Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Dinho a minha placa é uma Genius Sound Server Series 4.1 / 5.1 que comprei no final do ano passado.

Bom, eu entrei la no site www.geniusnet.com.tw (endereco do cd) e busquei por atualizações de drivers. O Estranho é que baixei um zip la datado de 2005 mas os arquivos internos são mais antigos que os do meu cd.

Quanto ao nuendo, eu desinstalei o 2.0 e estou aguardando chegar as atualizações 0.35 pra poder instalar novamente o correto.

Mas não se prendam por mim. Pode dar início ai que assim que normalizar as coisas aqui eu parto pra luta. Porenquanto vou tentar novamente autorar o mesmo projeto no maestro do jeito que voce mencionou la.

Valeu.

Ah. Quanto ao créditos eu coloco sim pode deixar, assim que produzir um dvd pra cliente. Este é somente pra aprender a usar o maestro e portanto nem queimando a midia estou. so gerando os vobs pra testar no winDVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa Dinho, nem sabia disso e que que duas placas davam pau, bendito cara que instalou e deixou assim! Nem sei como desabilitar mais vou ver sim como se faz isso.

Dinho fui ao site da Creative e eles não acusaram nenhuma atualização dá uma olhada:

"Os seguintes produtos da CREATiVE foram detectados no seu sistema. Se não deseja actualizar nenhum produto específico, por favor não o seleccione....e clique para continuar.

Se tiver algum programa para evitar janelas Pop-up, por favor permita janelas Pop-up desta página para que seja possível o uso do Serviço de Actualização Automática

Produtos existentes no sistema

Sound Blaster Live! 5.1

Status: Seu produto da Creative não precisa de atualização. O sistema já tem instaladas as versões mais recentes.

Nota: Todos os produtos não vinculados devem ser conectados ao PC e ligados para que o programa Creative Software AutoUpdate funcione.

Se deseja que o programa da Creative procure de novo o seu producto(s) ....selecione aqui

Você pode verificar manualmente se há atualizações disponíveis em nossa página de drivers, caso o seu produto não esteja relacionado aqui.

Para download manual das atualizações mais recentes, clique aqui.

Se deseja que o programa da Creative procure novamente o seu producto(s)...seleccione aqui "

Quanto ao Nuendo comprei uma versão da H2O, e quando abri veio vários pacotes (pastas), umas dez, de arquivos comprimidos (.rar), não sei o que fazer será que é para juntar todas e assim monta o Nuendo? Bom já que aqui não é para isso vou postar em outro lugar para se resolver isso.

Lauro acompanhei você lá no tópico do Maestro, e realmente seu menu ficou show de bola, parabéns! Sabia que ia gostar, o Maestro é o melhor programa que existe!!! Ahh se eu tivesse mais tempo! não veja a hora de voltar aos meus projetos com ele...

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Galera....então fico aguardando o momento em que todos tenham instalado o Nuendo, já que o sistema de áudio do PC está ok!!!

Lauro, eu estava brincado quanto aos créditos!!! Esquece isso!!!

Já somos o Terceiro tópico mais visitados neste segmento!!!! Vamos caprichar ainda mais!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Somaníaco tudo ok ? Bem, pra eu me arriscar por estes caminhos preciso de uma placa de som boa não é ? Bem o que eu tenho aqui é a ONBOARD Realtek® ALC650 audio CODEC. Dá pra brincar ou você me recomenda outra placa ? Ela tem entrada e saída SPDIF.

Aproveitando minha passada por aqui também queria saber os seguinte. Conheço esse SoundForge e conheço também o Adobe Audition (antigo Cool EditPro). Além desses, qual seria o mais completo de todos para som digo gravação e edição. Caso não haja, qual dos dois é o melhor ? Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leymar, o importante na sua placa é você ter a certeza que ela é Multicanal, 5.1. Mas tem que ser multicanal REAL, ela precisa ter os 6 canais separados e não virtual, como são a maioria das placas onboard.

O Audition faz um bom trabalho, mas ainda é limitado.

Daqui a pouco começaremos a trabalhar com o NUENDO que é super completo. Há também o SONAR que também é um grande programa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Leymar, o Nuendo faz!! Mas acho que você não leu todo o tópico aqui!!! Há um programa mais simples para ser usado inicialmente, que é o Premiere Pro, ou até mesmo o Vegas. Onde você poderá fazer facilmente a criação em todos os canais, um de cada vez!!! Tanto o Lauro como o Milo já fizeram suas Demos e já postaram aqui.... Baixe os arquivos e reproduza para ver o trabalho já realizado aqui no Tópico!!!

