Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto cobrar por montagem?


candidoj

Posts recomendados

Postado Originalmente por welitomfontes@02 de maio de 2005, 21:36

Não sei de que estado você é, mas aqui no RJ os montadores cobram por uma montagem entre R$ 100,00 e 150,00.

:ahh: que roubo! :) Por isso que eu compro as peças e monto em casa mesmo... Bem, te que ver se é só montar, ou tem que instalar Windows, Office, etc, etc.. mas mesmo assim, 150 pila pra fazer isso é um absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ui.gif que roubo! smile.gif Por isso que eu compro as peças e monto em casa mesmo... Bem, te que ver se é só montar, ou tem que instalar Windows, Office, etc, etc.. mas mesmo assim, 150 pila pra fazer isso é um absurdo

Eu dou aulas de Inglês. Não sou de dar aulas particulares, mas se alguém precisa, tudo bem, ou vou lá. Se me perguntam o preço, eu digo. Se aceitar, bom, se não aceitar, bom tb... Não vou me diminuir porque a outra pessoa achou muito. <_<

Eu sei o qt me custou (e não apenas em $$$) cinco anos de estudos para conquintar a proficiência no idioma e quanto ainda me custa para me manter atualizada. Isso não conta?

Quando eu preciso do serviço de uma costureira, por exemplo, vou lá e pergunto a ela qt custa o seu serviço. Se ela diz q custa "X" e eu NÃO PUDER pagar, daí eu agradeço e vou embora.

Nunca que eu vou dizer q é um roubo. Eu não sei o qt custou para aquela profissional ela saber o que ela sabe agora.

Se eu sei fazer um serviço, eu faço, mas se eu não sei, oras, vou pagar pelo tempo e pelo conhecimento da outra pessoa... Vou pagar pela falta de conhecimento q eu tenho em algo... Lembrem-se da estória do cara que consetou um computador usando uma chave de fenda e depois cobrou $5.000 (se não souberem dessa estória, conto depois)

Mas se a pessoa diz que vai cobrar "X" por um determinado serviço, e no final ela entrega um serviço não condizente com o que foi cobrado, aí sim, eu caracterizo como roubo, afinal, ela te enganou.

Enfim, estipule o quanto você considera justo pelo seu serviço e siga a dica do colega que disse para você imbutir esse preço no custo das peças. E não se esqueça de verificar se as peças são de qualidade para não por sua credibilidade fora.

Lembre-se, seja justo sempre. Com você e com seu cliente. Ninguém é bobo, se você pisar na bola, ele não volta; pior ele não te indica pra ninguém e ainda sai falando mal de você.

Uma boa dica é o que o Quemel postou aqui

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Candido!

cobre no mínimo R$ 520 para entregar a máquina ao cliente com todos os requisitos de um excelente serviço.

E caso ele queira que você justifique o valor, veja o meu exemplo abaixo:

R$ 160 para montar a máquina

R$ 360 para entregar a máquina com um sistema de Recuperação de Desastres "Começar de Novo".

Esse sistema prever garantia de 12 meses (9 a mais que exige o CDCD) e a visita de retornar para depois de 1 ano.

Caso ainda ele queira a discriminação dos R$ 360, veja o que é:

5 hora-laboratório - R$ 200

2 hora-onsite - R$ 160

1 taxa deslocamento - R$ 40

E se ainda questionar os R$ 160 para a montagem, pode ser assim:

Tempo que levei para pesquisar e achar o melhor preço!

Esse é o valor que cobro em todas as 100 cidades do Brasil, onde presto Consultoria Doméstica em Informática.

bração,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro Cassiano,

não se trata especificamente desse aspecto. O preço é proporcional ao que eu entrego.

Há muitas formas de se cobrar: custos, preço, valor, etc.

Costumo cobrar pelo valor do meu trabalho e não em função de preços de mercado.

Uns entregam preço, eu prefiro entregar qualidade.

Há também toda uma estratégia para chegar nesse tipo de cliente que pode pagar mais por um serviço de superior qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que R$150 pela montagem seria um valor justo se o cliente comprar todas as peças, entregar na minha mão, aí eu monto, configuro, instalo os programas e ele vem pegar o micro na minha casa, e pronto, a responsabilidade daí por diante ser toda dele, se precisar mexer no micro de novo vai ter cobrança do serviço.

