Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zalman VF700-Cu => VGA Cooler


Rostev

Posts recomendados

  • Membro VIP

Essa semana troquei de placa de vídeo, mas me mantive com o modelo 6600GT.

Resolvi desta vez pegar uma Leadtek WinFast PX6600GT TDH - Link.

Como podem notar, essa placa não possui um cooler grande, que cubra as memórias, e há um certo tempo, venho namorando o Zalman VF700-***** - Link.

Eu já possuo um Zalman 7000B-***** refrigerando o meu processador, e por ter gostado bastante do desempenho dele, resolvi pegar esse cooler para a placa de vídeo.

Antes de ir ao teste, vamos a algumas fotos (clique para ampliá-las):

vf700curostedmenor010xd.jpg

A embalagem de cara já chama atenção, mostrando que acompanha um conjunto de oito dissipadores para memórias BGA.

Foto 1: vf700curosted024lq.th.jpg Foto 2: vf700curosted032wu.th.jpg

Foto 1: Kit que acompanha o cooler, composto de presília, parafusos, pasta térmica, cabo Y (para plugar o cooler na energia) e até mesmo um adesivo de gabinete, da Zalman.

Foto 2: Parte frontal do VF700-*****.

Foto 3: vf700curosted041df.th.jpg Foto 4: vf700curosted058kc.th.jpg

Foto 3: Parte traseira, mostrando a sua base também de cobre, acompanhando o projeto total do cooler.

Foto 4: A 6600GT pronta para receber os dissipadores de memória e o VF700-*****.

DISSIPADORES DE MEMÓRIA: Os dissipadores são fixos nas memórias através de adesivo térmico. Para prendê-los, basta remover a película que protege o adesivo e fazer pressão para ficar preso. Recomenda-se passar álcool isopropílico nas memórias antes de fixar, para que a superfície da memória esteja bastante limpa e com o tempo não descole. Nas todos acima mostram perfeitamente a película azul clara que protege o adesivo do dissipadorzinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vf700curostedmenor026pp.jpg

Cooler já instalado!!! :D

Foto 5: vf700curosted079xe.th.jpg Foto 6: vf700curosted084ko.th.jpg

Foto 5: Visão traseira, forma como fica posicionada o cooler para encaixe PCI-E.

Foto 2: Detalhe de como fica a presília que prende a cooler à placa de vídeo.

Foto 7: vf700curosted094jm.th.jpg Foto 8: vf700curosted109dd.th.jpg

Foto 7: Dissipadores das memórias ficam muito bem instalados.

Foto 8: Aqui a placa em operação, tendo acima seu irmão quase que gêmeo: o 7000B-***** (cooler de processador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim, ao teste:

DESEMPENHO STOCK

O VF700 realmente impressiona.

Ele teve um desempenho espetacular, comparado ao cooler stock (original).

Em idle já deu para perceber a sua potência:

vf700cugraphidle1lm.jpg

Em 2D, que é justamente as operações do dia a dia no sistema operacional, o VF700-***** operou a exatos 7ºC a menos que o cooler original da Leadtek.

Depois de ver esse resultado, fiquei ainda mais animado para ver logo o desempenho em full.

DESEMPENHO EM FULL LOAD

Para testar a placa, eu utilizei o programa RTHDRIBL - Real-Time High Dynamic Range Image-Based Lighting.

Ele é baseado na API DirectX 9 e roda em uma janela do windows, ficando fácil ver a temperatura pelo driver ou pelo ntune, programa da nvidia para placas-mãe baseadas em chipset nforce2, 3 e 4.

O programinha tem uma imagem linda e força bastante a placa de vídeo, criando loops contínuos em dezenas de situações, como reflexos, embassamentos, texturas diversas (mármore, madeira, pedra, etc), além de muitas cores e brilhos e inúmeras situações de luminosidade.

Podemos dizer que ele se trata do Prime95 das placas de vídeo. Para quem não sabe, o Prime 95 é utilizado para também testar a estabilidade do processador em caso de overclock, gerando da mesma forma loops infinitos de processamento, fazendo a CPU trabalhar em 100% constantemente.

Para buscar a temperatura máxima atingida tanto no VF700-*****, quanto no cooler original, rodei o RTHDRIBL por 45 minutos em cada um deles.

Deu para perceber que depois de 5 minutos rodando ele já mostrava a tal temperatura máxima, oscilando no apenas 1ºC para cima ou para baixo no restante do tempo:

vf700cugraphfull1th.jpg

Aqui sim o VF700-***** mostrou pra que veio!!!

A diferença foi simplesmente de 23ºC a menos para ele!!!

Foi impressionante de ver ele se estacionar em 51º, pois antes eu havia rodado com o cooler original e por incrivel que pareça já tinha achado 74º um bom valor, comparado a comentários que tenho ouvido de 6600GTs chegando até mesmo a 90ºC, causando até mesmo reboots no sistema.

O gozado é que esta temperatura nos remete ao valor que estamos acostumados com os processadores em geral...

