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Criação de Áudio 5.1 - Real


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Dinho, se eu desinstalar o nuendo 2 e instalar direto o 3.1 ja não vai estar corrigido todos esses bugs?

Pergunto, porque tá difícil o p2p aqui. Ta demorando demais.

Eu achei um update 2.2.0.35.exe de 5.62MB e um Cubase updates 2.2.0.39.rar.

Seriam estes?

Quanto ao AC-3 eu achei o DTS Encoder 1.02.rar.

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E aí pessoal!

Imagina Lauro, pare com isso!

Como já lhe falei sua demo me inspirou para fazer a minha, como foi observado pelo Dinho o volume que você equliazou estava perfeito tudo no mesmo nível, e isto serviu para resolver meu problema quando da primeira vez que fiz que ficou tudo distorcido como comentei, mas é isso aí, está completamente aprendido, compreendido e absorvido a primeira parte do tutorial,,, agora nem quero ver como vai ser com os outros programas, sai de baixo! rsss... :P

Dinho você não sabe como estou feliz de você ter tbém simplesmente escutado a minha demo!

Queria muito lhe mostrar o que você nos ensinou, e que aprendi perfeitamente!

e leigo como sempre fui em áudio consegui fazer um áudio em 5.1! que salto que dei hein? Mas todo isso foi por sua dedicação em nos ensinar, sei que vamos repetir muito esta palavra, mas novamente muito obrigado!

Não sabia nada mesmo de áudio e foi só dar uma luz com este tutorial que aprendi alguns segredos sobre áudio!

Pessoal todo que aprendi até aqui sobre áudio aprendi com o Dinho! E vou continuar aprendendo!

vocês lembram desta parte do filme? Começa exatamente aos 29 minutos do filme, a perseguição qual foi inspirada a demo (terminator 2) vale a pena dar uma relembrada!

Outra coisa, demorei, como vocês viram quase uma semana para fazê-lo (calma ainda chego lá) e dei uma estrapolada além do que se referiu no tutorial colocando 11 trilhas de áudio, sendo 9 trilhas em mono e 2 em stéreo, e umas cinqüenta waves, pois assim não conseguiria o resultado pretendido. (queria muito aprender como se fazia a transição de uma caixa para outra tipo um tiro partindo de uma caixa para outra ou um rasante de um avião vindo do surround esquerdo para a caixa esquerda).

Puxa dinho se você quiser ou puder postar meu áudio vai ser MUITO legal mesmo, nem que seja por um dia, só para o pessoal ver o que eu aprendi com seu tutorial e o que é possível fazer com áudio através dele! ,

foi tbém 100% Adobe Premiere com Surcode dolby Digital!

Pessoal escutem sempre em sistema de 5.1, se não vocês não vão perceber a riquesa de efeitos em qualquer. tipo deste audio!

Eu estava estudando um meio de postar minha demo aqui, mas por um site que meu provedor disponibiliza (um tal de kitnet) estava vendo que ele somente suporta até 3 megas, que lástima, ou seja para nossas demos de no mínimo 9 MB para uma duração de no máximo 3 minutos, não daria.... :chateado: mas no futuro vou dar um jeito de ver um outro site onde poderia se amarzenar pelo menos uns 10 MB.

Bom ainda estou baixando os Nuendos, depois dou o toque!

Abraços, Milo.

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Valeu, Milos, bem eu não sei a quanto voce gerou a sua demo mas para testes e para que o arquivo fique menor use uma taxa de 224 ou menos que o tamanho do arquivo cai bastante. Agora depois quando for pro trabalho final, ai, sim vai no talo la nos 384 kbps me parece.

Quanto a fazer o som ir de uma caixa pra outra é muito simples. Abra o efeito no soudforge. Vá em Process depois em Pan/Expand e escolha um dos pressets la. Eu prefiro o Left to Right Linear. Quando der o ok, se o arquivo estiver em stereo ele somente efetuas os fades em cada canal se for mono, ele cria o outro canal e faz os fades, fade out no esquerdo e fade in no direito. Existem outras opões no presset tambem muito interessantes. É so brincar la.

