Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Gostaria de saber se alguém tem a versão trail do programa AC-3 DVD BURNER 1.0.38 da Sound Foundry(Atual SONY), ele queima um DVD com áudio AC3 sem precisar do video, foi lançado em 2002 e não está mais disponível no site. Ficaria muito grato se podessem mim ajudar.

Abraços a todos.

Jefferson Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leymar@17 de julho de 2005, 23:58

Amigo somaníaco. Necessito de um favor de você. Já que você tem essa versão do Nuendo, preciso que me passe três arquivos se possível. Nomes: synsonos.dll + synsoacc.dll + vstdll.dll. Se possível ok, senão fico grato da mesma forma. Abraços...

Leymar, desculpe a demora, mas revirei o meu Nuendo e NÃO encontrei essas DLL, apenas o synsoacc.dll achei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é dinho... sorry... :(

Tenho que tirar meu cavalinho da chuva...

Infelizmente, você perdeu por hora, os DOIS mais esforçados e empenhados soldados vencidos pelas suas próprias plcas de som...

Como previsto e já bem avisado por meu amigo Lauro, minha Creative Sound Blaster 5.1, não é 5.1 porcaria nenhuma!

Fiz a instalação completa do Nuendo, porém o bendito ASIO dedou que minha placa tbém só tem dois canais left e rigth. que lástima!

É um verdadeiro paradoxo, incompreensível até então de como se a placa decodifica 5.1 e escuto 5.1 reais como falei do meu computador, e então porque não é 5.1 de verdade, é uma pergunta que um dia pretendo achar alguma resposta.

Por enquanto como o Lauro vou ter que me contentar com o Premiere, que pra mim que não sabia nada de áudio já está sendo o máximo criar 5.1 com ele de verdade, e assim portanto está sendo MUITO produtivo eu mexer com o Sound Forge e o premiere para mim aprender o básico, pois sem base não há nada, e depois tentar algo mais profissional como o NUENDO.

hahaha, agora sou mais um de amor "placônico" com a AUDIGY, e espero que para ter os CANAIS REAIS, não tenha que obter a VERSÃO 2 ou a ZS PLATINUM PRO a top das tops, que diga-se de passagem é uma coisa MARAVILHOSA, como o próprio Dinho sempre atestou, confiram o brinquedinho:

http://br.creative.com/products/product.as...04&product=4925

Que coisa linda não? Que fantástico suporta 7.1, DD EX, DTS - ES, CERTIFICADO THX!!

E o Hub externo dela? É COISA DE LOUCO!

dINHO será que as AUDIGY "1" tem canais reais independentes 5.1?

ou somente as "2"? você sabe, não é, devem ser mais em conta, etc!

Eu vou torcer veementemente para que você não diga que só a Platinum tenha isso.... rssss... :)

sERÁ que a AUDIGY PLATINUM EX tem 5.1 reais com o ASIO?

http://br.creative.com/products/product.as...=205&product=45

Bom no mais tamos ainda por aqui!

Abraços, Milo de Crotona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jefferson andrade@26 de julho de 2005, 12:09

Gostaria de saber se alguém tem a versão trail do programa AC-3 DVD BURNER 1.0.38 da Sound Foundry(Atual SONY), ele queima um DVD com áudio AC3 sem precisar do video, foi lançado em 2002 e não está mais disponível no site. Ficaria muito grato se podessem mim ajudar.

Abraços a todos.

Jefferson Andrade

Amigo Jefferson na página 2 deste mesmo tópico de áudio 5.1 tem um programa chamado de DVD Audio Creator que tem a mesma função do seu programa citado dê uma olhada:

é o QUINTO tópico postado:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ic=273472&st=20

com ele você vai poder escutar nossas demos que postamos em 5.1, em seu home theater (com caixas no mínimo 5.1 é claro)

Abraços Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Milo, ou amigão dá uma lida lá no post da pagina 10.

Mesmo com nossas placas mixu5.1 nos poderemos utilizar o nuendo e seus maravilhosos recursos pra compor nossas trilhas.

