui. 

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

trafo é parecido com este da imagem abaixo:

Esse trafo é o que converte os 12VAC criados pelo circuito eletrônico em 110VAC para as tomadas. 

Os CIs LNK não tem nada a ver com ele. 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu tenho, mas não resolve. Pra ver os esquemas tem um esquema tipo o VIP daqui. 

Esse trafo é o que converte os 12VAC criados pelo circuito eletrônico em 110VAC para as tomadas. 

Os CIs LNK não tem nada a ver com ele. 

Eu já desconfiava que esse site do eletrônica.br iria exigir mais do que simples registro para poder baixar o esquema.

Pois é, depois que retirei o ci danificado e coloquei o novo a bateria começou a ser carregada/descarregada o que antes não acontecia ( só descarregava ).

Estou me preparando para comprar o LNK novamente mas de outro vendedor/fabricante e tentar instalar ele sem o " fritar " e ver o resultado. O valor gasto total irá chegar a 100 reais nessas experiências mas se resolver vou fazer o mesmo com o outro no-break.

E pensar que isso tudo se deve ao desinteresse das assistências técnicas em consertar esses 2 nobreaks e me mandarem comprar um novo ... não é fácil ...

• BCP alterou o título para LNK364PN o que faz em um no-break ?
Postado
Em 08/09/2025 às 22:07, Renato.88 disse:

Comprei de novo o ci só que de outro fornecedor e de outro fabricante ( total de R$12,00 mais frete de R$16,00 ) mas abri o APC BE600H-BR pra testar os diodos e os capacitores e adivinha ... achei um diodo próximo ao ci e um capacitor de 330yF com sinais de curto que sumiam.

Retirei o capacitor ( estava com a tampinha dele embarrigada levemente pra dentro, alguém deve ter feito isso )  e testei-o e novamente sinais de curto ao inverter os polos no teste de continuidade. Com o capacitor fora, testei o diodo na placa e não teve mais curto. É o capacitor que o troquei por outro semelhante que tinha mas usado ( embarrigado mas acho que ainda normal pelo teste ).

Remontei o no-break e testei a tensão do rabixo vermelho que liga na bateria e continua com tensão baixa ( 1,25V ). Então me lembrei que o LNK novo que havia instalado havia explodido ( acho que foi ele ) quando liguei o no-break na rede elétrica mas não causou danos aparentes nesse ci ( só a solda de duas perninhas dele tive que resoldar ).

Conclusão, provavelmente o ci foi danificado na explosão por causa do capacitor em curto. Assim que chegar o outro ci irei instalar e acredito que não ocorra mais a explosão/estouro e quem sabe a tensão no rabixo vermelho que liga na bateria fique normal ( em torno de 12V ) carregando a mesma.

Se tudo der certo, irei tentar reparar o outro no-break, o que tem o ci TNY278PN, que o irei substituir por um novo que comprar pois a tensão no rabixo vermelho que conecta na bateria está do mesmo jeito.

18 minutos atrás, BCP disse:

@Henrique - RJ Troca os capacitores de filtro do primário e do secundário que estão nesse CI, e se não resolver, troque o foto acoplador desse circuito (se tiver).

Te agradeço pela sugestão mas acho que foto acoplador tem sim.

E a novela continua ...

• Curtir 1
Postado

Atualizando o tópico ...

É @BCP , o capacitor que instalei e que estava embarrigado está imprestável. Ao medir a capacitância dele, que deveria ter 330uF, só apresentou 8uF ... rsrs

Um outro capacitor ao lado de 4,7uF e 450V, também embarrigado, apresentou míseros 8pF ou seja, imprestável também. Ainda tenho que testar outro capacitor de 4,7uF e devo testar um dos diodos de um ponte de 5 ao lado pois apresenta condução nas duas direções em todos eles.

Talvez seja por isso que a bateria é descarregada recebendo apenas 0,2V. Ao examinar o único relé percebi que recebe 129V em um ponto mas em todos os outros pontos dele só apresentou 0,2V. O trafo está sendo alimentado com 0,2V e repassando 0,2V para a bateria o que deveria ser 12V. Será que o relé é que está ruim ?

A solda que estava fazendo e que saía borrada melhorou muito ao usar pasta da cobix. Ficou quase perfeita a soldagem do novo ci que chegou que instalei com muito mais cuidado sem fritar ele. O ci novo que retirei estava em curto isto é, imprestável talvez por o ter fritado com o excesso de calor do soprador e do ferro.

Quase comprei um relé novo para instalar achando que o da placa estivesse ruim pelo raciocínio que fiz ( pelo pouco conhecimento ) mas ainda preciso estudar mais um pouco a situação usando inclusive uma bateria boa pra avaliar ao certo com o multímetro.

Com isso já foram gastos R$66,00 pelos 2 ci que comprei pagando frete. Tive que me dedicar por horas e horas usando de todos os recursos de praticamente um " laboratório " e ainda não consegui resolver mas serviu de experiência importante até para consertar o outro no-break e de futuros reparos em outros eletrônicos.

Postado

Continuando ...

A ponte com 5 diodos da placa está boa pelo teste sofrido que fiz ao soltar um deles e testar com o multímetro.

Até agora, além do ci, tenho que trocar 2 capacitores que já paguei por eles em torno de 22 reais ( a conta total já vai em 88 reais ).

E a ponta do ferro de soldar novo se gastou rapidamente .... ô tróço vagabundo ... vou ter comprar outra ponteira pra ele.

Mas continuo aprendendo ...

• Haha 1
  • Coordenador
Postado

É assim mesmo, com o tempo vai adquirindo experiência e prática, quanto ao relé, remova ele da placa e acione ele com uma fonte 12V para, teste os contatos e se tudo normal, não precisa trocá-lo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...