Bem uma vez gerado o pan/expand posicione o cursor no na area e arraste para fora da timeline como no exemplo de passar de stereo para mono. Aí é só gravar os canais e depois colocar um na direita outro na esquerda ou uma na esquerda e outro na surround esquerda. Tem várias opções. Dá pra fazer o som vir/ir em diagonal colocando por exemplo um canal no front-esquerdo e outro no surround direito.

Valeu.

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Postado Originalmente por Lauro A L Brito@04 de julho de 2005, 20:31

Valeu, Milos, bem eu não sei a quanto voce gerou a sua demo mas para testes e para que o arquivo fique menor use uma taxa de 224 ou menos que o tamanho do arquivo cai bastante. Agora depois quando for pro trabalho final, ai, sim vai no talo la nos 384 kbps me parece.

Quanto a fazer o som ir de uma caixa pra outra é muito simples. Abra o efeito no soudforge. Vá em Process depois em Pan/Expand e escolha um dos pressets la. Eu prefiro o Left to Right Linear. Quando der o ok, se o arquivo estiver em stereo ele somente efetuas os fades em cada canal se for mono, ele cria o outro canal e faz os fades, fade out no esquerdo e fade in no direito. Existem outras opões no presset tambem muito interessantes. É so brincar la.

Bem uma vez gerado o pan/expand posicione o cursor no na area e arraste para fora da timeline como no exemplo de passar de stereo para mono. Aí é só gravar os canais e depois colocar um na direita outro na esquerda ou uma na esquerda e outro na surround esquerda. Tem várias opções. Dá pra fazer o som vir/ir em diagonal colocando por exemplo um canal no front-esquerdo e outro no surround direito.

Valeu.

Oi Lauro valeu pelas dicas realmente não sabia do jeito que você falou, eu consegui fazer isto da seguinte forma, a fonte deveria estar necessariamente em stéreo e originalmente já com a transição de uma caixa para outra (no caso p. ex da esquerda para direita).

Para isso separei no Forge os canais direito e esquerdo do stereo e nomeei respectivamente como canal esquerdo e canal direito, para saber qual é qual e para onde vai a transição, lógico mono cada um deles.

Importei no premiere, aí no projeto, criei duas trilhas monos só para esse tipo de transição (não sei se é esse o nome técnico, será que é pan/expand como você citou?) aí importava cada uma das waves para cada trilha criada, assim se quisesse fazer dos frontais da esquerda para direita,configurava no mixer que uma trilha deveria ser para o para o canal frontal esquerdo e colocava na respectiva trilha, o wave do canal esquerdo extraído do som original stéreo, e a outra wave (mono canal direito) colocava na segunda trilha, e setava, linkava no mixer informando que a segunda trilha correspondia ao canal frontal direito, lógico se quisesse um som partindo do surround esquerdo para o frontal esquerdo, na primeira trilha linkava informando que essa trilha correspodia ao surrond esquerdo e colocava o wave mono esquerdo na outra trilha informava que era para o canal frontal esquerdo e colocava o wave mono direito, que foi extraído do original stéreo.

Bem aí se fosse para o frontal esquerdo para o surrond esquerdo, fazia a mesma coisa colocava o wave canal esquerdo na primeira trilha e linkava ela para o canal frontal esquerdo e a wave canal direito colocava na segunda trilha informando ao premiere que aquela segunda trilha correspondia ao surround esquerdo. bom acho que deu para entender :) isso é uma das formas que aprendi a fazer as transições e deu certo! na demo você percebe algumas passagens de som de uma nave e lasers que vão do canal frontal esquerdo para o frontal direito e surround esquerdo para o canal central p. ex.

Valeu pela dica tbém da taxa de rate, realmente em taxas menores o tamanho do arquivo final cai mesmo, mas é que eu quis fazer mesmo em uma taxa beleza pra ter bastante qualidade.

