Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD perdeu tamanho


grazi_rs

Posts recomendados

Oi,

Queria saber se alguém ja teve esse problema e como resolveu.

Eu tenho um HD de 80gb, ele veio zerado. Na hora de criar as partiçõe spela primeira vez ele criou uma unica normalmente com seus 80gb. Mas com eu queria duas partições (uma pro sistema operacional e outra para arquivos gerais).

Formatei novamente o HD (isso tudo pelo FDISK, pois é NTFS as partições). Sò que nessa segunda vez, aparentemente, ele perdeu 4GB.

O estranho é que não aparece esse espaço perdido no FDISK. Fica sempre dando que o tamanho total é 76GB.

Já conversei com algumas pessoas, mas ninguém soube me dizer o que poderia ser, na verdade nunca ninguém tinha ouvido falar diso. Então, se alguém souber...Por favor.

Obrigado

Grazi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por grazi_rs@13 de julho de 2005, 10:29

Oi,

  Queria saber se alguém ja teve esse problema e como resolveu.

  Eu tenho um HD de 80gb, ele veio zerado. Na hora de criar as partiçõe spela primeira vez ele criou uma unica normalmente com seus 80gb. Mas com eu queria duas partições (uma pro sistema operacional e outra para arquivos gerais).

  Formatei novamente o HD (isso tudo pelo FDISK, pois é NTFS as partições). Sò que nessa segunda vez, aparentemente, ele perdeu 4GB.

  O estranho é que não aparece esse espaço perdido no FDISK. Fica sempre dando que o tamanho total é 76GB.

  Já conversei com algumas pessoas, mas ninguém soube me dizer o que poderia ser, na verdade nunca ninguém tinha ouvido falar diso. Então, se alguém souber...Por favor.

Obrigado

Grazi

B)

Aconselho você a reparticionar seu HD usando o CD do WinXP dando o boot com o mesmo.

Dentro das rotinas que lhe serão apresentadas aparecerá a opção de excluir as que existem. Depois a criação de novas partições usando a opção de não aproveitar o tamanho máximo do disco o que lhe dará a opção de criar outra partição dentro do HD.

O motivo é óbvio. Tentando particionar o HD usando o Fdisk você está particionando o mesmo usando o sistema de arquivos FAT32 que "come" mais espaços para criação de setores e etc o que não ocorre com o particionamento em NTFS.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por grazi_rs@13 de julho de 2005, 10:29

Oi,

  Queria saber se alguém ja teve esse problema e como resolveu.

  Eu tenho um HD de 80gb, ele veio zerado. Na hora de criar as partiçõe spela primeira vez ele criou uma unica normalmente com seus 80gb. Mas com eu queria duas partições (uma pro sistema operacional e outra para arquivos gerais).

  Formatei novamente o HD (isso tudo pelo FDISK, pois é NTFS as partições). Sò que nessa segunda vez, aparentemente, ele perdeu 4GB.

  O estranho é que não aparece esse espaço perdido no FDISK. Fica sempre dando que o tamanho total é 76GB.

  Já conversei com algumas pessoas, mas ninguém soube me dizer o que poderia ser, na verdade nunca ninguém tinha ouvido falar diso. Então, se alguém souber...Por favor.

Obrigado

Grazi

Olá amigo.

Não existe problema com seu HD. Isso está correto.

Todos õs fabricantes colocam no rotulo a capacidade em GBs mas na verdade não é assim. Todos os Hds perdem um "pouquinho de capacidade".

Esse tamanho está correto.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginem uma biblioteca.

Nesta biblioteca existem prateleiras com espaços iguais para os livros. Cada espaço é um cluster e cada livro é um arquivo.

Você terá que saber onde está cada livro na biblioteca. Para isso você terá que ter um livro.

Se cada espaço das prateleiras for pequeno, seu livro será maior, visto que terá mais espaços. Agora, se cada espaço for grande, o livro será maior.

Ou seja, se na hora de formatar, você colocar o tamanho do cluster pequeno, tipo 1Kb, você ocupará um espaço maior no hd para armazenar o "livro", que será maior.

