Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a relação entre clock externo e FSB?


sheepboy

Posts recomendados

E aí pessoal, beleza?!!!!

Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.

1)A frequência da memória tem q ser superior ao clock externo do processador, certo? Senão não funciona! Mas para q eu possa comprar uma memória DDR eu preciso me basear no valor bruto do clock externo ou já com o multiplicador?

2)FSB e clock externo é a mesma coisa?

3)No caso do sempron 754, existe um barramento HyperTransport q opera à 800MHz. Então quer dizer q o FSB para as memórias terão q ser no mínimo 800MHz? Porque o HyperTransport é um barramento exclusivo para acesso à memória, certo?

4)O Celeron D e o Sempron ( 754 e 462 ) transmitem quatro bits por clock?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sheepboy+07 de julho de 2005, 09:39-->
1)A frequência da memória tem q ser superior ao clock externo do processador, certo? Senão não funciona! Mas para q eu possa comprar uma memória DDR eu preciso me basear no valor bruto do clock externo ou já com o multiplicador?

O clock das memórias tem que ser no mínimo de acordo com o FSB do processador, você deve se basear no clock sem o multiplicador, já que existem processadores que transferem 4 dados por pulso de clock, mas isso ultimamente anda um pouco complexo, já que outros processadores não possuem FSB.

Postado Originalmente por sheepboy@07 de julho de 2005, 09:39

2)FSB e clock externo é a mesma coisa?

Não, eu não considero a mesma coisa, clock externo é a velocidade com que o processador se comunica com os outros componentes do sistema, FSB é um barramento de comunicação do processador com o Chipset, que por sua vez se comunica com as memórias.

Postado Originalmente por sheepboy@07 de julho de 2005, 09:39

3)No caso do sempron 754, existe um barramento HyperTransport q opera à 800MHz. Então quer dizer q o FSB para as memórias terão q ser no mínimo 800MHz? Porque o HyperTransport é um barramento exclusivo para acesso à memória, certo?

O Athlon 64 não tem FSB, o HyperTransport é utilizado para se comunicar com o Chipset, o acesso as memórias é feito de forma direta através de um barramento exclusivo, esse barramento trabalha no mesmo clock do processador, por esse motivo existe um divisor que determina com qual velocidade a memória será acessada, 133 (266), 166 (333) ou 200 (400) MHz.

sheepboy@07 de julho de 2005, 09:39

4)O Celeron D e o Sempron ( 754 e 462 ) transmitem quatro bits por clock?

O Celeron D transfere 4, o Sempron socket 462 transfere 2, já o Sempron socket 754 é um pouco mais complexo, como expliquei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gregori!!!!

Obrigado pelas explicações.

Então quer dizer q o clock externo do Celeron D que é de 533MHz é na verdade 133,25MHz ? Assim terei que comprar memória que trabalham, no mínimo, nesta frequência ? No mínimo porque eu posso querer fazer overclock e assim a frequência das memórias teria de ser maior de 133,25MHz, certo ?

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro, terá que comprar memória que operem a no mínimo 133MHz, porém você n vai achar as memórias com essas especificações, no caso da DDR, a descrição de uma memória que trabalhe a 133MHz será descrita como 266MHz em função de sua "função" de transferir 2 dados por pulso de clock, atingindo assim, um desempenho igual a como se ela operasse a 266MHz...

Espero ter ajudado assim como o Grregori ajudou...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.

Uma não, quatro! Mas ok, mesmo repetindo o que já foi falado, vamos lá.

1)A frequência da memória tem q ser superior ao clock externo do processador, certo? Senão não funciona! Mas para q eu possa comprar uma memória DDR eu preciso me basear no valor bruto do clock externo ou já com o multiplicador?

Não é bem assim. Cada placa-mãe, para um certo processador, usa uma certa velocidade nas memórias. Cada caso é um caso.

No caso dos athlon64, sempre use memórias DDR400 e pronto.

