Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Escolher um Athlon XP, Semprom ou A64 Socket754


Visitante

Posts recomendados

Postado Originalmente por pontes@27 de abril de 2005, 23:22

olá pessoal, bem ja que todos estão falando de Athlon XP... tenho uma duvida interessante....

tenho um xp e quando colocou no placa-mãe e ligo o micro so o reconhece como Athlon e não como athlon XP

nele diz q é 2400+ 2ghz... ai entro no setup e o multiplico para ficar a 2ghz ai na janela do Sistema do windows e quando liga o pc aparece:

ATHLON 2000GHZ E Funciona a temperatura de 40-45 graus com cooler de aluminio..

Gostaria de saber porque acontece isso? ja testei em outras placas mesmo defeito.. porque será?

AXDA2400DKV3C    9803896765072

AIUCA0325XPAC    1999

Se alguem souber me ajude obrigado....

se quiser colocou uma foto dele grande para poder ver os ele perfeitamente..

você ja olhou se o jumper na mother ou na bios não tá setado pra fsb 100 em de fsb 133. Eu fiz o teste no meu XP1700+ e se deixo o fsb 100 ele diz ATHLON 1467GHZ, aí se mudar pra fsb133 ele volta a aparecer como ATHLON XP1700+.

Sei que é ridiculo dizer isso, mas as vezes acontece !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pontes@27 de abril de 2005, 23:22

olá pessoal, bem ja que todos estão falando de Athlon XP... tenho uma duvida interessante....

tenho um xp e quando colocou no placa-mãe e ligo o micro so o reconhece como Athlon e não como athlon XP

nele diz q é 2400+ 2ghz... ai entro no setup e o multiplico para ficar a 2ghz ai na janela do Sistema do windows e quando liga o pc aparece:

ATHLON 2000GHZ E Funciona a temperatura de 40-45 graus com cooler de aluminio..

Gostaria de saber porque acontece isso? ja testei em outras placas mesmo defeito.. porque será?

AXDA2400DKV3C    9803896765072

AIUCA0325XPAC    1999

Se alguem souber me ajude obrigado....

se quiser colocou uma foto dele grande para poder ver os ele perfeitamente..

Os XP 2400+ AIUCA não sao aqueles 1700+ remarcados???

Morpheus, minha duvida é a seguinte:

Um Sempron a 200x10 tem o mesmo desempenho de um XP em 200x10??? considerando processadores que tenham caches iguais... :wacko::wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AgenteZua@07 de julho de 2005, 19:43

Os XP 2400+ AIUCA não sao aqueles 1700+ remarcados???

Morpheus, minha duvida é a seguinte:

Um Sempron a 200x10 tem o mesmo desempenho de um XP em 200x10??? considerando  processadores que tenham caches iguais...  :wacko:  :wacko:

Sim, resumindo o sempron é o athlonxp camuflado. nesse caso é o mesmo desempenho sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Donkeyman@04 de julho de 2005, 20:49

Olá amigos,

Entrei no setup do meu micro e configurei o clock para @2300, que é uma das opções do setup. Atualmente esta configurado para @1917. Quando reinicio a máquina, ela entra na tela de modo de segurança e quando seleciono a opção "RESTAURAR ÚLTIMA CONFIGURAÇÃO VÁLIDA", a máquina reinicia e volta para a mesma tela. Tenho que voltar na tela do setup e configurar para o clock de @1917 novamente, para a máquina voltar a funcionar.

Veja alguma informações que já postei neste tópico para ajudar:

1) -  No setup só consigo mudar o FSB;

2) - Vejam como está o setup:

CPU Speed = 1917 Mhz (tenho 4 opções: 1150, 1533, 1917 e 2300)

CPU Frequency Multiple = 11.5x (não consigo alterar aqui)

CPU External Frequency (Mhz) = 166X33 (não consigo alterar aqui)

Memory Frequency = Auto

CPU Vcore Setting = Auto

CPU Vcore = 1.650V (No PC Probe está mostrando 1,744)

3) - Se eu mudo CPU Speed para 2300 Mhz, a CPU External Frequency (Mhz) muda para 200X33.