Estamos na fase de começar a trabalhar com o NUENDO é Profissional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@10 de julho de 2005, 07:53

Leymar, o importante na sua placa é você ter a certeza que ela é Multicanal, 5.1. Mas tem que ser multicanal REAL...

Dinho, pergunta de um ignorante em busca do entendimento:

Eu tenho uma SB Live!. Como é que eu faço para saber se ela preeche o requisito?

(Eu sei que se consultar o manual descubro. Acontece que não tenho o bendito manual dela) Tem jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!! Venho lá do tópico da GS-250 também como o leymar e lendo aqui vi que o pessoal estava tendo problemas pra linkar os arquivos. Um amigo meu me indicou um site legal pra fazer isso: www.mandeibem.com.br Espero que seja útil. Vou continuar lendo o tópico e parabéns ao dinho, assunto muito interessante. Por falar no dinho, vi em outro post que você diz que é "da terrinha", pois sou teu conterrâneo também, com muito orgulho. Essa área também é um hobby pra mim, trabalho com estrutura de internet, redes, roteadores e esse tipo de coisa. Um abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rfsrossigna@11 de julho de 2005, 11:01

bom dia pessoal, eu li na documentação da adobe que é possivel guardar em arquivo avi dv 5.1 canais no audio. Poderiam confirmar essa possibilidade? Depois de autorado o dvd, o som será estereo ou 5.1?

Olá Pessoal! Estou vendo que a galera já está começando a perder o medo e postar por aqui tbém! É isso aí, não tem que ter receio em aprender este tipo de áudio, vocês vão ver que o áudio multicanal, no caso 5.1 é sempre superior ao nosso acostumado stereo, ou de dois canais, seja mp3, wave, pcm, ou mesmo o ac3 2.1 ou 2.0, sempre que comprava os filmes pela internet, a prioridade era baixar todos aqueles que estão no mínimo em AC3 5.1, ou melhor ainda em DTS 5.1., para não perder qualidade no áudio, já utilizando diretamente o áudio original 5.1 do divx ou DVD sem precisar transcodificá-lo, no projeto final do filme.

Agora imaginem a possibilidade de vocês tiverem um filme com o áudio originalmente baixado em mp3 (dois canais) e você mesmo personalizar o seu áudio transformando ele agora em 5.1 canais e reais!

É isso que esse tutorial nos mostra, dando o céu como limite na personalização total do seu áudio. Se isto é possível fazer com o vídeo, fazer o que quiser com o vídeo usando sua imaginação, isto tbém é possível em relação ao áudio.

Isto vale tbém para o pessoal que captura vídeos de uma fonte ana-lógica, sendo que o áudio seria tbém de dois canais ou até em mono, e agora você tem a possibilidade de personalizar aquele áudio mixuruca capturado e transforma-lo agora em dolby digital 5.1 ou até mesmo em DTS 5.1 todos REAIS, já pensou que chique! Já fiz isto através de fitas VHS caseiras capturadas e transformei seu áudio em 5.1! O pessoal não acredita que aquele áudio veio daquela fonte de VHS!

Pessoal LEIAM desde o começo e façam o esquema do tutorial e postem suas demos aqui!

É isso aí!

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@25 de junho de 2005, 09:04

Lauro, ... ... Quando você estiver mixando na timeline do Premire, antes de encodar para AC3, o áudio não será reproduzido em multicanais, na divisão exata das caixas, isso se deve ao fato do arquivo ainda não ter um algoritimo multicanal, o que só acontecerá depois do encodamento do Arquivo pelo SurCode, aí sim, ele passará a ser reproduzido canal por canal, como você criou....É o mesmo caso do teste da placa de áudio em multicanal, se você fizer o teste, os sons não serão reproduzidos em 5 canais, pois o áudio é ####ógico e não digital (AC3)...acho isso um grande vacilo da Creative....Mas a gente perdoa!!!!

Dinho tudo bem? Enfim consegui obter umas versões do Nuendo, umas 2.035 outras 2.2.039, como você indicou e tbém umas versões 3.0, e alguns updates e uns decoders de AC3 e DTS, em separado, vou começar a ver qual vou instalar e lhe dou o toque depois disso.