2)FSB e clock externo é a mesma coisa?

Mais ou menos. Clock do FSB é a mesma coisa que clock externo.

3)No caso do sempron 754, existe um barramento HyperTransport q opera à 800MHz. Então quer dizer q o FSB para as memórias terão q ser no mínimo 800MHz? Porque o HyperTransport é um barramento exclusivo para acesso à memória, certo?

Pelo contrário. O Athlon 64 tem dois barramentos independentes, um deles o barramento das memórias (que opera a 200MHz DDR) e outro que liga o processador ao chipset, que é o Hyper Transport e no soquete 754 funciona a 800MHz.

4)O Celeron D e o Sempron ( 754 e 462 ) transmitem quatro bits por clock?

O celeron D, assim como o pentium 4, opera a QDR (quatro transferências de dados por ciclo de clock) na comunicação entre processador e chipset. Já o semprom trabalha em DDR (duas transferências de dados por ciclo de clock).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@08 de julho de 2005, 18:17

Pelo contrário. O Athlon 64 tem dois barramentos independentes, um deles o barramento das memórias (que opera a 200MHz DDR)

O barramento de acesso as memórias não funciona a 200 MHz e sim no mesmo clock do processador, já que o controlador é integrado, por esse motivo existe um divisor para que a memória seja acessada a 133, 166 ou 200 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O barramento de acesso as memórias não funciona a 200 MHz e sim no mesmo clock do processador, já que o controlador é integrado, por esse motivo existe um divisor para que a memória seja acessada a 133, 166 ou 200 MHz.

Errado. O barramento de acesso às memórias funciona por default a 200Mhz, mas pode ser programado para menos (com um divisor maior) ou para mais por meio de overclock.

Se o barramento fosse no mesmo clock do processador, as memórias teriam de ser de 2GHz ou mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@10 de julho de 2005, 20:51

Errado. O barramento de acesso às memórias funciona por default a 200Mhz, mas pode ser programado para menos (com um divisor maior) ou para mais por meio de overclock.

Se o barramento fosse no mesmo clock do processador, as memórias teriam de ser de 2GHz ou mais...

Errado nada! O barramento funciona sim no mesmo clock interno do processador, por isso é utilizado um divisor para que o cpu possa acessar as memórias no mesmo clock delas como ja foi dito pelo Gregori.

Da uma olhada Aqui e Aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@10 de julho de 2005, 19:51

Errado. O barramento de acesso às memórias funciona por default a 200Mhz, mas pode ser programado para menos (com um divisor maior) ou para mais por meio de overclock.

Se o barramento fosse no mesmo clock do processador, as memórias teriam de ser de 2GHz ou mais...

Você está equivocado Coelho, eu já falei sobre isso diversas vezes, isso foi discutido nestes tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ic=244895&st=20

http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1172315

No Link passado pelo meu amigo Enéias tem mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Errado nada! O barramento funciona sim no mesmo clock interno do processador, por isso é utilizado um divisor para que o cpu possa acessar as memórias no mesmo clock delas como ja foi dito pelo Gregori.

Você está equivocado Coelho, eu já falei sobre isso diversas vezes, isso foi discutido nestes tópicos:

De forma alguma!

Como é que o barramento das memórias fucionaria a 2.0Ghz? Você conhece alguma memória DDR de 2GHz?

O clock do barramento de memórias é o clock do processador DIVIDIDO por um divisor, que EM DEFAULT é o mesmo multiplicador do clock base.

Exemplo:

XP3000+ s939 1.8GHz --- Clock base 200MHz x multiplicador de 9x = clock interno de 1.8GHz

O clock do barramento das memórias é conseguido dividindo o clock interno do processador por 9, então dá 200Mhz, que é o clock do barramento das memória!

É difícil entender isso?

Você ainda pode, na bios, configurar valores maiores para esse divisor. Se, na bios, você setar o clock das memórias para limitar em 333MHz, ele aumenta esse divisor de 9x para 11x. Se você setar para DDR266, o divisor sobe para 14x.