Agora, se eu for comprar as peças, tem o serviço de fazer a pesquisa do melhor preço, ir até as lojas (ou ao banco depositar caso seja compra pela internet), montar, configurar, instalar, etc. Sem falar que, nesse caso, "la garantia soy jo", ou seja, se uma peça pifar, quem arca com todos os custos para fazer a troca sou eu. Por exemplo, comprei as peças, montei, entreguei, e pifou o modem. Tenho que pegar o carro, ir até a casa do cara, pegar o micro, voltar em casa, tirar o modem, testar em outra máquina, pegar o carro, levar na loja onde comprei, trocar, voltar em casa, montar de novo, pegar novamente o carro e levar o computador de volta.

Quem monta sabe que dificilmente não dá problema nenhum... E haja gasolina, sem falar no custo da hora técnica.

Isso se em todas as peças o vendedor agir corretamente na garantia. E nos casos onde a peça pifa e por algum motivo o vendedor não troca? Aí eu tenho que bancar do meu bolso. Essa possibilidade tem de ser cobrada, pois ninguém paga para trabalhar, correto?

Esse é o "produto" que entrego: a certeza de que o cliente não vai se incomodar, não vai ter de ir atrás de loja caso algo dê problema, de que não vai ter jogo de empurra do vendedor da peça dizendo que o problema é de montagem, ou do cara que montou dizendo que o problema é da peça.

A certeza de que ele não vai precisar ficar gastando tempo e gasolina levando o micro para um lado e para o outro para resolver problemas.

Por isso, lucrar R$300 ou R$500 numa montagem de máquina não é nenhum absurdo, é apenas o pagamento justo por um bom serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o que o Rafael disse. Acho que o preço varia de região para região.

Eu cobro 150 reais para montar e instalar os programas (Windows, Pacote Office e Antivirus). Se o cara não quiser ter o trabalho de ir comprar as peças eu cobro R$180 pelo trabalho de ir comprar as peças.

Não acho que esse preço seja um "roubo" como alguns amigos disseram. Acho que todos aqui sabem como é trabalhoso e demorado para se colocar um computador para funcionar.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

em q cidade vocês moram?

vou me mudar pra ai

trabalho com informatica a quase 6 anos, mas agora em março/2005 é que consegui abrir minha propria loja

só pra encurtar a conversa, deem uma olhada

- formataçao, reinstalacao windows, office e antivirus

40,00

- instalacao e config. de peças pequenas (memoria, modem, cdrom) = 15,00

- montagem pc completo = 50,00

agora me perguntem quantas dessa eu faço por mês.... QUASE NENHUMA!!!

e porque? porque eu abro o jornal e vejo neguinho fazer todos os serviços acima por no MAXIMO 25,00 reais

claro, não vou discutir a qualidade do serviço fundo-de-quintal que os caras executam, e nem toda a minha experiencia de 6 anos + faculdade + certificação microsoft e tudo o mais

mas o cliente não quer saber disso

se ele pode ir na casa do lado, e o cara fazer o mesmo serviço por 1/10 do meu preço, ele vai lá

sinceramente, não sei como vocês conseguem cobrar esses valores (especialmente o QUEMEL), apesar de EU MESMO considerá-los justos (porque como já foi dito, eu sei como é difícil, oneroso e quanto tempo você leva pra aprender tudo isso)

enfim é isso... alguem tem alguma dica pra que eu consiga cobrar mais e melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Chipito@08 de julho de 2005, 00:14

sinceramente, não sei como vocês conseguem cobrar esses valores (especialmente o QUEMEL), apesar de EU MESMO considerá-los justos (porque como já foi dito, eu sei como é difícil, oneroso e quanto tempo você leva pra aprender tudo isso)

enfim é isso... alguem tem alguma dica pra que eu consiga cobrar mais e melhor?

Caro Chipito,

compartilho de sua sinceridade, mas ao invés de ficar apenas imaginando o porquê de ter profissionais de recebem R$ 8 por hora ter outros que recebem R$ 100.

Quando comecei e criei a profissão de Consultor Doméstico em 1994, muitos me ridicularizavam querendo saber como eu iria ganhar dinheiro com usuários domésticos que compravam computador a R$ 10 mil.

Tanto que comecei cobrando apenas R$ 15 por 4 horas (pasmen R$ 3 por hora).

Não me conformava em saber que eu cobrava apenas R$ 3 por hora enquanto conhecia pessoas que já cobravam R$ 40 e achava um absurdo que alguém pudesse cobrar tão caro.

Por isso ao invés de me lamentar partir com raiva para o mercado e tinha como missão ser mais competente do que ele.

Se você acha justo, então porque não cobra isso? Ah! sei seus clientes acham caro? Mude de clientes!

Não tenho um ÚNICO CLIENTE que me questione se o valor estar caro, as vezes a unica coisa que pedem e dividir o valor e eu aceito (uma de manha e outra de tarde) B)

Nesse mercado não existem dicas, pois dicas e atalhos são para amadores que não têm competência para construirem conhecimento capaz de enfrentar a realidade.

