Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lavar minha placa-mãe?


pluged

Posts recomendados

Claro que pode lavar o teclado, ja que ele é 90% plastico. Eu mesmo ja lavei o meu (de branco ele ficou amarelo de tanto usar) como não quebrou eu dei um banho de torneira nele com direito a sabão e até ficar de molho, mais quando fui secar coloquei ele aberto no sol pra ter certeza que ia ficar tudo bem sequinho antes de eu colocar de volta na ps2.

Ja peguei varias vezes na porta paralela e em todos os conectores inclusive com a placa ligada eu fico fazendo experiencia com meu pc, mais ligar o ps2 sem saber se a placa do teclado estava seca, eu não quis arriscar.

Nunca pensei em lavar minha placa mãe com água, depois de tantos choques por causa da água aprendi que a água é condutora de energia :D , ai vai que fica uma trilha úmida, e se essa trilha for uma positiva com outra negativa, não vai fazer um big bang mais faz um estrago, mais se secar bem mesmo sem pressa nenhuma funciona mais depois deve ter algumas consequencias, vejam meu lado: agente coloca água no radiador do carro e ele fica funcionando, mais depois vem a consequencia por estar usando so água começam a aparecer ferrugem e até chega a entupir o radiador.

vocês entenderam né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por .SubZero.@07 de junho de 2005, 21:03

Claro que pode lavar o teclado, ja que ele é 90% plastico. Eu mesmo ja lavei o meu (de branco ele ficou amarelo de tanto usar) como não quebrou eu dei um banho de torneira nele com direito a sabão e até ficar de molho, mais quando fui secar coloquei ele aberto no sol pra ter certeza que ia ficar tudo bem sequinho antes de eu colocar de volta na ps2.

Ja peguei varias vezes na porta paralela e em todos os conectores inclusive com a placa ligada eu fico fazendo experiencia com meu pc, mais ligar o ps2 sem saber se a placa do teclado estava seca, eu não quis arriscar.

Nunca pensei em lavar minha placa mãe com água, depois de tantos choques por causa da água aprendi que a água é condutora de energia  :D , ai vai que fica uma trilha úmida, e se essa trilha for uma positiva com outra negativa, não vai fazer um big bang mais faz um estrago, mais se secar bem mesmo sem pressa nenhuma funciona mais depois deve ter algumas consequencias, vejam meu lado: agente coloca água no radiador do carro e ele fica funcionando, mais depois vem a consequencia por estar usando so água começam a aparecer ferrugem e até chega a entupir o radiador.

vocês entenderam né

poxa, até q enfim alguem não riu do meu post e concorda cumiguh .. =]]

como eu deixo 1 dia no sol, não fica nda de agua... mais por garantia quem quiser depois abrir e secar tudo bem...

(eu tinha prometido a mim mesmo q nem ia + pstar nesse forum, porque ninguém leva a serio, mais depois desse cara aí ver q o q eu faço não é impossivel, tive q postar)

Obs: não fica um nojo não... fica normal... novinho... sai o amarelado e tal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rsfjr@11 de junho de 2005, 09:16

Olá,

Para limpar o meu teclado eu tiro todas as teclas, dismonto ele e separo a placa.

Só lavo as teclas e o chassis.

Eu não gosto de colocar equipamentos eletrônicos e peças de plástico debaixo do Sol.

sei lá, eu num vejo problema, claro q eu num deixo no sol escaldante do meio dia né ... mais tipo, o teclado é branco, não absorve muita energia solar (pelo fato de ser branco) ele absorve a energia suficiente pra realizar a evaporação da agua.... então sei lá, não vejo problema nenhum...

agora esse negocio de tirar as teclas é um s*co ... porque depois ficar colocando uma por uma nos seus devidos lugares deve ser meio demorado e complicado..

acho q fazendo como o SUB ZERO disse, não tem problema NENHUM... + como eu tenho umpoko de priguiça de abrir e ficar passando o secador e secando com toalhinha, eu faço do meu jeito.. deixo no sol, q é mais fácil...porque meu teclado tem + parafuso do q tecla.. haUHAUhauhuha

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, não sou nenhum expert em eletrônica, mas como estou cursando química tenho alguma coisa para falar.

Mistura de água/vinagre (acido acético) não é recomendável usar, porque o ácido irá reagir com o siíicio da placa mãe.

