Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Postado Originalmente por somaniaco@16 de julho de 2005, 10:28

Isso aí, Galerinha!!! Estou de volta ao meu cafofo, vou arrumar as minhas coisas e daí começaremos no NUENDO

Algum problema com meu programa Nuendo ? Essa tal de Protection Device, o que eu devo fazer ? Além disso, queria sua opinião, Dinho, em relação ao Reason 3 e o Artúria Storm. São Bons ? Recomenda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leymar. quanto ao Nuendo 3 eu ainda não tive tempo de testá-lo.

O Reason e o Artúria são bons programas sim, assim como é fantástico o Sonar, o Pro Tools, o Edition da Adobe.... Mas no meu dia a dia, eu uso o NUENDO 2 .039 que até agora se mostrou o mais rápido e completo para o meu Equipamento (Audigy 2 Zs Pro Platinum Creative).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

Olha a cara do meu nuendo eu abri na quarta opção: Filme 48khz 32 bits 30 fps

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Eu coloquei alguns sons nas trilhas e direcionei para os canais de saida corretos.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Mas quanto tento exportar olha o que acontece (Audio Mixdown...:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Desculpe se estou apressado mas estou testando pra ver se não vai faltar qualquer codec depos. Eu não achei opção pra exportar em AC3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho:

1.2 Sound Maker Value 5.1

Features

Chipset:

n CMI8738 / PCI-6Ch form C-Media Technology

System Interface:

n 32bit PCI Bus Master, PCI 2.1 / PCI 2.2 compliant

Hardware Interface:

n Newest single chip 5.1 channel PCI sound audio solution

n HRTF-base 3D positional audio, supporting DirectSoundTM3D, EAX™ and A3D interface

n Karaoke system enabled

n Supports multi-speaker output to 2 / 2.1 / 4 / 4.1 / 5.1 speakers

n Support EAXTM, Karaoke key, Echo… sound effects

n High Performance Dual Game Port

n MPU401 compatible MIDI interface & GM

n Comply with Microsoft® PC99 specification

n DLS-base Wavetable music synthesizer

n Fully Sound Blaster, Sound Blaster Pro compatible and Direct Sound compatible

Connector:

n Front-Out, Rear-Out, Center & LFE, Line-In, MIC-In and Game/MIDI port

n CD Audio, AUX Connector

Essa é a característica da minha placa de aúdio Genius

So que quando abro o Nuendo, ele so mostra em VST Connectins:

Not Conected

1 C-Media Wave Device - 1

2 C-Media Wave Device - 2

Em Speaker 5.1.

Tem algo errado na minha placa de audio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera, me cadastrei hoje, mas li todas as pags ontem 16/7 a respeito deste tópico. Sempre procurei na net informação a respeito de como gravar um DVD com audio Dolby Digital 5.1 e DTS, nunca ninguém explicou nada. Fiquei muito feliz em descobrir por acaso, pois estava navegando no Forum PCS, e tinha postado uma pergunta neste forum, justamente para saber como gravar um DVD caseiro com audio 5.1, navegando nas pags dos tópicos houve uma indicação e não falava muito a respeito de 5.1, cliquei e foi uma grande sorte encontrar este assunto que eu procurava a tanto tempo. Já que estou aqui vou perguntar, sou leigo em audio 5.1 , faço bastante videos caseiros de viagens e aniversários de minha família((filhos, esposa etc...)) não sou profissional da área. Tenho uma filmadora da Sony Digital, uso no processo de captura dos vídeos, a interface IEE1394 Firewire, onde se captura através de programas tipo Ulead,Sonic etc... o vídeo e o audio. Sempre consigo capturar e fazer os DVDs com audio dolby digital 2.0(stereo) usando o software Sonic, pois ele faz a codificação do audio em 2.0. Como faço tudo por muito apreço a qualidade e hobby, sempre procurei saber se havia algum software que já no processo de captura fizesse também em 5.1, nunca consegui, leio muito a respeito do assunto, e já sabia que o DVD Maestro é um software de autoração super profissional, tanto é que foi comprado pela Apple e descontinuado pelas brigas dos estudios contra a pirataria de DVds. Vai minhas perguntas.

- existe algum software que já se faça a captura do vídeo/audio já em 5.1/dts, facilitando o processo aqui descrito pelo Dinho com Nuendo, Sound forge etc... ??

-caso não exista , estou disposto a fazer o processo aqui descrito, já usando o Nuendo, pois pelo que li , reune tudo sem precisar o adobe premier, sound forge etc... onde pego estes programas sem usar P2P, pois há muito problema de spyware e virus ???