Eu tinha um hd de 80 gb e acho, que por padrão, o tamanho do cluster é 32Kb, que me consumiam 6 gb para o "livro"

Bem, acho que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por everton007@13 de julho de 2005, 22:31

Imaginem uma biblioteca.

Nesta biblioteca existem prateleiras com espaços iguais para os livros. Cada espaço é um cluster e cada livro é um arquivo.

Você terá que saber onde está cada livro na biblioteca. Para isso você terá que ter um livro.

Se cada espaço das prateleiras for pequeno, seu livro será maior, visto que terá mais espaços. Agora, se cada espaço for grande, o livro será maior.

Ou seja, se na hora de formatar, você colocar o tamanho do cluster pequeno, tipo 1Kb, você ocupará um espaço maior no hd para armazenar o "livro", que será maior.

Eu tinha um hd de 80 gb e acho, que por padrão, o tamanho do cluster é 32Kb, que me consumiam 6 gb para o "livro"

Bem, acho que é isso.

Bem amigo, acredito que essa questão que você está mencionando já seja outra...

Tipo no caso o amigo esta falando de um HD limpo. O tamanho do cluster não vai fazer diferença nesse caso, pois nenhum HD de 80GB tem todo esse espaço disponivel para armazenamento não importando o tipo de formatação empregada, isso na minha opinião.

T+

Anderson :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Ok, Pessoal, entendi.

Mas convenhamos...Que propaganda enganosa, né? :angry:

Como eu não tenho tanto conhecimento de Hardware acabei achando que isso é uma falha no disco, sei lá.

Não querendo desmerecer o que vocês me explicaram, mas vou entrar em contato com a empresa que me vendeu o HD pra ver se me eles me dão essa explicação também, pois se for o que estão me dizendo vou entrar na justiça contra a loja.

De qualquer forma obrigado.

OBS: Ah, só pra avisar eu ja tinha feito a formatação e a partição tanto pelo win 2000 quanto pelo XP. E também ja sabia que perdia um espaço do disco para gravar informações, mas como disseram 4gb, eu achei demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente, é uma grande sacanagem dos fabricantes.

Mas é feito porque, desde que os HDs começaram a ser vendidos, há uns 15 anos atrás, esse cálculo é feito dessa maneira... E todos os fabricantes usam esse sistema enganoso. Por isso ninguém reclama.

Mas uma coisa legal é que HDs SCSI são vendidos com a especificação correta. Hoje em dia, já se encontra discos SATA de 10.000RPM (western digital raptor) que também são vendidos com a denonimação correta, por exemplo, os raptor são encontrados em tamanhos de 36Gb e 74Gb, mas têm exatamente o mesmo espaço do que os "comuns" de 40Gb e 80Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só pra reforçar a explicação do nobre colega Rafael Coelho disse...

Temos dois exemplos abaixo:

1- HD Samsung de 40.0 GB

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/project_sonic_hardware/Hardware/prophd.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Como vocês podem notar, na área marcada de vermelho você vê o tamanho do HD que os fabricantes dizem ser, e na área marcada de azul vocês vão ver o tamanho que é mostrado no SETUP da BIOS e tb no WINDOWS.

2- Pendrive Sandisk 512MB

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/project_sonic_hardware/Hardware/pendrive.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Neste caso nem chegou a ser 512 como foi no HD todos os dois valores estão diferentes do que o fabricante informa.

É assim mesmo no mundo da Informática...

Espero que esta observação tenha ajudado...

Boa Sorte! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por magnofrancisco@22 de julho de 2005, 02:59

Olá,

Isso é absolutamente normal. O tamanho real de um HD não é o que tem no rótulo e sim um pouco menos. Ele (HD) ainda usa um espaço para gravar informações "pessoais", características como, tamanho, etc.

Um abraço

Na verdade o HD não armazena nenhuma informação que não seja seus dados.

o que acontece é que os fabricantes de HD colocam o tamanho do HD em sistema decimal (1KByte = 1000 Bytes). A BIOS e o Windows mostra o tamanho do HD em KBytes (1KByte = 1024 Bytes).

Por isso que um HD de 40GB não é 40 Gigabytes e sim 40.000.000.000 de bytes.

Até Mais. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!