Mistura soda cáustica/agua é um perigo, corroe tudo o que é componente eletrônico, portanto não usem isso!

Água destilada sofre reação de oxidação com o silicio formando silicatos e hidróxido de silício, portanto corroe tb.

O mais indicado são solventes orgânicos, como o alcool isopropílico, ele tem um baixo ponto de ebulição, vocês podem usar acetona ou éter, mas aí vocês iam ficar doidões com o cheiro de éter, ele é alucinógeno e tb poderiam causar explosões, é inflamável tb.

É isso aí espero ter ajudado

Abraços

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Smith+12 de junho de 2005, 03:12-->
Galera, não sou nenhum expert em eletrônica, mas como estou cursando química tenho alguma coisa para falar.

Mistura de água/vinagre (acido acético) não é recomendável usar, porque o ácido irá reagir com o siíicio da placa mãe.

Essa mistura de água vinagre(ácido acético) é usada para neutralizar o eletrólito de baterias(NiCd e Alcalinas), que é principalmente formado de hidróxido de potássio(KOH) que é uma base.

As baterias de chumbo, usada em alarmes e veiculos é um ácido e geralmente é neutralizado usando uma base(bicarbonato de sódio ou amoníaco). Esse é só um exemplo já que essas baterias não são usadas em computadores ou aparelhos eletrônicos modernos.

O grande problema quando uma bateria vaza é que o eletrólito é absorvido pela placa de circuito impresso, além de danificar a superficie e todos os elementos metálicos, continua o processo de destruição por baixo da superficie da placa.

Muitos casos é necessário retirar os CIs e lixar os terminais que ficam oxidados, esverdeados ou esbranquiçados.

Postado Originalmente por Rafael Smith@12 de junho de 2005, 03:12

Água destilada sofre reação de oxidação com o silicio formando silicatos e hidróxido de silício, portanto corroe tb.

Posso estar errado, mas acredito que a água não entra em contato diretamente com o sílicio dos CIs. Não sei afirmar com certeza se é impermeavel ou não, já que a composição do material é mantido em segredo para proteger a máscara do integrado.

Muitas vezes o próprio material do involucro, oxida o semicondutor com o tempo, devido a impurezas no processo de fabricação, a maioria dos CIs são danificados assim

Postado Originalmente por Rafael Smith@12 de junho de 2005, 03:12

O mais indicado são solventes orgânicos, como o alcool isopropílico, ele tem um baixo ponto de ebulição, vocês podem usar acetona ou éter, mas aí vocês iam ficar doidões com o cheiro de éter, ele é alucinógeno e tb poderiam causar explosões, é inflamável tb.

Eu concordo com o alcool isopropílico, principalmente em limpezas mais simples, mas infelizmente ele não é capaz de limpar os residuos quando uma bateria ou capacitor vazam.

Rafael Smith@12 de junho de 2005, 03:12

É isso aí espero ter ajudado

Abraços

Rafael

Essas informações eu retirei da Elektor (Brasileira) no 36 de Março de 2005, eu gostaria de saber se são realmente verdadeiras.

Obrigado pela ajuda :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se um circuito q se encontra em estagio avançado deteriorado, inclusive por debaixo da superfície da placa, é aconselhável condená-las e substituí-las (no caso de placas de pc).

Agora, neutralizar a base nesse caso , não seria como um cafezinho que foi adoçado demais tentar corrigir isso com sal, ou seja, a "caca" ficaria maior ainda?! Uma vez que os circuitos já foram afetados de forma que nem o isopropílico resolva.

Lembrando que é apenas uma opnião! Como todos tem direito de dar a sua, você pode opinar! Esse site é democrático, e não é só pessoas que se jugam "bam bam bam" no assunto. Se eu tivesse passado 5 anos da minha vida indo a faculdade de engenharia eletrônica saberia dessas respostas com certeza, mas como não tive esta oportunidade, recorro a minhas dúvidas por aqui.

Alcool, benzina, acido sulfurico, nitroglicerina, cada um usa o que achar melhor e deve ter seu discernimento sobre o que fazer com suas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Medx+12 de junho de 2005, 09:54-->
As baterias de chumbo, usada em alarmes e veiculos é um ácido e geralmente é neutralizado usando uma base(bicarbonato de sódio ou amoníaco). Esse é só um exemplo já que essas baterias não são usadas em computadores ou aparelhos eletrônicos modernos.