-como deu para perceber na descritiva do Dinho, a origem do processo está na fonte de audio, como uso de minha filmadora a interface digital 1394, neste processo o video e o audio são capturados ao mesmo tempo com 100% de sincronismo e sem perdas de frames, como seria o processo de separar o aúdio /vídeo?? seria fazendo o demux?? qual software indicado e onde pegar?? no Sonic que uso tem a opção de capturar somente o vídeo, seria interessante capturar o audio a parte em outro software de audio?? neste caso perderia-se o sincronismo??

- na descritiva do Dinho, informa que já existe alguns efeitos dos studios,disney, warner etc.. para uso nos canais de surround, como pegar isto??

depois das resposta mando mais perguntas, e parabéns DINHO, pelo seu tutorial, acho que já sou o quinto membro , e estou muito interessado em aprender, dei uma lida também em seu tuto do DVD Maesto, onde pego ele também?? fico no aguardo, abraços.

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alongoba

Seja bem vindo!

Tentarei te ajudar naquilo que até aqui consegui captar:

1) Vários programas capturam em Dolby mas acho que somente em 2.0. O WinDVD Creator 2, o Ulead Movie Factory são os que conheço.

Acho muito difícil encontrar um pra 5.1 já que as fontes Câmeras ou VCR são no máximo stéreo "acho pelo menos os VCRs" e o som 5.1 não é simplesmente 6 canais iguais ou seja, cada canal tem um função e como o programa de captura iria decidir se determinado som iria pra determinado canal?

Fl/FR, Rl/RR, Central, LFE !!!!

Quanto a fazer demux, voce pode baixar no http://www.superdownloads.com.br o programa free VobEdit que permitirá que faça a separação (DEMUX) do video (M2V) e do audio (AC3, DTS, WAVE...) em arquivos separados. A partir daí entra o seu feeling em trabalhar no áudio original, separando sons e mexendo eu suas curvas, acrescentando efeitos, acrescentando outros sons para os efeitos desejados nos outros canais.

Como diz o Phanton, se tem alguem neste fórum que entende disso, esse alguem é o Dinho e se ele aponta o caminho nesta direção, quem somos nós pobres leigos pra questionar? Temos sim que agradecer por ter neste fórum pessoa tão conhecedora do assunto e disposta a compartilhar todo seu conhecimento a favor desta comunidade, sobre temas que parecem tabus e não se acha quase nada na net.

Quanto ao Maestro, como saiu de circulação a mais de 4 anos, só vai encontrá-lo na p2p. Acho que em nenhum site de downloads. É um programa fantástico e permitirá que faça tudo que está na sua cabeça, capítulos, menus animados, sub-menus, playlists, 8 pistas de audio, 32 pistas de legendas, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@17 de julho de 2005, 20:56

alongoba

Seja bem vindo!

Tentarei te ajudar naquilo que até aqui consegui captar:

1) Vários programas capturam em Dolby mas acho que somente em 2.0. O WinDVD Creator 2, o Ulead Movie Factory são os que conheço.

Acho muito difícil encontrar um pra 5.1 já que as fontes Câmeras ou VCR são no máximo stéreo "acho pelo menos os VCRs" e o som 5.1 não é simplesmente 6 canais iguais ou seja, cada canal tem um função e como o programa de captura iria decidir se determinado som iria pra determinado canal?

Fl/FR, Rl/RR, Central, LFE !!!!

Quanto a fazer demux, voce pode baixar no http://www.superdownloads.com.br o programa free VobEdit que permitirá que faça a separação (DEMUX)  do video (M2V) e do audio (AC3, DTS, WAVE...) em arquivos separados. A partir daí entra o seu feeling em trabalhar no áudio original, separando sons e mexendo eu suas curvas, acrescentando efeitos, acrescentando outros sons para os efeitos desejados nos outros canais.

Como diz o Phanton, se tem alguem neste fórum que entende disso, esse alguem é o Dinho e se ele aponta o caminho nesta direção, quem somos nós pobres leigos pra questionar? Temos sim que agradecer por ter neste fórum pessoa tão conhecedora do assunto e disposta a compartilhar todo seu conhecimento a favor desta comunidade, sobre temas que parecem tabus e não se acha quase nada na net.

Quanto ao Maestro, como saiu de circulação a mais de 4 anos, só vai encontrá-lo na p2p. Acho que em nenhum site de downloads. É um programa fantástico e permitirá que faça tudo que está na sua cabeça, capítulos, menus animados, sub-menus, playlists, 8 pistas de audio, 32 pistas de legendas, etc...