Nossa, mas mudando de assunto estava vendo um dvd que meu pai comprou, não vão dar risada, mas é o novo DVD do calcinha preta, haha vocês já viram? mas que mulherada da boa! você não consegue parar de ver ! não, por favor, não estou desvirtuando o assunto pois é relacionado ao áudio tbém: sem brincadeira nenhuma o áudio está muito bem equalizado! muito ótimo para ser brasileiro, sem discriminar, mas é sério se vocês algum dia virem este dvd verão que é verdade, o áudio é em 5.1, e cada canal foi bem trabalhado, o central ficou exclusivamente para voz, perfeita límpida, tão e somente para a voz dos cantores, nos canais frontais somente os instrumentos com o órgão guitarras e baixos muito bem audíveis cada um deles, e nos surrounds você escuta a platéia e a percussão, muito bom mesmo, esse dvd é um típico exemplo de áudio 5.1 com os canais bem separados... :)

Estou baixando o Nuendo 3.02.623 (H2O - ?), é uma imagem do CD (.iso ou . bin e .cue) e tem 115 MB mas estou baixando outros que como reportado, tem de vários tamanhos tem até um de 750 MB (Nuendo 3 H2O), mas Dinho não estou conseguindo achar a versão 2 e o build que você indicou tá muito difícil, mas estou procurando para não ter problemas com o encoder de AC3, como informado.

Mas se a versão é mais recente creio eu que devam ter consertado tais bugs com AC3, você tbém não acha?

Estou baixando tbém o Sonar 4 (só para ver como é o bichinho).

Dinho, achei varios encoders em pacotes separados do Nuendo como "Nuendo DTS Encoder" ou "Nuendo AC3 Encoder” e têm mais ou menos 120 MB cada um, temos que baixar eles tbém?

São plugins do NUENDO para poder trabalhar com AC3?

Puxa vida! e ele trabalha com DTS tbém? que loucura!

Estou louco para trabalhar com DTS não tem áudio melhor que ele!!!

Por fim, Dinho novamente obrigado por disponibilizar minha demo!

É uma satisfação enorme compartilhar isso com o pessoal e mostrar o poder de um áudio 5.1, feito exclusivamente pelo seu TUTORIAL! Pessoal escutem em sistema (hometheater) de 5.1, para vocês ouvirem bem os efeitos de cada canal!

Abraços, Milo.

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Sim, Milo, o NUENDO também encoda em DTS...e é show de bola!!!

Lauro e Milo, vocês podem fazer o caminho do áudio pelo SoundForge, como o Lauro falou, porém não é o mais indicado!!! a partir de agora, esqueçam o SoundForge...Iremos trabalhar com o Nunendo e com o conceito de Multipista. Por isso que eu comecei com o Premiere, pois ele é um programa de Multitrilha, coisa que já é mais comum para quem trata vídeo, como é o caso da maioria da Galera daqui. Sendo assim, trabalhando com o Nunedo em Multipista, todas as transições de áudio de uma canalç para outro canal será desenvolvida na Timeline do Nuendo, de uma única vez... É como se estivesse trabalhando com o Premiere, porém não há a necessidade de fazer Links como Mixer, pois a Timeline do Nuendo já é um Mixer, já representa o áudio e estará linkada internamente pelo driver ASIO e sua Placa de áudio...

Resumindo: Todas as transições de canais são desenvolvidas dentro da timeline diretamente...Por exemplo: coloque uma trilha de áudio, aí divida essa trilha em 5 partes, coloque cada parte num canal, em formato de cascata, começando a tocar num canal, logo quando terminar de tocar no canal anterior....qual será o resultado? Será um áudio circulando a sua sala, passando de uma caixa para a outra.... em cada início ou final, você poderá colocar uns efeitos de fade ou distorçã, ou reverbe....

Bom, isso é só um aperitivo!!!

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Que beleza Dinho, um prog que ja faz tudo. É disso que a gente precisa.