Obrigado pela ajuda  :-BEER

Olá,

O melhor é o bicarbonato de sódio, pois o sal amoníaco em contato com o ácido sulfúrico da bateria, pode produzir uma reação violênta / amônia.

paulosantista2@12 de junho de 2005, 13:13

Acho que se um circuito q se encontra em  estagio avançado  deteriorado, inclusive por debaixo  da superfície da placa,  é aconselhável condená-las e substituí-las (no caso de placas de pc).

O aconselhável é consertar, só deve se condenar quando não há mais jeito. Infelizmente, hoje em dia é assim, qualquer defeito, "é necessária" a troca.

"Técnicos" de fundo-de-quintal fazem isso: Condenam os equipamentos sem nem tentar consertar. O pior é que esses picaretas estampam na sociedade: Deu defeito -> substitua que não tem mais jeito.

Postado Originalmente por paulosantista2@12 de junho de 2005, 13:13

Agora,  neutralizar a base nesse caso , não seria como um cafezinho que foi adoçado demais tentar corrigir isso com sal, ou seja, a "caca" ficaria maior ainda?!  Uma vez que os circuitos já foram afetados de forma que nem o isopropílico resolva.

Não fica, pois as reações químicas são bem específicas, observe:

KOH (Base) + CH3COOH (ácido acético) -> CH3COOK [sal (Neutro e solúvel em água)] + CO2 (Gás) + H2O (água)

Os produtos são neutros e solúveis em água.

No caso do café, você está misturando duas substâncias que são inertes umas às outras: O açúcar é inerte ao sal de cozinha, então não há nenhuma reação de neutralização entre os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheco ninguém que faca o mesmo mas eu limpo os componentes de meu computador com uma maquina de ar comprimido. Ela tem uma pequena mangueira e a medida em que vou passando por todos os componentes a poeira vai saindo. No fim fica tudo bem limpo, brilhando, sem nenhum contato de qualquer material com os componentes.

Tenha muito cuidado na hora de limpar sua placa-mãe. não somente com a substancia que voce irá utilizar, mas tambem com o jeito que voce vai fazer o serviço. Algum movimento mais brusco pode danificar alguma parte do componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rsfjr@22 de junho de 2005, 12:31

Olá,

O melhor é o bicarbonato de sódio, pois o sal amoníaco em contato com o ácido sulfúrico da bateria, pode produzir uma reação violênta / amônia.

O aconselhável é consertar, só deve se condenar quando não há mais jeito. Infelizmente, hoje em dia é assim, qualquer defeito, "é necessária" a troca.

"Técnicos" de fundo-de-quintal fazem isso: Condenam os equipamentos sem nem tentar consertar. O pior é que esses picaretas estampam na sociedade: Deu defeito -> substitua que não tem mais jeito.

Não fica, pois as reações químicas são bem específicas, observe:

KOH (Base) + CH3COOH (ácido acético) ->  CH3COOK [sal (Neutro e solúvel em água)] + CO2 (Gás) + H2O (água)

Os produtos são neutros e solúveis em água.

No caso do café, você está misturando duas substâncias que são inertes umas às outras: O açúcar é inerte ao sal de cozinha, então não há nenhuma reação de neutralização entre os dois.

É ta certo!! Amigo eu não pagaria 100 reais para consertar (ou lavarem) uma placa mãe,, e possivelmente ter problemas com ela futuramente ja que com 150 ou 200 reais você pode substituíla por uma nova que vai durar anos. É questão de lógica! Numa das melhores lojas daqui, eles vendem abertamente placas que voltaram da garantia e foram consertadas, pela metade do preço,, mas ficam encalhadas,, quanto ao açucar e sal fiz uma comparação metafórica, ninguém é retardado de fazer isso. Bill Gates já trabalhou no fundo do quintal dele!! Será que ele tambem lavava as plaquinhas dele? hihihihihi!

não precisa dizer que o bill era tecnico em soft,, é apenas metafórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulosantista2@26 de junho de 2005, 16:18

É ta certo!! Amigo eu não pagaria 100 reais para consertar (ou lavarem) uma placa mãe,, e possivelmente  ter problemas com ela futuramente ja que com 150 ou 200 reais você pode substituíla por uma nova que vai durar anos. É questão de lógica! Numa das melhores lojas daqui, eles vendem abertamente placas que voltaram da garantia e foram consertadas,  pela metade do preço,, mas ficam encalhadas,,  quanto ao açucar e sal fiz uma comparação metafórica, ninguém é retardado de fazer isso. Bill Gates já trabalhou no fundo do quintal dele!! Será que ele tambem lavava as plaquinhas dele? hihihihihi!

não precisa dizer que o bill era tecnico em soft,, é apenas metafórico.

