Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor DV ou Placa de Captura?


Brum RJ

Posts recomendados

boa noite pessoal , gostaria de saber se alguem desse tópico poderia me ajudar a configurar meu sistema de captura para reconhecer webcam , uso um movie box da pinnacle em um micro athon 64 3.0 placa mãe k8n4 de luxe placa de video NVIDIA , geforce 6200 pci express com 512 de ram ddr , obs . quando eu tinha uma dc10 pci como captura funcionava perfeitamente uma filmadora vhs como webcam , troquei o sistema e agora não ha meio , se alguem puder me ajudar desde já agradeço .

abraços

Moraes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Brum.

li suas dicas sobre qual aparelho comprar, e gostaria de te dizer o que eu gostaria de fazer e se você. pode me ajudar.

Tenho umas 30 vhs gravadas em filmadora analógica(aquelas grandes, panasonic), e gostaria de grava-las em dvd e a minha vontade era de juntar pedaços de uma fita com outra, por exemplo, todos os aniversários de minhas filhas colocar em um dvd, pois estão esparramados por várias fitas.

Eu gosto disso e gostaria de fazer um negócio legal, com efeitos e tudo mais.

Mas o que importa é que eu quero qualidade, pois eu já tentei fazer, tenho uma placa pixelview bem antiga(8 anos), a imagem ficou pior que no original e o som também, além de ocupar muito espaço no hd, cada vhs uns 30gb no modo .avi, estou usando um videocassete philips com uma saída vídeo e 2 de audio.

você. falou sobre os conversores de mídia, eles são melhores do que as placas pinnacle externas, tipo studio movie box deluxe plus v.9?

E se realmente são, aonde eu compraria aqui no Brasil?

Ou qualquer outra ideia, pois de tanto eu pesquisar, já não estou compreendendo mais nada.

Se puder me dar uma dica agradeceria muito.

asus a8v deluxe

atlhon 3.000

512 ram

seagate sata 160gb(xp sp2)

samsung ide 40gb

geforce fx 5200

dvd lg 4164b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi minha dúvida neste tópico...

Gostaria apenas de uma ajuda para esclarecimentos:

Eu capturo vídeo via placa PCI IEEE1394 de uma Sony HC-40 no Adobe Premiere 7.0.

Eu faço a captura com o padrão DV NTSC não sei nem dizer qual é...

Normalmente eu exporto o filme em AVI mesmo, sem separar o áudio pois são vídeos meus, não terão dois idiomas. (claro que um dia adoraria saber fazer isso... mas um dia...) E nunca me liguei na "qualidade de exportação".

Depois eu crio os menus e monto o DVD no Adobe Encore DVD.

Até hoje só tinha feito projetos com menos de 30Min e nunca tinha me ligado no tamanho ocupado pelos meus projetos... hoje estou tentando juntar alguns materiais e compilar tudo em um DVD só e percebi que só estou conseguindo fazer caber 60-70min em um DVD5 de 120min...

Li uma parte do tópico que dizia para exportar com 720x480 NTSC 29,xx e 6.000Kbps caso quisesse gravar um DVD com 120min...

É isto mesmo? o que significa o 6.000Kbps?

Apenas confirmando:

720x480 é a resolução, tamanho da tela

NTSC formato (diferente do PAL)

29,xx frames por segundo

6.000Kbps?! qualidade do áudio?!

Sei que a qualidade de um MP3 é definida por seu BitRate e que com 128Kbps fica próximo da qualidade de um CD, sem anular tantas frequências audíveis pelo ouvido humano... hehehe!

De antemão agradeço pela ajuda e pelo tópico!

abraços

Gus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gus,

Sua comparação com o MP3 é correta. O MP3 é a abreviatura de MPEG-3. Na verdade, o Encore gera um arquivo MPEG-2 no formato de DVD.

Num MP3, que é só áudio, a taxa de 128.000 bps é suficiente para que o áudio fique com qualidade razoável, mas como o vídeo é muito mais pesado, são necessários 6.000.000 bps de informações.

Só para você ter uma ideia, o arquivo AVI/DV que você captura tem uma taxa de 25 Mbps. Por isso ele fica muito grande.

Para caber 120 minutos num DVD, é preciso reduzir essa taxa para 6 Mbps.

Se não ficou claro, avise.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@15 de março de 2006, 09:15

Para caber 120 minutos num DVD, é preciso reduzir essa taxa para 6 Mbps.

Isso significa que não haverá perda na qualidade do som? Fiz um pequeno teste e acho que funcionou...

As minhas dúvida agora acho que é:

Os DVD's comercializados usam que BitRate de Áudio?

Eles calculam o espaço que gastariam com cada opção de BitRate e colocam o máximo que puder?

Existe um padrão "profissional"?

Sei que a maioria é DVD9, o dobro do tamanho e fica óbvio para mim que eles podem usar BitRates maiores... mas eu já copiei filmes de locadora que não necessitaram compressão no Shrink... eles eram DVD5...

Obrigado RedBeard!

