Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, recentemente eu venho notado uma lentidão exagerada no meu Windows, as vezes parece que estou usando um HD, hoje ao ligar o PC inclusive ele chegou a reiniciar sozinho e com bastante lentidão pra carregar o Windows, então decidi verificar as velocidades dele e descobri que as velocidades de escrita dele estão estão baixas que meu HD com 10 anos de uso está mais rápido, verifiquei a saude do SSD no crystaldiskinfo e constou 66% o que não é ruim, mas no hard disk sentinel ele apresentou 47% e um alerta de alguns erros, agora não sei em qual acreditar. Segue os prints:

Na ordem o print do SSD é o que tem a maior velocidade de leitura porém a escrita esta baixíssima, em seguida tem o print do HD para comparação e o print do HD sentinel.

Alguém sabe me dizer se posso condenar meu SSD?

Desde ja obrigado!

IMG-20260319-WA0000.jpg

IMG-20260319-WA0002.jpg

IMG-20260319-WA0001.jpg

Postado

Pode não ser ele morrendo, e sim com pouco espaço vazio mesmo, tem um teste aqui no CdH que mostra que pode sim ter uma queda de desempenho mesmo, em alguns casos e modelos, e outros posts do pessoal comentando que quando abaixa de 20% livre começa a ficar notável.

Em resumo, ou você libera o espaço apagando coisas que não usa mais, usa seu HD Sata junto pra mover arquivos como vídeos, fotos, documentos, a pasta de downloads que não precisam de tanta velocidade, ou prepara o bolso nessa crise de memória e faz o upgrade para um disco maior.

Um programa que mostra o uso de cada pasta individualmente no disco e que pode ajudar a te mostrar onde estão os maiores arquivos é o WinDirStat.

• Membro VIP
Postado

@dudaskank  Isso depende bastante do modelo do SSD, creio eu. 

@Fael727  Você deve testar o SSD com algum programa. Um tempo atrás eu usava o DataLifeGuard da WD.

Qual o seu SSD?

Você pode verificar os serviços e programas que iniciam com o Windows.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Fael727 disse:

Já sim, eu não utilizaria mas ele na máquina, faria um backup de todos os arquivos pra um armazenamento externo e trocaria por um novo.

Qual o modelo dele? Quanto tempo de uso? 

Se não puder trocar agora, pelo menos exclua alguns arquivos que não for usar mais, pra ele ficar com pelo menos 75% do espaço sendo utilizado. Com essa quantidade de setores ruins não tem muito o que fazer.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Fael727 disse:

Fala pessoal, recentemente eu venho notado uma lentidão exagerada no meu Windows, as vezes parece que estou usando um HD, hoje ao ligar o PC inclusive ele chegou a reiniciar sozinho e com bastante lentidão pra carregar o Windows, então decidi verificar as velocidades dele e descobri que as velocidades de escrita dele estão estão baixas que meu HD com 10 anos de uso está mais rápido, verifiquei a saude do SSD no crystaldiskinfo e constou 66% o que não é ruim, mas no hard disk sentinel ele apresentou 47% e um alerta de alguns erros, agora não sei em qual acreditar. Segue os prints:

Na ordem o print do SSD é o que tem a maior velocidade de leitura porém a escrita esta baixíssima, em seguida tem o print do HD para comparação e o print do HD sentinel.

Desde ja obrigado!

IMG-20260319-WA0000.jpg

IMG-20260319-WA0002.jpg

IMG-20260319-WA0001.jpg

Instale o Defraggler e faça uma análise rápida nesse SSD, por favor.

Nos mande um print do resultado da análise do Defraggler depois, por favor.

Postado

O SSD em questão é um Western Digital Green de 240GB com 3 anos e meio de uso.

Venho notado uma lentidão que as vezes parece que o Windows está em um HD

Estou relutante em formatar pois tenho muitas coisas no meu Windows que um backup seria complicado ou desorganizado, mas sera que formatação poderia resolver? Em uma hipótese que o Windows esteja causando a lentidão?

@Gabriel URealizei a análise do disco com Defraggler

Captura de tela 2026-03-19 113655.png

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Fael727 disse:

O SSD em questão é um Western Digital Green de 240GB com 3 anos e meio de uso.

Venho notado uma lentidão que as vezes parece que o Windows está em um HD

Estou relutante em formatar pois tenho muitas coisas no meu Windows que um backup seria complicado ou desorganizado, mas sera que formatação poderia resolver? Em uma hipótese que o Windows esteja causando a lentidão?

@Gabriel URealizei a análise do disco com Defraggler

Captura de tela 2026-03-19 113655.png

Quanto a esse resultado do Defraggler: pelo amor do Santo Deus.

Amigo, seu SSD está com fragmentação severa de arquivos. Mais de 500 mil fragmentos de arquivos estão colocando latência e esforço desnecessário na sua controladora do SSD.

