Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lavar minha placa-mãe?


pluged

Posts recomendados

:ahh: Mermão... acho que quando alguém quer fazer algo direito, vai lá e faz.

No seu caso, lavar o teclado sem abrir ele, é como tomar banho sem tirar a cueca, aproveita e lava tudo de uma vez... só para a preguiça não ficar falando ##### na consciência de ninguém.

O bom é que você não tem que lavar cueca depois ou mandar alguém fazer isso, vai pra debaixo do choveiro, manda bronca e depois espera secar.

Sinceramente, como o teclado é "um pouco" diferente de um case, onde há a circulação de ar promovida pelas fans, é bem mais complicado lavar um case sem abrir ele... pois esse foi "A COMPARAÇÃO" que você veio até aqui expor.

Estavamos falando de placa-mãe, e lá vem você com um mero teclado.

Quem é difícil de compreender aqui?... acho que ninguém mais do que você.

No final, você mata a charada: o teclado não possui nenhum risco quanto a lavá-lo.

E depois, se acha que sabe do assunto e tenta menosprezar quem está aqui tentando chegar a uma conclusão sobre o assunto.`

É melhor você desligar o seu pc e correr pra lavanderia... não se esqueça que você tem um teclado para lavar... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bye: Como este tópico foi muito movimentado e rolou diversos tipos de opiniões diferentes, vou colocar uma enquete sobre o assunto.

VOC ACREDITA QUE É CORRETO A TÉCNICA DE LIMPEZA COM ÁGUA DE PLACAS-MÃE?

É!... vou mesmo colocar essa enquete, pois tá mesmo merecendo.

Veremos... :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se realmente precisar lave com alcool isopropilico, não é corrosivo, é especial para eletrônica. Mas so recomendo em casos que realmente precisem, não va lavando suas peças assim pra apenas achar q vai ficar tudo limpinho.

E lembre-se, deixe secar bem, pois se tiver alguma coisa no contato já era heheh

Valeu

Edit: Po w l, agua não né pessoal. Você até pode lavar com agua, mas pode ser q estrague algo ou não, vai depender de sua sorte, uso somente alcool ISOPROPILICO e mesmo assim com devidos cuidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinceramente eu tb não confio nessa d lavar com agua não, afinal todo mundo sabe q agua não combina com eletronicos.... se bem q já derrubai varias coisas dentro d agua e depois d bem seco nem derao problema + mesmo assim lava por lava é muito arriscado.....

agora eu tb já ouvi falar d lavar placa-mãe + no caso era utilizado alcol isopropilico para esse fim... e a explicaçao para o uso d alcol isopropilico é q ele não possui nenhuma outra substancia (agua como nos q se vendem em mercados) adicionada a ele, ele e totalmente puro sem micro objetos presentes na sua composiçao e principalmente devido aos fatores já apresentados ele evapora muito rapidamente, diminuindo assim o risco d ficar algum residuo do produto na placa.....

+ como já disseram o processo d lavagem só é recomendavel em casos extremos mesmo, no + o melhor é passar um pincelzinho ou um ar leve, e em caso d vazamento d algum componente como bateria ou capacitor lavar apenas a area atingida tb com alcol isopropilico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARO AMIGO SOU TECNICO EM INFORMÁTICA, E POSSO TE GARANTIR Q NÃO TEM PROBLEMA DE você LAVAR TUA PLAC MÃE. DESDE Q SEJA COM AGUA E SABÃO NEUTRO. 1º TIRE A BATERIA DA BIOS 2º ESPERE DESCARREGAR OS CAPACITORES 3º LAVE COM AGUA E SABÃO NEUTRO 4º SEQUE BEM, COLOQUE NO SOL POR ALGUM TEMPO SI POSSIVEL USE UM SECADOR DE CABELO. OBS: NÃO APROXIME O SECADOR MUITO DA PLACA

JA FIZ ISSO COM TODAS AS MINHAS PLCAS E ÑAO TIVE PROBLEMA NENHUM PELO CONTRARIO JA COLOQEUI MUITA PLACA PRA ACENDER DEPOIS DE LAVAR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pude deixar de rir um pouco desse topico e comentar sobre o assunto.

Já lavei várias placas de radio, televisão, video, testei em placas mãe de PC o correto para mim é lavar com benzina pois a benzina evapora com facilidade e é só deixar secar depois que está pronta para usar sempre lavei com benzina várias placas de vários aparelhos e deixava evaporar a benzina depois ai era só usar, então na minha opinião benzina é o melhor, agora agua pode até ser bom mais eu não me arrisco pois tem que ficar secando colocando no sol ou secar no secador de cabelos lembre-se a placa é feita de uma especie de madeira e madeira empena com o calor excessivo.