Bom, eu acho que esse tópico se trata da questão "Lave você mesmo sua placa-mãe" e não da questão "Pague R$100 para terceiros a lavarem".

Bom, se eu o ofendi, mil perdões.

Apenas tentei esclarecer suas "metáforas" sem fundamento.

Realmente, Bill Gates trabalhou no fundo do quintal dele, mas antes de fazer a faculdade. Mas, realmente, não mudou nada (considero a Microsoft um grande fundo de quintal), podemos ver o maravilhoso sistema operacional que ele criou... Só precisamos de novas atualizações de segurança todos as semanas (Que prático, não?).

(Se o SO dele fosse tão bom assim, ele, com certeza, tornaria o código aberto. Mas como é cheio de erros, acho que ele tem vergonha de mostrá-lo). Mas isso é uma outra história.

Bom, mais uma vez, se eu o ofendi, mil perdões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rsfjr@22 de junho de 2005, 12:31

Não fica, pois as reações químicas são bem específicas, observe:

KOH (Base) + CH3COOH (ácido acético) ->  CH3COOK [sal (Neutro e solúvel em água)] + CO2 (Gás) + H2O (água)

Os produtos são neutros e solúveis em água.

Obrigado!

Eu queria confirmar o resultado da reação, pelo visto a mistura pode ser usada para neutralizar o KOH na placa. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem...

so li a primeira pagina... estava ate dando umas risadas aqui!

aí pulei direto pra terceira e parece q o clima ficou um pouco pesado...

mas enfim...

quanto ao lavar o teclado q foi citado:

eu ja fiz isso (estava nojento já.. :wow: ), mas com ele desmontado e SEM a plaquinha e aquela 'pelicula' q faz os contatos propriamente ditos...

eu fiz assim:

tirei o circuito e a pelicula dele;

fotografei a parte de cima (lado das teclas)

retirei tecla por tecla e lavei cada uma individualmente

peguei a carcaça e taquei num balde e limpei com ema escova

sequei todo o conjunto

motei¹ as teclas com a ajuda da fotografia :P

montei o circuito e a pelicula

fechei o teclado e voialá!! teclado novinho em folha! :D

Espero q seja útil! :-BEER

OBS:

¹ : Dica pra colocar a tecla de "espaço" e todas as outras q tem aquele ferrinho embaixo:

você vai perceber q o ferrinho fica preso na parte da carcaça do teclado sob umas travinhas. aí tem o "buraco" onde fica o botao propriamente dito. do outro lado (oposto as travinhas em relação ao buraco) fica uma especie de apoio pro ferrinho... você apoia ele ali e aperta a tecla ate encaixar.

espero q tenha ficado claro. eu so pensei nisso depois de abrir um rombo enorme na tecla pra, deppois de muito insistir, colocar ela no lugar! :chateado: :chicote:

abração!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo todo mundo falan que é seguro, eu admito:

EU TENHO MEDO DE FAZER UMA COISA DESSAS! :P

Cara, não me vêm na cabeça a ideia de lavar a placa-mãe. :tantan:

Acho que um paninho pouco umidecido com aquele álcool especial ja basta e olha lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí como eu disse lavei a minha placa e agora montei meu micro

esta funcionando perfeitamente, quer dizer, como estava funcionando antes de eu lavar.

