Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL para iluminar seu casemod!


rasta_man

Posts recomendados

Postado Originalmente por _muttley_+12 de maio de 2005, 09:42-->
aí cara, ficou muito bom seu tutorial aí. :D  parabens.

Eu estava a fim de fazer a iluminação do meu case com leds p/ economizar, e agora depois dessaaí eu vou fazer mesmo. :palmas:

Então, vocês estão utilizando leds de 3mm ou 5mm ??? 5mm tá meio caro aqui, então acho q vou usar de 3mm,q dá uma boa iluminação também. hehe

valeu...

Postado Originalmente por marlon89@12 de maio de 2005, 12:12

hehe... era isso mesmo que eu ia perguntar agora... de quantos mm são os leds? são de 5mm? e alguém sabe me dizer qual é a média de preço deles?

_muttley_ e marlon89: Eu usei leds de 5mm, paguei R$1,90 cada um.

Zuquito@12 de maio de 2005, 13:20

sou bem iniciante na área d eletrônica e tenho uma pergunta.

você disse Rasta_man q pra ligar o led no resistor você precisa uma ferramenta d estanho ou apenas enrolar a perninha, mas enrolando a perninha num poderia depois d um tempo romper essa ligação?

2º Existe Led Azul alto brilho de 10.000MCD 5mm??

3º Qual a bitola dos fios que vão passar a energia?

1º - Se a perninha estiver bem enroladinha não tem perigo de romper a ligação, mas o ideal é usar estanho! Mas como a régua não vai ficar "pulando" de um lugar para o outro, acredito que basta enrolar as perninhas...

2º - Se tem de 10.000MCD eu não sei, mas os que comprei são de 7.000MCD se não me engano.

3º - A bitola dos fios... boa pergunta, não sei dizer exatamente a qual é, mas sabe o fio duplo usados nos fones de ouvido? então, é um pouquinho mais grosso.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de pedir meus leds azuis pelo Mercado Livre com um vendedor qualificado... já vem com os resistores de 470 ohms... 15 reais + frete.. são 10 leds e 10 resistores

Não consegui aqui na minha cidade =(

Agora é ter paciência de esperar chegar...

Só não sei se coloco os 10 leds em uma única régua (de 30cm) ou faço uma com 4 e uma com 6 como indicado pelo rasta_man

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marlon89@12 de maio de 2005, 14:48

Acabei de pedir meus leds azuis pelo Mercado Livre com um vendedor qualificado... já vem com os resistores de 470 ohms... 15 reais + frete.. são 10 leds e 10 resistores

Não consegui aqui na minha cidade =(

Agora é ter paciência de esperar chegar...

Só não sei se coloco os 10 leds em uma única régua (de 30cm) ou faço uma com 4 e uma com 6 como indicado pelo rasta_man

Bem, eu fiz esse esquema, 6 + 4 =) aí a régua com 6 está deitada no fundo do case e a régua com 4 está fixada em pé na parte de tras do case.. aí tem iluminação de baixo para cima e de tras para frente.. fica show! Mas usa réguas menores cara, eu usei duas réguas de 20cm...

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caras

posso estar errado mas pra fazer os bicho pisca aleatoriamente precisa montar um circuito fela duma ##### olha ai

http://myspace.eng.br/tec/osciled1.asp

ou compro pronto ou faco os bicho fica parado mermo que assim ta difícil

por acaso

alg sabe como colocou imagens direto na resposta

pra elas aparecerem sem precisar clicar no link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos primeiramente, bom, sou novo aqui no Clube do Hardware, mas escolhi postar em foruns de pc aqui o pessoal é serio e não fica se alugando ou tirando sarro, ou com qualquer outra infantilidade com ninguém. Enfim, gosto de casemod, sou Técnico em Eletroeletronica, e estou disposto a ajudar todos na parte de eletrica e eletrônica no que envolva computadores (ou qualquer outra coisa que kizerem), bom... umas dicas, em relação aos leds, a bitola do fio pode ser de 1 mm mesmo, o consumo de corrente é baixo mesmo com 10 leds, em relação a colokar resistorem em serie (como um por exemplo como citou um amigo aqui no forum) é o seguinte, a tensão do LED é de de geralmente 4Volts, o resistor em serie com cada LED é pra limitar a corrente q vem da fonte consumindo alguns volts para que os 12Volts da fontes não queimem o LED de 4Volts. Ao colocar vario LEDs em serie estarão usando eles como uma especie de resistores (entendam assim), o primeiro vai brilhar mais, poir vai ter 12 volts para consumir e utilizar dos seus 4 que precisa e ainda mais, o segundo vai brilhar um pouco menos, pois ja não tem toda a tensão necessária e assim por diante.