Não fiz isso até agora, pois passei o final de semana tentando resolver um problema, mas ainda sem sucesso amigo, e como perguntar não dói (ás vezes) queria que você desse ao menos um facho de luz nesse caminho sombrio que estou percorrendo :) por ainda não entender muito bem de áudio como já deveria saber.

Conforme sugerido, e no intuito de aprimorar meus aprendizados, resolvi comprar um sistema de caixas 5.1, para colocar exclusivamente no computador para me poupar o tempo na criação dos nossos áudio multipistas.

Não peguei nada extravagante, só para curtir na manha os efeitos 5.1 no computador, que é da marca VCOM, e veio com cinco caixa satélites, mais o subwoofer, e um ampificador com entradas e saídas para as caixas todas em RCA.

Liguei as saídas da minha plca 5.1 nas entradas do amplificador. As saídas da minha plca, são todas em plugue P2 (que nem plugues de fone de ouvido de walkman p.ex) e para ligar no amplificador, veio cabos adaptadores de p2 para RCA.

Assim, liguei na saída digital da plca (de cor laranja), a caixa central e o subwoofer, a saída de linha na cor limão para as caixas frontais, e a saída azul claro conectei o plugue para os surronds, e assim liguei todos os respectivos canais da placa 5.1 em cada entrada própria RCA do amplificador do sistema 5.1, e dele saia a ligação para as caixas satélites e subwoofer.

beleza! Fiz a configuração no programa da creative (Configurções dos auto falantes) para indicar que o computador agora estava com caixas 5.1, e inclusive no windows (no painel de controle – sons e dispositivos de áudio – configurações do alto-falante – avançadas – e setei a configuração do áudio para “auto-falantes de som 3D 5.1”.

Fiz os testes no programa da creative (Diagnósticos e no surround mixer) e no teste deu tudo certo, isoladamente em cada caixa testada saiu o respectivo som do teste, informando que cada canal estava separado pelas respectivas caixas.

Porém ao tocar um AC3 5.1 reais, como nossos arquivos de demo, e no seu devido player, como p.ex no Power DVD, o som não está saindo REAL em 5.1, não sai o som que colocamos isoladamente para sair só p. ex no surrond esquerdo, bem como o som que deveria sair somente na caixa central, aliás não sai nenhum som da caixa central, somente se eu apertar um botão no amplificador para mudar de 5.1 para stereo aí o som da caixa central começa a sair.

Isso ocorre tbém seu eu coloco para assistir um DVD tbém com dolby digital 5.1 nativo e real, e o som que deveria sair em determinada caixa (canal) da mesma forma não está saindo!!!

O que será que está acontecendo? Arrrgh! :(

Parece que meu computador não está decodificando o AC3? Possuo todos os filtros necessários no computador como AC3 ACM decompressor ou o AC3 Fitler!

Não entendo porque isso ocorre pois tudo está setado para as caixas 5.1 e fiz os testes e deu tudo Ok. Inclusive fiz minha demo e meu computador consegui criar um 5.1 real como vocês testemunharam, então acho que não seria problemas de drivers na máquina.

Será que o som está saindo da plca em ana-lógico, seria necessário de um CONVERSOR a parte, para decodificar o som dolby digital antes de chegar no amplificador?

Mas a plca não seria exatamente para isso? OU teria que ter um sistema 5.1 com amplificador com entrada digital (ou decodificador Dolby Digital), já que todas as entradas do meu que comprei são todas em RCA?

Puxa Dinho desculpe lhe incomodar de novo, até tinha postado isto em outro lugar mas resolvi colocar aqui, pois talvez ajude outras pessoas com meu mesmo problema, e está relacionado ao aprendizado de áudio 5.1 voltado para autoração e sincronia de vídeos, e portanto dentro do perfil deste tópico. Outra coisa é que ainda está em tempo de trocar o aparelho de 5.1 que comprei se ele for o problema.

muito. Obrigado novamente!

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, como já falei nos outros tópicos que participo aqui no Forum, esta semana estou viajando, Eric250 estou em Fortaleza!! êta terrinah boa!!! De frente para as Velas do Mucuripe!!!!...Bom, o ruim disso é que terei pouco tempo de internet esta semana para está presente aqui!!!..

Mas vamos lá!!!!