4) - O núcleo é Barton. Bios 1008 beta.

AXDA2600DKV4D Z408266C40963

KQYHA0412WPDW

Porque não consegui configurar o clock para opção de 2300 que o próprio processador disponibiliza?

Obrigado.

Alguém saberia me dar uma dica de porque não estou conseguindo mudar o clock da minha máquina?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@30 de maio de 2005, 12:25

Tbred A geralmente não são processadores bom de overclock.. mais é questão de testar ..

valeu iky_the_cat

aí Morpheus, muito bom o tópico... muito didatico...

Cara to tentando da um oc no xp2000+ tbred A... só que não consegui passar de 1800mhz com, pasme, vcore de 1,75, ainda sim ele não aguenta 20 min de jogos pesados... tentei 1840 com multiplicador em 12,5x/fbs 147, com vcore ate 1,8v... tambem não aguentou mais de 20 min de stress... a temperatura não passa de 56ºC medida pelo everest e pelo asus probe... Não tentei mais do que isso por que tenho medo de perder minha a7n8x-e deluxe e/ou minha 6600gt na brincadeira... minhas memorias sao genericas (chips samsung) 2x 256(512) pc2700 ddr333 (deixo em auto na bios)...

tenho planos de trocar minhas Ram para ddr400 Corsair e depois meu processador para um mobile 2600, mobile 3000 ou semptron 3000... não sei qual desses, mas pelo que li o mobile 2600 é o melhor para socket A.

Tens alguma sugestao para essa configuração atual... achas que conseguiria estabilidade aumentand ainda mais o vcore? alguma configuração especifica para a memoria? Achas que é excesso de zelo com a placa-mãe e com a vga, ja que a placa-mãe tem pci lock (eu acho)...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AgenteZua+08 de julho de 2005, 21:57-->
Esse Sempron aqui é bom de over???

SDA2400DUT3D E105802BS0899

BCXJB0507FMA

pelo o que eu andei pesquisando tem gente conseguindo bons resultados com processador dessa série..

Se você conseguir procura processadores Athlonxp Mobile pois seria melhor..

Postado Originalmente por Donkeyman@10 de julho de 2005, 01:05

Alguém saberia me dar uma dica de porque não estou conseguindo mudar o clock da minha máquina?

Obrigado.

Não é todo processador que consegue isso..

faça o seguinte, se e unão me engano abaixo do fsb do seu processador tem a opção system performance, ( mude ela para user define) que vai liberar para você mudar em 1 em 1 a freqüência do seu processador..

assim vai tentando aos poucos e ve até onde você chega.

marcusseco@10 de julho de 2005, 16:32

aí Morpheus, muito bom o tópico... muito didatico...

Cara to tentando da um oc no xp2000+ tbred A... só que não consegui passar de 1800mhz com, pasme, vcore de 1,75, ainda sim ele não aguenta 20 min de jogos pesados... tentei 1840 com multiplicador em 12,5x/fbs 147, com vcore ate 1,8v... tambem não aguentou mais de 20 min de stress... a temperatura não passa de 56ºC medida pelo everest e pelo asus probe... Não tentei mais do que isso por que tenho medo de perder minha a7n8x-e deluxe e/ou minha 6600gt na brincadeira... minhas memorias sao genericas (chips samsung) 2x 256(512)  pc2700 ddr333 (deixo em auto na bios)...

tenho planos de trocar minhas Ram para ddr400 Corsair e depois meu processador para um mobile 2600, mobile 3000 ou semptron 3000... não sei qual desses, mas pelo que li o mobile 2600 é o melhor para socket A.

Tens alguma sugestao para essa configuração atual... achas que conseguiria estabilidade aumentand ainda mais o vcore? alguma configuração especifica para a memoria? Achas que é excesso de zelo com a placa-mãe e com a vga, ja que a placa-mãe tem pci lock (eu acho)...

