Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Oi Dinho, como eu estava prevendo, tenho problemas com o driver azio. Ele diz que minha placa so tem 2 canais Left e Right.

Olha o preset dela:

Sound Maker Value Série 5.1

Audio 5.1 Channel PCI Acceleration Card

The Genius Sound Maker Value 5.1/4.1 cards in our Sound Maker series come in a new package design with the new Genius logo. The Sound Maker Value 5.1/4.1 sound cards are high-performance multi-channel PCI audio acceleration cards for home theater quality sound.They not only retain all functions of the previous models, they include a new upgrade driver that supports Windows XP/Me/2000/98.With the new package design in bright colors and the high quality of the sound cards, this will make the package a better display in stores.

Features ----

Supports positional audio in 4/6 CH speaker mode

Supports Direct Music and Direct Sound hardware acceleration

High Performance Dual Game Port

MPU401 compatible MIDI interface

16-bit Codec full-duplex playback and recording

Fully Sound Blaster, Sound Blaster Pro and Microsoft DirectSound compatible

Audio Rack and WinRip application software included

Complies with MicrosoftR PC99 specification

DirectX 8.0 Utilities included 

PCI Audio + AC"97 Codec: Single / Chipset  Single Chipset Single Chipset

Number of channels supported 4 4 6 6

Emulated A3D Support Yes Yes Yes Yes

Direct Sound 3D Support Yes Yes Yes Yes

HRTF 3D Support Yes - Yes -

Dolby Digital (AC-3) Software Decoder - - Win DVD) Power DVD

(Optional) 

Eu baixei a atualização dos drivers mas o estranho é que os arquivos são mais antigos que os arquivos que estão no CD que veio com a placa. Nas pasta XP so tem o audio3D.dll e não tem qualquer azio driver. Já na pasta win9x tem um driver "ASIO8738.DLL" mas acho que serve só pro 98.

Resumindo: Minha placa deve ser daquelas que voce se refere como 5.1 mutretado?

O fato é que eu entro la na pasta Azio que nuendo criou e tento setar mas negativo: só vem como dois canais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que a minha placa tem as mesmas funções da placa do Milos

Creative Labs SB Live 5.1 Sound Card

Detailed Specifications

Type of Sound Card:

Stand-Alone Audio Card

Operating System:

Microsoft Windows 2000, Microsoft Windows 95, Microsoft Windows 98, Microsoft Windows Me, Microsoft Windows NT 4.0, Microsoft Windows XP

Audio Technologies:

Creative Labs EAX 1.0, Dolby Digital, Microsoft DirectSound, Microsoft DirectSound 3D

Digital Audio Depth:

16 Bits

Interface Type:

Audio - Headphone Out (1/8" Mini), Audio - Line In (1/8" Mini), Audio - Line Out (1/8" Mini), Audio - Microphone In (1/8" Mini), Audio - RCA Digital Coax (S/PDIF), Audio Internal - Digital CD Audio, Game - 15 pin D-shell (MIDI/Joystick)

Max Sampling Rate:

48 kHz

Music Generation:

Wave Table Synthesis

Slot Type:

PCI

System Type:

PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é Dinho, acho que me dei mal:

A Sound Maker-Live 5.1 utiliza decodificação de hardware ou software?

A Sound Maker-Live 5.1 trabalha com decodificação por software. Os sinais Dolby digital são decodificados pelo software Power DVD Pro, fornecido com ela. Você ainda pode usar outro software para decodificar, como o Win DVD, mas você precisa ter certeza de que o software suporta 6 caixas. Muitas versões trail(para testes) que podem ser baixadas da internet não suportam 6 caixas.

Olha aí.

A minha placa como voce disse antes é 5.1 virtual e nunca vou conseguir fazer o nuendo reconhecer ela como 5.1.

Lá no azio so aparece duas entradas e duas saídas.

Sujou.

Será que a placa do Milos também é igual a minha?

Ser ela for 5.1 real, eu compro uma igual a dele, senão a audagy tá muito fora das minhas condições no momento. 538 paus no mercado livre e tem pouquissimos fornecedores.

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil mesmo uma Placa Onboard tem estas características!!

Veja, quando vamos Mixar canais reais, é preciso ter associados os canais de entrada e os canais de saída!!! Precisamos ter suporte ao Asio 2.0 Multicanais.

Se você não conseguir separar os canais reais, não vai conseguir trabalhar com o Nuendo ou qualquerutro programa de Edição de áudio!!!

