Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

  • Membro VIP

Yllenet,

Infelizmente muita coisa é assim mesmo, por tentativa e erro.

Ainda tem muita coisa embolada em sua explicação, mas já deu pra entender bastante coisa.

1 - o Studio é um programa voltado para o usuário amador. Assim, ele faz milhares de coisas automaticamente e o usuário sequer sabe que pode ser diferente. Então, para a grande maioria, os ajustes ficam bons pois realmente ele é um software avançado para o que ele se propõe.

2 - Você disse que capturou o filme em MPEG. Foi por placa de captura? por gravador de dvd de mesa? em ambos os casos, uma verdade absoluta: o Premiere não gosta de MPEG. Eles até namoram um pouco se o cupido do MainConcept estiver junto, mas não é a praia dele. Também não é a praia para o Studio, embora ele lide melhor com os problemas desse formato de arquivo.

Minha sugestão, nesse caso, é: use o Womble, também conhecido como CUBO. Esse sim é feito para MPEG. Como editor ele não é nenhuma sumidade, mas se tudo que você estiver fazendo são cortes secos ou com transições simples, inserção de titulos ou legendas em poucos lugares; não existe nada melhor. Acredite, ele leva menos que 10 minutos para exportar um filme de 2 horas.

Só aconselho usar o Premiere ou o Studio se você for usar efeitos especiais, do tipo câmera lenta, resize de imagem ou filtros de correção. Se for só cortes, vai de CUBO.

3 - Até hoje eu não sei porque, mas essa "tremida" que só aparece na TV já me deu nos nervos, embora eu já consegui mandar ela pra casa do chapéu... Faça sua edição normalmente e na hora de exportar o MPEG, vá em propriedades do vídeo e marque "de-interlace". Aqui funciona (não me pergunte o porquê).

Bem, veja para que caminho você quer ir, e dê mais uns passos. Há dezenas de dicas para lhe dar em cada um dos itens que você citou, mas como são caminhos diferentes, decida primeiro pra gente não falar à toa.

Abaços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus bons amigos!

Tenho uma problema para o qual não consigo resposta.

Costumava utilizar o DIKO para fazer o DEMUX de videos AVI para utilizar no DVD LAB PRO, mas a perde de qualidade éra grande.

Agora estou tentando utilizar o ADOBE PREMIERE PRO, mas eis o problema:

NÃO CONSIGO IMPORTAR ARQUIVOS AVI.

Quando eu tento fazer a importação a janela de "importing file" abre mas nunca carrega.

Eu tenho instalado o MainConcept. Já tentei a versão 1.5 e 7.0 do Premiere.

Os AVI´s estão com as configurações ok (720x480, 29.97fps, audio 48hz).

Alguem me ajude por favor!

Já pesquisei neste e em vários outros foruns, já li tutoriais, já li o help do premiere, já fiz de tudo o que sabia.

Por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AlexPB,

Bem vindo ao fórum.

O Premiere não importa arquivos DivX.

Abraços,

RedBeard

Capitão Barba Ruiva!

Obrigado por me responder tão rápido!

Mas então eu devo estar ficando louco!

Eu estou tentendo importar AVI pro Premiere porque vi isso no tutorial do Dinho (SOMANIACO).

Também li nesse mesmo forum uma resposta do Marcio onde ele dizia que os AVI tinham que estar com as especificações corretas pra poder importar.

Não estou entendendo mais nada!!!!!!:eek:

Mas sendo assim, será que alguem pode me recomendar um programa para fazer o DEMUX em que a perda de qualidade seja pequena, (ou de preferência nula??)^_^

Continuo contando com vocês meus amigos!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alex,

AVI significa que o conteúdo possui Audio e Video Integrados. O formato que está esse conteúdo é outra especificação.

Quando todo mundo fala que importou arquivos AVI para o Premiere, são arquivos AVI sem compressão ou com compressão DV, também chamados de AVI/DV. No seu caso e em quase todos os vídeos baixados na internet, o formato de compressão é DivX ou similares, dentro de um arquivo de Audio e Video Integrados (AVI).