Abraços

Gus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gus,

A não ser que eu esteja enganado, um arquivo com BitRate de 9000 (o mais alto) ou um com RitRate de de 2000 tem o mesmo áudio.

O áudio para DVD é sempre padrão WAV, AC3 ou DTS sendo que estes últimos são comprimidos.

Que eu saiba, não há como mexer nessa compactação.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, já sei que esse conversor produz um resultado fantástico, com redução de ruído, controle de ganho, tudo por hardware, mas no final ele vai gerar um arquivo AVI/DV. Minha dúvida é: e quando eu for passar pra DVD, que precisar transformar o DV em MPEG2, o ADVC300 também faz esse serviço ou tenho que fazer usando a minha CPU mesmo? Porque se tiver que usar minha CPU, aí to pensando em comprar uma placa de captura com decoder por hardware só pra transformar o arquivo AVI/DV em MPEG2.

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por sylvio15@28 de março de 2006, 23:40

ONDE COMPRO ESSE CONVERSOR DE MIDIA??? Onde compro uma placa FIREWIRE? aquelas FIREWIRE que vêm com as placas de som podem ser usadas com o mesmo proposito de captura DV?

Qualquer FireWire possui as mesmas funcionalidades, mas confesso que nunca vi uma firewire numa placa de som, mas se tiver deve servir.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Homenasus@29 de março de 2006, 00:01

Pessoal, já sei que esse conversor produz um resultado fantástico, com redução de ruído, controle de ganho, tudo por hardware, mas no final ele vai gerar um arquivo AVI/DV. Minha dúvida é: e quando eu for passar pra DVD, que precisar transformar o DV em MPEG2, o ADVC300 também faz esse serviço ou tenho que fazer usando a minha CPU mesmo? Porque se tiver que usar minha CPU, aí to pensando em comprar uma placa de captura com decoder por hardware só pra transformar o arquivo AVI/DV em MPEG2.

O que vocês acham?

Asus,

Nenhum conversor externo pode ser usado para poupar processamento. E nesse caso, a resposta é não: o ADVC não vai ajudar na conversão.

Mas, se você fizer a captura via Premiere, com o PlugIn MainConcept Pró instalado, ele já pode capturar diretamente em MPEG.

Outro detalhe é que, pelo que eu saiba, não existem placas de captura com decoder por hardware na faixa de menos de mil reais.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava olhando essa placa aqui: Leadtek PVR2000

Ela custa 109,00 e tem dizendo assim:

Video Decoder CX 23882 supports NICAM728 & A2

Por isso minha dúvida.

Mas já dei uma lida de novo no tópico, e acho que o Brum tem razão: eu gerando um AVI/DV a partir do ADVC300 (que tem tantos recursos para aumentar a qualidade das fitas VHS) e depois codificando em MPEG-2 em 2 passadas com um bom codec, já deixa o produto final muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@29 de março de 2006, 00:49

Qualquer FireWire possui as mesmas funcionalidades, mas confesso que nunca vi uma firewire numa placa de som, mas se tiver deve servir.

Abraços,

RedBeard

Serve sim, Red. Tenho uma Audigy Digital Studio, com porta firewire e só capturo por ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu Edin, ainda não tenho uma placa de áudio decente, hehehe

Asus, esse chip (CX23882) é o conversor A/D e não um Codificador por hardware.

E realmente a melhor qualidade possível é obtida capturando o arquivo em AVI e fazendo a codificação depois, se possível com 2 ou mais passos.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola Brum!

Bom! Dei uma lida nesse topico, porém como é muito grande não pude ler ele inteiro. Mas gostaria de tirar uma duvida!

O que eu entendi é que se eu comprar o DAC-100 eu vou poder capturar todas as formas de video ( RCA, DV, S-Video) normalmente com o Premiere Pro via FireWire e não vou ter problemas de entrelaçamento, que é o que ocorre com a placa de captura PlayTV MPEG 2 (Linhas horizontais que borram a imagem quando há movimento).

Minha duvida é somente essa.

Valeu Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não entendo muito de ocmputadores, mas comprei um novo faz um mês e estou querendo trabalhar com edição de vídeos com este computador. Ele trabalha com o Windows XP SP2. O programa de antivírus que utilizo indicou que ele é um ADM Sempron Processor 23300+, com 495MB de RAM, VIA/S3G UniChrome Pro IGP, mas não sei o que isso significa.

Gostaria de saber se, no meu caso, posso montar a mini-ilha de edição com ele. Sei que preciso de algo que faça a captura de vídeo, mas preciso saber se, para este computador, seria melhor comprar uma placa de captura, trabalhar com conversor de vídeo ou se ele não pode fazer isso de forma alguma.

Conversei com um amigo meu (que foi quem montou meu computador) e ele me informou que a máquina provavelmente não aguenta esse tipo de procedimento (já que eu também utilizo o Adobe Premiere, After Effects e Photoshop para trabalhar as imagens).