Lauro, quanto a compra da 2Zs Pro Platinum é um caso a pensar.... Sei que tem um parceiro de São Paulo que estava em dúvida de comprá-la, eu lhe passei umas especificações e hoje parece que ele dorme com ela em baixo do travesseiro!!

Posso garantir a você que a 2Zs Platinum Pro é um dos melhores perífericos da minha Ilha, e olha, paguei umas 3x esse valor que você disse, pois importei direto da Creative, logo assim que ela saiu!!!...(eu já estava esperando!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, se o resto da galera ai não tiver esse mesmo problema que eu (acho que muitos terão), pode dar a partida aí sem mim mesmo que vou acompanhando o topico porém sem poder participar diretamente pois não teria como testar os ensinamentos.

Mas Valeu até aqui por ter te "conhecido" e o que aprendi nestes ultimos meses participando aqui não há dindin que pague. Que Deus lhe pague amigo, lhe dando muita saúde e sempre essa sua pré-disposição pra compartilhar seus conhecimentos.

Não sumirei, prometo estar sempre por aqui pelo menos pra dar uma lida.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Dinho, eu consegui encodar um arquivo no nuendo em AC 5.1. Reproduziu normal. O detalhe é que não posso ouvir em tempo real o que estou produzindo mas eu montei la alguns arquivos de audio pra teste e compilei não usando o camando de export do file mas usando a opção Edit/Macros/Render VSTi e ajustando os parametros lá pra 5.1 usando int1 e clicnado em LFE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dinho, eu fucei aqui e descobri uma maneira de produzir o 5.1 no nuendo. Só não dá pra usar a opção Export do menu como te falei mas no Edit/Macros/VSTi eu consigo exportar em 5.1. Fiz alguns testes e realmente funciona.

Eu instalei (sem querer é claro) o Sonic Foundry Soft Encode AC3 e posso abrir nele os AC3 criados e ele realmente abre os seis canais distintos. Dessa forma penso eu que está correto.

Detalhe: O LFE não vai nem a pau. Mesmo estando uma pista lá apontando pra ele, na hora do encode o canal vai vazio.

Vou mostrar abaixo as screens pra ver se voce pode me dar uma luz:

Depois de montado as pistas, seleciono todos os canais e vou em EDIT/MACROS/VSTi ou (Ctrl Xhift R)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-3.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Eu notei o seguinte:

Algumas vezes este campo não vem marcado nada e não deixa eu selecionar também.

Veja no preprocessing que eu setei tudo lá

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-4.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Veja o resultado no Sonic Foundy

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-5.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Cada canal tá exatamento como eu montei no Nuendo so o LFE que vai vazio.

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Lauro, o que você está fazendo agora com o Nuendo, é exatamente como fazia no Premiere, só que com a vantagem que poderá mixar cada canal aqui mesmo!!! Vá em Devices->Mixer 4, então reproduza (Dê Play) no seu áudio que estão na timeline, aí veja como são reproduzidas cada trilha no Mixer...entendeu?

Você não precisa usar o Sonic, import novamente para o Nuendo, pois ele vai abrir o AC3 nas pistas exatamente como você encodou....

Estamos chegando lá..... Quanto aos pressets do Encoder Ac3, estão certos...é assim mesmo!!!

Não entendi porque você colocou os canais frontais em duas pistas estéreo e porque colocou duas pistas de Subwoofer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim Dinho, eu só abri no sonic por curiosidade, pra ver como estava exportando já que eu não consigo fazer o VST Connections correto. Eu vou inclusive remover da máquina.

Agora quanto ao canal de LFE é que não sei como vou resolver.

Realmente eu pensei nisso, montar tal qual eu monto no premiere mas com a vantagem dos recursos do nuendo. Tem filtro lá que não acaba mais. Até Voice.Remover eu consegui instalar mas não consegui acertar ainda o uso dele.

Valeu amigão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@19 de julho de 2005, 13:26

Augusto, o Demux você só fará depois de concluido toda a edição do video senão não há santo que faça o sincronismo ou seja, primeiro capture o video, faça as modificações necessários e quando terminar esse processo, ai sim você precisará fazer o demux. Se estiver usando o premiere pro, la mesmo você já pode exportar o audio separado do video (video em m2v e audio em lpcm ou AC3).

Outro detalhe é que para poder trabalhar o audio 5.1, isso depois do video todo já editado, voce precisar dele separado tambem.