Em resumo, há duas coisas que você precisa fazer:

1. Liberar mais espaço no SSD;

2. Desfragmentar os arquivos, usando o espaço sobressalente.

• Amei 1
Postado
13 minutos atrás, Gabriel U disse:

Quanto a esse resultado do Defraggler: pelo amor do Santo Deus.

Amigo, seu SSD está com fragmentação severa de arquivos. Mais de 500 mil fragmentos de arquivos estão colocando latência e esforço desnecessário na sua controladora do SSD.

Em resumo, há duas coisas que você precisa fazer:

1. Liberar mais espaço no SSD;

2. Desfragmentar os arquivos, usando o espaço sobressalente.

Eu fiz a otimização do defraggler e ficou do mesmo jeito.
Já liberei espaço nele, ontem havia 30gb livres e hoje misteriosamente o windows já iniciou com 20gb apenas.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Fael727 disse:

Eu fiz a otimização do defraggler e ficou do mesmo jeito.
Já liberei espaço nele, ontem havia 30gb livres e hoje misteriosamente o windows já iniciou com 20gb apenas.

Calma, otimização não.

Você não precisa "otimizar" o seu SSD. Mas sim desfragmentar, como se ele fosse HD mesmo. Você precisa usar o algoritmo do Defraggler pra reorganizar fisicamente os arquivos no disco. E antes disso:

1. Abra o CMD como Administrador e digite powercfg -h off;

2. Pressione Windows + R e digite services.msc;

3. Localize os serviços seguintes: Windows Update, Windows Search, e Sysmain.

4. Um por um, selecione-os para abrir as Propriedades, clique em Parar, e mude o Tipo de Inicialização para Desativado;

5. Pressione Windows + R e digite Temp (pressionando Enter);

6. Pressione Ctrl + A pra selecionar tudo e Shift + Del pra deletar permanentemente;

7. Repita os passos 5 e 6 com as seguintes pastas: %temp%prefetch.

8. Volte ao Defraggler, e entre na File List (lista de arquivos);

9. Organize os arquivos por tamanho.

10. Selecione os menores, e desfragmente eles primeiro, até chegar aos maiores.

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, ZenixGC disse:

@Fael727 Conforme disse o Gabriel U, desfragmente o SSD (mesmo que isso não seja recomendado).

Geralmente, não é mesmo.

Mas, nesse caso, a desfragmentação é tão alta que vai introduzir a necessidade de mais ciclos de leitura e escrita até que os arquivos sejam localizados. Nesse caso específico, a desfragmentação vai ajudar o SSD, e o consumo de ciclos de Leitura e Escrita vai ser menor do que mantê-lo nesse estado.

Exemplos aqui no fórum: Caso 01, Caso 02, Caso 03.

Postado

Atualização: Já desfragmentei, liberei espaço e não importa nada do que eu faço, a escrita do SSD continua em 50mb/s, estou começando a achar que o problema é ele mesmo, a única coisa que me resta agora é formatar o PC, mas eu to com 99% de certeza que o SSD tá com algum problema, pois ele apresenta escrita baixa e as vezes a leitura dele também oscila, independente do quão cheio ele esteja, a escrita é sempre péssima.

Edit: Usei um outro programa para medir desempenho, lembrando SSD com 40gb livres, desfragmentado, e o resultado foi totalmente absurdo, ele piorou do primeiro dia do post até agora.

WhatsApp Image 2026-03-22 at 15.13.45.jpeg

Postado
17 horas atrás, Fael727 disse:

a escrita do SSD continua em 50mb/s

A escrita sequencial dele também está bem fraquinha, já mexi em alguns discos rígidos mais antigos com resultados muito melhores, esse tempo de escrita também está gigantesco.

a única coisa que me resta agora é formatar o PC

Pode até formatar, mas acho difícil de resolver, a não ser que tenham muitos arquivos corrompidos do próprio sistema, mas parece mais um erro físico do que qualquer outra coisa.

ele piorou do primeiro dia do post até agora.

Pode ser que ele esteja se desgastando tanto a ponto de perder vida útil com esses testes, eu não faria mais nenhum a partir de agora, já deu pra ver que ele ta bem no fim da vida, recomendo substituir por um Crucial BX500 ou Kingston NV2, não vale a pena continuar utilizando ele, pode ser que ele mande outros arquivos do Windows de vala. A própria WD Green é uma linha de entrada com durabilidade pequena.

Postado
2 horas atrás, lbastos disse:

A escrita sequencial dele também está bem fraquinha, já mexi em alguns discos rígidos mais antigos com resultados muito melhores, esse tempo de escrita também está gigantesco.

Pode até formatar, mas acho difícil de resolver, a não ser que tenham muitos arquivos corrompidos do próprio sistema, mas parece mais um erro físico do que qualquer outra coisa.

Pode ser que ele esteja se desgastando tanto a ponto de perder vida útil com esses testes, eu não faria mais nenhum a partir de agora, já deu pra ver que ele ta bem no fim da vida, recomendo substituir por um Crucial BX500 ou Kingston NV2, não vale a pena continuar utilizando ele, pode ser que ele mande outros arquivos do Windows de vala. A própria WD Green é uma linha de entrada com durabilidade pequena.