Milo, NÃO são todas as Placas 5.1 que Têm Decodificadores internos de Dolby Digital e/ou DTS, provavelmente a sua Placa não tem!! Cheque a documentação!! Se tiver, você terá um programa nativo da Criative que te dá a opção de escolher qual será o Decodificador a ser Usado Doly ou DTS, se será o interno, da Placa, ou o áudio passará, via SPDIF para o receiver para lá, então, ser decodificado (Decodificador Externo). Caso a sua Placa não tenho o Decodificador Interno, esse amplificador que você comprou tanbém NÀO tem, por isso, nãô está Decodificando o sinal pelo Power DVD. Aliás, o certo mesmo era não sair som nenhum!!! Mas o que ele está fazendo é reproduzindo em estéreo o sinal do Power DVD. aliás, veja se o Power DVD está configurado para entradas analógicas, pois seu sistema está funcionando em analógico!!!...

Um Detalhe, quando a Placa (Creative) tem os Conversores internos (DTS e/ou Dolby) ao ser reproduzido um DVD ou um ádio num desses sistemas, aparece o logo do sistema no rodapé do vídeo, no seu lado direito, por uns 30segundos... mesmo sendo para reprodução via SPDIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos devagar, o NUENDO não é apenas um programa de áudio como qualquer outro!! Ele é um pprograma PROFISSIONAL de Edição e criação de Áudio Multipista. sincroniza a criação desse áudio uma trilha vídeo. ou seja, você importa o vídeo para a Time Line e depois faz a criação do seu áudio nas Pistas de áudio!!

Com o NUENDO você pode CRIAR, fazer seu áudio. Seja ele música ou trilha de cinema!!! Ele suporta todos os Plugins de programas de terceiros...é como você ter todos os programas de áudio dentro de um só programa...Isso é o NUENDO...como disse o Milo, um PAINEL de BOING...complicado de se entender,"`as vezes totalmente incompreensível para o leigo de áudio, porém, ao se adaptar a sua interface, é um poderoso programa, apaixonante....e muito rápido!!!

Para quem tem conhecimento musical, que toca algum instrumento, aí então o céu é o limite.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, recebei uma informação, fui checar e confirmei: Nosso tópico já ultrapassou os limites do Clude do Hardware e foi adicionado, como tópico destacado, em outro Forum de grande credibilidade. Porém informo que NÃO estarei presente lá, ficarei apenas aqui, pois não tenho tempo disponível.... Mas o assunto sempre foi meio TABU e com o nosso tópico, criado aqui, certamente esse tabu cairá!!!

Vamos em frente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe Dinho, Leymar eu me expressei mal, realmente o NUENDO não é um programa qualquer de audio mas um super programas que atende tanto as necessidades de quem so trabalha com audio como tambem para aqueles que trabalham com video digital e portanto precisam de programas multipistas para montar la sua trilha sonora seja stereo ou 5.1 ou 7.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Sou novo no forum, mas tenho acompanhado os tutoriais do somaniaco.

Estou com um problema. Utilizo o Adobe Premiere Pro 1.5, mas quando eu vou em File...Export... não aparece a opção Adobe Media Encoder, mesmo com um audio na timeline. Só aparece Movie, Frame e Audio... e uma outra opção que esta desabilitada Export to Tape.

Alguem pode me ajudar???

To com o Nuendo 2 aqui tentando fazer alguma coisa, mas o programa é bem complicadinho mesmo. Melhor esperar e ir devagar, deixar o somaniaco chegar la.. rsrs!!

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aqui com o Nuendo 3.01. Foi instalado corretamente. Só que quando eu vou abrí-lo, ele pede um tal de protection Device. Alguém sabe me dizer o que devo fazer ? Alguém conhece ou usou já um tal de Reason 3 ? Como funciona e pra que que ele é recomendado ? Que tipo de criação ? Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, amigo, eu to com o 2.2.0.39 instalado e só esperando o Dinho começar essa parte do tuto.

Ja tentei dar umas beliscadas nele lá mas é muito complexo. Acho que a partir de segunda já teremos o inicio dessa parte do tutorial com o nuendo. Agora o Dinho reportou em posts anteriores que ainda não usou o 3 e pediu pra quem fosse acompanhar este tutorial se possivel instalasse o 2.2.0.39 que é o que ele tem na máquina e assim, seria mais fácil pra ele esclarecer as dúvidas. Eu nem cheguei a ver a cara do 3 mas vamos esperar e ver, de repente as diferenças não são tantas e você poder usufruir do post mesmo com uma versão mais avançada do programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!