Eu destaquei lá com screens inclusive a forma que consegui exportar ac3 5.1 Só não to conseguindo acertar o canal LFE mas isto é só um detalhe que com certeza o nosso amigo Dinho vai dar uma luz por aí.

Desanima não. Abre ai o nuendo e vamos vencer mais esta etapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Milo de Crotona@26 de julho de 2005, 19:05

Infelizmente, você perdeu por hora, os DOIS mais esforçados e empenhados soldados vencidos pelas suas próprias plcas de som...

Como previsto e já bem avisado por meu amigo Lauro, minha Creative Sound Blaster 5.1, não é 5.1 porcaria nenhuma!

Fiz a instalação completa do Nuendo, porém o bendito ASIO dedou que minha placa tbém só tem dois canais left e rigth. que lástima!

É um verdadeiro paradoxo, incompreensível até então de como se a placa decodifica 5.1 e escuto 5.1 reais como falei do meu computador, e então porque não é 5.1 de verdade, é uma pergunta que um dia pretendo achar alguma resposta.

Por enquanto como o Lauro vou ter que me contentar com o Premiere, que pra mim que não sabia nada de áudio já está sendo o máximo criar 5.1 com ele de verdade, e assim portanto está sendo MUITO produtivo eu mexer com o Sound Forge e o premiere para mim aprender o básico, pois sem base não há nada, e depois tentar algo mais profissional como o NUENDO.

hahaha, agora sou mais um de amor "placônico" com a AUDIGY, e espero que para ter os CANAIS REAIS, não tenha que obter a VERSÃO 2 ou a ZS PLATINUM PRO a top das tops, que diga-se de passagem é uma coisa MARAVILHOSA, como o próprio Dinho sempre atestou, confiram o brinquedinho:

[url=http://br.creative.com/products/product.asp?

o problema não está na placa, mas sim no driver ASIO. Pelo que li nos documentos da creative labs, somente o driver ASIO versao 2.0 permiti fazer mixagem multicanal em real-time. O driver asio é uma ponte (um tradutor ) entre o processador da placa de som e o kernel do software. E tem outro problema que é a questão da latencia.

rfsrosssigna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, amigo rfsrossigna!! Eu já havia dito isto: A versão do Driver ASIO é a 2.0 para baixa latência, porém, a Placa tem que ser compatível com este Driver, ela tem que permeitir o scaneamento em real time dos canais. Olhando o Site da Creative apenas as Placas 2Zs Platinum Pro lêem este driver.

Mas tenho uma outra ideia e talvez vocês gostem .... Vamos atacar de SONAR 4. O SONAR é um programa mais complexo, mais bonito, com mais recursos (em determinados pontos) que o NUENDO. E sei que no SONAR você habilita o conjunto de DRIVERS para trabalhar, assim, poderemos abrir mão do ASIO e tentar escanear a Placa com outros Drivers, inclusive nativos do Programa!!! O único " se não" é que o SONAR não exporta diretamente em AC3, ele exporta todos os canais, separados em arquivos wave, e estes devem ser então encodados num Encoder, que eu uso preferencialmente o encoder do SONIC SCENARIST que é fantástico!!!!

Se quiserem tentar estaou aqui para ajudar!! É só comprarem o SONAR 4, instalar e vamos trabalhar!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, vocês falam do drivers asio.

No cd de instalação da minha placa na pasta win9x que é para 95/98 tem um driver asio8738.dll mas na pasta me/xp não tem.

Estranho não?

O pior é que no site da geniusnet.com.tw não tem sequer uma caixa de busca. Lá tem segundo eles o driver atualizado da minha placa mas baixei e quando fui verificar, os arquivos lá são mais antigos que os arquivos que estão no CD que veio com a placa é mole?

No site da Genius no Brasil, tá quebrado os links.

Bom Dinho, por mim tudo bem, já tenho o sonar4 instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Dinho, pra falar a verdade não fui com a cara do sonar não, achei muito mais complicado e pesado que o nuendo.