Ainda não consegui atualizar a minha máquina. Depois que atualizar devo formatar a máquina no final de semana porque ce sabe, esse negocio de instalar e desintalar programas deixa o Windows um elefante branco. Meu micro tá tão ruim que quando ligo e fica uns 1 minutos procurando não sei o que no meu computador e o pior que não posso fazer nada enquanto ele não termina.

Eu pretendo limpar a máquina, deixar só aquilo que realmente preciso, Programas, codecs, etc....

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quanto às transições realmente estava queimando os miolos pensando um jeito do áudio passar continuamente por três caixas, p. ex. pela frontal esquerda passando pela caixa central e terminando na frontal esquerda... não dá para fazer no SoundForge porque não suporta três canais ao mesmo tempo, não é multipista! Assim não dava para usar aquele preset do pan/expand que o Lauro se referiu...NUENDO!

Lançado nova versão do Nuendo:

NUENDO 3.1

Mais detalhes:

Mais detalhes Nuendo 3

Painel de Boeing:

Painel 1

Painel 2

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Isso aí...tô gostando de ver!!! Todo mundo empolgado...cheios de graça!!! heheheheh..Já tão até mandando o Nunedo 3.1 e sequer começaram no 2... ô, Galera apressada!!!!

Com certeza o 3 deverá ter recursos melhores e mais novos...Ele é bem recente mesmo!!! Mas é bom aprender aqueles macetizinhos para configurar o Programa.. Por isso é bom começar com o 2...Como falei, ainda não instalei o 3.1 para evitar algum conflito, pois o meu 2.039 está redondinho, depois de muita luta com o Bicho!!!!

Milo, se falar em programas de Áudio tem que se falar em Steinberg, os Alemães sabem o que fazem....

Lauro, conforme os Links do Milo, dá já para ver As pistas de Áudio sendo editadas conforme o Vídeo. Cada pista pode receber seus efeitos alí mesmo..naquele exato ponto...sem sair do programa...pode-se ouvir só aquele canal, mixar só aquele canal, aquele pedacinho de áudio daquele canal... É possível fazer TODA a edição e mixagem dentro do próprio programa...Sem abrir mais Nada e já exportar a Trilha do Filme em AC3 diretamente...

É mole ou quer mais?!!!!!!

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Realmente Show de bola mas como você diz, vamos começar de baixo pra entender bem como funciona, depois vamos avançando.

Ah aproveitando eu to tentando autorar no Maestro. Graças a seu tuto eu consegui dar a partida e engatar a primeira. Fiquei parado por causa do menu, devido aqueles problemas na exportação do m2v mas to correndo atras pra normalizar e tentar realmente entender esse maravilhoso programa.

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Este tópico é muito interessante - mas há formas bem mais práticas de se conseguir excelente som 5.1 inclusive surround EX, um aprimoramento para 6.1. Hoje em dia, o o NLE Vegas, da Sony, possui um plug-in Dolby Digital Profissional e certificado pelos Laboratórios Dolby. O Vegas iniciou sua carreira como um editor de áudio e por isso mesmo neste ítem tem se mostrado imbatível. Com as novas ferramentas de edição de vídeo introduzidas nas versões 5 e 6 é possível se obter excelente qualidade de vídeo e áudio, produzindo-se trilhas sonoras 5.1 Surround EX. Como?

Inicie o software e em propriedades para seu projeto, escolha áudio 5.1, 48 Hz Dolby Film. A partir deste momento, na timeline do Vegas aparecerá a pequena tela do Dolby Panning (este é o recurso para mover o som através dos 5 canais de som, a locomoção é feita através da inserção de keyframes, ou seja você vai fazer uma animação por onde o som vai se mover). Cada trilha de som terá seu Doly Panning. Desta forma você terá no Vegas o seguinte:

-trilha do vídeo

-trilha de som 1

-n trilhas:

-2

-3

-4, etc,

Cada trilha corresponderá a um efeito sonoro e este poderá ser animado pelos keyframes passando pelos canais que você bem desejar, obviamente, encaixando o som nos 5 canais de acordo com a ação na tela. A movimentação do som você faz simplemente com o mouse arrastando um cursor dentro da tela do dolby panning de um canal, para outro (ex. um keyframe no início da timeline e o cursor no canal esquerdo, 100 quadros depois, inserção de outro keyframe e o cursor no canal direito - pronto, o próprio software vai animar esta passagem, ou seja o panning).

