Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualizando ...

Ontem, no final da noite, investi no segundo no-break, o APC BE600N-BR, e seguindo a dica do @Renato.88 descobri novamente 2 capacitores de 330yF 35V em curto e a aparência deles era normal. Já os retirei da placa sem usar pasta Cobix ( tive preguiça ) e fiz o pedido deles que, com o frete, foi a R$21,50 ( preço de um almoço aqui perto ).

Bem que os leds desse no-break ficavam acesos sem piscar dando a impressão de curto na placa. Estou aguardando a chegada desses capacitores para instalar e ver se resolve. Se resolver, terei de volta 2 nobreaks de mais de 10 anos que iam para o lixão por deficiência das assistências técnicas autorizadas daqui. Isso graças á ajuda de todos vocês aqui no fórum que ainda me serviu de aprendizado.

Fiquei impressionado com o circuito de proteção desse no-break mais parrudo que o antigo participante @rau tanto elogiava em um tópico e que o usava e indicava ainda que um short-break. Me disseram na assistência que ele era um modelo produzido nos EUA e parece que sim pelas etiquetas que tem por baixo. Mas deu defeito ...

Eu costumo sugerir que evitem ao máximo o consumo de qualquer eletrônico como forma de desestimular toda essa indústria mundial predatória que há décadas vem matando o planeta e as sociedades, tornando os países meras colônias de exploração de tão dependentes que ficam dos poderosos do mundo ( trabalho de formiguinha ... ).

Aguardando ...

• Curtir 1
Postado

Mais uma burrada que fiz ...

Testei diodo com teste de continuidade e o multímetro apitou. Fui pra cima de capacitores próximos a ele que apitaram. Retirei os ditos capacitores e apitaram. Curto ?!?! Naaadaaaaa ... apenas " carga negativa " carregada no capacitor. E lá fui eu gastar mais din din na compra de capacitores sem necessidade ....

Pelo menos os 2 capacitores que estavam embarrigados é que estavam com a capacitância muito baixa. Os outros novos que comprei é que foi sem necessidade.

Mas vou perguntar a vocês, qual a tolerância máxima para um capacitor ser considerado ruim ? 5% , 10% ou 20% ou depende do circuito onde ele está ?

Aprendo mas tomo prejuízos ...

EDIT.

Acabei de ver a tabela deste site:

https://www.mundodaeletrica.com.br/como-identificar-capacitores/

Por essa tabela, o capacitor de 330uF e 35V ( comprei 3 ), praticamente não pode ter tolerância pela codificação dele ( letra C o quarto caractere impresso no corpo dele ) e aqui a capacitância medida foi de 310uF a 340uF.

Postado

Recebi nesta semana 2 capacitores de 330uF 35V com uns 30% de capacitância a menos. Ainda neste mês de setembro instalei um transistor MOSFET em uma placa-mãe que depois de um ou dois dias de instalado e funcionando destruiu a placa.

Parece que não está valendo de nada comprar esse dito refugo das indústrias multinacionais instaladas na China.

Agora estou com receio de comprar o optoaclopador A817V 015 B na Aliexpress para um dos nobreaks. E ainda teria que comprar um lote de 50 deles. O @BCP aconselhou trocar os capacitores e o optoaclopador. Até agora troquei o ci LNK e 2 capacitores embarrigados e o no-break continua na mesma gastando um total de R$ 88,00.

O que acham ?

Nesta semana consegui recuperar uma fonte genérica velha para meus Pcs velhos usando capacitores de outras fontes velhas com defeito para ter como reserva e só não consegui recuperar outra que explodiu por imperícia minha ( acho que a serigrafia no local dos capacitores estava com os polos +/- trocados ... acreditam ???? ).

Com as dicas que vocês me passaram estou ficando esperto com as soldagens.

• Coordenador
Postado

@Henrique - RJ Como esta a situação desse circuito hoje, ele sequer oscila ou varia muito a tensão?