Ok

Lauro, valeu!!

mas pelo que li na descritiva do Dinho vobedit, faz o demux de um DVD já feito com sua estrutura montada não é isso?? não seria o meu caso, pois estaria neste caso no processo de captura((primeiro passo) video/audio, capturando em mpeg2, dai sim fazer o demux, acho que VobEdit não seria o indicado seria?? quanto ao Nuendo onde você pegou?? faltou os efeitos de surrounds, onde pegar estes arquivos?? uma pergunta mais, neste processo de demux, quanto tempo se leva, quanto de memória deveríamos ter no PC??

abraço

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas pelo que li na descritiva do Dinho vobedit, faz o demux de um DVD já feito com sua estrutura montada não é isso?? não seria o meu caso, pois estaria neste caso no processo de captura((primeiro passo) video/audio, capturando em mpeg2, dai sim fazer o demux, acho que VobEdit não seria o indicado seria?? quanto ao Nuendo onde você pegou?? faltou os efeitos de surrounds, onde pegar estes arquivos?? uma pergunta mais, neste processo de demux, quanto tempo se leva, quanto de memória deveríamos ter no PC??

Não, Augusto, o VobEdit faz o demux de qualquer MPEG2 e não somente dos VOBS. Você pode abrir ele normalmente e na caixa tipo de arquivos colocar em "ALL" e selecionar o MPEG2 capturado, a partir dai clique na aba DEMUX e marque a caixa MPEGStream, clique em DEMUX e dê um nome ao seu novo arquivo. "Não esqueça de colocar e extensão M2V porque ele não coloca". Faça o mesmo para o audio, observando na tela da esquerda que tipo de audio tem o seu arquivo. Wave, DTS, AC3, etc... Repita o mesmo processo do video para extrair o audio do arquivo, colocando a extensão correspondente seja wav, ac3, dts, etc...

Quanto ao Nuendo, no site do fabricante deve ter alguma versão trial: http://www.steinberg.de/Steinberg/defaultb0e4.html e tambem na p2p.

Quanto aos arquivos para surround, ai é com o nosso amigo Dinho, eu realmente não sei. Pego alguns pela net mas sem qualquer qualidade aceitável pra um projeto mais profissional. Ja procurei nos sites da Disney, Sony e outros e não achei qualquer link de downloads lá.

Por último, o VobEdit é bastante rápido, um filme de 90 minutos acho que faria o demux em uns 20 minutos talvez, claro que isso dependerá também da sua máquina.

Em relação à Memória, pra edição de vídeos acho que menos que 512MB de ram vai exigir uma certa paciência. O ideal se puder seria 1GB de RAM, 1 HD 7200rpm mínimo e sempre desfragmentado pois isso interfere na captura.

Eu uso:

Para captura e pequenas edições: WinDVD Creator 2 da Intervideo

Para edições mais complexas o premire pro (Estou domando ainda o cavalinho)

Para autorações o DVD Maestro.

E agora prá audio 5.1 pretendo usar o nuendo 2.2.0.39 assim que o Dinho disponibilizar o novo tutorial porque sem ele tô mais perdido que cachorro em dia de mudança.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Somaniaco((Dinho))

Como já relatei atrás, sou novo no mundo 5.1, como Vsa é o nosso Guru((graças a deus)) tenho alguns questionamentos em complemento ao que amigo Lauro já ajudou.

Como faço minhas capturas((origem)) através de minha Cam Sony Digital, o video/audio são capturados conjuntamente, sempre faço algumas edições no vídeo, como tal isto demanda renderização no projeto de captura e tem que ser finalizado para que o projeto assuma as inserções no vídeo. Minhas perguntas

- como no processo de captura faço edições no vídeo(texto, transições etc..) , este processo é realmente necessário ser finalizado para que eu possa fazer o demux do audio?? o projeto fica no software de captura e não no vídeo(mpeg) capturado, sendo inserido neste após a renderização, caso contrário fazendo o demux do audio e depois juntá-lo ao projeto teria novamente a renderização, estou certo no raciocínio?? tem alguma outra forma de fazer o demux sem ter renderizar o projeto de vídeo?? como conduzir este processo como um todo desde a captura

-que software você mais indica para captura vídeo/audio?? hoje eu uso o Sonic My DVD básico que já formata o audio em dolby digital 2.0((stereo)) ouço falar muito no Adobe Premier, qual versão mais indicada e quais plug in se fazem necessário para ele, ou então em quais você indica, onde pegar livre e full. você envia por sedex??não sei se posso perguntar isto!!!

- que formato pela sua experiência devo capturar, Dv((tipo I ou 2)) ou mpeg2??

- existe algum software que você conheça que já faça em captura do audio em 5.1 junto com o vídeo?? pergunto isso pois a nova Cam da Sony mod 403 já captura em dolby digital 5.1, como ela é um hardware e faz este processo, deva ter algum software na máquina que faça este trabalho por ela, você sabe a respeito disto((do processo de captura de vídeo/audio 5.1)) desta cam, pois facilitaria o trabalho??? se puderes explanar se conhece este processo desta Cam se é 5.1 real??