Agora, a perda de qualidade já ocorreu quando foi gerado o arquivo DivX. Veja que uma hora de vídeo sem compressão ocupa 72 GigaBytes, e uma hora de DivX ocupa 350 MegaBytes, na configuração mais comum. Nem o Mister M consegue colocar o mesmo conteúdo de 72 Gb em 0,35 Gb. A perda foi brutal e já ocorreu.

Para qualquer outro formato que você queira passar, certamente ainda vai ocorrer uma perda na transcodificação.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Capitão!

Muito obrigado pelas informações!:D

Mas que coisa hein! Vivendo e aprendendo! Nem tinha ideia das diferentes formas de comprensão dos AVI´s!

Porém agora tudo deu certo! Depois de sua informação consegui importar AVI no Premiere! Problema resolvido! :lol:

Poxa vida, nada como poder contar com a ajuda dos mais sabidos hehehe.

Espero um dia saber o suficiente pra ajudar os amigos!:rolleyes:

Mais uma vez obrigado!

Aliás! Como dica pra quem eventualmente possa ter o mesmo problema do que eu: Consegui "converter" os AVI DIVx para Dv com o River Past!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Mestre RedBeard,

Primeiramente agradeço você pelo interesse em nos ajudar. Pessoas como você que dignificam este fórum. Quanto a sua pergunta eu capturo pela Placa de Captura Externa Pinnacle Dazzle Video Creator Platinum e uso o Studio 10 como software porque o Premiere não é compatível com a mesma. Meu trabalho é estritamente converter Fitas VHS para DVD´s. Estou tentando aprender o Premiere porque ele possui muito mais recursos e é um aplicativo profissioanal. O “diabo” é estas imagens tremidas que só aparecem na TV. Mas aos poucos chego lá...rs. O que você aconselharia para mim que só trabalho com conversões (VHS/DVD)? Novamente meus sinceros agradecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Yllenet,

Para fazer conversões, usar o Premiere é como ter uma ferrari para fazer compras. O trabalho que vai dar pra colocar as compras no minúsculo banco traseiro não compensa.

O premiere trabalha com AVI/DV ou AVI sem compressão. Qualquer outra coisa é adaptação e não fica com a mesma qualidade.

No seu caso, o ideal é capturar em MPEG para evitar ter que recomprimir depois, e assim o Premiere já fica quase descartado.

Quando não tem que ter nenhuma edição, só cortes no início e no final, eu uso o Womble. Para esse tipo de trabalho não existe outro melhor.

Teste e diga o que achou.

Abraços,

RedBead

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Importei um vídeo MPEG2 para o Premiere Pro, coloquei o áudio, editei, na hora de exportar escolhi Mainconcept, mas da a seguinte msg de erro:

"Nothing to do, no audio or video available to encoder"

Na janelinha da msg tem o titulo "MainConcept MPEG Pro"

Alguem tem uma luz do que pode ser?

O video e o audio estão lá... eu estou vendo... e posso roda-lo dentro do Premiere (Preview)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo a edição de um vídeo com o Premiere Pro 2.

Converti do DVD para avi, em DivX, mas ao invés de nao importar o vídeo, o Premiere trabalha normalmente com ele, mas SEM SOM ALGUM. E não consigo fazer nada para trazer o som? Já instalei o ffdshow e outros codecs e nada.

Alguem tem alguma sugestão de codec, conversão ou algo que eu possa fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Importei um vídeo MPEG2 para o Premiere Pro, coloquei o áudio, editei, na hora de exportar escolhi Mainconcept, mas da a seguinte msg de erro:

"Nothing to do, no audio or video available to encoder"

Na janelinha da msg tem o titulo "MainConcept MPEG Pro"

Alguem tem uma luz do que pode ser?

