Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"GARGALO" Como eu sei se to com esse problema !


Jaime Penna

Posts recomendados

li no topico acima sobre "gargalo" em entendi muitas coisas ok

mais por ex: sei que no meu pc se eu colocar uma 6600 vai dar gargalo certo, mais como eu sei se no A64 FX 55 vai dar gargalo com uma 7800gtx

pera ai deixa eu explicar melhor

o que eu devo perceber pra saber se meu pc ta com gargalo ou não, quero dizer sera, se é so mesmo quando tiver algo desprorpocional tipo colocar uma 6600 em um xp 2000 !!! ou uma x800 em um pc com memorias lentas

existe testa pra gargalo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q aprendi aqui no fórum sobre gargalo eu entendi o seguinte:

você pode comprar uma 6800 e takar num pc por exemplo esse meu da assinatura, ela não vai rodar (com certeza) em sua potencia máxima, mas também não dará lag em jogos e etc....

então se eu compro uma 6600 pra esse pc q tenho, vou usando ela no maximo q eu conseguir aproveitar e quando fizer upgrades já terei uma boa placa em mãos...

bem, foi isso q entendi, se tiver algo errado por favor me corrijam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Jaime Penna@26 de julho de 2005, 08:58

li no topico acima sobre "gargalo" em entendi muitas coisas ok

mais por ex: sei que no meu pc se eu colocar uma 6600 vai dar gargalo certo, mais como eu sei se no A64 FX 55 vai dar gargalo com uma 7800gtx

pera ai deixa eu explicar melhor

o que eu devo perceber pra saber se meu pc ta com gargalo ou não, quero dizer sera, se é so mesmo quando tiver algo desprorpocional tipo colocar uma 6600 em um xp 2000 !!! ou uma x800 em um pc com memorias lentas

existe testa pra gargalo ?

Esse negócio de gargalo é besteira, balela, conversa pra boi durmir. Não se preocupe com isso. Apenas pense bastante para montar um PC equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Jaime Penna@26 de julho de 2005, 08:58

li no topico acima sobre "gargalo" em entendi muitas coisas ok

mais por ex: sei que no meu pc se eu colocar uma 6600 vai dar gargalo certo, mais como eu sei se no A64 FX 55 vai dar gargalo com uma 7800gtx

pera ai deixa eu explicar melhor

o que eu devo perceber pra saber se meu pc ta com gargalo ou não, quero dizer sera, se é so mesmo quando tiver algo desprorpocional tipo colocar uma 6600 em um xp 2000 !!! ou uma x800 em um pc com memorias lentas

existe testa pra gargalo ?

Na verdade "gargalo", é quando o desempenho de um hardware é significativamente inferior ao restante, isso faz com o restante fique "aguardando", que aquela hardware executa sua tarefa. O gargalo tambem é relativo, eu mesmo percebo as vezes num jogo percebo que em certos momentos a PV é mais importante, outros o processador por exemplo... em certos jogos isso varia muito tambem. Nem tem como calcula isso, mas é possivel descobri onde é "gargalo" meio que intuitivamente, fazendo alguns teste, tipo diminui resolução, fps iguais, gargalo deve ser no processador, esse tipo de coisa.

Mas acho q a PV ainda continua sendo o gargalo da maioria dos jogos, portanto vale a pena compra uma sempre mais cara que o processador se for pra joga.

O melhor é quando for compra um pc, pensa pra que você vai usa, e procurar comprar tudo de uma mesma geração, pra fica o mais harmonico possivel e barato tambem...

E no teu caso que você sito uma 6600, o resto não seria um gargalo muito grande, o problema é que você estaria perdendo um pouco de grana, porque o investimento na placa na seria grande e você não teria toda perfomance dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que o gargalo hoje em dia ainda em games é a placa de video. pois eu fiz um teste um tanto diferente. testei uma voodoo 4, uma savage 4 e uma geforce 2 mx 400 em um pentium 233, e no caso a geforce 2 mx deu uma grande diferença em comparação a voodoo e a savage4.

outro exemplo é se podemos testar em um micro, já vi benchmarks em que o cara tinhha um p4 1.8 com 256mb ram e testou uma 9600 pro e uma 9800 xt, os resultados eram quase os mesmo se estivessemos usando um p4 3.0 por exemplo, tanto que a diferença não foi tão grande assim se mudarmos somente o processador e colocar mais memoria tirando o 3dmark 2001 que conta mais o processador na maioria. claro que isso estou me baseando somente em benchmarks e não na realidade em games.

no caso de uma geforce 6600 acho o grande gargalo mais nos jogos é memória ram do pc do cara, 512mb é o mínimo para não ter lags em games pra rodar eles no medium. mas só lembrando que isso é o lag, slowmotion que é aquelas quedas de FPS em cenas muito pesadas, ai no caso seu é difícil dizer se o problema é processador ou placa, pois é mais garantido que seja o processador se não estiver usando sistema de aumento de qualidade de imagem como antialiasing.

mas qualquer coisa vamos debater ai, pois esse assunto é um tanto polemico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade esse lance de gargalo é muito relativo...

É evidente que se você colocar uma 6600GT pra rodar em um AthlonXP e der 40 FPS num game e depois colocar num Athlon64 e der 50FPS, não tem como dizer que a placa de vídeo é quem estava segurando o desempenho, justamente porque não podemos deixar de lado o poder do processador que foi utilizado no conjunto.