Amigo Lauro

uma dúvida no Premier que você cita acima: podemos exportar o audio em ac3 e o vídeo em m2v, então neste caso ele faz o demux como se estivessemos usando o VobEdit, é isto que entendi??

no Premier posso fazer a captura e edição do vídeo, como uso uma filmadora digital com saída firewire 1394, neste caso precisaria do codec MainConcept??li no site que ele é compatível com fontes DV que é o caso de minha filmadora, como você relatou antes o Codec MainConcep seria se fosse usar fontes analógicas, eu teria algum ganho neste codec se minha fonte já digital?? Na versão full do premier o Codec SurCode Digital 5.1 é ilimitado ou é preciso compra-lo, na versão trial funciona no máximo 5 vezes segundo o site da SurCode??

onde você baixou o Nuendo e Maestro, foi via P2P ou algum site?? qual P2p você usa, tenho muita preocupação com spywares???

o adobe premier é mais fácil de conseguir, mas os demais tá difícil de achar, a versão 2.2.0.39 que você citou do Nuendo não achei. Qual versão do Maestro você tem, sei que ele já é descontinuado e a última que vi no site da VCDHelp, é a 2.95, é esta a sua??

Abraços

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma dúvida no Premier que você cita acima: podemos exportar o audio em ac3 e o vídeo em m2v, então neste caso ele faz o demux como se estivessemos usando o VobEdit, é isto que entendi??

no Premier posso fazer a captura e edição do vídeo, como uso uma filmadora digital com saída firewire 1394, neste caso precisaria do codec MainConcept??li no site que ele é compatível com fontes DV que é o caso de minha filmadora, como você relatou antes o Codec MainConcep seria se fosse usar fontes analógicas, eu teria algum ganho neste codec se minha fonte já digital?? Na versão full do premier o Codec SurCode Digital 5.1 é ilimitado ou é preciso compra-lo, na versão trial funciona no máximo 5 vezes segundo o site da SurCode??

Exatamente: Você tem que ter em mente somente o seguinte:

Quando você captura um video com som, este arquivo está multiplixado ou seja, num arquivo você tem duas pistas sendo uma de audio e outra de video. DEMUX quer dizer demultiplexar o arquivo ou seja, dividir em dois arquivos distintos. voce pode fazer demux num arquivo de audio stereo, separando os dois canais em dois arquivos monos.

No caso do premeire, assim que voce abre o seu mpeg que cujo arquivo está multiplexado, ela automaticamente faz o demux, joga o video na pista de video e o audio na pista de audio. Quando voce for exportar, ele já vai exportar separado ou seja, o arquivo de video vai pra um arquivo 'seuvideo.m2v e o de audio pra outro arquivo 'seuaudio.ac3' ou seuaudio.wav' conforme você escolhe no preset de exportação.

Quanto a captura da filmadora, bem eu não tenho filmadora e quem pode te orientar melhor é o Dinho mas pelo que sei, sem o mainconcept voce consegue capturar dela mas acho que só em AVI não em MPEG. Já com o mainconcept voce deve capturar direto em MPEG2 que não precaria rendirizar novamente. Com o mainconcept o seu ganho de produtividade aumenta pois capturando direto em MPEG2 não vai ter renderização e portanto o processo é bem mais rápido. Eu ainda não consegui capturar através dele pois dá erro de driver mas como tenho outro programa de captura não faço muita questão também. Mesmo na versão Full, acho que é trial e voce deve registrá-lo após 5 ou seis encodes ac3.

A minha versão do maestro é 2.9 acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, Dinho, Lauro!

Acabando de voltar do finalizinho destas férias, e portanto estive offline total!

Nossa como evoluiu, vou passar bocadas horas pra me atualizar sobre o tópico!

Lauro ontem passei pertinho de ti aí, tive que ir para Barueri e depois para Jandira (arrgh como é longe!) rssss...

Bom no mais estou agora brigando com minha plca de captura, para acertá-la de uma vez por todas, atualizando drivers e afins, todo porque comecei a travar a primeira baltalha com minha plca de som!

Bom se a essência da guerra é atingir seu objetivo, sem ser drasticamente afetada, digamos que saí sim vitorioso desta minha primeira batalha, primeira pois talvez outras possam vir.

Enfim consegui atualizar os drivers de minha placa SB Live 5.1 da creative, e sem dúvida alguma depois vou dar um "report" completo disso deixando um verdadeiro testamento para os usuários desta plca, bem como os que usam o XP como SO.

Bem outro ponto atingido em meu objetivo foi enfim CONSEGUI ESCUTAR 5.1 REAIS EM MEU COMPUTADOR!!! yEAH Dinho ! isso mesmo real real REAL!

portanto fiquei com aquele amplificador e as caixas 5.1 que mencionei anteriormente.