O video e o audio estão lá... eu estou vendo... e posso roda-lo dentro do Premiere (Preview)

Obrigado

Caro Sassa pelo que vi nesse erro seu é que o premiere não teve ta suportando esse formato de audio ou ele nem mesmo deve estar o reconheçendo como valido tente inportar outros tipos de audio e vai testando!!! aqui sempre quando exporto video nesse plugin fica show!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal gostaria de uma atenção especial eu tenho aqui um pacote de plugins do BORIS FX são ( BORISFX 9.0 / BORIS CONTINUUM CONPLETE 4.0 / BORIS RED 4.1) acontece que o premiere que uso é 2.0 pro tudo bem primeiramente eu instalei o BCC4.0 e funcionou beleza mais os outros não ta dando pra funcionar se eu instalar eles na pasta padrão eles viram programas individuais e se eu instalar eles na raiz C:/ARQUIVOS DE PROGRAMAS/ADOBE/ADOBE PREMIERE 2.0/PLUGINS/EN_US ele aparece na lista de efeitos mais na hora de usa-lo aparece um erro ou seja simplesmente não funciona!!!!

Já instalei outros plugins aqui e ta tudo beleza!

Será que alguém ai tem alguma esperiência na instalação desses plugins e que possa compartilhar esse conhecimento com o tópico!!!

Desde já agradeço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Sassa pelo que vi nesse erro seu é que o premiere não teve ta suportando esse formato de audio ou ele nem mesmo deve estar o reconheçendo como valido tente inportar outros tipos de audio e vai testando!!! aqui sempre quando exporto video nesse plugin fica show!!!!

Pois é... eu nunca tinha usado esse plugin MainConcept Pro no Premiere, eu sempre exportei como avi e ficava muito bom. Instalei ontem o MainConcept Pro e ele apareceu no Premiere então resolvi testa-lo.

Eu importei um video MPEG2 e um audio MP3. Dentro do Premiere ele roda na boa no preview, mas da esse erro ao exportar escolhendo MainConcept Pro.

Bom vou fazer uns testes hoje a noite com outro tipo de audio, vamos ver.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... eu nunca tinha usado esse plugin MainConcept Pro no Premiere, eu sempre exportei como avi e ficava muito bom. Instalei ontem o MainConcept Pro e ele apareceu no Premiere então resolvi testa-lo.

Eu importei um video MPEG2 e um audio MP3. Dentro do Premiere ele roda na boa no preview, mas da esse erro ao exportar escolhendo MainConcept Pro.

Bom vou fazer uns testes hoje a noite com outro tipo de audio, vamos ver.

Obrigado

cara quando eu coloco um video capturado em avi com o som em mpeg-layer2 ou doubly digital e mando exportar com esse plugin no final da exportação fica dois arquivos um de video e um de audio ou seja mpeg-2 e ac3 se você importar um audio em wav,ac3,doubly digital cara eu tenho certeza que vai dar certo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal gostaria de uma atenção especial eu tenho aqui um pacote de plugins do BORIS FX são ( BORISFX 9.0 / BORIS CONTINUUM CONPLETE 4.0 / BORIS RED 4.1) acontece que o premiere que uso é 2.0 pro tudo bem primeiramente eu instalei o BCC4.0 e funcionou beleza mais os outros não ta dando pra funcionar se eu instalar eles na pasta padrão eles viram programas individuais e se eu instalar eles na raiz C:/ARQUIVOS DE PROGRAMAS/ADOBE/ADOBE PREMIERE 2.0/PLUGINS/EN_US ele aparece na lista de efeitos mais na hora de usa-lo aparece um erro ou seja simplesmente não funciona!!!!

Já instalei outros plugins aqui e ta tudo beleza!

Será que alguém ai tem alguma esperiência na instalação desses plugins e que possa compartilhar esse conhecimento com o tópico!!!

Desde já agradeço!!!!

ninguém ai pra me dar um help!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

davidmaio, eu fiz o seguinte:

Exportei meu video direto para o DVD (Export to DVD) e foi na boa, quanto aquele problema com o Mainconcept vou dar um tempo, depois volto a testar.

