Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema para medir o consumo do PC!


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal

Essa questão de quanto consome um PC é muito discutida aqui. Surgem informações e "dicas" de todo tipo. Para tentar diminuir as dúvidas de muitos colegas, resolvi postar um esquema não tão complicado, que serve para medir com certa precisão, o consumo real do PC completo. Vamos começar com o esquema em si. Vejam a imagem abaixo.

esqmedir17ex.th.jpg

Para a execução deste procedimento, serão necessários:

- um plug de tomada(macho) e outro tipo fêmea;

- 1 metro de fio ou cabo de bitola 1.5mm²(mínimo);

- 1 multímetro com escala para medir no mínimo 2A em AC. Os digitais de boa qualidade, podem medir até 10A.

Obs. Opcionalmnte, pode-se optar por usar um amperímetro de ferro móvel com escala de no mínimo 5A. Não é aconselhavel escolher um modelo de alta corrente, já que, trabalhando com corrente da ordem de 1.5A à 3A, a precisão é muito baixa.

Não mostro como acoplar o multímetro em escala de corrente(amperímetro), pois cada um pode fazer da maneira mais prática que lhe convier. Entretanto, recomendo certa cautela, para evitar curto circuito, choque elétrico ou danos aos equipamentos! Ou seja, se não souber fazer, não tente sem a ajuda de alguém que saiba!

Este processo é muito mais preciso do que usar aquele procedimento mostrado pelo link onde é colocado a configuração do PC e obtêm-se o resultado. Aquilo lá não é medição, é estimativa! O processo descrito aqui, é MEDIÇÃO REAL! Pode ser usado para medir o consumo do PC em full, idle ou em qual quer uso que desejar. O valor obtido terá sempre uma ótima precisão.

Para mostrar que realmente, muitos usuários acreditam em PCs que consomem 400W ou mais, deixo a medição feita com o meu PC(vide assinatura).

Medição realizada nas seguinte situações:

Executando o 3DMark2001SE:

Imax = 1.39A no teste do Nature.

Imed = 1.25A(valor visualizado mais vezes).

V = 213.7V

Pmed = 213.7 x 1.25 = 267W

Pmax = 213.7 x 1.39 = 297W<<<<<<<<<<

Em condição normal, com desktop mostrando a página do forum:

Imax = Imed > P = 213.7 x 1.12 = 239.W

Com Proteção de tela ATIVA:

P = 213.7 x 1.09 = 232W

Lembro que estes valores incluem o consumo do MONITOR de 17".

Conclusão!

O consumo do meu PC, durante um programa gráfico pesado(game) em execução, não passa de 297 - 85(monitor) = 212W

Esse é o valor médio que considero estar consumindo da fonte, durante um game!

>>>>>212W<<<<<

Quem quiser confrontar com o que seria mostrado pelo link(estimativa), basta lançar o hardware da assinatura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pela iniciativa Meiraneto. Com certeza vai ajudar algumas pessoas. É uma pena que pra mim não seja estão util, pois não intimidade nenhuma com esses aparelhos e consequentemente medo de queimar alguma peça...

Mas acho que aquela formula que voce passou, ja deu pra resolver a maior parte do problema. Pena não ter software que calcule o consumo real do PC. E esses no-breaks que medem o consumo devem ser muito caros!!!

Mais uma vez, obrigado a ajuda que você tem prestado a todos do forum!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Meiraneto, o tópico é antigo, mas ainda é válido. No caso, além do consumo do micro e monitor também tem o consumo do no-break.

Uma sugestão seria usar esse procedimento item por item (CPU, monitor, impressora, etc.) para só depois somar os valores.

O valor medido será em VA (volt-amperes). Se a fonte do micro tiver PFC ativo como a sua ST-400WAP, pode-se considerar que seja em W (watts) diretamente, mas se for uma fonte simples, sem PFC ativo, é necessário multiplicar o valor medido por um fator próximo a 0,60.

Ex.: medindo apenas a CPU tivemos 2,13 A e 121 V no multímetro

Se for fonte com PFC ativo bastaria fazer 2,13 x 121 = 258 W

Se for fonte sem PFC bastaria fazer 2,13 x 121 x 0,6 = 154 W

Obs.: o exemplo acima foi apenas para exemplificar; se fossem usadas duas fontes de mesma eficiência, uma com PFC ativo e outra sem, teríamos valores diferentes de corrente medida, mas com resultado próximo no valor da potência em watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade, o método é apenas ilustrativo, pois fica muito arriscado para quem não domina a eletricidade e ainda, fica impraticável para quem não usa nobreak.

É que sem nobreak, seria necessário ligar o PC já com a armenga montada e assim, pode haver algum problema de conexão do amperímetro ou multímetro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

sou leigo nesse assunto, mas eu também gostaria de saber quanto meu computador gasta de energia quando está "em uso", ou seja, deixo somente a parte da CPU ligada. O monitor ficará desligado. Como eu poderia saber quanto a CPU está gastando em determinada operação, tipo: usando a rede de compartilhamento de arquivos, somente.

Detalhe: a tensão aqui em casa é de 127V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para facilitar a vida, para quem tem algum uso intenso dessas medidas. Só opera em 120 Volta AC e mede potência até 1.875 Watts..

https://www.pluginformatica.com.br/loja/produto.php?loja=10&IdProd=5053

Comprei um no e-bay, ficou um pouco mais barato, mas tem riscos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alicate amperímetro não seria melhor e menos arriscado para quem não domina eletricidade?

porque não vai ter fio desencapado é so colocalo no fio da tomada o alicate e saber quantos ampers esta passando será d muita ajuda para quem não sabe mexer com multi-teste porque alica amperímetro é mas fácil d colocar na escala.

espero ter ajudado a alguem abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O alicate amperímetro, se for dos comuns, poderá apresentar falta de sensibilidade na medida de correntes baixas, da ordem de Ampere, e também apresentará um desvio significativo a maior nas medidas com fontes sem PFC ativo, tornando o resultado não confiável. Em fontes que contemplem esse PFC ativo, a medida de corrente será bastante confiável..

Para que essa medida fosse incondicionalmente confiável esse alicate teria que contar com a função de medidas "True RMS" , o que encarece bastante o medidor..

O Kill-a-Watt mede tanto Watts quanto VA, e além disso mede o Fator de Potência..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram, o alicate amperimetro é bem mais seguro para fazer tal medição. Aos que forem usar o multimetro, muito cuidado, pois multimetros não foram feitos para medir corrente por um período longo. Alguns tem o aviso de "10s Max" que significa 10segundos com corrente passando por ele. Mais tempo que isso, ele pode aquecer muito e seus fios derreterem e darem curto. Alguns aguentam mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!