Após muita pesquisa e estratégia militar consegui decodificar Dolby Digital e irei postar como se consegue fazer isso!

Realmente Dinho, nos programas que em da Creative vem um chamado de Surround Mixer, e se você clicar no "Avançado" dele você tem a opções de volume das caixas centrais e subwoofer, a opção "Bass Redirection" e principalmente a opção de "AC3 Decode Dolby Digital" ou seja para você setar se deseja ou não decodificar Dolby digital pela plca!

Bom é isso aí agora ver se o Nuendo aceita minha plca de som, pra começar a tentar fazer alguma coisa nele!

Abraços, Milo de Crotona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ter você de volta amigo. Se tivesse dado um toque eu dava meu endereço pra você vir aqui tomar uma café.

Depois me fala ai se o driver azio do nuendo vai reconhecer sua placa como 5.1 (eu acho que não por isso dá uma olhada nos meus posts anteriores.).

Eu até passei um e-mail para a Genius do Brasil que me reportam que na linha deles não tem placas com essa especificação.

Só por curiosidade dei uma busca no ML pela Audagy e ainda bem que estava sentado: R$ 583,00 paus cara e só tinha uns dois ou três oferecendo.

Mas eu consegui exportar em AC3 5.1, seguindo por outros caminhos é claro, até comentei com o Dinho sobre isso. Ou seja la na driver azio só mostrar dois UNPUT PORTS e dois OUTPUT ports não tem por onde correr. Se você já falou que faz a decodificação por software então o sistema da sua placa deve ser parecido com o meu pois é também assim.

Mas temos saída, pelo menos por enquanto dá pra driblar a compra de uma audagy, talvez lá na frente.

Um Abração Amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Milo....Legal você de volta!!! E é isso aí, eu sabia que seu problema seria os Drivers da Creative!!! Se você já conseguiu Decodificar o AC3 real (de saída) isso já é uma grande avanço!!! Melhor ainda é saber que a versão da sua placa já tem um decodificador AC3 interno!!! Isso já é muito bom.... pois, se ela for realmente 5.1 (reais) você vai poder monitorar em realtime o seu trabalho pelo Nuendo!!!...

Amigo, alongoba, já te falamos que aqui NÃO podemos e nem é permitido troca de referência de locais ou programas ilegais!!!! O máximo que falamos é que existe a rede P2P (que o muindo inteiro sabe que existe) porém NÃO indicamos sites para que sejam baixados programas ilegais!!! Por favor, evite este tipo de comentário, pois do contrário, seus posts acabarão sendo sensurados pelo MODERADOR, e não gostaríamos que isso acontecesse!!! Todos aqui são bem-vindos, mas vamos procurar manter as regras do FORUM!!! Para o bem de todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oPA Galera!

Ok Lauro obrigado, quando um dia tiver que voltar por aí lhe dou um toque pra comer aquela feijoada! rssss...

Puxa estava aqui assistindo o Terminator 2 na Globo, e não tem coisa melhor já assisti várias vezes o filme vai ser sempre o MELHOR!

Yesss, pessoal agora faço parte do "Team H2O - Try Before Buy TM" heheheeh beleza beleza!

Dinho, InsALei o Nuendo 2.2.0.35 (incluido o Surround Edition) e até aqui todo all right!

Antes porém de abrí-lo o programa falou que era a primeira vez que utilizava o ASIO, e fez tipo um teste de "Asio Multimedia Audio-System-test" e parece que passei na "prova" deu a seguinte mensagen:

"Asio Multimedia: The test was successful! The current ASIO-MME configurations appears to be ok."

Aí o programa abriu....

Só que comprei dois updates:

1) Update_Nuendo.2.2.0.39 de 7,03MB;

2) Update_Nuendo_2.2.0.35 de 5,62MB;

Qual destes updates devo instalar para ele virar Build 39;

Minha versão do Nuendo é a 2.2.0 Build 35 de 25 de Maio de 2004.

Ou será que baixei a versão errada! :chateado:

Abraços,

Milo da Ilha de Crotona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rfsrossigna@25 de julho de 2005, 08:09

bom dia, gostaria de saber a diferença entre o software nuendo e o cubase da empresa Steinberg? Os dois da para fazer edição multicanal real?

abraços de rfsrossigna

Amigo, o Nuendo é o Cubase revigorado!!! O Nuendo faz coisas que o Cubase jamais fará!! Multicanal real só com o Nuendo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!