Lavar com agua? arg to fora benzina é melhor ou thinner se for para remover substancias igual a de capacitores que vazaram ou bateria que vazou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por TELSHOP@29 de maio de 2005, 03:20

CARO AMIGO SOU TECNICO EM INFORMÁTICA, E POSSO TE GARANTIR Q NÃO TEM PROBLEMA DE você LAVAR TUA PLAC MÃE. DESDE Q SEJA COM AGUA E SABÃO NEUTRO. 1º TIRE A BATERIA DA BIOS 2º ESPERE DESCARREGAR OS CAPACITORES 3º LAVE COM AGUA E SABÃO NEUTRO 4º SEQUE BEM, COLOQUE NO SOL POR ALGUM TEMPO SI POSSIVEL USE UM SECADOR DE CABELO.    OBS: NÃO APROXIME O SECADOR MUITO DA PLACA 

JA FIZ ISSO COM TODAS AS MINHAS PLCAS E ÑAO TIVE PROBLEMA NENHUM PELO CONTRARIO JA COLOQEUI MUITA PLACA PRA ACENDER DEPOIS DE LAVAR.

É o que eu ando falando pra todo mundo... o cara que conheço também faz a mesma coisa e, em algumas vezes, por incrivel que pareça, muitas placas que não funcionam por sei lá qual o motivo, volta a funcionar depois da limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu aproveitar ai......valeu

Tenho uma placa-mãe ASUS A7V8X-X que vem apresentando um problema na IDE secundária, anteriormente quando inexplicavelmente ela apresentava no setup nome do tipo ST45080898*&&¨¨%%$%$¨$%¨$%654, isso era o hd, eu abria o gabinete e metia alcool isopropílico e voltava a funcionar. Como isso sempre ocorria com a IDE secundária..resolvi comprar uma outra placa pois não tinha como ficar apenas com um hd e um cd....Hoje estou tentando recuperar a placa....atualmente ela reconhece tudo no setup...porém ao entrar no windows ela congela...isso apenas com IDE secundária....um cara me disse ser problema na ponte...(que confesso não saber)....teria alguma solução uma lavada com as sugestões acima.....já pensei até colocar um despacho dentro do gabinete pra ver se ela volta a funcionar.....

Alguém recomenda uma lavada na placa...já que tentei de tudo....

Grato ai....olha a do despacho foi brincadeirinha....hehehehehehehehehehehehe

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@23 de maio de 2005, 21:43

Debiloide é você, um cara que não sabe NADA sobre eletrônica e quer falar como se soubesse de algo.

SE você soubesse de algo, poderia imaginar que o dielétrico do capacitor(pra você a água que tem lá dentro) vaza e que o contato entre as trilhas gera uma capacitância parasita. Isso além de gerar o mau funcionamento pode até queimar a placa mãe, além de oxidar as trilhas, pois a reatância capacitiva é inversamente proporcional à freqüência, podendo gerar uma corrente acima do suportado pelas portas.(se bem que eu acho que nem a metade você sabe).

Como eu disse acima, você tem que secar a placa rapidamente, isso é para casos extremos como capacitores e/ou pilhas que vazaram. O sal da maresia não vai sair com um pincel ou pano limpo, ele é corrosivo.

Procura conhecer algo além do pouco que você conhece, para evitar que você saia falando M.E.R.D.A. no que você NÃO conhece.

A propósito, você não era o cara que aprendeu como ressoldar monitores comigo? 

Deve ter aprendido muito de uns meses pra cá  :ahh:

huhasuahsuas estou realmente impressionado!! Aliás todos estamos!! Com toda essa sabedoria!!! O que as multinacionais devem brigar a tapa para ter um cara como voce na empresa!! Mas você deve ser muito oculpado respondendo as duvidas dos outros aqui no fórum né?!!

Óia só meu fio,, - 1º eu não entendo muito de eletrônica e nunca disse entender.