Se você cobra R$ 20 então deve achar clientes do mesmo valor e não pode reclamar se a concorrência cobra R$ 19.

O que ainda falta aos técnicos é uma capacidade empreendedora, administrativa para alavancarem os negócios.

Todos os técnicos que conheço são EXCELENTES PROFISSIONAIS para consertarem computadores, mas PÉSSIMOS ADMINISTRADORES para ganharem dinheiro. Por isso que desde 2000 tenho um curso de formação de Consultores Domésticos em meu site.

Antes o técnico cobrava R$ 40 por um serviço e apos o curso ele cobra R$ 120. Qual a mágica? Não existe, pois ou ele faz as coisas de modo diferente e agrega valor ou ganhará o que sempre ganhou.

Se eu pudesse te dar uma única dica para você aprender a cobrar mais e melhor, recomendaria que você estudasse o setor de serviços a fundo e por R$ 50 mil te ofereceria a melhor consultoria: transforme seus serviços em produtos. Aprenda a mostrar os indícios de que seu serviço é ÓTIMO sem precisar que o cliente prove antes. Todos nós, consultores domésticos que estamos em 100 cidades brasileiras já aprendemos a fazer isso. E em sua cidade eu cobro R$ 420 para fazer um trabalho melhor que o seu, agregando mais valor, o que não me deixar ser seu concorrente por preço. Devo me preocupar quando aparacer algo melhor que o nosso sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não devemos baraterar nosso serviço, acredito que R$ 150 não é uma taxa cara. Afinal, me diz ai quanto tempo de sua vida você precisa gastar para aprender a montar um PC?

É de todo modo uma situação complicada, saber quanto devomos cobrar. Desde que não seja daquelas montagens dos PCs que vem só com windows instalado, sempre quando eu instalo PCs, o HD fica no mínimo em 5GB de uso.

Bem, acho fundamental não desvalorizar nosso serviço ou cobrar barato. Nosso serviço é digno e deve ser caro.

Pode levar um nano segundo ou 72182718637613 horas, mas tudo que sabemos foi fruto de nossa dedicação e esforço. Se sei muita informática, garanto que se deve a minha paixão e esforço, tanto é que alguns técnicos gastam 1 hora para resolver um problema que eu resolvo em 1 minuto, mas só porque eu sou rápido devo ganhar menos? Acho que devo ganhar = ou > o tecnico que leva uma hora para efetuar determinado serviço, se sei fazer o mesmo serviço no tempo 1 min, não é sinonimo de que meu trabalho é inútil, pelo contrario, devo ser mais valorizado ainda pela agilidade.

Reflitam o que eu disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Eu estou abrindo uma loja de informatica mas tenho meus clientes definidos, de vez em quando aparece cliente novo, pedindo para fazer instalação de sistema por 10 reais. quando cobro meus 80 reais a pessoa normalmente xia, corre no "amigo" que instala sistema sem nem lembrar que existem drivers para serem instalados, antivirus, atualizações e pacote office. Na ultima vez o "amigo" nem conseguiu instalar o sistema em uma SATA.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Caro Candido!

cobre no mínimo R$ 520 para entregar a máquina ao cliente com todos os requisitos de um excelente serviço.

E caso ele queira que você justifique o valor, veja o meu exemplo abaixo:

R$ 160 para montar a máquina

R$ 360 para entregar a máquina com um sistema de Recuperação de Desastres "Começar de Novo".

Esse sistema prever garantia de 12 meses (9 a mais que exige o CDCD) e a visita de retornar para depois de 1 ano.

Caso ainda ele queira a discriminação dos R$ 360, veja o que é:

5 hora-laboratório - R$ 200

2 hora-onsite - R$ 160

1 taxa deslocamento - R$ 40

E se ainda questionar os R$ 160 para a montagem, pode ser assim:

Tempo que levei para pesquisar e achar o melhor preço!

Esse é o valor que cobro em todas as 100 cidades do Brasil, onde presto Consultoria Doméstica em Informática.

bração,

Quemel

Me desculpe caro Quemel. Não dúvido da sua capacidade, do seu tempo investido de estudo e etc. Trabalho também com manuntenção e sei as dificuldade que leva em alguns casos para configurar um PC. Atualmente nem tanto pois estou trabalhando numa empresa. Agora claro que não vou cobrar 80,00 reais para me deslocar há uma distância grande.