Para colocar um interruptor, basta interromper QUALQUER LADO DO FIO, seja positivo (12V, preto com branco) ou o negativo (0Volts, so preto), poir em ambos os casos o interruptor vai cortar a passagem de corrente, não fechando o circuito e não alimentando os leds. Uma dica boa seria coloca ele na frente, na tampinha do disquete ou cd, compre um com parafuso que ja vem com rosca, não sai por mais de R$1,50 e fica legal, eu vou colocar um com potenciometro, daquels com click nos meus cooler, assim eu ligo os cooler no potenciometro e regulo a velocidade nele mesmo, o mesmo pode ser feito nos leds para variar o nivel de iluminação.

Bom, ja escrevi D+ e eu estou no trabalho, por enquanto é so, ainda to arrumando meu perfil aqui, mas por favor, mantenham o contato para conseguirmos novas dicas e tecnologias...mesmo q caseiras...rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo Pqno_Icarus... realmente... este fórum é muito bom.. é o maior fórum sobre informática da América Latina e Península Ibérica

Quanto ao que você falou sobre os leds em série acho que foi sobre o que eu falei em um post... mas não foi bem isso que eu quis dizer... eu queria saber se pode ser usado 1 resistor na linha dos 12V ANTES de se fazer o paralelo com os leds... ou seja... somente o resistor ficaria numa série... os leds não... eu acho que isso daria certo porque num paralelo (que seria com os leds) o que varia é a corrente e não a tensão que já teria sido regulada pelo resistor...

Não sei se fui bem claro.. mas gostaria de opiniões...

O amigo rasta_man falou que usando um resistor por led a iluminação fica melhor... vou fazer como ele fez... mas só queria tirar essa minha dúvida por questões de conhecimento, já que quero fazer Eng Elétrica é bom ir aprendendo um pouco desde já...

Falou pessoal.. to indo pro cursinho logo... hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk@13 de maio de 2005, 16:58

caras

posso estar errado mas pra fazer os bicho pisca aleatoriamente precisa montar um circuito fela duma ##### olha ai

http://myspace.eng.br/tec/osciled1.asp

ou compro pronto ou faco os bicho fica parado mermo que assim ta difícil

por acaso

alg sabe como colocou imagens direto na resposta

pra elas aparecerem sem precisar clicar no link?

Cara, esse link aí é de como fazer um Osciloscópio de leds, e não um "pisca-pisca" p/ leds. São coisas diferentes, OK ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você comentou que o seu CASE estava sem a tampa porque estava cortando para colocar o Acrilico certo.... o que você utilizou para fazer este corte?

Bem... até agora eu só desenhei o corte que será feito... Quando meus leds chegarem e eu montar a régua ele vai ficar sem tampa nenhuma.

O corte pode ser feito usando uma serra tico-tico. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rasta_man@08 de maio de 2005, 23:59

:goff:  mais de 40 visualizações e nunhum comentário! acho que não gostaram mesmo...  :muro:  :chicote:

oi isso ficou bom eu q não entendo d nada to entendendo .. mas ai a regua dos leds são ligados diretamente na fonte .... ?? como q fica isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por katox@19 de maio de 2005, 10:38

oi isso ficou bom eu q não entendo d nada to entendendo .. mas ai a regua dos leds são ligados diretamente na fonte .... ?? como q fica isso ?

Você pode ligar os fios diretamente no molex da fonte (molex: é aquele plug que tem um fio amarelo, dois fios pretos e um vermelho).

Da uma olhada com mais atenção no tutorial que lá está bem explicadinho o como ligar na fonte! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!