- quanto aos efeitos surround que você menciona que os studios hollywoodianos tem , onde podemos encontrar para download??

-os programas Nuendo que você ficou de começar o mini tuto, aguardo, mas onde encontrar a versão que você menciona, full já com plug in??

- minha placa de som é on-board na placa mãe da Abit NF7 2.0, no site e na descrição do fabricante é uma 5.1, o driver que você menciona, tenho como saber se no pc tem este Asio, não é isto??

desculpe pelo texto e parabéns pela boa vontade em nos ajudar, quero muito fazer 5.1 reais, e o DTS quando irá explicar?????

Aguardo sua ajuda

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu sinto muito pela minha falta de tempo no momento, pois acabei de chegar de viagem e estou constantemente em reuniões para decisão dos resultados da viagem. Mas podem me aguardar que ainda esta semana começaremos no NUENDO.

Amigo, alongoba, O programa mais indicado para capturas e edição (pelo menos para mim) é o Premier Pro 7 ou 1.5 com o Plugin MainConcept Pro. Você tem que capturar seu video, depois editá-lo e só depois fazer o Demux do seu vídeo já editado e em formato mpeg2. eu NÃO negocio programas. Todos os programas você deve comprar na rede autorizada ou trabalhar com as versões DEMO como a maioria aqui das pessoas do Forum fazem.

Quanto a filmadoras que gravam em 5.1, isso é a maior bobagem da face da terra!!! Todo o Áudio 5.1, para ter efeitos realmente distintos, tem que ser mixado!!! Na natureza os efeitos não estarão a sua disposição!!! Então, é preferível gravar o som ambiente em Estéreo e mixar em 5.1 com os efeitos eletrônico!!! O cinema é feito assim!!!

Quanto a sua placa onboard, não adianta ser só 5.1 como os fabricantes anunciam, elas tem que ter os 6 canais reais e isolados e de preferência já ter um Decodificador Dolby Digital e DTS, e isso geralmente só existe nas placas off board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Augusto, o Demux você só fará depois de concluido toda a edição do video senão não há santo que faça o sincronismo ou seja, primeiro capture o video, faça as modificações necessários e quando terminar esse processo, ai sim você precisará fazer o demux. Se estiver usando o premiere pro, la mesmo você já pode exportar o audio separado do video (video em m2v e audio em lpcm ou AC3).

Outro detalhe é que para poder trabalhar o audio 5.1, isso depois do video todo já editado, voce precisar dele separado tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Dinho

Sei que você não negocia((venda)) dos programas, mas poderia enviar um cd com eles gravados?? pegar uma versão Trial sei que é possível, mas não terá todas as funcionalidades da versão full, onde poderíamos aprender em conjunto na sua narrativa de tutorial quer vir. quanto ao formato de captura , qual seria o melhor mesmo DV ou mpeg2?? e quanto aos efeitos surround onde pegar?? fazendo o demux do audio/video e fazendo o audio 5.1 , com seria feita esta junção novamente com o vídeo, teria nova renderização no software de edição de video já com o audio em 5.1?? minha placa apesar de ser on board, tem saídas independente para todos os CANAIS, inclusive sub, ainda tem a saída spdif para receiver, neste teria os drivers, tem como eu saber fazendo uma procura deste arquivo no pc, qual seria este arquivo e sua extensão??quanto ao DTS o nuendo também faz esta mixagem?? finalizando quanto tempo leva em média a comiplação do audio no processo 5.1??

Abraços

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Augusto

Desculpe eu me-ter minha colher mas na medida do possivel e dentro daquilo que já sei, procuro ajudar os amigos.

fazendo o demux do audio/video e fazendo o audio 5.1 , com seria feita esta junção novamente com o vídeo, teria nova renderização no software de edição de video já com o audio em 5.1?? minha placa apesar de ser on board, tem saídas independente para todos os CANAIS, inclusive sub, ainda tem a saída spdif para receiver, neste teria os drivers, tem como eu saber fazendo uma procura deste arquivo no pc, qual seria este arquivo e sua extensão??quanto ao DTS o nuendo também faz esta mixagem?? finalizando quanto tempo leva em média a comiplação do audio no processo 5.1??

O som 5.1 dentro da proposta do topico será desenvolvido através do Nuendo 2.

