Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória operando na freqüencia errada?

peters

Posts recomendados

Bom Dia. Sou novo no forum.

Eu possuo um Duron de 1 Ghz, com uma PChips M812LMR, e com uma memória DIMM 128mb 133(O meu outro pente estragou). Quando olho na BIOS, a frequênca da memória esta em 100, eu tento alterar mas não consigo, fica em 100. Então eu gostaria de saber se isso é realmente a freqüência dela, ou se ela esta trabalhando em uma velociadade abaixo do normal.

Valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Bom Dia,

A memória está trabalhando na velocidade inferior dela, causando uma taxa de transferência menor. Esta limitação se deve a BIOS e o Chipset da placa M812. Existe uma BIOS hack que permite alterar a velocidade para utilizar a capacidade real da memória, porém por se tratar de um hack não tenho ciência de sua estabilidade.

Tem como alterar a velocidade de acesso para PC133 via software, porém teria que saber qual o gerenciador de clock de sua placa, revisão de chipset...

Link para o comentário

Particularmente eu não aconselho que se faça esse procedimento, pois isso é nada mais nada menos que um overclock de memória e se for mau sucedido pode ocorrer a queima da mesma. O que determina os parâmetros da memória não é a bios e sim o chipset da placa mãe.

É só uma opinião.

Link para o comentário

Postado Originalmente por LIBRA@25 de junho de 2005, 12:54

Se sua placa mãe suporta apenas memórias PC 100 não adianta você colocar PC 133 que ela não rodará nessa velocidade e não haverá na bios opção acima de 100. Certifique-se vendo as configurações de memória no manual da placa mãe.

Obrigado pelas respostas de v6 dois, valeu. Eu conferi no manual, acho que trabalha em 100/133 mesmo:

Memory Support

• Two DIMM slots for 168-pin SDRAM memory modules

• Support for 100/133 MHz memory bus

• Maximum installed memory is 2 x 512MB = 1GB

''For this mainboard, you must use 168-pin, 3.3V unbuffered PC100 or PC133 SDRAM memory modules'' diz no manual.

E se talvez eu colocasse uma atualização de BIOS oficial? Acho que atualizações do tipo hack não seriam muito boas.

valeu cara.

Link para o comentário

Postado Originalmente por LIBRA@25 de junho de 2005, 12:10

Particularmente eu não aconselho que se faça esse procedimento, pois isso é nada mais nada menos que um overclock de memória e se for mau sucedido pode ocorrer a queima da mesma. O que determina os parâmetros da memória não é a bios e sim o chipset da placa mãe.

É só uma opinião.

Outra coisa. A placa mãe fará a memória trabalhar de modo síncrono com o processador. Portanto a melhor configuração da memória é a atual.

Link para o comentário

Eu ja vi esse problema em varias maquinas. Pelo o que eu vi, e percebo, é algum bug relacionado a placa mãe porque tem algumas que conseguem trabalhar a 133mhz e tem algumas que não.

se você conseguir atualize a bios da sua maquina.

Link para o comentário

Eu dei mais uma pesquisada:

''Já as memórias rodam à mesma velocidade do processador, ou seja, se definirmos o FSB da CPU em 100 Mhz, a memória também terá a freqüência de 100 Mhz (em algumas placas mais novas, existe a opção de definir o FSB da memória diferentemente da CPU em +/- 33 Mhz).'' Do site http://www.ocbrasil.com.br/artigos/overclock.htm .

Acho que o Duron possue FSB de 100 Mhz, e a memoria roda na mesma freqüência.

Então a unica alternativa é overclock... Mas ai eu não sei se faço, dizem q adianta, mas é perigoso.

Link para o comentário

Postado Originalmente por peters@25 de junho de 2005, 15:52

Eu dei mais uma pesquisada:

''Já as memórias rodam à mesma velocidade do processador, ou seja, se definirmos o FSB da CPU em 100 Mhz, a memória também terá a freqüência de 100 Mhz (em algumas placas mais novas, existe a opção de definir o FSB da memória diferentemente da CPU em +/- 33 Mhz).'' Do site http://www.ocbrasil.com.br/artigos/overclock.htm .

Acho que o Duron possue FSB de 100 Mhz, e a memoria roda na mesma freqüência.

Então a unica alternativa é overclock... Mas ai eu não sei se faço, dizem q adianta, mas é perigoso.

overclock com essa placa só se você fazer magica, ou usar uma bios mod..

Link para o comentário

Postado Originalmente por Morpheus.@25 de junho de 2005, 15:42

Eu ja vi esse problema em varias maquinas. Pelo o que eu vi, e percebo, é algum bug relacionado a placa mãe porque tem algumas que conseguem trabalhar a 133mhz e tem algumas que não.

se você conseguir atualize a bios da sua maquina.

Acredito que esse nem seja o problema maior. A PCChips faz muitas versões (e revisões) da mesma placa. Aí o usuário não sabe se está com a versão mais nova ou a mais antiga.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...