Isso no 3000+, pois outros processadores vão ter outros divisores.

Por favor, não venham dizer coisas erradas, vocês são membros respeitados aqui do fórum, muita gente aceita o que vocês falam, o pessoal vai aprender errado...

Como é que as memórias vão trabalhar no mesmo clock do processador?

A menos que houvesse uma ponte norte que controlasse as memórias, um circuito entre o barramento das memórias e as mesmas. Mas no athlon 64 não há! Na ponta do barramento das memórias estão somente as próprias memórias!

Então esse barramento tem que ser de 200MHz (em default).

Vamos estudar mais antes de responder...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O barramento de acesso as memórias não funciona a 200 MHz e sim no mesmo clock do processador, já que o controlador é integrado, por esse motivo existe um divisor para que a memória seja acessada a 133, 166 ou 200 MHz.

Me explica uma coisa, se o barramento das memórias funcionasse no mesmo clock do processador, para quê serviria o "divisor" que você fala?

Você está se contradizendo e não percebe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@11 de julho de 2005, 13:57

O clock do barramento das memórias é conseguido dividindo o clock interno do processador por 9, então dá 200Mhz, que é o clock do barramento das memória!

O controlador de memória funciona no mesmo clock do processador, que com a aplicação do divisor acessa a memória como DDR 400, pelo fato que você citou, não existe memória DDR que trabalhe a 1.8 GHz, 2.0 GHz, etc, se existisse não haveria necessidade de utilizar o divisor.

A memória funciona a 200 MHz, mas o controlador através do qual ela é acessada funciona no mesmo clock do processador, por isso há necessidade de utilizar um divisor, isso acontece devido o controlador de memória ser integrado.

Se considerarmos o FSB como o barramento que liga o processador as memórias, no Athlon 64 ele seria o clock do processador.

Você está cometendo o equívoco de igualar o clock da memória com a velocidade do Controlador de Memória On-Die, são duas coisas diferentes.

Quanto maior o multiplicador, que por sua vez aumenta o clock do processador e a velocidade de comunicação entre o processador e o controlador de memória, dessa forma a velocidade com que as memórias são acessadas é aumentada, justamente pelo fato do controlador funcionar no mesmo clock do processador.

O PcCI2iminal fez alguns testes e comprovou isso:

Multiplicador 13 - 5785 MB/s

http://img282.echo.cx/img282/5223/multi13xms1nc.jpg

Multiplicador 12 - 5727 MB/s

http://img282.echo.cx/img282/6757/multi12xms2lf.jpg

Multiplicador 11 - 5612 MB/s

http://img282.echo.cx/img282/6681/multi11xms7ng.jpg

Multiplicador 10 - 5594 MB/s

http://img171.echo.cx/img171/5264/multi10xms8ru.jpg

Multiplicador 9 - 5410 MB/s

http://img282.echo.cx/img282/5323/multi9xms4gs.jpg

Multiplicador 8 - 5107 MB/s

http://img282.echo.cx/img282/1138/multi8xms2zm.jpg

Se o barramento de acesso as memórias funcionasse simplesmente a 200 MHz não haveria diferença de desempenho ao usar multiplicadores diferentes, como você pode verificar, não é isso que acontece.

O divisor existe justamente pelo fato do controlador de memória funcionar no mesmo clock do processador, por que cargas d'água você acha que há necessidade desse divisor?

Além disso, a própria AMD faz referência a isso:

Front Side Bus frequency 1.4 - 2.6 GHz†

http://www.amd.com/us-en/Processors/Produc...26_9014,00.html

128-bit data path @ CPU core frequency

http://www.amd.com/us-en/Processors/Produc...%5E9492,00.html

Coelho, você já entendeu como o divisor funciona, só não entendeu por qual motivo ele existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho+11 de julho de 2005, 14:55-->
Vamos estudar mais antes de responder...