Abraço...

Amigo,

tenta atualizar a bios da sua placa por essa dai..

http://www.senorpanadero.net/uploader/user...012-Emod_2T.zip

ela vai te ajudar no overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Sempron aqui é bom de over???

SDA2400DUT3D E105802BS0899

BCXJB0507FMA

*

pelo o que eu andei pesquisando tem gente conseguindo bons resultados com processador dessa série..

Se você conseguir procura processadores Athlonxp Mobile pois seria melhor..

Qual parte exatamente dos numeros da serie indicam que o processador é bom??

SDA2400DUT3D; E105802BS0899 ou BCXJB0507FMA???

è que o cara ta vendendo por 199,00

Acho que não tem Mobile por esse preco ne...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@10 de julho de 2005, 22:48

tenta atualizar a bios da sua placa por essa dai..

http://www.senorpanadero.net/uploader/user...012-Emod_2T.zip

ela vai te ajudar no overclock.

Puts cara... nem mudou muito... alias mudou nada não... coninuo precisando de muita tensão para minimo ganho em clock... agora pouco reiniciou com vcore = 1,775v (1,825 a 1,84 no asus probe) e em 11 x 166 = 1830... não quis subir o fsb alem disso por causa da minha RAM (ddr333 = clock padrão 166 certo? - teoricamente ficaria mais instavel acima disso, certo?)... agora to com ele em 166 x 10,5... pr ver se fica estavel... se não ficar vou começar a baixar o fsb e quem sabe aumentar o multiplicador... isso tud a 1,775v...

Esse tbrend A é um lixo pra over mesmo...

Qual processador recomendas para secket a? mobile ou semptron?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcusseco@11 de julho de 2005, 19:28

Puts cara... nem mudou muito... alias mudou nada não... coninuo precisando de muita tensão para minimo ganho em clock... agora pouco reiniciou com vcore = 1,775v (1,825 a 1,84 no asus probe) e em 11 x 166 = 1830... não quis subir o fsb alem disso por causa da minha RAM  (ddr333 = clock padrão 166 certo? - teoricamente ficaria mais instavel acima disso, certo?)... agora to com ele em 166 x 10,5... pr ver se fica estavel... se não ficar vou começar a baixar o fsb e quem sabe aumentar o multiplicador... isso tud a 1,775v...

Esse tbrend A é um lixo pra over mesmo...

Qual  processador recomendas para secket a? mobile ou semptron?

é fazer o que..

o que você pode tentar é talvez reduzir o clock da sua memória . pois ela é ddr333 sendo assim pode ser ela que não esta ajudando a subir o clock alem de 166mhz.

faça o seguinte, la na bios da sua placa tem uma configuração da memória que da para você deixar em 83% a freqüência dela.

dai ela não ira subir junto com o clock do processador.

espero que de certo, teste ai e veja o que acontece. Se caso não der resultado infelizmente seu processador é preguiçoso, e não levanta mais do que isso.

se você pode eu recomendo o mobile, ja se tiver mais grana recomendo você ja fazer um upgrade na sua maquina..

pois existe o processador sempron 3100+ que custa praticamente o mesmo preço do mobile.. assim você compra junto uma placa mãe socket 754 e faz overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@11 de julho de 2005, 20:55

é  fazer o que..

o que você pode tentar é talvez reduzir o clock da sua memória . pois ela é ddr333 sendo assim pode ser ela que não esta ajudando a subir o clock alem de 166mhz.

faça o seguinte, la na bios da sua placa tem uma configuração da memória que da para você deixar em 83%  a freqüência dela.

dai ela não ira subir junto com o clock do processador.

espero que de certo, teste ai e veja o que acontece. Se caso não der resultado infelizmente seu processador é preguiçoso, e não levanta mais do que isso.

se você pode eu recomendo o mobile, ja se tiver mais grana recomendo você ja fazer um upgrade na sua maquina..

pois existe o processador sempron 3100+ que custa praticamente o mesmo preço do mobile.. assim você compra junto uma placa mãe socket 754 e faz overclock.