Bom quanto a exportar em wav pra encodear pelo ac3 do scenarist, porque não fazer o mesmo mas utilizando o nuendo?

Eu brincando com o nuendo, compus 7 pistas e ele exportou todas elas pra wav em canais separados, bastou eu dar um Ctrl Shift T. Eu so preciso descobrir uma forma de fazer merge entre duas ou mais pistas.

Agora se eu ao invés de exportar pra wave e encodar direto em ac3, ele vai numa boa tambem, só não consegui gerar o LFE.

Vou fazer um teste, exportando os audios pra wave e encodar no ac3 do scenarist e ver se lá eu consigo gerar o LFE.

La no AC3 do scenarist ele pede já o canal LFE. Como posso gerar ele no nuendo?

Se tentar encodar nele vai acontecer o mesmo que ta acontecendo no nuendo ou seja, como gerar o LFE automatico dentro do nuendo, tal qual a gente fazia no premiere.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, por mim com toda certeza vou acompanhar tanto se for pelo Cakewalk ou pelo Nuendo, no problems!

Isso daqui é um tópico de alto nível, cuidar com áudio deste tipo, então nada mais imagínável que sua máquina esteja no nível tbém adequado para começar aprender estas manhas deste tipo, talvez até estou pensando na Audigy, mas como me reportei primeiro estou aprendendo todo quanto que for de base para continuar aprendendo.

vou mandar um email para Creative para ver quais plcas aceitam tal driver ASIO 2.0

Lauro vou dar uma olhada no seu post sobre o Nuendo, que somente instalei e nem sequer ainda o usei, pois ainda estou fazendo todo no Premire mesmo, sem mistérios...

No mais, Dinho achei pela P2P downloads do driver ASIO 2.0 inclusive drivers ASIO para plcas da creative SB Live 5.1 que eu possuo, se eu instalá-los corrigiria o problema? Mas como você reportou a plca de som teria que ser compatível com este Driver para funcionar, então nada adiantaria a instalção destes drivers, estou certo?

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta, Milo!!

Galera, o grande mistério dessas Placas é o chipset. Sempre houve uma briga quanto a esse assunto, pois as Plcas Creative diziam reproduzir o 5.1 mas na realidade era tudo meio virtual, sendo tudo feito por software, daí não podendo-se monitorar em Real Time. Agora com a geração das Audigy 2Zs, são canais reais físicos, hardware, que podem ser linkados diretamente na mesa digital, aqui essa mesa pode ser o Nuendo ou o Sonar, para ser realizadas mixagens em Real Time.

No trabalho feito pelo Premiere, foi apenas o primeiro passo, ralizado via Software (SurCode).

Lauro, o Trabalho com o SONAR não será semelhante ao que você está fazendo no Nuendo!! A diferença é que o SONAR tem as opções de você usar mais 2 tipos de Drivers, além do ASIO, portanto, pode ser que um desses drivers consiga escanear a Placa de vocês e encontar os canais físicos (se eles realmente existirem).

Lauro, eu não entendo a sua dificuldade para criar o canal de Subwoofer... É simples...Escolha sem a quarta pista, de cima para baixo, deixe esta pista como Subwoofer e mande mixar!!!! Não tem o que dar errado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dinho olha as telas:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois disso eu chamo Device Mixer F3

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Lembra: No premiere eu tinha que girar o botão lá pra informar que tinha que mixar 50% do left, do center e do right pro lfe. E aqui eu também não tenho que fazer isto?

No mixer onde?

Em plugins surround/Lfe Combiner ou LFE Spliter ?

To perdido.

No teste do mixer realmente ele esta vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, é muito mais simples do que no Premiere... Aqui no Nuendo, você TEM que importar uma pista exclusiva de subwoofe!!!! Você não importou um arquivo de áudio para cada trilha: duas frontais, uma central e duas surround?...Então, insira um desses arquivos de áudio para a pista de Subwoofe(se você não tiver mixado nenhum outro arquivo específico de subwoofe). Por exemplo, insira um dos canais frontais para o Subwoofe......