Depois de tudo pronto, você ainda poderá adicionar efeitos sonoros nas trilhas de áudio como eco, reverberação, equalização, abrindo para tanto o Sound Forge de dentro do Vegas pois o Sound Forge é o editor default deste programa. Finalmente você ainda poderá selecionar a automatização para que todas as trilhas sejam processadas por uma série enorme de plug-ins para a melhora do som. Na hora de renderizar, basta escolher o tipo de arquivo que é o AC-3, escolher novamente 5.1 e configurar o plug-in. Particularmente, prefiro encodar como Surround EX. Contudo, o sistema ora descrito do Premiere pode ser muito interessante para fazer efeitos mais primários como ajustar as vozes em gravações de vídeo o que também pode ser obtido no Vegas.

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Somaniaco, desculpa se já respondeu a esta pergunta, mas, no NeroVision tem a opção em gravar em AC3 2.0 (será somente este padrão fixo, pois a outra opção que ele me dá é LPCM. Não entendi este LPCM, parece que ele até aumenta o tamanho do arquivo gerado. Seria este LPCM o tal 5.1?

Obrigado pela atenção amigo.

Urbe

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Dinho mas que confusão hein? O Lauro tbém me reportou do ocorrido, bom espero que tudo se normalize por aqui agora!

Já baixei uma "porção" de Nuendos e vou ver qual realmente vai ficar em definitivo na máquina.

Adiantando o que o colega Urbe perguntou, apesar de acho não estar relacionado ao tutorial, o LPCM é a abreviação de Linear Pulse Code Modulation e é um dos formatos mais populares em produção de música. é um áudio padrão para DVD, é como se fosse um wave para DVD, mas específico (com 48000 hz como o Lauro se reportou), e como em ambos os casos ele não tem compressão nenhuma (como o avi uncompressed em matéria de vídeo) ele é bem maior mesmo em relação as demais tipos de áudios, por não ser comprimido. Assim ele não se confunde com o DolbyDigital 5.1 (ac3) que o amigo se referiu que é outro formato de áudio já que possuem vários canais, e o PCM tem apenas dois, quando stéreo.

Mas segundo minhas pesquisas descobri que existe LPCM com 5.1 canais (assim como wave 5.1), porém ele é produzido para se fazer DVD-Áudio (freqüência de 24Bit/48kHz) que é uma outra história.

Esse áudio digital descomprimido tem o mesmo formato que é usado em CDs de música (samples de 44.1 kHz a 16 bits por sample).

Ele é lido na maioria dos DVDs players, mas a mairoia não consegue suportar 48KHz/16bit de capacidade. Somente outros player mais caros e mais raros ainda conseguem ter a capacidade de ler a freqüência de 96kHz/24-bit.

Bom outras e informaçãos o pessoal e mestre Dinho com certeza complementarão!

Vamos partir para o NUENDO! :palmas:

mILO.

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Falaram tudo, Milo e Lauro....Ficou tudo bem explicado quanto ao LPCM e o Dolby 5.1

Agora quem realmente tem equipamento para reproduzir 96khz/24 bit vai ter a clareza do que é um SOM de verdade!!!!

Mas isso é outro assunto, até para outro Tópico e que poderíamos até abri-lo para fazer a produção de DVDAudio!!!...Assim que concluirmos nossos estudos de 5.1, abrirei este tópico!!!

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aí pessoal, passamos de 2000 visitas.

Mas cadê o pessoal?

Poxa será que todo mundo ja sabe produzir audio 5.1?

Seremos somente eu, Sidney e Milos, leigos no assunto correndo quem nem doido pra aprender essa maravilhosa tecnologia?

Vamos deixar de preguiça moçada que o trem ta andando.