Agora tudo bem que você seja consultor, o que não diferencia de nenhum outro setor. Acredito que você deva ter uma equipe para suportar a demanda de usuário que a sua consultoria tem. No demais esse asunto já esta aborrecendo aqui no Clubedohardware de quanto cobrar para montar e configurar um computador. Lembre-se também da oferta e procura que influência muito os preços a serem estipulados. No demais todos nós um dia já fomos aprendizes, já torramos muito pc, mas não perdendo o empenho de buscar o conhecimento. Já relatei muitas vezes o porque desses acontecimentos, onde nós somos o primeiros há contribuir com a pirataria. Isso é assunto particular, acredito que sua empresa numa grande crise financeira, não irá baixar o preço para concorrer com o mercado, e não diga que não passe crise. Então esse valor cara de R$ 520,00 não posso discutir porque você pode cobrar o que quiser, mas, para realidade do nosso país (onde nós somos o culpado a pirataria PREDOMINA) é total fora de cogitação. Relamente os seus clientes devem ter tratamento VIP, tudo o que tem de direito de suporte técnico. Não irei continuar com o mesmo assunto, pois já relatei diversas vezes aqui no CLUBEDOHARDWARE a mesma coisa e vejo que o nosso país infelizmente continua na mesma. COBREM O QUANTO ACHAREM MELHOR - VOCÊ É LIVRE A COBRAR O QUE QUISER, AGORA NÃO É LIVRE PARA ANDAR A MARGEM DA LEI DO PAÍS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera sinceramente, acho que cada um deve cobrar o valor que achar correto, eu sou designer gráfico, não trabalho com reparação de máquinas etc etc e tal mas sempre estou sendo requisitado para configurar uma máquina, formatar, montar, reparar enfim diversas coisas não é, e eu sempre cobro o valor que acho justo pelo trabalho, nunca fiz um curso sequer, sou completamente autodidata, mas tudo que sei foi conquistado com muito esforço, dedicação, horas de estudo de apostilas de testes em minhas próprias máquinas e claro no dia-a-dia, mas no meu ramo de designer eu passei por esses problemas de valor de 'concorrencia" e posso afirmar que comigo resolveu quando eu cobrava um valor baixo R$ 25,00 por criação de layouts, enquanto uns cobravam R$ 50,00 e quando eu queria aumentar os clientes reclamavam e eu continuava nos R$ 25,00 foi quando comecei a investir mais em mim na minha imagem entendem? criei um slogan fiz muitas propagandas e mudei de público alvo comecei a largar os que reclamavm do aumento e parti pra cima de quem nao reclamava, comecei a convencer os clientes de que eu vendia qualidade e tal, então comecei a faturar muito mais hoje eu dividi as minhas criações em:

1º Layout simples apenas com vetores etc. : R$ 75,00

2º Layout com tratamento de imagens recortes montagens etc. :R$ 150,00

e acredite muitos trocam os designers que cobram R$ 80,00, por mim que cobro R$ 150,00 pois já estão convencidos que eu sou o melhor para levar o cliente a atingir seu público alvo de maneira simples porém muito eficaz, quanto a pcs eu cobro R$ 70,00 para formatar a máquina e deixar rodando o SO rodando com antivírus e os softs de gosto do cliente, cobro R$ 30,00 para mexer com periféricos, para mexer com hardware pode ser memoria modem placas etc, e cobro (Pasmem) R$ 200,00 para montar a máquina isso eu dando as especificações e o cliente compra tudo eu só vou até a casa dele monto deixo rodando e garantia? eu dou apenas o suporte sobre o soft Hard fica por conta de cada peça adquirida, e acreditem eu consigo muita gente cobrando esse valor acredito que tudo está na maneira de lidar com situação e não preciso de ninguém dando consultoria pra saber disso, é só olhar pro quemel que você logo percebe que ele é político olha onde o cara mora e dá uma olhada no naipe da foto dele, parece um daputado....rsrs......quanto as dicas acho que o quemel foi muito duro com nosso amigo as pessoas devem dar umas dicas sim muitos estão iniciando no ramo e precisam apenas de uma dica , agora chamar os mesmos de amadores que não tem competencia para CONSTRUIREM conhecimento capaz de enfrentar a realidade, é pegar pesado, caro amigo quemel conhecimento não se constrói, se adquire e se passa adiante, garanto que você ganhou algumas dicas quando começou, o quemel até aproveitou pra fazer um jabá, isso que é um empreendedor de sucesso meu povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, topico interessante e intrigante este heim...

Na cidade em que moro Natal/RN, a boa parte dos compradores ou consumidores de informatica migraram a compra de PCs ja montados que venham com outro S.O. que nao seja o windows, então o que eles querem é a aquisição do mesmo e a instalação do S.O. office, anti-virus e etc... e a media aqui pra esse serviço fica em torno de R$40,00 - R$80,00.

acho ate justo ja que nao temos o trabalho da montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, topico interessante e intrigante este heim...