Eu respondo por que eu ja estudei, não sabia também, depois desse fórum e de pesquisas feita, posso responder com toda a certeza que eu tenho.

Não vou mais discutir isso, como o Gregori bem disse, isso ja foi discutido com exautidão nesse fórum, mesmo por que o link que eu passei ja explica.

Só me resta uma pergunta, Você viu o conteúdo do link que eu lhe repassei?

Rafael Coelho@08 de julho de 2005, 19:17

O celeron D, assim como o pentium 4, opera a QDR (quatro pulsos por clock) na comunicação entre processador e chipset. Já o semprom trabalha em DDR (dois pulsos por clock).

Só mais uma coisa, não é pulsos por clock, e sim DADOS POR PULSO DE CLOCK. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@11 de julho de 2005, 13:57

Me explica uma coisa, se o barramento das memórias funcionasse no mesmo clock do processador, para quê serviria o "divisor" que você fala?

Você está se contradizendo e não percebe?

acho q você complicaram um pouco ai

barramento fisicamente falando sao as TRILHAS em si!!! sendo assim o que funciona em 2GHZ e a controladora do K8 e não o barramento, o divisor e interno que faz com q o barramento das memorias e as próprias trabalham em 133 166 200,

o fato de nakela materia ter citado que noa existe FSB so pode ser pelo fato de haver sim dois barramentos dedicados um para acesso a memoria e outro para acesso ao chipset

FSB e sim a mesma coisa q barramento externo nos p´rocessadores como K7 e antigos pentium , pois o mesmo se comunica com TODOS os dispositivos externos atraves do CHIPSET ele não tem acesso direito a nehum dispositivo!!!

e pelo fato de ter estudado cuidado com a fonte pois ja vi o proprio GT falando muita ##### !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@11 de julho de 2005, 13:57

Me explica uma coisa, se o barramento das memórias funcionasse no mesmo clock do processador, para quê serviria o "divisor" que você fala?

Você está se contradizendo e não percebe?

o Gregori ta certo. Se quiser entender da uma boa lida. :bored:

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho+08 de julho de 2005, 18:17-->
Pelo contrário. O Athlon 64 tem dois barramentos independentes, um deles o barramento das memórias (que opera a 200MHz DDR) e outro que liga o processador ao chipset, que é o Hyper Transport e no soquete 754 funciona a 800MHz.

Pelo contrario digo eu, ele acessa ao clock do processador, sendo assim para chegar na freqüência correta da memória, usa-se o divisor.

ex:

200 MHz (HTT) x 8 (Multiplicador) = 1600 MHz (Clock do Processador) -> 1600 : 8 (Divisor da Memória) = 200 MHz (Velocidade da Memória)

Se aumentarmos o HTT consequentimente o clock do processador aumentara e a freqüência com que é acessada a memoria também, mas não haverá mudança no divisor.

ex:

200 MHz (HTT) x 8 (Multiplicador) = 1600 MHz (Clock do Processador) -> 1600 : 8 (Divisor da Memória) = 200 MHz (Velocidade da Memória)

-------------------------------------------------------------------------------------------

300 MHz (HTT) x 8 (Multiplicador) = 2.400 MHz (Clock do Processador) -> 2400 : 8 (Divisor da Memória) = 300 MHz (Velocidade da Memória) (exemplo só ok?)

Postado Originalmente por Rafael Coelho@10 de julho de 2005, 19:51

Errado. O barramento de acesso às memórias funciona por default a 200Mhz, mas pode ser programado para menos (com um divisor maior) ou para mais por meio de overclock.

Se o barramento fosse no mesmo clock do processador, as memórias teriam de ser de 2GHz ou mais...

Rafael Coelho@11 de julho de 2005, 13:57

Me explica uma coisa, se o barramento das memórias funcionasse no mesmo clock do processador, para quê serviria o "divisor" que você fala?

Você está se contradizendo e não percebe?