(não é o seu caso né o eletronic-man) o", ) Tenho eletrônica como hoob e aprendo o básico para não ter que deixar meus equipamentos na mão de pessoas como você, e qualquer pessoa que entende um minimo, sabe que alcool isopropilico remove a maresia superficial = (dielétrico do capacitor que oxida as trilhas e tem reatância blá blá blá... somente para os entendidos) (voce deve ser entendido, né?) huhuhuhu

3º - A propósito, Professor...a aula de ressoldar monitor eu não tive com vossa senhoria..o que eu perguntei foi qual transistor era responsavel pelas cores na placa cinescoPICA pra você!!! Aliás lembro que você disse um monte de bostha!!!

Olha !! o que será aquilo no tanque de lavar?!! Será a Mulher-Maravilha lavando sua calcinha?! Será o Bill Gates tirando caca do sapato!? não..não... é o Medx fazendo a manutenção em mais uma placa-mãe!!!

Sábio e humilde MESTRE! Seus pupilos aguardam anciosos por mais um rico pronunciamento!

Aliás da uma olhada neste topico e ve o que o Sr. ensinou sobre umidade para seus discípulos!! http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=239076

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pluged ... não aguentei ler todos os posts hehehe li resumidamente... seguinte ... minha opiniao é ... pede uma garantia pra ele e leva sua placa-mãe pra ele lavar ... fica de olho como ele faz ...

Obs: fale com ele antes pra ver a diponibilidade claro ...

Vê com ele ... talvez ele te ensine (mesmo que você tenha que paga um pouquinho $$) afinal ele é teu vizinho ... aproveita isso pra aprender com ele ahhahahahahahhaha

Eu faria isso....

Ve ai o que você arranja ....

valeu, fui e t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Não vou falar nada.

1. Todo componente eletro-eletrônico é incompatível com produtos que causem curto-circuitos, então vejamos:

a) A água comum (da torneira) é condutora, então, se a placa estiver úmida após uma lavagem ela correrá o risco de queimar. E mais, a água da torneira contém sais que, são corrosivos (oxidantes).

B) A água destilada seria um bom agente para lavar, porém não devemos esquecer que ela possui o a constante dielétrica 80. Então, se a placa for ligada estando úmida com água destilada, ela pode entrar em curto também, devido a capacitância de porco. Quanto maior a capacitância, menor é a resistência oferecida à correntes de alta-freqüência: Xc = 1/(2*Pi*f*C)

c) A água com sabão é um condutor excelente, além de deixar resíduos de sabão, que é um sal de ácido graxo.

d) Solventes como thinner, benzina, gasolina... Não são boas opções pois, como todos nós sabemos, a placa recebe uma camada de verniz/esmalte, e solventes poderiam atacar esse verniz/esmalte.

e) O Isopropanol (Alcool iso-propílico), é a melhor opção, pois ele não é hidratado [como o etanol (álcool etílico)], portanto ele não oxida. Além do mais ele é volátil, ou seja, evapora rapidamente.

2. Não podemos pensar que só porque tal elemento não é incompatível com outro elemento que podemos submetê-los a certas condições:

a) Água e Areia não são elementos, porém substâncias / misturas.

B) Os semicondutores não são feitos a partir de areia, porém de um componente da areia: O silício é extraído da areia, e a técnica utilizada para sua extração permite que ele seja obtido com pureza 99,99% , ou seja, ele não se assemelha nem um pouco à areia.

Outros semicondutores são feitos de germânio, porém já estão ficando obsoletos, e só são utilizados em aplicações de alta-freqüência, sistemas de sinais extremamentes pequenos.

c) Os semicondutores recebem uma cápsula/encapsulamento de epóxi ou vidro, ou seja, eles são lacrados dos ambientes exteriores.

d) As cápsulas dos leds, chips/circuitos integrado, transistores... São a prova d'água, porém seus terminais não são a prova d'água nem a prova de curto circuito, então, se houver algum curto entre seus terminais, 90% de chances de haver um "já era".

e) No teclado há um circuito integrado que traduz o impulso/tensão/capacitância gerada por cada tecla em informações para que o PC possa usar.

Resumindo:

Só "lave" sua placa mãe, ou qualquer outro componente elétro-eletrônico se, somente se, houver extrema necessidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulosantista2@04 de junho de 2005, 21:33

huhasuahsuas estou realmente impressionado!! Aliás todos estamos!! Com toda essa sabedoria!!! O que as multinacionais devem brigar a tapa para ter um cara como voce na empresa!!  Mas  você deve ser muito oculpado respondendo as duvidas dos outros aqui no fórum né?!!

Na verdade não, tenho uma pequena empresa e ganho muito mais do que trabalhando como empregado em uma multinacional e respondo dúvidas dos outros no forum porque eu quero e posso.