Aqui estão as screens de ambos testes em full, mostrando a temperatura atingida:

Cooler Stock: vf700cucoolerstockfull8kx.th.jpg - Zalman VF700-*****: vf700cufullload4ih.th.jpg

CONCLUSÃO

Realmente esse é um cooler que se possa recomendar sem medo!!!

Ele faz jus ao sistemas que a Zalman já havia implantado com seus coolers personalizados. Para quem gosta de sugar todo potencial da placa de vídeo, com overclocks ou necessita de uma solução para sua placa "esquentadinha", essa é a solução.

O que deu para analisar, é que esse teste mostra o quão deficitário são os coolers das placas de vídeo atuais do mercado!!! A maioria delas não trazem soluções de bom acabamento, com bases mal acabadas, cheias de ranhuras ou pequenas demais para suportar essa nova safra de placas de vídeo, pois realmente elas aquecem... E como aquecem!!! :P

Falo disso porque das 3 6600GT que já passaram pela minha mão (MSI, Chaintech e agora Leadtek), ambas tem péssimo acabamento na base, mesmo a MSI que possui um cooler de cobre.

Um fato é importante: Esse cooler não é recomendável para a 6600GT AGP.

Este modelo passou a contar com o chip HIS, o que fez mudar sua estrutura dos componentes na placa. As memórias ficaram muito próximas do GPU, impossibilitando encaixe perfeito dos dissipadores. Comentei sobre esse assunto aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1190990

Como nada é perfeito, o inconvêniente de sempre é o preço. Ele não é dos mais baratinhos e pode custar tão caro quanto bons coolers de processadores.

Neste paguei 163,00 reais na SmartData - www.smartdata.com.br/. Mesmo custando um pouco caro, ele cumpre aquilo que promete e isso pode interessar a muitos dos nossos usuários.

---------------------------------------------------------------------

COMO TESTEI:

=> 45 minutos rodando o rthdribl v.1.2 com o cooler stock e o VF700-*****.

=> Forceware Driver 76.41 beta (Guru3D)

=> Windows XP + SP2

=> Pasta térmica usada: Artic Silver AS5

=> Case aberto, mas sem qualquer refrigeração extra

(nada de ventilador ou ar condicionado)

=> Configuração do sistema: Athlon64 300+ @ 2.3Ghz, Asus A8N SLi, Zalman 7000B-*****, 2x512Mb Samsung TCC4 PC-3200, Seagate SATA150 80Gb, Seventeam 420Bk (atx 2.0).

---------------------------------------------------------------------

LINKS RELACIONADOS:

=> Zalman VF700-***** (100% cobre)

=> Zalman VF700-AlCu (de cobre e aluminio)

=> Leadtek WinFast PX6600GT TDH

=> rthdribl v.1.2 (DirectX9) (programa usado no teste)

É isso aí!!!

Espero que este mini teste possa esclarecer dúvidas daqueles que estavam interessados em adquirir o VF700 e não tinham encontrado tais informações.

Quaisquer dúvidas, basta postar aqui... ^_^

Rosted.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por James Earl Cash@16 de abril de 2005, 22:22

Muito bom em Rosted, o meu já está encomendado e deve chegar quarta-feira, vou aproveitar e fazer uns testes e posto aqui o resultado...

Rosted, só queria que você aconselhasse algum cooler para as AGP's, po a minha tá esquentando que nem a sua sem o Zalman, mas em iddle tá a 58 hoje!

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por silvertape+17 de abril de 2005, 14:06-->
aí, tenho um cooler box do meu athlon XP 2500. Minha MSI 6600 GT esta para chegar. Seria uma boa troca do cooler da placa de video por esse q tenho??? VALERIA A PENA^?????

Tem que fazer mod!!!

O problema é ver como ficará com o HIS!!!

Como eu disse, a 6600GT AGP tem esse mini chip, que por sinal esquenta bastante. Se você conseguir cobrí-lo junto, pode ficar bom sim...

Neo_Warrior

aí Rossted, você acha q ale a pena eu colocar um cooler desses na minha XFX 6600GT AGP?

ela não tem dissipadores nas memórias mesmo, o que você acha?

Vai funcionar sem problemas, mas nos modelos AGP, por causa do HIS, ela fica bem pra fora, como pode ser visto nestas fotos, comparando os dois barramentos:

vf700cumsiagp012ff.jpg

6600GT - AGP (com dissipador de HIS)

vf700curostedmenor026pp.jpg

6600GT - PCI Express

Note como fica mais para fora as aletas do cooler na placa AGP.

Se a sua placa de vídeo já não tem dissipadores de memória e você não faz questão, vai funcionar sim!!! :joia:

Se tentar usar os dissipadores de memória no modelo AGP, fica assim:

vf700cumsiagp026ro.jpg

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por silvertape@17 de abril de 2005, 16:19

onde consigo dissipadores desse tamanho para o modelo AGP????

Sites de venda de hardware tem esses dissipadores de zalman para vender.

Esses mostrados até agora, acompanham o VF700, mas já vi vendendo só eles... Tem que procurar...

como assim fazer mod? o q teria q fazer especificamente?

Mod para prender o cooler uai...