Cara, pior é que acabei de comprar essa placa-mãe... não faz 1 mes... não inh grana pra trocar o processador... só que ai apareceu uma graninha agora...

é verdade que o mobile 2600 seria melhor que o mobile 3000?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcusseco@11 de julho de 2005, 20:10

Cara, pior é que acabei de comprar essa placa-mãe... não faz 1 mes... não inh grana pra trocar o processador... só que ai apareceu uma graninha agora...

é verdade que o mobile 2600 seria melhor que o mobile 3000?

em relação de overclock sim, o mobile 2600+ é bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@11 de julho de 2005, 21:25

em relação de overclock sim, o mobile 2600+ é bem melhor.

Cara consigui ficar bem esavel com 10,5 x 166 (1743mhz) / vcore 1,775v... e melhorou o desempenho da minha memoria que esta em by spd (166)... o micro parece que ganhou muito mais desempenho do que os 77mhz... acho que porque o fbs esta na mesma freqüência das memorias... tem fundamento? joguei durante um bom tempo btfd2 sem travar e com grande desenvoltura...

vou tentar um pouco mais de fbs... com o clock da ram na mesma... vou postar em seguida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcusseco@11 de julho de 2005, 22:33

Cara consigui ficar bem esavel com 10,5 x 166 (1743mhz) / vcore 1,775v... e melhorou o desempenho da minha memoria que esta em by spd (166)... o micro parece que ganhou muito mais desempenho do que os 77mhz... acho que porque o fbs esta na mesma freqüência das memorias... tem fundamento? joguei durante um bom tempo btfd2 sem travar e com grande desenvoltura...

vou tentar um pouco mais de fbs... com o clock da ram na mesma... vou postar em seguida...

é cara... tentei uns quebradinhos de fsb a mais... até aceitou, mais o desempenho não ficou estão bom quanto com fsb 166...

tentei 200 de fsb com multilicador 9... nem ligou... aumentei o vcore para 1,8v (no asus probe e no everest le como 1,85v) e em fsb 200 nada... voltei pro 166 x 11 e deixei o vcore em 1.8v (1,85 reais)... to rodando a captura de tv... e escrevendo aqui... isso da 97% de uso da cpu... vamos ver como fica...

existe chance de danificar mnha placa-mãe nesta tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcusseco@11 de julho de 2005, 22:15

é cara... tentei uns quebradinhos de fsb a mais... até aceitou, mais o desempenho não ficou estão bom quanto com fsb 166...

tentei 200 de fsb com multilicador 9... nem ligou... aumentei o vcore para 1,8v (no asus probe e no everest le como 1,85v) e em fsb 200 nada... voltei pro 166 x 11 e deixei o vcore em 1.8v (1,85 reais)... to rodando a captura de tv... e escrevendo aqui... isso da 97% de uso da cpu... vamos ver como fica...

existe chance de danificar mnha placa-mãe nesta tensão?

não, pode usar.. com uma boa ventilação pode usar sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcusseco@13 de julho de 2005, 22:50

e 1,85v (1,88-1,9v) no asus probe... será que tento? muito arriscado? em 1,8 fica em 56ºC...

não.. no dia a dia 1.75V é o ideal! mais do que isso só com uma boa ventilação ( mesmo assim não recomendo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu XP2400+ passa a dar erro no prime95 quando coloco em 180MHz (12x). Com 200MHz então, nem da o boot.

O que fazer??? aumentei a tensão do processador e da memoria e não resolveu... ate quanto posso aumentar sem riscos??

As voltagens padrão sao 1.6V na CPU e 2.5 na MemoV. Tambem tem a voiltagem do chipset mas eu não mexi... pra que serve??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morpheus queria uma ajuda sua com relação a coolers.