Agora estou com outro problema, é o seguinte: Meu video ficou maior que a área visivel na TV, está cortando as bordas, como eu faço para diminuir ou posicionar o video na área segura para não cortar na TV?

Eu clico na Safe Margins e vejo que está "estourando"... e agora??

Obrigado

Desculpem, mas já descobri como se faz para redimensionar o video e deixa-lo visivel sem cortes na lateral na TV... acho que me precipitei em perguntar antes de dar uma "fuçadinha"... Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, alguém pode me ajudar a linkar os menus ou títulos de menus a trechos ou títulos de filmes nos menus de dvd criados por exemplo no premiere? Já li um manual de como criar menus, mas nele não diz como fazer os links, (Tutorial do Lauro).

Por exemplo como linkar textos de menus a seus respectivos pontos em um filme é o que não consigo descobrir como fazer.

Outra coisa, tem como colocar vários formatos de video numa única edição no premiere ou pinnacle, quero colocar trechos em standart e widescreen num mesmo filme.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yllenet,

2 - Você disse que capturou o filme em MPEG. Foi por placa de captura? por gravador de dvd de mesa? em ambos os casos, uma verdade absoluta: o Premiere não gosta de MPEG. Eles até namoram um pouco se o cupido do MainConcept estiver junto, mas não é a praia dele. Também não é a praia para o Studio, embora ele lide melhor com os problemas desse formato de arquivo.

Minha sugestão, nesse caso, é: use o Womble, também conhecido como CUBO. Esse sim é feito para MPEG. Como editor ele não é nenhuma sumidade, mas se tudo que você estiver fazendo são cortes secos ou com transições simples, inserção de titulos ou legendas em poucos lugares; não existe nada melhor. Acredite, ele leva menos que 10 minutos para exportar um filme de 2 horas.

RedBeard

Olá RedBeard,

Depois da tua sugestão resolvi explorar melhor o forum pra postar minhas duvidas no tópico correto. Como você deve lembrar, sou profissional de audio e iniciante em video, portanto minhas dúvidas são muito básicas.

Como você deve lembrar, tenho aquele show gravado em 6 câmeras que me foram entregues em 18 DVDs ( arquivos VOB).

Ok, então comecei a "brincar" com o Adobe Premiere e o MainConcept por sugestão tua e de outros colegas, e tenho conseguido me entender com ele.

Porém, tenho dúvidas com relação à finalização do trabalho, e quando for exportá-lo... na renderização, o aqruivo final para posterior autoração, deve ser necessariamente AVI sem compressão? Neste caso, não haveria perda também pelo fato de estar editando arquivos VOB?

Como havia te falado, desculpe se minhas dúvidas são básicas demais, mas talvez sejam de outros colegas também.

Obrigado e abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yllenet,

...uma verdade absoluta: o Premiere não gosta de MPEG. Eles até namoram um pouco se o cupido do MainConcept estiver junto, mas não é a praia dele. Também não é a praia para o Studio, embora ele lide melhor com os problemas desse formato de arquivo.

Minha sugestão, nesse caso, é: use o Womble, também conhecido como CUBO. Esse sim é feito para MPEG. Como editor ele não é nenhuma sumidade, mas se tudo que você estiver fazendo são cortes secos ou com transições simples, inserção de titulos ou legendas em poucos lugares; não existe nada melhor. Acredite, ele leva menos que 10 minutos para exportar um filme de 2 horas.

RedBeard

Ah sim RedBeard, no post anterior fiz a citação ao teu post porque queria saber mais sobre este WOMBLE e acabei esquecendo de falar dele.

Como trabalhar com MPEG-2 ( os arquivos vob ) são o meu caso, gostaria de saber se o WOMBLE é um editor multitrack como o Adobe Premiere. No meu caso, meu trabalho ( de música ) é bem retrô então quero editar este show sem efeitos, uma coisa mais crua mesmo.

Então seriam só cortes, etc.. sem efeitos.

Você recomendaria este Womble?