Compras pequenas não compensa ser feita pela internet, vá a uma loja de componentes em sua cidade e compre o foto acoplador lá...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

comprar o optoaclopador A817V

49 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

de outras fontes velhas com defeito

Você já tem a faca e o queijo na mão. A maioria esmagadora das fontes possui opto acoplador. Até mesmo algumas de carregador de celular que você deve ter alguns aí. 

Só 1 detalhe: é muuuuitoo raro um opto ser causa de defeito em fonte, mas vai quê...

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
9 horas atrás, .if disse:

Você já tem a faca e o queijo na mão. A maioria esmagadora das fontes possui opto acoplador. Até mesmo algumas de carregador de celular que você deve ter alguns aí. 

Só 1 detalhe: é muuuuitoo raro um opto ser causa de defeito em fonte, mas vai quê...

@.if agradeço pela tua ajuda mas se eu tirar esse opto de uma fonte eu não o danifico com a temperatura de 300°C do soprador ?

Estive vendo o data sheet de um semelhante e lá tinha o limite máximo de 250°C por 10 segundos.

Reparei que há formatos diferentes de opto em seus terminais.

10 horas atrás, BCP disse:

@Henrique - RJ Como esta a situação desse circuito hoje, ele sequer oscila ou varia muito a tensão?

Compras pequenas não compensa ser feita pela internet, vá a uma loja de componentes em sua cidade e compre o foto acoplador lá...

As lojas que vendem por aqui são longe e talvez não tenham esse opto.

Postado

@.if 

Verifiquei aqui em duas fontes danificadas que tenho que o opto é o EL718 e o 718. O do no-break é o A817V 015 B e não sei se poderia usar essas das fontes nele.

Quanto ao uso do soprador para fazer o serviço vi que poderia usar o ferro de solda mesmo pois as perninhas desse opto são bem próximas umas das outras e pingando um pouco de solda com a ponta do ferro e puxando com algum alicate de bico acho que consigo soltar sem usar muito calor.

@BCP 

Os 2 no-break agora não carregam mais as baterias. Do trafo para a bateria sai tensão que varia de 1,2V até 9V mais ou menos.

Postado

Estive lendo que a ponta do ferro de soldar de um Hikari de 25W chega a 401ºC. O ferro de soldar que uso é um tal de Eda de 40W.

Será que se eu usar a pasta de fluxo de solda Cobix antes de pingar a solda Cobix nos terminais do optoacoplador para soltar ele ou soldar eu consigo fazer tão rápido sem o danificar sabendo que sua temperatura limite é de 260ºC por 10 segundos ?

Com o soprador térmico e um optoaclopador novo acho que conseguiria instalar ele a uma temperatura máxima de 230ºC ou seja, com sucesso em poucos segundos como fiz com um MOSFET em uma placa-mãe de PC.

A situação me parece bem arriscada.

Postado
Em 27/09/2025 às 02:03, Henrique - RJ disse:

Estive lendo que a ponta do ferro de soldar de um Hikari de 25W chega a 401ºC.

Quando comprei o meu, dizia que era 320ºC.

O modelo de 35W. Esse é o que eu mais uso, acho que era 400ºC a temperatura dele. 

É difícil eu queimar componentes com ele. 

Será que se eu usar a pasta de fluxo de solda Cobix antes de pingar a solda Cobix nos terminais do optoacoplador para soltar ele ou soldar eu consigo fazer tão rápido sem o danificar sabendo que sua temperatura limite é de 260ºC por 10 segundos ?

Só com a solda já dá. 

O segredo está nessa ponta do ferro, se colocar uma boa vai melhorar muito. 

Talvez dê pra adaptar a ponta do hikari ou de outra marca que tenha uma ponta revestida. 

E isso aí de 260ºC é lá dentro do componente, demora muito mais que 10 segundos pra atingir essa temperatura lá dentro. 

Se o opto acoplador estiver com as perninhas limpas ou já estanhadas, não vai demorar mais que 10 segundos pra fazer tudo. 

Com o soprador térmico e um optoaclopador novo acho que conseguiria instalar ele a uma temperatura máxima de 230ºC ou seja, com sucesso em poucos segundos como fiz com um MOSFET em uma placa-mãe de PC.