Na cidade em que moro Natal/RN, a boa parte dos compradores ou consumidores de informatica migraram a compra de PCs ja montados que venham com outro S.O. que nao seja o windows, então o que eles querem é a aquisição do mesmo e a instalação do S.O. office, anti-virus e etc... e a media aqui pra esse serviço fica em torno de R$40,00 - R$80,00.

acho ate justo ja que nao temos o trabalho da montagem.

Aqui a questão não é de justiça e sim profissional. Cobre o que acher que vale o seu trabalho profissional. Esse é a grande questão e vamos para com isso, eu gostaria que postassem algo nesse aqui:http://forum.clubedohardware.com.br/ate-quando-vamos/545315

Dê as suas opiniões. Estou aguardando ansioso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] caro amigo quemel conhecimento não se constrói, se adquire e se passa adiante, garanto que você ganhou algumas dicas quando começou, o quemel até aproveitou pra fazer um jabá, isso que é um empreendedor de sucesso meu povo.

Caro Moura de lima,

Penso que você confundiu informação e conhecimento. O que se adquire é informação.

Informação que se originou de conhecimento construído por alguém que soube manejar saberes.

Gostaria de lhe agradecer pelas palavras elogiosas, mas veja que isso foi escrito em 2005. Atualmente mudei um pouco a forma de cobrança. Cobro R$ 120 a primeira hora de consultoria e R$ 80 a partir da segunda.

Concordo que temos que fazer algo pelos que estão começando e desde 2002 que ministro o curso de formação de consultores domésticos.

Esse assunto já se esgotou em outro Forum. Não escrevo muito aqui, pois nem todos possuem a sua capacidade de bom senso de avaliar o que é jabá e o que é vontade de ajudar os outros.

Só para você ter uma ideia, este forum é o ÚNICO que entende que meu curso, mesmo gratuito fere as regras de postagem. Discutir, pra quê?

Ah! Sobre a ideia de cobrar caro, talvez fosse melhor você entender o que é cobrar caro. Leia o PDF abaixo:

A coragem de cobrar caro.

Ai você vai entenderá o porquê de cada 10 técnicos de informática, três me odiarem: tive que dar o exemplo.

Antes eram 10, mas quando fizeram o meu curso, passaram a cobrar o que eu cobrava. E ai foram sete a menos.

bração,

e Adeus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dicussão? aonde? caro quemel não estou discutindo com você ao contrário em certos pontos até concordo com você mas como um fórum aqui estou para tirar minhas duvidas e tentar tambem ajudar algumas pessoas com meu pouco conhecimento, só não posso deixar de expressar minha opinião sobre os assuntos e foi isso que fiz a respeito da sua mensagem, vivemos numa democracia certo? então é justo que você respeite minha opinião assim como respeito a sua, nada contra seus jabás sinta-se a vontade para fazê-los quando qusier, só não entendi sobre cobrar caro não li seu pdf mas não me lembro de ter citado algo sobre valor alto ou baixo em minha mensagem, mas tranquilo espero que você tenha cada vez mais sucesso em seu método profissional de ensino, bom é isso qualquer coisa estou aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe caro Quemel. Não dúvido da sua capacidade, do seu tempo investido de estudo e etc

Agora tudo bem que você seja consultor, o que não diferencia de nenhum outro setor. Acredito que você deva ter uma equipe para suportar a demanda de usuário que a sua consultoria tem

correr com o mercado, e não diga que não passe crise. Então esse valor cara de R$ 520,00 não posso discutir porque você pode cobrar o que quiser, mas, para realidade do nosso país (onde nós somos o culpado a pirataria PREDOMINA) é total fora de cogitação

Caro alexsandrosmc,

não precisa se desculpar. Eu também já paguei para trabalhar (Em 1993/4 cobrava CR$ 41.250 por 4 horas de trabalho) . Depois comecei a trabalhar de graça e finalmente, agora tenho lucro.

Afinal de contas, quanto cobrar?

Não tenho empresa. Pago INSS e ISS como profissional autônomo (2º grau). Cerca de R$ 600 por ano em ISS independente de trabalhar ou não.

Você tem razão esse preço não dá para cobrar em todo pais, mas pelo menos em 100 cidades do Brasil. É esse o valor que os técnicos formados no curso CDINFO cobram

Mercado potencial para Consultoria Doméstica de Informática

Leia os links acima e verás que se eu posso, você também poderá praticar os mesmo valores.

bração,

e Adeus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!