Quem irá fazer o trabalho de pegar as Baixas freqüências será o Codificador AC3 !!! Com isso, será reproduzido no Subwoofe apenas as baixas freqüências desse áudio que você imporotu para a pista!!!!

Depois, produza você mesmo esse áudio de baixa freqüência, com aqueles efeitos especiais das Grandes produtoras!!!!!

Já no Premiere não é possível fazer a mixagem direta do canal Subwoofe, sendo separado apenas percentuais de todos os canais das baixas ferquencias, não gerando um efeito exclusivo de baixa freqüência, como podemos fazer aqui com o NUENDO!!!

Dá para fazer agora?.... É muito fácil!!! Igual aos outros canais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Dinho,

Eu estava pensando em coisa totalmente diferente. Eu confundi tudo.

Eu imagina que tinha que pegar os tres canais da frente e fazer igual fazia no premiere e li e reli várias vezes o help aqui sobre surround, fiz um monte de besteiras.

Vou tentar novamente.

Puxa Dinho, mesmo com essas dificuldades eu tô impressionado com esse programa. Pena que não tenho tanta afinidade assim com áudio como você, adoro ouvir mas nunca fui a fundo ou pensave um dia em produzir audio.

Com é a vida né ?

E hoje tamos aqui brincando com o som, levando de um canto pro outro...

Dessa vez eu consigo eu vou postar o resultado aqui.

So mais uma coisa, Dinho, eu só consigo sons pela net mas veem com qualidade desesperadora alguns 6 kbps. Saberia me indicar algum lugar "free" ou mesmo para comprar onde pudesse baixar sons pra efeitos sonoros?

Meu baú de efeito tá pobre demais, também só tenho um cd aqui do Corel Galery mas são efeitos bobos e a maioria não dá pra aproveitar.

Um Abração e Obrigado.

É isso aí, aparecéu lá uma merrequinha de ondas. Agora vou brincar com o mixer de cada canal pra ver no que é que dá.

Bom Dinho, então é isso, mesmo com a minha placa mixu5.1 dá pra trabalhar com o nuendo sim.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Lauro, então vamos arrumar essa bangunça aqui e trabalhar de uma forma orientada!!!!

Primeiro Passo:

Criar um Presset de 5.1 para o NUENDO, como mostrei no outro post!! Isso é fundamental para que não tenhamos que configurar o programa toda vez que quisermos Mixar o Áudio!!!!

Vamos lá...Crie o Presset e post o Screen!!

A galera toda acompanha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preset

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/preset.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Abra o nuendo, vá em File/New Project

Selecione Film 48k 32bit 30fps

Abre a tela pra voce escolher onde gravar o projeto.

Clique em create para criar a pasta de trabalho e dê OK

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/vst.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

No meu caso como o driver asio so reconhece a minha placa de som como sendo dois canais de entrada e de saída, vem essa tela informando a ausencia dos demais canais do 5.1, Eu dou simplesmente um OK.

Depois vou em project/Project Setup:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/projeto.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

E ajusto o framerate e demais ajustes se necessário o formato para audio 16 a 32.

Ai tá a tela principal do bicho:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/telaprinc.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Abre uma pista de video e 33 pistas de audio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, você foi certinho até a última janela, onde precisaremos então acertar essa Template.

1) Lá na janela do Vídeo, deixe o vídeo e mais uma pista Estéreo, para receber o som original do seu filme!!

2) Nas Pistas de áudio a serem mixadas, agaue todas deixando apenas as 6 pistas: nessa sequencia: Frontal Esquerdo, Frontal Direito, Central, subwoofer, Surround Esquerdo e Surround Direito.

3) É bom deixar habilitado a janelar Transport (ou seja o Play)

4) Agora vá em File -> Save as Template... Dê um nome sugestivo: 5.1 Mixer e mande gravar!!!!

Agora sempre que você abrir o NUENDO, vá em File -> New Project e escolha nas Opções a sua Template "5.1 Mixer" que você acabou de criar!!!