Ele disse que, além disso tudo ser muito pesado, o computador não aguentaria. Segundo ele, para isso eu deveria usar uma "on-board e não uma off-board" que é essa que eu tenho. Apesar disso pedi a ele pra fazer um orçamento pra colocar mais um HD no computador e mais 512 de RAM. Ele disse que com esses recursos poderia tentar ver se dava certo, mas que imagens são muito pesadas e talvez não der certo! Gostaria de ter certeza de alguma coisa para não gastar dinheiro em vão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá deborahguarana, seja bem-vinda. Vejamos, não dá pra saber muita coisa sobre seu computador, mas já sabemos que ele usa placa de vídeo onboard, a placa-mãe tem chipset VIA (é um fabricante de chips) e possui processador AMD Sempron (ficou meio embolado pelo que você disse, mas o modelo deve ser 3300+, porém não tenho certeza se esse modelo existe).

Eu não sou profissional dessa área, mas eu conheço um, e vejo muitos daqui do fórum conversando a respeito de assuntos da área; e baseado nisso, posso dizer que pra trabalhar profissionalmente com o seu PC, fica difícil. Se sua intenção é entrar no mercado de trabalho de edição de vídeo, fica difícil mesmo. Os computadores usados por profissionais tem configurações bem mais possantes que a sua, como:

Processador: Se tiver um único núcleo, então ou é um Athlon 64 3800+ ou então o que é melhor pra essa área, um Pentium 4 HT de 3.2 GHz pra cima.

Os profissionais mais caprichosos, usariam um processador de núcleo duplo (dual core) como um Athlon 64 X2 4400+ ou um Pentium D 940 (3.2 GHz). Esses dual core são 2 processadores em um.

Memória: No mínimo 1 GB DDR400 em dual channel.

HD: Pelo menos 2 HD's, cada um com 250 GB, 7.200rpm, configurados em RAID 0 (esse RAID 0 é uma configuração que permite que o computador enxergue os 2 HD's como apenas um de 500 GB; e leia/escreva os dados com muito mais velocidade).

Enfim, você já tem uma ideia agora de como uma máquina deve ser pra trabalhar profissionalmente mesmo nesse ramo; mas se você quiser começar, com certeza vai ter que colocar mais 512MB de memória (no mínimo, já que ela é compartilhada com o vídeo) e mais um HD, mesmo que não seja em RAID 0, mas tem que ser grande, acho que pelo menos uns 120GB.

Só mais uma coisa, seria aconselhável usar um conversor pois é mais prático e o resultado geralmente é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos!

Estou pesquisando uma câmera MiniDV e no momento estou com dúvida sobre qual comprar... li algumas coisas sobre a captura por firewire e fiquei com algumas dúvidas.

Pelo que entendi, não são todas as câmeras com saída firewire que dão a possibilidade da captura do video usando esta saída... não entendi o lance do pass-thru.

O modelo da Sony HC-32 ou Samsung D-364 são uma boa pedida?! Elas tem o tal "pass-thru"? Tenho uma limitação de orçamento e posso gastar no máximo 1100 reais.

Vou usar a câmera para uso particular mesmo, queria um equipamento com bom custo-benefício e que eu pudesse converter em formato digital para gravação em DVD... não teria problemas com meu computador, já usei ele muito para capturar VHS com uma placa pinnacle do meu irmão e funcionou direitinho, inclusive usei o Studio Pinnacle e vi que nele existe a opção de capturar vídeo via DV, ele é a melhor opção ou existe algum programa mais interessante para fazer isso aí?

Bom é isso... obrigado pela atenção de todos.

Abraço,

Douglas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Alguém aqui conhece uma pessoa que tenha usado o conversor ADVC-300 da Canopus? Queria ver imagens de antes e depois, ou a comparação do resultado final com uma placa de captura.

Alguém sabe de algum lugar que tenha imagens assim? Eu já vi 3 imagens do site do fabricante, demonstrando os efeitos, mas queria ver uma aplicação real. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Para BRUM RJôla amigo, tenho um pc razuavelmente bom com uma placa de captura Pinnacle 110i, não consigo obter uma captura de imagem 100% mesmo usando o formato DV e a melhor configuração possivel, estou me desfazendo do pc e pretendo comprar um notebook core 2 duo pois viajo muito e facilita, gostaria de saber como funciona a conexção do conversor no notebook, se ele já vem com a entrada Firewire pronto pra receber o sinal do conversor, me explique melhor esse procedimento, pretendo trabalhar com edição de videos semi profissionais, e preciso de sua opinião quanto a que conversor comprar, um que seja fácil de encotrar no mercardo e preço acessivel, se puder gostaria de sua opinião o mais rápido possivel.

Desde já obrigado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

ola amigo. tenho uma placa de captura da pinncle pctv-pro. quando faço a captura de minha filmadora mini dv tenho problemas de instabilidade. a imagem quando passada rapida, fica tremida. vale lembrar que minha maquina é em pal-n 50Hz.já ouvi dizer que é a frequencia que da essa instabilidade. sera que existe uma forma de capturar e editar como se ve na maquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!