Pretendo fazer um overclock em meu semprom 2400+ instalado em uma ECS KM400M2

qual desses coolers seria melhor: Volcano 12 ou Zalman CNPS7000B-###.

E qual seria em teoria o overclock maximo q eu conseguiria com essa placa ?

Pois pretendo comprar em breve uma ABIT . :unsure::unsure::sne::unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal!

Negocio é o seguinte , tenho um semprom 2400+ (1667) numa placa mãe A7n8x-e deluxe, bem ouvi dizer que os semprom tem o multiplicador travado ...porém o meu da pra colocar ate em 14x.... coloquei esses dias em 12x e ele virou um @2000 na boa... mas acontece que sou meio "*****" pra fazer over..tenho medo de queimar algo e tal... usei um pouco assim e depois de unstestes no sandra e de notar que o pc ficou muito melhor assim coloquei no clock original ...

Gostaria de saber se meu sistema é tranquilo pra fazer overclock, ate quanto eu devo colocar de forma segura e o que tipo de problemas posso ter fazendo esse over ...

Minha configuração é :

Placa mãe asus a7n8x-e deluxe , 2x 512 ddr 333 de ram , semprom 2400 , fonte seventeam 420w reais , cooler de athlom xp 2200+ + 4 coolers no gabinete.

Temperatura media do sistema funfando com o clock normal :

Processador :33°

Placa mãe :17°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AgenteZua+14 de julho de 2005, 14:28-->
Meu XP2400+ passa a dar erro no prime95 quando coloco em 180MHz (12x). Com 200MHz então, nem da o boot.

O que fazer??? aumentei a tensão do processador e da memoria e não resolveu... ate quanto posso aumentar sem riscos??

As voltagens padrão sao 1.6V na CPU e 2.5 na MemoV. Tambem tem a voiltagem do chipset mas eu não mexi... pra que serve??

você ja tentou usar uma bios mod?

da uma olhada ai no meu tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=233734&hl=

vcore bom para o dia a dia na minha opinião é no maximo 1.75V

Postado Originalmente por Feiorua4@15 de julho de 2005, 12:25

Morpheus queria uma ajuda sua com relação a coolers.

Pretendo fazer um overclock em meu semprom 2400+ instalado em uma ECS KM400M2

qual desses coolers seria melhor: Volcano 12 ou Zalman CNPS7000B-###.

E qual seria em teoria o overclock maximo q eu conseguiria com essa placa ?

Pois pretendo comprar em breve uma ABIT . :unsure:  :unsure:  :sne:  :unsure:

olha, eu Escolheria o Zalman 7000B-### ele é mais silencioso e fais um belo trabalho. Tenho um aqui parado eu usava ele aqui no meu athlon64 a 240x10 e aguentava legal.

ja o Volcano12+ é um bom cooler tambem, pois incomoda um pouco no barulho.

Postado Originalmente por Kernelllll@19 de julho de 2005, 20:04

No titulo tá flando que serve pro Semprom?

Serve mesmo ?Pois no text5o você  só citou A64 !

Não entendi?

erickkrau@22 de julho de 2005, 23:00

Ola pessoal!

Negocio é o seguinte , tenho um semprom 2400+ (1667) numa placa mãe A7n8x-e deluxe, bem ouvi dizer que os semprom tem o multiplicador travado ...porém o meu da pra colocar ate em 14x.... coloquei esses dias em 12x e ele virou um @2000 na boa... mas acontece que sou meio "*****" pra fazer over..tenho medo de queimar algo e tal... usei um pouco assim e depois de unstestes no sandra e de notar que o pc ficou muito melhor assim coloquei no clock original ...

Gostaria de saber se meu sistema é tranquilo pra fazer overclock, ate quanto eu devo colocar de forma segura e o que tipo de problemas posso ter fazendo esse over ...