Óia só meu fio,, - 1º eu não entendo muito de eletrônica e nunca disse entender.

(não é o seu caso né o  eletronic-man)  o", )  Tenho eletrônica como hoob e aprendo o básico para não ter que deixar meus equipamentos na mão de pessoas como você,  e qualquer pessoa que entende um minimo,  sabe que alcool isopropilico remove a maresia superficial = (dielétrico do capacitor que oxida as trilhas e tem reatância blá blá blá... somente para os entendidos) (voce deve ser entendido, né?) huhuhuhu

Se você não conhece, não sabe o que está falando, você deveria ficar com a boca fechada pra não sair M.E.R.D.A. E só para exemplificar, o alcool isopropilico não remove residuos de bateria e capacitor (que a placa absorve).

Continua fuçando nos aparelhos, danificando-os mais ainda e achando que sabe algo só porque aprendeu a procurar por solda frias, a gente agradece, só valoriza os verdadeiros profissionais que lucram muito com pessoas como você.

"Levei no fulano, ele fuçou por mais de um mês e não resolveu" dá para ouvir o barulho da caixa registradora :D

3º - A propósito, Professor...a aula de ressoldar monitor eu não tive com vossa senhoria..o que eu perguntei foi qual transistor era responsavel pelas cores na placa cinescoPICA pra você!!! Aliás lembro que você disse um monte de bostha!!!

Foi sim, não nesse caso mas no anterior, do monitor que apagava(a busca não está funcionando senão eu postava o link) e a proposito não é qual e sim quais, são 3 no total: R, G e B

Olha !! o que será aquilo no tanque de lavar?!! Será a Mulher-Maravilha lavando sua calcinha?!  Será o Bill Gates tirando caca do sapato!? não..não... é o Medx fazendo a manutenção em mais uma placa-mãe!!! 

Pelo nível dos seus posts, dá pra ter uma ideia de como você é, um ignorante, que fuça nos aparelhos dos vizinhos e não tem conhecimento algum em eletrônica, só "acha que sabe". Deve ter um emprego frustrante, ganha um salário de ##### e ainda por cima vai aos jogos do Santos. Eu realmente tenho pena de você.

Sábio e humilde MESTRE! Seus pupilos aguardam anciosos por mais um rico pronunciamento!

Aliás da uma olhada neste topico e ve o que o Sr. ensinou sobre umidade para seus discípulos!!    http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=239076

Assim como eu disse anteriormente, toda a água deve ser retirada usando um secador de cabelo, assim que a placa é retirada do "banho" e que isso é uma medida extrema. Só para esclarecer aos outros usuários do forum, já que para pessoas ignorantes como você não adianta gastar a saliva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Não sou técnico reparador de placas mas trabalho em indústrias eletrônicas há muito tempo e gostaria de colocar algumas informações de como este assunto é tratado industrialmente para lhes dar uma visão deste assunto de um outro ângulo.

Até meados da década de '80 as placas eletrônicas eram lavadas na indústria com solventes do tipo FREON. Com o problema ambiental, este solvente foi banido e se começou a usar fluxos de soldagem solúveis em água e as placas eram lavadas assim, com água aquecida a 80 graus e a ajuda de detergentes apropriados. O grande problema era ter uma água adequada para lavagem. A água que nós temos na torneira não é pura, ela contém muitos sais minerais que a tornam condutora (a água absolutamente pura é isolante!). A água usada na limpeza passava por um equipamento chamado desmineralizador que retirava os sais dissolvidos e em seguida tinha sua resistência avaliada; se estivesse com um grau adequado de isolamento era então empregada no processo de limpeza. O processo de secagem era feito numa estufa a 60 ou 80 graus durante 1 hora e o resultado era perfeito.

Este método deixou de ser usado porque o processo todo era caro e o desenvolvimento de fluxos de soldagem que dispensam limpeza (chamados No-clean) sepultou de vez o processo.

Hoje nas áreas de reparo das empresas é empregado exclusivamente o álcool isopropílico, mas de uma boa qualidade. Ao contrário dos álcoois isoproplílicos que achamos por aí, o usado nas indústrias tem um baixo conteúdo de água e não tem sais dissolvidos - é o chamado álcool de grau analítico.