Bom ele é um programa multipista onde voce vai colocando os audios e efeitos da maneira que for necessários. A priori pelo menos no meu aqui, ele abre com 33 pistas e você direciona cada pista para um canal de saída ou seja, um pra Front Left outro pra Front Right outro pra Surround-Left e por aí vai. Depois de pronto o audio 5.1 voce vai exportá-lo para Ac3 5.1 ou DTS (acho) ou seja, voce vai ter um aquivo com 5 pistas mono de audio, assim como o stereo é duas pistas mono.

Uma vez concluido o áudio, a montagem final fica por conta do DVD Maestro ou outro programa de autoria profissional onde voce cria todo o projeto do seu DVD.

Ao abrir ao Maestro voce tem uma timeline para cada video composta por:

9 pistas de video sendo 8 para angulos penso eu.

voce importa o seu M2V e arrasta pra primeira pista da timeline.

8 pistas de audio sendo AC3 2.0 ou 5.1, LPCM wav, DTS ou MPA me parece

voce importa o seu AC3 e arrasta pra pimeira pista de audio da timeline

32 pistas para legendas.

Se quiser fazer legendas, voce importa o STL ou cria dentro do propro maestro e arrasta pra primeira pista de legenda da timeline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Somaníaco, como eu saber se meu som é realmente 5.1. Como já havia mensionado ele tem saída e entrada SPDIF, sendo assim ele é realmente 5.1 ? Minha motherboard onde tenho o som onboard é a ASUS A7N8X-X. Você saberia me dizer ? Segundo manual são 6 Canais, mas será mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Lauro

obrigado pelas dicas, veja se eu entendi direito:

- Fazendo o processo de demux do audio e video(este já editado), se criam dois arquivos com o demux, um de audio que vai depender da minha origem na captura((como na cam deve ser Lcpm)) exporto ele com a extensão devida e salvo este em um diretório. O arquivo de vídeo demuxado salvo com extensão .m2v . Após de mixado o audio em 5.1 exporto ele pelo Nuendo com extensão .ac3 e salvo em diretório, feito isto, abro o maestro e importo o video .m2v para a pista de video na timeline e importo o audio .ac3 na pista de audio na timeline do mastro, e então faço a autoração e mando compilar para a formatação de estrutura de DVD, finalizo gravando com os arquivos gerados pelo maestro vobs etc.. queimando pelo Nero, é isto que entendi??

- uma dúvida ainda persiste, ao juntar os dois arquivos de audio(já em .ac3) e o vídeo no maestro, tem a possibilidade de perda do sincronismo entre ambos após o processo de autoração do Maestro??? a compilação que é feita no maestro após o processo de autoração é igual a uma renderização do processo de edição do vídeo ou é feito uma nova renderização com este processo??

- porque no demux de vídeo a extensão tem que ser .m2v e não mpeg2 como ´conhecemos no padrão de DVD, é uma exigência Vobedit(demux) ou o maestro somente suporta neste formato ((.m2v) ?? quanto tempo leva após a autoração no maestro para ele compilar o video_ Ts/audio_ts???

desculpe as dúvidas,será que não existe um software que faça tudo, captura, edição, demux audio/video, mixagem 5.1 e autoração e finalizando a queima da mídia?? os studios devem ter isto , não é possível que não exista, concorda???

Augusto

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigo, primeiro o Maestro não renderiza nada daí a necessidade do arquivo ja estar no padrão correto:

O padrão M2V é usado quando não necessitamos da pistal de audio ou seja, um arquivo mpeg tem duas ou mais pistas sendo uma destinada ao video e a outra destinada ao audio. Programas de autoração profissional como o maestro não aceitam arquivos nesta estrutura por isso temos que separa-lo. Ele na compilação que não demora mais que uns 20 minutos, monta o DVD na estrutura correta, criando as pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS e os vobs, bups, ifos que os dvds necessitam pra poder oferecer a naveção ao usuario, seja menus, capitulos, mudança de audio, de legenda etc...

Portanto se o seu audio até o momento do demux está em sincronismo não vai ser o maestro quem vai tirar ele de sincronia. Se ocorrer algum dvd com esse problema, a falta de sincronismo foi gerada lá no editor de video ou audio. Quanto a isso pode ficar tranquilo mas é importante prestar atenção antes de fazer o demux e fazer correções ainda no editor de video se perceber uma falta de sincronismo. La no maestro voce não vai poder fazer nada com relação isto, exceto é claro adiantar um pouco o audio na pista.

Bom, existe o Premiere Pro onde voce tambem pode construir seu audio 5.1 só que não oferece recursos pra tratamento de audio como efeitos, etc e tal, dai a necessidade de um programa de ponta como o Nuendo que é uma verdadeira estação sonora ou seja, voce pega o audio que veio do demux e coloca numa pista e não mexe nele, usa as demais pistas pra colocar os efeitos surrounds desejados e depois exporta tudo como ac3. Se a pista de audio principal que veio do demux ou do arquivo mpeg (ele aceita importar direto o mpeg) estiver perfeita voce não terá problemas, inclusive pode mexer assim tipo aplicar efeitos, corrigir curvas pra melhorar vozes, reduzir ruidos desnecessários.