Minha configuração é :

Placa mãe asus a7n8x-e deluxe , 2x 512 ddr 333 de ram , semprom 2400 , fonte seventeam 420w reais , cooler de athlom xp 2200+ + 4 coolers no gabinete.

Temperatura media do sistema funfando com o clock normal :

Processador :33°

Placa mãe :17°

Olha, tens uma boa configuração.

pode subir tranquilo, eu aqui uso no segundo pc 230x10 no sempron 2400+. É questão de você ir subindo aos poucos o fsb e caso ficar instavel aumente 0.25 de vcore do processador. E veja se você consegue achar um ponto estavel da sua maquina, fique de olho na temperatura, rode programas para testes,jogos pesados e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@24 de julho de 2005, 00:54

você ja tentou usar uma bios mod?

Olha, tens uma boa configuração.

pode subir tranquilo, eu aqui uso no segundo pc 230x10 no sempron 2400+. É questão de você ir subindo aos poucos o fsb e caso ficar instavel aumente 0.25 de vcore do processador. E veja se você consegue achar um ponto estavel da sua maquina, fique de olho na temperatura, rode programas para testes,jogos pesados e  etc.

valeu Morpheus!

Mas assim, como meu multiplicador é destravado , seria mais seguro em fazer so over de multiplicador? sei que o sistema rodaria melhor se mexer no fsb pois todas as peças trabalham mais rápido ...porém eu colocando 12x no multiplicador e deixar o fsb em 166 que é o padrão do processador ,pois assim meu semprom 2400 vira um 2800 em @2000 ...

ou tu acha que seria mais bacana mexer um pouquinho num e um pouquinho no outro?... é que eu tenho medo de mexer e daqui um mes alguma peça ir por saco... :unsure: queria um over bem seguro, pra deixar pro dia a dia saca ....

me da tua opinião aí Morpheus :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por erickkrau@24 de julho de 2005, 03:37

valeu Morpheus!

Mas assim, como meu multiplicador é destravado , seria mais seguro em fazer so over de multiplicador? sei que o sistema rodaria melhor se mexer no fsb pois todas as peças trabalham mais rápido ...porém eu colocando 12x no multiplicador e deixar o fsb em 166 que é o padrão do processador ,pois assim meu semprom 2400 vira um 2800 em @2000 ...

ou tu acha que seria mais bacana mexer um pouquinho num e um pouquinho no outro?... é que eu tenho medo de mexer e daqui um mes alguma peça ir por saco...  :unsure:  queria um over bem seguro, pra deixar pro dia a dia saca .... 

me da tua opinião aí Morpheus  :joia:

olha, os semprons são processadores muito bom de overclock.

Para você saber se o overclock é seguro mesmo. tens que testar. Rodando prime95 em modo torture test, rodar jogos pesados, programas em geral para ver se não da nenhum problema. Na minha opinião Até se você quiser deixar o multiplicador la em cima pode deixar. Mais você ja pensou em por exemplo 12x200mhz? deixa o mult em 12x e vai subindo o fsb pra ver se você chega em 200mhz, se caso ficar instavel aumente 0,25 de vcore do processador ( va fazendo esse procedimento, Vcore bom para o dia a dia é no maximo 1,75V)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@24 de julho de 2005, 17:18

olha, os semprons são processadores muito bom de overclock.

Para você saber se o overclock é seguro mesmo. tens que testar. Rodando prime95 em modo torture test, rodar jogos pesados, programas em geral para ver se não da nenhum problema. Na minha opinião Até se você quiser deixar o multiplicador la em cima pode deixar. Mais você ja pensou em por exemplo 12x200mhz? deixa o mult em 12x e vai subindo o fsb pra ver se você chega em 200mhz, se caso ficar instavel aumente 0,25 de vcore do processador ( va fazendo esse procedimento, Vcore bom para o dia a dia é no maximo 1,75V)

valeu Morpheus! :palmas:

vou começar deixando direto em 12x e em fsb 166 se ficar estavel vou ir subindo aos poucos :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!