Assim é realmente possível lavar as placas com água, desde que ela seja de boa qualidade; a água que consumimos contém, por exemplo, hipoclorito de sódio (o famoso "cloro"), vários sais de manganês, cromo, ferro, silicatos etc e estes teores variam de acordo com a região em que moramos. Os casos extremos seriam: numa ponta, lavar com agua demineralizada e noutra ponta usar água do mar! Lavar com água mineral (dependendo da fonte) tem quase o mesmo efeito que lavar com água do mar.

As águas destiladas não são isentas destes sais mas são melhores.

O melhor é nunca lavar a placa, retirando a sujeira com escovamento (cuidado com a estática!) e ar.

Se for inevitável lavar, use água destilada de boa qualidade; faça com que ela corra vigorosamente sob os componentes (especialmente os BGA's - como as pontes norte e sul) sob a pena de você conseguir apenas deslocar a sujeira de um componente para o outro. Uma dica: esquente a água, a eficiência da limpeza é muito melhor! O detergente é um assunto à parte. Não conheco nenhum que preste, use somente água ou algum sabão à base de glicerina.

Quando você lavar com álcool isopropílico tenha cuidado. Às vezes por se tratar de álcool negligenciamos a secagem e como você não terá acesso ao álcool de alta qualidade, ele deixará água debaixo dos componentes.

Seque ao sol, o calor e a ventilação são eficientes.

Porém, repito, evite lavar; use isto como recurso extremo.

Boa sorte, gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira::muro: :palmas:

Carammmmmmmmmbbbbbbbbbaaaaaaaaaa!!!

Nunca pensei que esse post iria dar o que falar, ate briga já rolou (ou ainda está rolando...) :D:P

Na verdade, eu só coloquei esse post porque eu tinha algumas dúvidas sobre "lavar a placa-mãe".

Só que agora, não tenho mais dúvidas, TENHO UMA LISTA DE PRODUTOS que devo, entre eles, escolher um e usar pra lavar a placa-mãe.

Está realmente engraçado esse post, interessante também, mas, em alguns momentos eu fico meio desapontado por ter gerado alguma briga entre alguns usuários aí... sei lá! Essa galera gosta de brigar mesmo.

Bom, é o seguinte:

Minha placa está lá estacionada só esperando um relatório final desse desmembramento de idéias e técnicas... mas uma coisa é certa: CEDO OU TARDE ELA VAI TOMAR UM BOM BANHO OU SOFRER UMA BOA LIMPEZA.

É isso galera. Valeu pela participação!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por =|®ög뮡ö ®ë¡§|=-@04 de junho de 2005, 00:36

Deixa eu aproveitar ai......valeu

Tenho uma placa-mãe ASUS A7V8X-X que vem apresentando um problema na IDE secundária, anteriormente quando inexplicavelmente ela apresentava no setup nome do tipo ST45080898*&&¨¨%%$%$¨$%¨$%654, isso era o hd, eu abria o gabinete e metia alcool isopropílico e voltava a funcionar. Como isso sempre ocorria com a IDE secundária..resolvi comprar uma outra placa pois não tinha como ficar apenas com um hd e um cd....Hoje estou tentando recuperar a placa....atualmente ela reconhece tudo no setup...porém ao entrar no windows ela congela...isso apenas com IDE secundária....um cara me disse ser problema na ponte...(que confesso não saber)....teria alguma solução uma lavada com as sugestões acima.....já pensei até colocar um despacho dentro do gabinete pra ver se ela volta a funcionar.....

Alguém recomenda uma lavada na placa...já que tentei de tudo....

Grato ai....olha a do despacho foi brincadeirinha....hehehehehehehehehehehehe

:priv:

Na boa ... alguém poderia me ajudar....grato! :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Mesmo que seja só 4% de agua, eu acredito que fique a umidade que com o tempo pode prejudicar a placa... Em todo caso eu uso o alcool isopropilico, é barato e mais "puro" :palmas:

Sábias palavras heim Eletronic-Man !!! não consigo esquecer !! huhuahuauah

Vai ter que botar as Sandálias da Humildade!!!hueehueehuhu...

Cara nem curto futebol! Sou santista porque nasci aqui nessa cidade de praia e muié bonita!! Aliás, Na verdade sou formado em administração de empresas, e

sou dono de uma bem sucedida franquia no melhor shopping da cidade com 5 funcionárias. (Ralei muito para chelar lá!).

Sou ignorante apenas com quem é ignorante! sou um amor de pessoa!!

O cara que levei pra arruma meu monitor não me cobrou um centavo,...0", ).

Aá... ele tambem não tinha caixa registradora!! kakakaka..