É notório que o Athlon64 tem mais desempenho do que o AthlonXP, então o aumento nos frames gerados pela placa de vídeo, consequentemente irá subir, ainda mais nesse processador, onde o rendimento 3D é o que mais tem resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá ate ai com certeza ja entendi tudo !!!

tipo se eu usar uma x800 no meu pc a placa de video não vai usar todo o seu potencial certo !!!

mais como eu sei que uma 7800gtx não vai usar todo o seu potencial em um fx 57 ???

e outra pergunta aproveitando, a partir de qual placa de video vai dar gargalo no meu pc ???

sera que uma 9600pro vai dar esse gargalo dando ou não e ela que eu vou comprar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gargalo? simples

meu computador

mal consigo rodar nfsu no máximo sem lag, não consigo de fato!

com uma ##### placa dessas, motivo?

WILLAMETTE + DDR266

isso é um bom gargalo..processador ótimo pra ambiente widows, mas o poder de fogo dele é ridículo

tanto que todos jogos que eu puxei na espera da placa vão ter de esperar, num jogo antes do ath64 :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por T-X@28 de julho de 2005, 04:21

gargalo? simples

meu computador

mal consigo rodar nfsu no máximo sem lag, não consigo de fato!

com uma ##### placa dessas, motivo?

WILLAMETTE + DDR266

isso é um bom gargalo..processador ótimo pra ambiente widows, mas o poder de fogo dele é ridículo

tanto que todos jogos que eu puxei na espera da placa vão ter de esperar, num jogo antes do ath64  :bandeira:

hehehe realmente esse e um bom gargalooo o q você vai fazer ???

mais valeu pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Nemesis@28 de julho de 2005, 09:24

Me corrijam por favor + acho que no caso das VGAs você só num vai usar todo o poder dela, ou seja, num vai poder aproveitar tudo o que ela lhe tem para oferecer.

Ou seja de novo, o processador vai limitar o aproveitamento de desempenho.

Acho que é isso, me corrijam se eu estiver errado  :P

É isso mesmo. Como um carro com motor potente, mas sem estabilidade e freios no mesmo nível. Mas como eu digo, eu compraria uma GF6800 Ultra, para o PC da assinatura. Porque quando eu fizer um upgrade, ainda terei uma VGA muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Gattas@28 de julho de 2005, 11:23

gargalo é o que acontece aqui , veja minha assinatura.

256mb + Xp 3200 , bastante gargalo mesmo. Depois que eu colocar 1gb  vou tentar pelo menos deixar em 220x11 o process , pra ver se com o fsb mais elevado o gargalo diminui.

gagalo é o que acontece aqui... olha minha assinatura.... 1giga de memo e to usando um 1700 velho de guerra hehe.... to nem ai vou frita ele mesmo hehe!!! já consegui um over com o cooler da assinatura de 600 mhz nele....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Postado Originalmente por Pedro Gattas@28 de julho de 2005, 11:23

gargalo é o que acontece aqui , veja minha assinatura.

256mb + Xp 3200 , bastante gargalo mesmo. Depois que eu colocar 1gb  vou tentar pelo menos deixar em 220x11 o process , pra ver se com o fsb mais elevado o gargalo diminui.

Você tem dificuldade para rodar os jogos atuais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Gattas@28 de julho de 2005, 12:23

gargalo é o que acontece aqui , veja minha assinatura.

256mb + Xp 3200 , bastante gargalo mesmo. Depois que eu colocar 1gb  vou tentar pelo menos deixar em 220x11 o process , pra ver se com o fsb mais elevado o gargalo diminui.

amigo so mais 256mb ja ajudaaa muito o q falta pra comprar uma ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rajrabbers@28 de julho de 2005, 16:28

Eu não entendi, o tópico tá interessante, qual o porquê disso??? :tantan:

tb queria saber !!!o Ovelhinha deve ter problemas, so que isso não justifica xingar niguem algum moderador deveria chamar atenção dele !!!

vocês leram o que ele falou na outra pagina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

esse negocio de gargalo e o seguinte.

o gargalo está na maioria das vezes ligado a placa de video. pois quem faz a maior parte pesada sao elas, pois o processador faz um esboco ou seja, faz os calculos geometricos e manda para a placa as texturas e efeitos que vão utilizar, e a parte mais difícil de fazer é essa e a de renderizar.

com uma 9600 dá para rodar muito bem os games, mas se quiser algo com resolucoes altas e com antialiasing só trocando de placa mesmo, pois a forca bruta dela já não é mais suficiente para suprir aquele nivel grafico e o aumento da qualidade de imagem que voce colocar.

o meu proximo investimento aqui será 1gb ram e quem sabe uma 6600GT, mesmo ainda não migrando para o a64, que vou esperar abaixar os precos de processadores e placas mae.

claro que um processador ajuda também, mas ai o pessoal acha que pra umaa 6600gt precisa de a64 e tudo mais, sem querer ofender.

vou dar um segundo exemplo

pegue um micro de epoca tipo um athlon tbird 1.2, 512mb ram, a7v133 e uma gf3ti ou gf2 gts, agora só troque a placa e coloque uma 9600 pro ou 6600gt, e me diga se dará diferença no desempenho do game, dará sim, ainda mais com o antialiasing pois quem faz isso é a placa, claro que aí muitos bichos na tela, partes que dao muita fumaça, etc, aí sim dá para saber que o problema é o processador.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!