Se você sabe que existe o divisor, só falta saber para que usa-lo, que no caso seria para que as memorias sejam acessadas na freqüência correta. :muro:

Não costumo defender partes, defendo o que é certo; Gregori você está com plena razão do que diz.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpem, mas vocês estão falando coisas incorretas.

Errado nada! O barramento funciona sim no mesmo clock interno do processador, por isso é utilizado um divisor para que o cpu possa acessar as memórias no mesmo clock delas como ja foi dito pelo Gregori.

Só estão falando "isso já foi comentado antes". O fato de ter ou não sido comentado não muda o fato: vocês estão falando coisas erradas ao afirmar que o barramento das memórias funciona no mesmo clock do processador.

Só quero que algum de vocês me responda: como é que um barramento pode funcionar a 2000MHz, se na ponta deles existe um chip (memória) que trabalha a 200MHz?

Inventaram uma trilha de cobre que automaticamente muda a frequência?

Dizer que a controladora de memória trabalha no clock do processador, até dá para engolir, até porque ela é integrada, então UMA PARTE dela talvez funcione no clock do processador. Obviamente, apenas uma parte, já que a ponta "de fora", a que vai ligada nas memórias, tem que trabalhar NO CLOCK DAS MEMÓRIAS. Então, a controladora tem uma parte que trabalha no clock do processador e outra parte que trabalha a 200MHz. Tudo bem, pois a tarefa dela é justamente fazer a interface entre dois circuitos que trabalham em clocks diferentes.

Agora, dizer, como estão dizendo, que o clock do barramento das memórias é o mesmo do processador, É ERRADO.

Se eu tenho um barramento de memórias, ou seja, um conjunto de trilhas na placa, que liga o processador às memórias, que tem numa ponta a controladora de memória, e na outra ponta o próprio chip de memória, COMO É QUE ELE VAI TRABALHAR EM OUTRA VELOCIDADE QUE NÃO A DO PRÓPRIO CHIP DE MEMÓRIA?

Expliquem isso e eu fico quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aos que estão dizendo que o Gregori está certo, por favor me digam, primeiro ele diz:

O barramento de acesso as memórias não funciona a 200 MHz e sim no mesmo clock do processador, já que o controlador é integrado, por esse motivo existe um divisor para que a memória seja acessada a 133, 166 ou 200 MHz.

Depois diz

Você está cometendo o equívoco de igualar o clock da memória com a velocidade do Controlador de Memória On-Die, são duas coisas diferentes.

Então: primeiro ele diz que o clock do barramento é o mesmo do processador. Aí eu digo que está errado. Então ele diz outra coisa completamente diferente, que o clock da controladora é o mesmo do processador.

Em quê parte vocês (Renato, Morpheus) estão achando que ele está certo?

Vocês assinam embaixo quando ele diz que o barramento funciona no mesmo clock do processador?

Então estão todos errados.

Ou então, volto a pedir, me expliquem o milagre, como um sinal vai trafegar por uma trilha de cobre (barramento) a 2000MHz, e ao chegar ao chip de memória vai, num passe de mágica, baixar para 200MHz?

Expliquem.

Só quem está correto é o DM2, quando diz

barramento fisicamente falando sao as TRILHAS em si!!! sendo assim o que funciona em 2GHZ e a controladora do K8 e não o barramento, o divisor e interno que faz com q o barramento das memorias e as próprias trabalham em 133 166 200,

Pelo menos alguém!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não queria, mais vou ser obrigado a colocar o assunto aqui.

Freqüência das Memórias:

Nos sistemas que utilizam FSB, a freqüência das memórias é derivada de uma proporção da freqüência FSB, como: 1:1 (ambos na mesma freqüência), 5:4, 3:2, etc.

Na plataforma AMD64, a freqüência das memórias é sempre derivada da freqüência do processador divida por um numero inteiro. Não é possível manipular diretamente esses divisores; apenas indiretamente, selecionando a freqüência das memórias no BIOS.