Aliás, qual sabão você usa? Ace ou Omo?? e o vinagre!! pode ser Castelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulosantista2@05 de junho de 2005, 23:01

"Mesmo que seja só 4% de agua, eu acredito que fique a umidade que com o tempo pode prejudicar a placa... Em todo caso eu uso o alcool isopropilico, é barato e mais "puro"    :palmas:

Sábias palavras heim  Eletronic-Man !!! não consigo esquecer !! huhuahuauah

Vai ter que botar as Sandálias da Humildade!!!hueehueehuhu...

Eu acho que no seu caso eu terei que fazer um desenho pra você entender, que o banho só é usado em ULTIMO caso e que toda a ága tem que ser removida, para evitar problemas futuros com a umidade. Até mesmo o alcool isopropilico tem um pouco de água e é aconselhavel secar a placa depois da aplicação.

E quanto ao uso industrial, o jpad foi bem esclarecedor.

Cara nem curto futebol! Sou santista porque nasci aqui nessa cidade de praia e muié bonita!!  Aliás, Na verdade sou formado em administração de empresas,  e

sou dono de uma bem sucedida franquia no melhor shopping da cidade com 5 funcionárias. (Ralei muito para chelar lá!). 

Eu sou técnico em eletrônica, tenho uma assistência técnica que é uma das melhores da cidade, tenho prédio próprio e uma longa lista de clientes. Sou formado em Engenharia Elétrica e também atuo como Engenheiro Freelancer. Ralei bem mais para chegar aqui e sei ser humilde, tanto que não saio xingando ninguém e só falo se eu tenho certeza.

Sou ignorante apenas com quem é ignorante! sou um amor de pessoa!!

Será mesmo?

Postado Originalmente por paulosantista2+23 de maio de 2005, 18:28-->
Credo!! cada debilóide neste planeta...ja imaginou agua dentro dos resistors, dos cis, cara ...lava com sal grosso e agua de arruda q resolve tambem... ou se preferir leve no Dr.Fritz e de umas picadas de seringa com iodo que tambem faz bem...KKKKKkkkkkk..

paulosantista2@04 de junho de 2005, 21:33

1º eu não entendo muito de eletrônica e nunca disse entender.

Se você não tem conhecimento, você não pode afirmar nada. Até o momento do seu post estavamos todos discutindo de forma educada e racional, isso é só para mostrar o ignorante que você é.

O cara que levei pra arruma meu monitor não me cobrou um centavo,...0", ).

Aá...  ele tambem não tinha caixa registradora!!  kakakaka..

Aliás, qual sabão você usa? Ace ou Omo??  e o vinagre!!  pode ser Castelo?

Sabão pode ser qualquer um, desde que você retire os residuos bem. E a mistura de vinagre só é usada em placas que absorveram a solução da bateria, para neutralizar a base, pois o vinagre é acido. Eu ao contrário de você, procuro me informar antes de falar algo, procuro ter base.

Essa solução vinagre/água foi publicada na Elektor da Alemanha e recentemente aqui no Brasil.

Não vou perder mais meu tempo discutindo com você, não vou descer ao seu nível, mas vou continuar argumentando com os outros usuários sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos, sou técnico em eletrônica aqui no rio, vamos lá:

Usamos alcool isopropilico para limpeza e remoção de resíduos de solda em pci(placa de circuito impresso);

É desaconselhável o uso de água devido aos sais minerais que ela contém e que podem deixar resíduos embaixo dos componentes;

a lavagem só se justifica caso haja vazamento da pilha da bios, capacitores com vazamento de dielétrico(após a troca do mesmo!);

Não aconselho o uso de pincéis na placa devido a possibilidade dele criar energia estática, com consequencias desastrosas, principalmente nos pentes de memória;

O uso do jato de ar comprimido é o mais aconselhável e eficiente;

Na manutenção o uso de pulseiras anti-estática, e a manta é aconselhável, caso não as tenha fique com os pés descalsos e longe de todo o tipo de carpete, caro que você desligou a cpu da energia...

As vezes podemos recuperar placas que não funcionam pelo simples expediente de fechar curto em todos os capacitores dela, descarregando-os ela talvez volta a funcionar, por isso que lavando-a ela funciona, eu prefiro envolve-la com alunínio e deixar umas 2 horas. com o uso eles acumulam energia no interior e em alguns casos ela não liga mais.

E antes de seguir os conselhos pensem, analizem e só os façam após conversar com alguém que realmente entenda

Abraços a todos :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!