Pois é, no início até achei que poderia ser Windows corrompido ou qualquer coisa que não seja física, mas ele tá realmente muito ruim, ele liga todos os dias e da boot no PC mas ele continua lentíssimo. O estranho é que ele tem 35TB escritos até hoje e a própria WD garante 80TB, não cheguei nem na metade com 3 anos de uso, esperava que durasse pelo menos uns 5 anos.

Postado

@ZenixGC Sabe indicar algum modelo de SSD que dure mais que o que ele usa atualmente? Só pra não ter que se preocupar com perda de dados e tal.

3 horas atrás, Fael727 disse:

estranho é que ele tem 35TB escritos até hoje e a própria WD garante 80TB

Tenho certeza que a quantidade real que o SSD aguenta é bem menos do que isso, você pode até continuar usando, mas vai chegar uma hora que o controlador morre de vez e a BIOS nem reconhece mais.

Pesquisei mais sobre esse modelo em específico, usam componentes com tolerância menor pra erros e células de baixa qualidade, enfim, o resultado chegou, infelizmente.

Postado

Eu acabei de perceber que ele perdeu 1% de saúde no CrystalDiskInfo apenas por ficar ligado com o Windows rodando ocioso por 2 horas, estava 64 e agora já está em 63, enfim acho que dessa semana não passa, precisarei comprar outro.
Quanto a modelos, cheguei a avaliar 2 opções um Adata sata de 500gb por cerca de 500 reais e um também Adata NVMe de 500gb por quase 600 reais, a dúvida é, esses também são de baixo custo, mas seria pelo menos mais confiáveis que os WD Green?

• Membro VIP
Postado
Em 19/03/2026 às 00:52, Fael727 disse:

A condenação de morte do SSD é relativa a forma como o usuário enxerga a situação.

Para quem necessita de alta performance e confiabilidade, qualquer sinal de saúde ou aviso de SMART já é o suficiente para tirar o SSD da linha de frente e passar a usar ele em tarefas não importantes ou vender ou descartar.

Para usuários menos exigentes e que não se importam em perder dados, vai usando até não dar mais.

Minha sugestão é algo intermediário; assim que providenciar um SSD novo e estiver rodando tudo certo, com todos os seus dados salvos, separe o WD para a bateria de testes e conforme o resultado, você dá um destino a ele.

Primeiro apague tudo, tipo algum programa (Exemplo DiskGenius) para remover as partições ou escrever zeros só no começo, de forma que ele fique como deve ter vindo de fábrica, pronto para ser formatado e usado.

Depois rode o aplicativo do fabricante fazendo um print do resultado.

Na sequência faça um exame de superfície e print do resultado.

E também um print do desempenho.

Por fim o print do CrystalDisk.

Serão quatro resultados para serem analisados:

1- do fabricante que deve dizer que está tudo certo sem problema algum e se existe ou não firmware de atualização.

2- situação da superfície ou quantidades de setores defeituosos, Bads.

3- situação do desempenho.

4- situação da saúde.

Com base na sua análise destes resultados, você decide se assina ou não o atestado de óbito dele. Lembrando que mesmo estando realmente morto, ainda existe a possibilidade de usar uma MPTool para reverter a situação.

Na parte de qual SSD novo deve comprar, eu não dou sugestão.

• Curtir 1
Postado

Acabei me decidindo e comprei outro para substituir, não iria confiar mais nesse de qualquer maneira, no entando, vou fazer o que o amigo disse por último, após concluir a transferência do meu sistema para o novo SSD, irei manter o atual e problemático como armazenamento secundário e ver até onde ele aguenta, acredito que usando ele como um armazenamento de dados sem tanta importância e principalmente sem estar rodando o Windows nele, ele ainda pode ser útil por algum tempo.

• Curtir 2
Postado

@ZenixGC Eu peguei um Kingston nv3 500gb NVMe, me chamou atenção pois estava quase o mesmo preço do Adata de 512gb tambem NVMe porém com velocidades de leitura e gravação superiores.

• Curtir 1
Postado

Deu tudo certo, chegou já clonei o disco e está rodando o Windows perfeitamente, usei o KSM e listou o atual Kingston que tenho instalado e também o novo, obrigado!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Fael727 Boa noite

No meu serviço um SSD kingston começo a fica lento, lento, lento pior que HD até que um dia não estava nem mais reconhecendo pela placa-mãe.

Sorte que eu tinha backup do conteuda dessa SSD.

Depois peguei um outro SSD da adata que estava com comportamente meio estranho, sempre que ligava o PC, estava sempre fazendo verificação de disco, e fora as travadinha de leve.

Rodei cristal disk info e achou um 53 bad block então já troquei antes da SSD para de ver.

Você pode fazer todos os procedimentos que os colega falaram, mais não use mais essa SSD com unidade principal e nem armazene informações importantes.

• Rio McCloud alterou o título para SSD Western Digital Green com baixa velocidade de escrita

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...