1) Quando as memórias estão ajustadas para 200MHz (DDR 400) no BIOS, o divisor das memórias é sempre igual ao multiplicador do processador. Isso ocorre porque coincidentemente o clock de referência também é 200MHz. Exemplo Athlon 64 3500+ 2200MHz (200 X 11):

[Clock de Referência] X [ Multiplicador CPU] = [Freqüência do CPU]; / [Divisor da memória] = [Freqüência da Memória]

200MHz X 11 = 2200MHz, /11 = 200MHz ou DDR 400.

Como saber o divisor utilizado?

Com as memórias ajustadas para 200MHz (DDR400), já vimos que o divisor é igual ao multiplicador do processador. Para sabemos que divisor será utilizado com as memórias em 166MHz ou 133MHz é muito simples:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.forumpcs.com.br/artigos/A64_files/image024.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Exemplo: 3000+ soquete 939 (1800MHz), em 9 X 200 com memórias ajustadas para 166MHz:

9 X 200MHz = 1800MHz, /166 = 11 (sempre arredondado para cima).

Não só no 3000+ 939, mas todos os processadores AMD64, utilizando multiplicador 9, (não importando se é o multiplicador padrão ou se você abaixou propositalmente para 9), com memórias ajustadas para 166MHz, utilizarão o divisor 11. Inclusive em overclock.

Ex: 3000+ 939 em overclock a 240 x 9:

240MHz X 9 = 2160MHz

2160MHz/11= 196,33MHz (freqüência das memórias após o overclock).

Abaixo, os divisores das memórias calculados:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.forumpcs.com.br/artigos/A64_files/image025.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Nos sistemas “tradicionais”, as memórias se conectam à controladora de memória que está no northbridge do chipset, através do barramento de memória; e o chipset se conecta ao processador através do barramento FSB (Front Side Bus). Quando esses dois barramentos estão na mesma freqüência, é comum dizer que estão síncronos ou “1:1”, e quando estão trabalhando em freqüências diferentes, são chamados de assíncronos.

-----------------------------------------------

NOS SISTEMAS AMD64, O BARRAMENTO DE MEMÓRIA CONECTA AS MEMÒRIAS DIRETAMENTE A CONTROLADORA DE MEMÒRIA QUE ESTA INTEGRADA AO PROCESSADOR E NÂO NO CHIPSET.

----------------------------------------------------------

Então, não há mais o FSB a ser percorrido (e compartilhado com todo o restante do sistema) para a controladora de memória se conectar ao processador. A controladora de memória integrada dos processadores AMD64 comunica-se com o núcleo do processador na mesma freqüência do processador (que vai dos 1600MHz no Sempron 2600+ soquete 754, até os 2600MHz no FX-55...).

TA explicando tudo ai detalhe por detalhe,

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4#05

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
Postado Originalmente por Rafael Coelho@13 de julho de 2005, 22:19

Ok, eu digitei errado na pressa, mas você também não está correto. O correto é

transferências de dados por ciclo de clock.

Pode explicar o por que eu não estou correto em dizer dados por pulso de clock?

As vezes aceitar o erro é melhor do que tentar passar por cima Coelho.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Double_data_rate

Sobre o barramento funcionar ou não no mesmo clock do processador, Como havia dito, não vou mais discutir o que ja foi discutido com exautidão nesse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pode explicar o por que eu não estou correto em dizer dados por pulso de clock?

Só estou dizendo que, se é para ser preciosista, sempre dá para ser mais.

Eu reconheci que errei, digitei errado por causa da pressa. Já corrigi.

Sobre o barramento funcionar ou não no mesmo clock do processador, Como havia dito, não vou mais discutir o que ja foi discutido com exautidão nesse fórum.

Exatidão?

Dizer que o barramento das memórias funciona no mesmo clock do processador está errado, e desafio qualquer um a provar isso.

Por favor, errar é humano, insistir no erro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!