Não use o soprador térmico pra componentes tipo PTH. O bom é um ferro de solda e um sugador de qualidade. 

Para smd, como não somos profissionais pode usar, mas tem que ter cuidado. Já estraguei componentes com o soprador. 

• Amei 1
Postado

@Renato.88

Eu acho que causei dano á placa de um desses nobreaks com o soprador térmico tentando ativar possiveis soldas frias nela pois esse no-break deixou de carregar as baterias.

Também acredito que irei danificar o opto com ferro de soldar só de encostar a ponteira a 400°C nos terminais e não devo comprar um lote de optos na Aliexpress por desconfiar muito da qualidade como aconteceu com transistor e capacitores da China.

Postado
2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Também acredito que irei danificar o opto com ferro de soldar só de encostar a ponteira a 400°C nos terminais

Não, isso não acontece assim. 

Pra queimar um componente desses com ferro de solda tem que aquecer por uma "eternidade". 

Postado

Vai ver que é o ci LNK364PN que instalei que é refugo de fábrica e que por isso a tensão fornecida á bateria é de em torno de 1V e não de 12V que seria o normal e nós pondo a culpa no optoacoplador e eu também no transistor ao lado.

Acho que não dá pra ficarmos feito cachorro correndo atrás do pŕoprio rabo se o próprio fornecedor das peças não garante a qualidade delas. Como escrevi antes, 2 capacitores de 330uF que comprei vieram com até 30% a menos de capacitância e um transistor MOSFET de placa-mãe de PC torrou o pcb após alguns dias de uso.

Pelo jeito, vou deixar esses 2 nobreaks aqui encostados para retirar peças deles quando necessário. Pelo menos aprendi a fazer soldas melhores graças ás dicas de vocês aqui do fórum.

Postado

Deixei a placa inteira de um dos nobreaks em curto de hardman que é o envolvimento dela em papel metalizado desses usados em cozinha pra ver como fica após uns 6 ou 7 dias. Da última vez que fiz isso piorou o estado dele mas fiz só por 3 dias.

O chato é que devo ter danificado alguma peça com o calor do soprador ao tentar reavivar as soldas dela pois esse no-break ( BE600N-BR ) deixou de carregar as baterias depois disso fornecendo menos de 12V no rabicho que conecta no positivo da bateria.

O outro no-break mais simples ( BE600H-BR ) está encostado e foi o que troquei o LNK e 2 capacitores pois continua não carregando as baterias. Pode ser o próprio ci novo de má qualidade, pode ser o opto como dito pelo @BCP, quem sabe um transistor que fica do lado, sabe-se lá ...

Acabei comprando um outro BE600N-BR usado, pela internet, por 210 reais ( com frete ) que disseram estar bom e estou esperando chegar. É para ter um de reserva ( SMS Manager II ) e ficar usando esse APC que possui uma proteção interna completa além de monitoramento por software mas está sendo um risco de comprar gato por lebre.

Postado

Atualizando ...

O BE600N-BR usado que comprei chegou e está funcionando bem, sem defeitos. O outro no-break de mesmo modelo que está com defeito continuo tentando reparar ele. Ainda não completaram os 7 dias de curto de hardman já que desconfio que a placa tenha se magnetizado antes por fazer o mesmo procedimento muito próximo do transformador que é um forte imã. A magnetização se assemelha áquela que fazemos ao querer magnetizar a ponta de uma chave de fendas ao deixar um imã por algum tempo encostado nessa ponta. Foi ao fazer isso pela primeira vez que o no-break passou a dar defeito.

O outro no-break mais simples ( BE600H-BR ) está encostado. Ele carrega e ás vezes descarrega a bateria como afirmei antes. Estou tentando comprar novamente pela terceira vez um ci LNK364PN que seja de qualidade garantida por desconfiar do mesmo ci que instalei nele.

Não posso ter pressa em consertar essas máquinas senão aumenta o risco de fracasso e os gastos só aumentam.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...