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi, alguém pode me ajudar a linkar os menus ou títulos de menus a trechos ou títulos de filmes nos menus de dvd criados por exemplo no premiere? Já li um manual de como criar menus, mas nele não diz como fazer os links, (Tutorial do Lauro).

Por exemplo como linkar textos de menus a seus respectivos pontos em um filme é o que não consigo descobrir como fazer.

Outra coisa, tem como colocar vários formatos de video numa única edição no premiere ou pinnacle, quero colocar trechos em standart e widescreen num mesmo filme.

Obrigado.

costapin,

Bem vindo ao fórum!

A maioria dos tutoriais aqui do fórum são para uso de programas "semi-profissionais", onde cada programa tem uma função específica. Programas como o Studio ou o próprio Premiere estão incorporando funções extras de captura ou autoração, que não são sua especialidade.

Se você quiser fazer uma edição no Premiere, terá em suas mãos uma das mais poderosas ferramentas disponíveis para o ramo semi-profissional. Mas se você quiser usar o premiere para autoração, as ferramentas que ele dispõe são medíocres.

Entendeu? ou seja: cada macaco no seu galho.

E outra coisa, não é possível um filme com trechos em formatos diferentes. Você pode ter Títulos diferentes no mesmo DVD, mas não trechos dentro de um mesmo título.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jpv,

Vamos por partes.

O Premiere sozinho (sem o main concept) permite que você importe arquivos MPEG mas ele automaticamente converte o arquivo para AVI tanto para visualização quanto para aplicação dos efeitos. Quando você exporta esse projeto, caso escolha AVI/DV, ele vai exportar o conteúdo que foi convertido "automaticamente" na hora da importação; se você escolher exportar em MPEG (sim, é possível sem o MainConcept), ele vai re-converter de AVI para MPEG. Nem é preciso dizer que esse converte-desconverte gera perdas, né?

Se você tiver o Premiere + MainConcept instalados, você vai ter duas opções na hora de criar um projeto: 1 - criar um projeto AVI, e nesse caso, tudo que falei acima se aplica; ou 2 - criar um projeto usando um dos presets MainConcept. Nesse caso, o Premiere vai trabalhar com MPEG.

Quando o Premiere trabalha com um preset MainConcept, ele vai ter a time-line em MPEG. Se você importar um arquivo MPEG, ele vai manter o arquivo na time-line sem a conversão. O detalhe importante é na hora de exportar esse arquivo. Se você exportar o projeto em AVI, é lógico que ele vai converter de MPEG para AVI, gerando perdas. Se você exportar o projeto em MPEG, é possível usar o "smart-render" e nesse caso o premiere não vai re-renderizar o arquivo, diminuindo sensivelmente o tempo para exportação e qualquer perda por re-renderização.

Assim, se você busca a melhor qualidade a partir de um arquivo MPEG, esse é o caminho das pedras: Premiere + MainConcept -> usar um preset MainConcept -> exportar em MPEG usando o "smart-render".

Sobre o Womble, ele não é multi-track. Até onde sei, dos programas semi-profissionais, apenas o Premiere, Vegas e Liquid são multi-track, mas como eu não conheço muitos, não leve muito a sério minha informação.

O Womble é realmente uma excelente opção para trabalhar com MPEG. Hoje mesmo tentei usar o Premiere para editar um filme de viagem filmado em uma filmadora com HD (gera um arquivo MPEG para cada cena) e ele apresentou vários problemas. No Womble foi como mel na chupeta.

Mas para trabalhos multi-track, com necessidade de sincronismo entre as imagens, não há como usá-lo (a não ser que você seja maluco ou masoquista).

Espero ter ajudado um pouco mais.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Womble, ele não é multi-track. Até onde sei, dos programas semi-profissionais, apenas o Premiere, Vegas e Liquid são multi-track, mas como eu não conheço muitos, não leve muito a sério minha informação.

Espero ter ajudado um pouco mais.

Abraços,

RedBeard

Oi RedBeard,

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Sem as dicas de vocês eu estaria perdido.