É isso ai, o Nuendo te oferece opções pra tudo.

Eu to tentando entender ele ainda. To apanhando pra configurar porque ele é pauleira pra configurar.

Pra arquivos de video o maestro so aceita m2v, assim como o scenarist e todo programa de autoria profissional. Isso porque no maestro você pode associar ao mesmo video até 8 pistas de audio sendo por exemplo: 1 pista para o idioma inglês, outra pra portugues outra pra italiano e assim por diante. Em programas que editam e ja autoram como o Ulead Video Studio 8, o WinDVD Creator e vários outros, eles não permitem esse procedimento.

Quanto a um programa que faça tudo isso????

Que eu saiba não existe e se existir vai custar uma bela nota porque eu vi algo que o scenarist que como o maestro so que mais atualizado e com mais recursos tem a licença por volta de $ 25.000 (vinte e cinco mil dolares) não sei onde eu vi isso mas te garanto que li. E alem do mais seria muito pesado pra rodar num PC.

Então a solução é procurar programas enxutos que rodem numa boa sem engasnar nas nossas máquinas.

Eu por exemplo uso:

Pra captura e pequenas edições: WinDVD Creator 2 que é rápido, captura bem e não tenho problemas de falta de sincronismo depois de capturado.

Pra edições mais pesadas eu to aprendendo o premire pro que é o top dos programas de edição de video. É um pouco pesado mas o esforço vale a pena.

Pra autorar o maestro é bem enxuto e rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Lauro/// Dinho dê uma mão também aqui, Lauro vai me bater hehehe!!!

Muito obrigado por clarificar a minha mente, você esclareceu bem e a cada dia fico mais informado, graças a pessoas como você e o Dinho que sempre estão dispostos a isto, difícil achar pessoas deste KILATE, fera mesmo . O problema é conseguir estes programas, por exemplo o Adobe Premier Pro, Nuendo e Maesto, sem contar que no Adobe precisaríamos do plug in Main Concept Mpeg Pro, versões em Trial, não adianta nada.

Um processo de captura e edição para mim é o mais fácil, porém o saco disto é a renderização que leva tempo. Você comentou acima que o Adobe trata o 5.1 sem os efeitos do Nuendo, você já fez algum DVD já em 5.1 por ele?? Ele faz a captura e edição, demux do audio e aí você exporta para o Maestro, é isto?? Li também mais atrás no Tuto do Maestro, que no Adobe tem um tal de Sur Code Digital embutido que limita a 5 vezes este processo de 5.1, é isto mesmo?? Você sabe para que se usa o plug In da Main Concept Pro, ele é um codificador de vídeo((Codec)) que melhora a renderização, é isto?? Para que serve um codec de vídeo??

Algumas dúvidas finalmente, como diria Odorico Paraguaçu lembra!!! Hehehe!!

-No processo de captura, qual formato utilizar DV(type I/ II ou mpeg 2 diretamente que já faz a compressão?? Melhor usar sempre VBR HD, já tem pressets no Adobe para configurarmos a melhor opção possível?? No projeto que é gerado no processo de captura/edição((1ºpasso de tudo)), o video/audio precisam ser exportados como, já que haverá a renderização de tudo, que formato no adobe seria, pois no que uso , MY DVD Sonic((báscio)) ele já inicia o processo de geração da estrutura do DVD((Audio_ts/Video_ts etc...))??No seu Win DVD Creator ele finaliza como o processo de edição, digo gera um arquivão mpeg2 ou a estrutura do DVD??? Já usei antes Ulead, até o próprio Nero que faz captura também. Nos finalmente, quais versões de cada programas acima((Nuendo,Adobe e Maestro)) tem plug in no Nuendo também??? Como vejo no PC se tenho o driver Asio((( p/que serve este driver ??? )) da placa de som, a minha é on board, mas a placa mãe é uma top da Abit NF7 2.0, tem todos os canais de saída independentes e sub, além spdif p/receiver((saida digital)), ouço os DVDs no PC e aparece a codificação dolby digital no Power DVD e o som eu escuto, se não tivesse este driver eu não ouviria, é isto???

Desculpe, mas acho que já tirei as últimas dúvidas, agradeço sua paciência.

Abraços e desculpe o porre de te perguntar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, hoje a tarde terei um tempinho e vou postar aqui detalhes do Nuendo!!