Até mesmo o problema que eu pensava que poderia desaparecer lavando a placa continua. Ele inicia e depois de algum tempo trava isso no modo normal, mas se eu inicia-lo em modo seguro ele roda a vida toda. Se alguem puder me indicar alguma solução agradeço. Para lavar a placa-mãe eu usei um pincel normal pequeno detergente neutro e agua da rua ficou limpinha, tirei tudo que podia menos a bios joguei agua em tudo quanto é lugar e ate agora não pifou. Deixei secar a sombra pendurada no varal durante tres dias e beleza. Ate +++++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rickymar@27 de junho de 2005, 01:17

aí como eu disse lavei a minha placa e agora montei meu micro

esta funcionando perfeitamente, quer dizer, como estava funcionando antes de eu lavar.

Até mesmo o problema que eu pensava que poderia desaparecer lavando a placa continua. Ele inicia e depois de algum tempo trava isso no modo normal, mas se eu inicia-lo em modo seguro ele roda a vida toda. Se alguem puder me indicar alguma solução agradeço. Para lavar a placa-mãe eu usei um pincel normal pequeno detergente neutro e agua da rua ficou limpinha,  tirei tudo que podia menos a bios joguei agua em tudo quanto é lugar e ate agora não pifou. Deixei secar a sombra pendurada no varal durante tres dias e beleza. Ate +++++

Não tirou uma foto? Deve ser uma cena legal, uma placa mãe pendurada no varal :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER Amigos, tenho varios anos de manutenção em eletrônica. Posso afirmar que uma boa lavagem não ira danificar a placa, dede que se tome alguns cuidados como retira a bateria e preencher os slots com graxa para que a agua não os invada. Nada de deixar de molho. sugiro uma limpeza com pincel ensaboado, retitar o sabão com agua corrente e pincel e após de uma boa secada com um secador de cabelo com ar frio. Deixe a placa descansar por alguns dias em local arejado. Depois deste período de descanso limpe o exesso de graxa e pronto. Um abraço!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acho que esse tópico se trata da questão "Lave você mesmo sua placa-mãe" e não da questão "Pague R$100 para terceiros a lavarem".

Bom, se eu o ofendi, mil perdões.

Apenas tentei esclarecer suas "metáforas" sem fundamento.

Não ofendeu não amigo, apenas estamos discutindo pensamentos diferentes, não se ofenda se eu disse algo que não lhe agradou, pois não foi essa minha intenção! É que você se referiu a técnicos que condenam tais placas e eu acho que entre condenar e lavar eu prefiro condenar. Acho que lavando você resolve o problema por um tempo e não definitivo. Isso não quer dizer que trabalho no fundo de quintal! mas se trabalhasse meu quintal é pobre mas é limpinho!! huahuahua.., aa e a questão do tópico acho que cabe tanto pra home ou profissional edition hihihihi (usuário doméstico e profissionais) e afinal foi o você mesmo que entrou no mérito profissional.

AFINAL O FORUM É PARA DEBATERMOS E NÃO PARA SE BATERMOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Caros amigos decidi entrar e me cadastrar neste forum exatamente por não aguentar mais tanta besteira :( caro amigo tenho 12 anos de informática na pratica, não só teoria e fico vendo as pessoas que fazem uns cursinho fundo de quintal e acreditam segamente em seus professores, não tem nem cabeça para raciocinar, daí decidi responder a você e quem mais tem dúvidas quanto a lavar a placa mãe com água e sabão...ok Resp: existe a possibilidade de você lavar sua placa mãe com álcool isoplopilico sim, mais a questão e se pode com água e sabão PODE SIM, CLARO QUEM SIM, POIS AS MINHAS PLACAS QUANDO PEGO DE CLIENTES E ESTÃO UM NOJO, QUE NÃO E difícil EU FAÇO ISSO EM TODAS E NUNCA DEU NENHUM PROBLEMA POIS AS PLACAS MÃE SÃO COMPENENTES ELETRÔNICOS QUE SÃO SOLDADOS DE FÁBRICA, PORTANTO NÃO FOI SEU VIZINHO QUE SOLDOU E MESMO QUE TIVESSE ERA SÓ ESPERAR SECAR A PLACA. ESPERO TER AJUDADO E NUNCA ACREDITE EM TUDO QUE FALAM PESQUISE ESTUDE. OK ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode lavar sim, a minha pegou goteira, emprestei um secador de cabelo e sequei ela.

Continuou Funcionando.O mesmo aconteceu com o monitor do meu primo.

Vocês tem que ver que só vai dar problema se ligarem ela molhada. Se deixar secar completamente, funciona sem problemas.

Olhem este vídeo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!