Vou aproveitar pra perguntar mais algumas coisas, que acho que muitos dos colegas com pouca ( ou nenhuma) experiência como eu vão aproveitar também.

Existem dois livros da editora Campus sobre o Adobe Premiere Pro, um deles está declarado ser do Premiere Pro 2, mas o outro fiquei em duvida sobre qual versão do Premiere Pro ele se baseia.

A versão do Premiere que eu tenho é o Adobe Premiere Pro 1.5. Pois bem, gostaria de perguntar se você ou algum outro colega conhece estes livros e qual deles recomendaria pra quem usa o Premiere 1.5

Outra questão é sobre a máquina necessária pra rodar o Premiere. Eu tenho um Athlon 2.4 com 1GB de memoria, e não encontrei maiores problemas neste inicio.

Por outro lado, tenho um amigo que também é profissional em audio, mas já tem mais experiência em video do que eu. Pois bem, ele usou a mesma estratégia que usamos em áudio, e dedicou um PC exclusivo pra video. Só que é uma placa Intel com Pentium IV de 1.6GHz com 1.5GB de memória, que tem instalado somente o Windows XP e o Premiere e nada mais. E pelo que ele me disse e pelo que já vi ele fazendo, a coisa roda muito bem. Assim, fiquei pensando se seria fundamental melhorar a minha máquina agora, visto que meu objetivo em video não é profissional, mas somente fazer o meu proprio trabalho.

Pra finalizar, olhando mais para frente, queria saber como ficaria pra fazer a autoração deste meu trabalho ( pretendemos fabricar DVds deste show ) à partir de um arquivão "sem compressão" em MPEG. Pelo menos à principio, pretendia entregar para outra pessoa fazer a autoração. Minha dúvida é se é possível autorar este DVD a partir de um MPEG ou se vão acabar tendo que convertê-lo pra AVI ( e neste caso, não adiantaria nada...)

Abração e obrigado pela ajuda.

JPV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá RedBeard,

eu uso o Adobe Premiere 6,5 há mais de 8 anos e vem me atendendo bem, até aparecer o DVD e seu arquivo Vob para complicar e inativar o Premiere 6.5 para este fim.

Consegui o PP1.5 e o MainConcept 2.0.1 e já fiz vários testes com Mpeg e Vob e estou achando muito legal!

Em um post seu, me chamou a atenção a maneira de exportar, e para não re-renderizar você menciona "Smart Render". onde o localizo para configurar?

Obrigado

Abraço.

Wilson Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá jpv_2007,

apesar de você estar fazendo a pergunta diretamente ao "RedBeard" que por sinal é uma pessoa que carrega uma grande bagagem técnica e um senso amigo e cooperador, eu vou opinar também baseando no aconteceu comigo.

Trabalho há 8 anos com o Adobe Premiere 6.5 que não importa MPEG nem VOB.

Entre usar programas conversores eu preferi rodar os discos no player de mesa e capturar para o Adobe Premiere - gerei com isso um arquivo AVI-, editei cada câmera numa trilha, com cortes e efeitos, e depois exportei pelo plug-in "Adobe Mpeg Encoder", nativo do Adobe Premiere 6.5,- (instala junto com o Premiere) - que também é o mesmo slogan "MainConcept" 1.2.

Autorei no DVD Architect 3.0 da Sony, e a pessoa que mandou fazer ficou muito satisfeita com o trabalho.

Observações;

Exportei na taxa de 6000x35 para caber na Mídia camada simples, no seu caso será mais indicado aumentar a taxa para diminuir perdas, e gravar em uma mídia camada dupla.

1-Capturar via FireWire, por outras vias compromete mesmo a imagem.

2-Quando menciono perdas - inclusive eu e o RedBeard já conversamos sobre isso. É quase imperceptível.

3-Não quero dizer que está é a melhor forma, mas é uma forma muito positiva. Por experiência!

4-Se der pau no Adobe Premiere, confira as condições da máquina.e a procedência do software adquirido.</p>

Abraço a todos.

Wilson Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!