Lauro, valeu aí, Mano, está me dando uma super ajuda com a galerinha nova!!!

Ô, Alongoba, vou te dar um conselho, que sempre dou a todos: Faz uma forcinha, e lei todo este tópico do Áudio 5.1. Você verá que está perguntando coisas que já discutimos a vontade aqui!!! O Lauro, por exemplo já conseguiu fazer uma excelente DEMO em 5.1, assim como o Milo, estes arquivos estão todos a disposição aqui para download!! Eu mesmo coloquei vários arquivos de áudios mixados também para download e TODOS produzidos pelo Premiere Pro... Então, dê uma lidinha em todas as páginas anteriores e você verá que muitas de suas dúvidas serão esclarecidas e isso também nos ajuda MUITO....

Mais um detalhe importante, aqui NÃO negociamos programas, pois aqui é um Forum píblico e temos que estar dentro da Lei. Por isso partimos da primícia que todos que participam das discursões adquiriram seus programas e que todos são Legais. NÃO nos responsabilizamos pela aquisição de programas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo alongoba, vamos ver até onde eu posso te ajudar. Não sou nenhum mago do ramo e estou como você apredendo a cada dia coisas novas que me empurram as coisas novas e assim vai. Eu comecei a mexer com videos a pouco tempo também, como brincadeira tipo, passar dvd pra vcd, e apanhei muito mas aprendi algumas lições boas disso tudo. Não tinha a quem perguntar pois não conhecia este forum e descobri totalmente por acaso, e fiquei por aqui.

Vamos lá... até onde eu sei... que não é muito também mas acho que já tá dando pro gasto.

1) O premiere pro a ultima versão é a 1.5 e pode ser baixado trial no site da Adobe. Ele incorpora recursos de multipista onde voce poderia já criar um audio em 6 canais e exportar como wave 5.1 ou ac3 5.1 se tiver o plugin SurCode Dolby Digital for Premiere Pro instalado. Junto com o pacote vem o plugin trial que permite a exportação pra 5 ou 6 vezes. A partir daí você deve "comprá-lo" ou continuar exportando em wav 5.1 e conseguir algum programa que pudesse converter esse wav 5.1 pra ac3 5.1.

O mainConcept é um plugin prá que o Premiere possa importar MPEG2. Ele é um encoder/decoder muito rápido e também tem trial no site do fabricante www.mainconcept.com. Sem ele voce só poderia capturar no premierie de dispositivos digitais, com ele voce pode capturar também de dispositivo ana-logicos (pelo menos diz no help do mainconcept).

O tempo de renderização que você diz é alto em função de estar capturando em AVI. Tente capturar direto em MPEG2 que esse tempo cai pra menos da metade. O Mainconcept foi desenvolvido exatamente por isso, ele só renderiza as partes necessárias ou seja, onde você mexeu por isso o processo é mais rápido.

No final vou te dar um exemplo prático de como faço:

2) O Nuendo como o Dinho diz, é o top dos programas de audio multipistas ou seja, dentro dele você cria efeitos incriveis que é impossível criar dentro do premiere pro, claro o premiere é editor de video não de audio. É muito fácil criar um 5.1 no premiere mas você teria que usar outros programas de audio para preparar os efeitos. No inicio do tutorial nos começamos a preparar os audios no SoundForge, passando sons stereo pra mono em dois arquivos e brincando com alguns efeitos mais simples e la no premiere só faziamos a montagem nas pistas e a exportação do audio.

3) Tanto no WinDVD quanto no UVS, voce pode capturar, editar e exportar seu arquivo pra diversos formatos menos M2V ou lá mesmo autoriar ou seja eles já geram os vobs e gravam a midia pra você. A DIFERENÇA é que eles não permitem que o audio seja 5.1 e não trabalham com multipista. voce teria que editar toda sua trilha fora e depois juntar com o video lá pra fazer a autoração. Assim se você pretende trabalhar com DVD em som 5.1 não tem muita alternativas pois estes programas irão te limitar nesse sentido.

4) Com relação ao drivers Azio, eu to brigando aqui com o meu também, ainda não consegui fazê-lo reconhecer minha placa como 5.1 ele só reconhece dois canais de saída enquanto que ela tem 6. É uma placa offboard Genius Server Série 5.1. Eu tambem assisto DVD no micro em 5.1 mas como o Dinho me disse tenho que configurar o nuendo. O próprio nuendo instala os drivers Azio.

Eu baixei do site da genius uma atualização dos drives da placa mas por incrivel que pareça são mais antigos que os que estão no meu cd que veio com a placa, exceto que numa pasta win9x tem um driver Azio mas acho que é só pra 98.