Com isso seu Nuendo está sempre configurado para uma Mixagem 5.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, se você quiser testar sua Template... Abra o Nuendo, abra a sua Template... Marque os 6 canais dando um clic no primeiro botão+shift, mantenha o Shift apertado e clic no último canal, assim todos os seis ficarão na cor cinza... Depois vá em File ->Import -> Audio File...escolha um arquivo seu que seja AC3 e clic em OPEN....... Você verá que os canais serão importados cada um para seu Devido lugar!!!!

Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/telaprinc3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

onde:

A= Pista destinada ao video

B = Pista destinada ao audio original do video (stereo ou mono)

C = Pista Frontal Esquerda (mono)

D = Pista Frontal Direita (mono)

E = Pistal Central (mono)

F = Pistal do Subwoofer (mono)

G = Pistal Traseira Esquerda (mono) Surround

H - Pista Traseira Direita (mono) Surround

I - Janela Transport (onde se dá o play e outros controles)

J - Output Routing (direcionamemto das pistas para as saídas)

K - Botão Stop

L - Botão Play

Agora é brincar no mixer de cada pista e no final, vá em Fle/Export/Audio Mixdown, dê um nome ao seu arquivo AC3 e salve.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-3.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-4.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É isso ai, a princípio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rfsrossigna, foi exatamente o que eu disse a uns Posts atrás. Eu sei que o SONAR tem essa opção, mas já que você instalou, se asua Placa for semelhante a da Galera aqui, me responda: O SONAR reconheceu os outros canais além dos dois frontais? A outra informação é que até pouquíssimo tempo o SOMAR não exportava a mixagem em um único arquivo AC3, pelo fato de ele não ter o Encoder; pergunto, ele já está exportando em AC3?

Lauro, você agora fez tudo certinho!!! Beleza mesmo!!!! Mas me diga, antes de você importar seu vídeo e seus áudios, você gravou sua TEMPLATE? Isso é fundamental para não ter que fazer sempre tudo novamente, ou ter que abrir sempre um projeto anterior, apaguar os arquivos importados e começar do zero!!

Lauro, tô gostando dessa parceria, você me ajuda bastante com os Screeners e você é rápido para fazê-los....

Cadê o Milo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

somaniaco, infelizmente minha placa é uma audiy 2, mas tanto em asio ou em wdm foi reconhecido os canais reais. Tem uma questao que ralei muito foi a configuração dos canais no sonar. você precisa configurar os canais surroundo, na configuração do projeto geral. O sonar não importa ac3,mas sim em wav multicanais, realmedia e windows media profissional multicanais. O sonar tem ums plugins para surround que fiquei babando, principalmente o que faz deslocamentos entre os canais. O pessaol poderia produzir os arquivos em window media multicanal, para a galera poder ouvir os trabalhos.

rfsrossigna

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rfsrossigna, você diz que "infelizmente" sua Placa é uma Audigy 2 e que foram reconhecidos os nanais reais!!! Não entendi o INFELIZMENTE, já que ela reconheceu os nais!!! Quantos canais reais o SONAR reconheceu na sua Placa?

Eu não tenho dúvidas nenhuma e sempre disse isso aqui que o SONAR tem ferramentas imbatíveis para quem mixar áudio!!

Mas no nosso caso, a maioria aqui, está fazendo mixagem para cinema, filmes!! Aí não tem como não deixar de usar o Dolby Digital e aí o NUENDO é isuperável, principlamente pela rapidez de se fazer tudo num só programa!!!

Claro que é muito bom, e faço constantemente, a mixagem pelo SONAR, exporto os canais separados em WAVE e encodo com o Encoder do SCENARIST que é maravilhoso, todavia o processo fica lento e passível de erros!!!

Mas concordo com você que o SONAR é realmente apaixonante, e fácil também de usar....

O problema de produzir áudio para o Windows media multicanal é a incompatibilidade com os DVDs Playrs de mesa.... Tem que ser Dolby Digital ou DTS...repito, assim o NUENDO é insuperável (por enquanto!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!