Afinal o seu cooler tem grampo para prender em soquete e na placa de vídeo necessita usar parafusos ou presílias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por ennes@17 de abril de 2005, 02:32

Rosted, só queria que você aconselhasse algum cooler para as AGP's, po a minha tá esquentando que nem a sua sem o Zalman, mas em iddle tá a 58 hoje!

:help:

Fala ennes!!!

Não tinha respondido antes, porque estou atrás de algumas soluções para a sua placa.

Realmente está complicado de achar um cooler para os modelos AGP!!!

O HIS bagunçou tudo... :(

Encontrei o NV Silence 6, mas ele é para 6600GT PCI-E:

62_big.jpg

Maiores detalhes sobre os coolers de VGA da Artic Cooling, podem ser vistos neste endereço:

http://www.arctic-cooling.com/vga1.php

Nesse link tem bastante modelos, muitos mesmo e eles estão separados para cada tipo de placa/barramento (AGP ou PCI-E):

AllCards.JPG

Assim que eu achar algo que dê legal para as 6600s e 6200s (placas usam HIS) que eu posto aqui!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não entendi como você conseguiu ver a temperatura da VGA pelo driver , o que é esse driver? , ou melhor , como ver a temperatura para aqueles que não podem utilizar o ntune? Eu uso o Hardware Sensors Monitor mas esse programa não mostra a temperatura da VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Clery@19 de abril de 2005, 01:48

Eu só não entendi como você  conseguiu ver a temperatura da VGA pelo driver , o que é esse driver? , ou melhor , como ver a temperatura para aqueles que não podem utilizar o ntune? Eu uso o Hardware Sensors Monitor mas esse programa não mostra a temperatura da VGA.

Toda a série de placas GeForce 6000, possuem sensor de temperatura no núcleo da GPU... Ao instalar o driver, automaticamente é liberado a aba de temperatura nas configurações avançadas do mesmo.

No seu caso, a sua placa não possui tal sensor, por isso você não consegue visualizar a informação.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai rosted como esse cooler ficou fixo na sua placa? porque ele fica diretamente no die dela... (já que a GPU não é encapsulada como os processadores 64 por exemplo e sim... tem seu núcleo exposto com os Athlon XP) um zalman ZM80C-HP e ele quebrou o die da minha 9600pro (o lado dele) pois possivelmente não tinah suficientes pontos de apoio e acabou esmagando as pontas do die... você colocou alguma coisa no chip da gpu p/ dar um melhor apoio ao cooler??? pois vou comprar uma nova placa de video e poso usar esse meu cooler novamente... pois querendo ou não ele é bem... e eventualmente vvc pode me dar alguma ideia... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Hooligan@19 de abril de 2005, 17:47

ai rosted como esse cooler ficou fixo na sua placa? porque ele fica diretamente no die dela... ( que a GPU não é encapsulada como os processadores 64 por exemplo e sim... tem seu núcleo exposto com os Athlon XP) um zalman ZM80C-HP e ele quebrou o die da minha 9600pro (o lado dele) pois possivelmente não tinah suficientes pontos de apoio e acabou esmagando as pontas do die... você colocou alguma coisa no chip da gpu p/ dar um melhor apoio ao cooler??? pois vou comprar uma nova placa de video e poso usar esse meu cooler novamente... pois querendo ou não ele é bem... e eventualmente vvc pode me dar alguma ideia... abraços

Não usei nada para escorar, porque não precisa.

Esse cooler de VGA segue o mesmo padrão dos coolers que a zalman disponibiliza aos processadores, e para quebrar o die com ele, só se você não seguir as instruções e aparafusar apenas um dos lados.

Ao colocar o cooler sobre o die, você parafusa um pouco de um lado, depois vai para o outro parafuso e vai intercalando, até ele estar completamente fixo.

Fazendo dessa forma, não tem erro...

O seu cooler é totalmente diferente deste...

Nunca usei o seu, mas com esse aqui pode ficar sossegado... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por K.L.E.B.E.R+20 de abril de 2005, 11:18-->
você colocou no dissipador do cooler e aqueles azuis a pasta termica original do zaman ou foi outrra???

Na GPU usei pasta térmica que eu tinha, e não a que veio com o Zalman.

Usei Artic Silver AS5...

Nas memórias não tem que usar nada, pois elas vem com adesivo térmico. Basta tirar a pelicula protetora e colar na memória...

DigaumATI

Rosted, voce sabe me informar se no caso das 9500 eu tenho que retirar o Shim ou não tem necessidade?

Depende da altura do shim...

Se for mais alto que o die, com certeza terá que tirar, pois do contrário não irá fazer contato...

Posso estar enganado, mas tenho quase que certeza que deverá ser retirado, pois quando se fazia coolermod para as 9700Pro, o shim atrapalhava e pelo que sei as 9500s seguem esse padrão.

Já as 9800s não necessitam da remoção, pois o shim é praticamente da mesma altura do die... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei o Zalman pra minha 6800 e o resultado foi muito satisfatório, a temperatura em Idle caiu cerca de 10º e em full load também, cerca de 12º. Mas isso porque eu já usava um fan adaptado na 6800 antes. E meu zalman nem é o todo de cobre. Altamente recomendado, fácil de instalar e muito silencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!