Bom eu instalei o Nuendo 2.2.0.35 e em cima dele fiz o update para 2.2.0.39 e o codec para DolbyDigital e estou aguardando o Dinho me dar uma luz ai tambem pois tô empacado.

Como eu monto meus dvds:

1) Não tenho filmadora e portanto recebo os materiais em fitas VHS (casamento, formatura, aniversários, velórios (brincadeira), etc...

Tenho um JVC S-VHS ligado num placa pci PixelVew MPEG2 playTV.

Coloco o VHS no vcr e abro o WinDVD Creator na opção captura pro HD. Seleciono opção MPEG pra formato com qualidade DVD HQ e começo a captura (Claro que antes disso eu fecho todos os programas residentes tipo anti-virus, relogio, msn, spyboot, tudo que possa interferir no processo).

O tempo você já sabe é o tempo da fita.

Vamos dizer que capturei 60 minutos: O WinDVD cria o MPEG2 com o audio junto que pode estar tanto em wav quanto dolby 2.0. (Isso porque o meu VCR é stereo)

Como acho o WinDVD um programa rápido e bem exuto, já faço nele mesmo alguns cortes e até poderia fazer outras edições pois ele permite tipo transições, títulos, ele é completo tambem.

Mesmo fazendo algumas edições ele so renderiza onde eu mexi e portanto grava rápido o novo arquivo. A partir dai é o seguinte:

Se quero algo simples ou seja, o cliente somente quer o DVD tal qual está na fita, eu já posso fazer a autoração nele mesmo é só clicar na aba autorar e seguir as telas e por uma midia virgem no gravador (inclusive ele permite eu já capture direto pra midia tambem), que ele cria a estrutura do DVD e ja queima midia.

Agora se o cliente deseja algo mais profissional, tipo troque estas músicas, melhore as vozes que tá ruim, tire esta cena, faça nova abertura e finalização do video, eu quero o som tanto em stereo quanto 5.1 ou seja eu terei duas pistas de audio: Ai meu amigo não tem como. La no WinDVD ou no UVS não tem como eu autorar um dvd com duas pistas de audio. Aí eu tive a necessidade de buscar um programa de autoria que permitisse multipistas e entra o maestro na jogada.

A partir daí, quando você inicia a autoração no Maestro, vê quanto aqueles programas te limitavam em termos de autoração. Só quem já autora nele é que sabe as possibilidades de se produzir um DVD profissional que não perde em nada prá qualquer DVD de locadora. Então você começa a se aprofundar e eliminar as velhas barreiras que os programas te empunhavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vamos lá, já que não terei tempo mesmo de criar um Tutorial exclusivo para o Nuendo, então sigam os seguintes passo:

Seu Painel após configurado ficará assim (veja que não coloquei ainda a trilha de vídeo, estou apenas configurando o áudio)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/painel.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A imagem mostra o Screen da Minha Ilha, a foto parece bem grande pelo motivo de eu trabalhar com 2 monitores, assim eu tenho uma área de trabalho bem ampla, gerando espaço suficiente para as trilhas, no lado esquerdo, o Mixer no lado direito superior, o Play na parte direita inferior e o Paniel de Devices

1 - Instale o Programa, suas atualizações e o encoder/decoder Ac3.

2 - Verifique se todos os drivers de sua Placa estão instalados e se, principalmente sua placa tem 6 canais reais separados e um Decodificador Dolby Digital. Caso sua Placa nâo tenha decodificador DD ou DTS internos, seu áudio depois de ser encodado em DD ou DTS deverá ser reproduzido num sistema de Home Theater.

3- Abra o Nuendo e vá em File->New Project -> E agora escolha o presset Film_48k_32bit_30fps.

4 - Agora, sobre este Presset criaremos o nosso próprio Presset chamado de "5.1 real NTSC"...Vejam como fazer.... Vamos configurar todo o sistema: Vamos deixar todos os Devices à disposição. Vá em Devices - Show Panel.

5 - Agora vamos conectar os canais IN/OUT. No quadro Devices, vá em VTS Conections. Clic na orelha Inputs... Automaticamente irá aparecer todas as portas Device do ASIO de sua placa. Escolha as opções de Input, como está na foto. Apague todos os outros canais. Renomei este presset como INPUT 5.1 por exemplo.

Deve está assim a sua conexão de input

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/inputs.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

6 – Clic na orelha Output e repita o processo, inclusive renomeando o presset para OUTPUT 5.1

Deve está assim a sua janela de output

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i9.photobucket.com/albums/a55/somaniaco/outputs.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Com isso feito você acaba de fazer os links dos seus buses. Ou seja, todo canal de entrada tem um canal de saída .

Vamos ver se todos chegaram até aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!