Afinal, o Dinho não vai estar aqui a vida toda pra esclarecer nossas dúvidas e indicar os "caminhos sem espinhos" pra gente chegar lá e além do mais, ta ai no mercado já as placas de audio 7.1...

Daqui a pouco chegam ao mercado DVDs em AC3 e DTS 7.1 e vamos ficar só babando pelo som sem ao menos ter ideia de como podemos também produzir nossos próprios audios nestes formatos?

Postem suas dúvidas sem receio por que leigos todos somos, exceto claro alguns aqui do nosso fórum, mas acredito que uam grande parte é, e é por isso que estamos aqui. Pra aprender aquilo que não sabemos mas que estamos interessados.

Vamos dar a este tópico o devido valor tanto quanto damos aos tópicos Maestro, Scenarist, Premiere Pro, Gravadores, Filmadoras e outros destaques importantes pois afinal de que adianta produzirmos um vídeo de excelente qualidade mas com áudio pobre e limitado a somente duas caixas de som se podemos utilizar 6 caixas e no futuro 8 e mais ainda sabe-se la quantas caixas?

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Olá Dinho, a configuração de áudio, se é isto que deseja saber é o seguinte:

Nome Creative SB Live! series(WDM) (Blaster LIVE! 5.1 - Digital Studio)

Fabricante Creative

Status OK

Identificação de dispositivo PNP PCI\VEN_1102&DEV_0002&SUBSYS_80641102&REV_07\4&2E98101C&0&00F0

Porta de E/S 0x0000B800-0x0000B81F

Canal IRQ IRQ 21

Driver c:\windows\system32\drivers\emu10k1f.sys (5.12.01.3509, 757,13 KB (775.296 bytes), 11/24/aaaa 17:54)

Nome SoundMAX Integrated Digital Audio

Fabricante Analog Devices, Inc.

Status OK

Identificação de dispositivo PNP PCI\VEN_8086&DEV_24D5&SUBSYS_E0008086&REV_02\3&267A616A&0&FD

Endereço de memória 0xFEBFF800-0xFEBFF9FF

Endereço de memória 0xFEBFF400-0xFEBFF4FF

Canal IRQ IRQ 17

Driver c:\windows\system32\drivers\smwdm.sys (PRE-RELEASE, 542,25 KB (555.264 bytes), 11/24/aaaa 17:33)

Audio Codecs

------------

Microsoft IMA ADPCM CODEC : 4.00.0.0

Microsoft ADPCM CODEC : 4.00.0.0

Microsoft CCITT G.711 A-Law e u-Law CODEC : 4.00.0.0

Microsoft GSM 6.10 Audio CODEC : 4.00.0.0

CODEC de software DSP Group TrueSpeech : 1.00.0.0

Microsoft G.723.1 CODEC

: 1.02.0.1

Windows Media Audio : 4.02.0.0

Fraunhofer IIS MPEG Layer-3 Codec (advanced) : 1.09.1.49

Voxware Audio CODECs : 4.00.0.0

NCT ALF2 CD Audio CODEC : 2.03.0.1

Sipro Lab Telecom ACELP.net audio codec : 3.02.0.0

Creative MP3 CODEC : 4.00.0.0

DivX ;-) Audio Compressor : 4.02.0.0

AC-3 ACM Decompressor : 0.06.0.0

Ulead DV Audio Codec : 1.01.0.0

Ulead MPEG1 Layer2 Audio Codec : 1.00.0.0

Conversor de PCM da Microsoft : 5.00.0.0

Dinho se não for isso que deseja saber dê um toque!

Milo.

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Milo, primeira coisa, vá imediatamente no seu SETUP e desabilite seu áudio onboard (SoundMax), mania que vocês tem de colocar uma Placa de Áudio e manter o audio onboard ligado...isso é prato cheio para tudo dá errado!!

Outra coisa, vá no site da Creative e atualize os drivers da sua Placa. No próprio site eles fazem um teste no teu sistema e informam os drivers para atualização!!!!

Lauro, faça o mesmo!!!

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