Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores, qual a melhor marca?


DM2

Posts recomendados

ola amios bem peco a ajuda de quem entende de marcas de capcitores , pois e uma coisa que eu nunca disprendi tempo e atencao!!!

eu tenho um sistemazinho de som aqui no pc com uns 5 anos porém de MUITA qualidade , ele esta com um ripple consideravel na fonte , então aproveitei pra fazer um revisaozinha nele!!!

então como ele tem boa qualidade e sou um audiofilo chato !!! se for pra escutar ruim não escuto :P

qual a melhor MARCA de capacitores que eu ECONTRo nas lojas de eletrônica!!!

porque alem de seren bons tem q serem relativamente fácil de encontrar se não ponho qualkquer um mesmo :goff:

agrdeco a atencao e colaboracao de todos FAl.o.w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu grande amigo DM2, falaê, quanto tempo... :-BEER rss

Olha só, você sabe que não sou expert, pelo contrário, mas quando li seu POST, não tive dúvidas em dar minha singela opinião, mesmo que sendo inútil.

Na minha opinião (particular), dou sempre que é necessário atenção no fator "capacitancia" quando um projeto faz maior exigencia de tal.

E pelos projetos que já montei, amplificadores, dimmers, etc...uma infinidade de coisas, rsss, digo que uns dos melhores capacitores, ou melhor, MARCA de capacitores que considero é a SIEMENS :D

Meu último projeto que foi uma fonte de 2~20VCC estabilizada e regulada, usei para filtragem 2 capacitores da Siemens (de cor laranja) de 2.200mF x 50V em ligação paralela, o que resulta numa capacitancia total de 4.400mF, e que resumindo, tal filtragem, deu apenas 5mV de RIPPLE na saída +B da "fontezinha" que atura até 4.5A na carcaça! :palmas:

P.S.: Você deve saber que disponho de um osciloscopio analogico MINIPA, 20MHz, por isso lhe disse o fator de RIPPLE da fonte, pois efetuei essa medida com o auxilio desse grande instrumento que disponho, gracas a Deus. :rolleyes:

É isso aí, desculpe qualquer coisa, mas mesmo assim, qualquer problema é so falar. hehe

Sucesso.

ABração. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza digam que nada qualquer ajuda e bem vinda :-BEER

5mV de ripple :blink: ate hoje não tinha visto nada assim !!! ate nas fontes de pc o ripple e na base de 100 a 300mV , pelo menos nas que medi!!!

ótimo projeto, ou merito dos excelentes capacitores!!

meu amplificador utiliza dois de 4700uF na fonte de 12V e um de 2200 na de 9V

agora pergunta crucial ! qunato custou cada um e se foi fácil acha-los?

falo.w.w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu caro DM2, é realmente coisa de doido o RIPPLE que consegui obter com a fontezinha.

Pra te ser bem sincero, esse projeto (que claro que não fui eu que criei), que eu saiba é um que saiu numa das edicoes da Editora Saber de uma fonte Regulda e com Voltimetro, sendo que a parte do voltimetro eu não fiz, primeiro pela complicacao que seria fazer a cambada de trilhas finissimas pra colocar os 3 displays de 7 segmentos, sendo assim, não fiz essa parte e so conclui mesmo a fonte, ate porque é ela que interessa, rss....e pra não ficar sem o voltimetro, rss, utilizer os "medidores"existentes no Muskeeter (um acessorio pra casemod em PCS), que na verdade me deu alem de um voltimetro (mesmo que analogico), um medidor de temperatura interna da fonte e mais um decibelimetro (apesar de sem uso), mas é isso aí, e so pra concluir, na revista Saber, o projeto diz que o RIPPLE da fonte seria de 10mV apenas, sendo que, com esses 2 bons capacitores (tudo bem que sao bem grande em relação a um de mesma capacitancia de outra marca), consegui o RIPPLE mesmo de apenas 5mV (mas contando que esta fonte trabalha com amplificador de erros, e no caso usei um LM741 como "coracao" da bixinha...rsss

Ahh, so pra terminar, montei essa fonte dentro de uma carcaça de uma outra fonte ATX que tinha aqui morta. rss

Mas em relação a sua pergunta, eu sei que não é difícil não achar esses capacitores da SIEMENS, afirmo isso, e nem precisei ir a caca de uma loja virtual para encontra-los, aqui mesmo, numa eletronicazinha de bairro, eu pude acha-los, isso contando que estou em Manaus, rsss...sem ofencas, mas terra dos indios, e falar de capacitor aqui de vez em quando resulta em olhares tanto estranhos pra nossa pessoa. rsss Mas é isso, não sei onde você reside, mas com certeza não precisara de muito esforco pra encontrar, e também so pedir que seja da SIEMENS na eletrônica, mas qualquer problema, estamos aí, é so falar.

Ahh, pra finalizar, o Ripple da minha fontezinha é de 5mV com uma freqüência de 769Hz... :D

P.S.: Tenho aqui um total de 5 fontes, com diferentes tensoes, e ate mesmo regulaveis, sendo que tenho uma fontezinha de apenas 5VCC na saida, mas que tem um freqüência de 15KHz :ahh: , fiquei impressionado quando vi, apesar de estar bem distante das irmas "chaveadas" que operam a 40, 60KHz...rss...mas mesmo assim, depois dessa medida, deduzi que nem sempre a freqüência esta diretamente ligada ao fator Ripple da fonte, mas também reiterando, utilizei um trafo chopper pequeno pra fazer a fontezinha de 5VCC no +B. :P

Ahh...so pra não esquecer, na fonte regulada de 5mV da nossa historia, rss, utilizei 4 diodos SK 4 /03 como retificadores.

Paguei exatos R$4,50 em cada um dos capacitores.

É isso aí meu caro amigo, qualquer coisa é so falar.

Abração. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Só pra acrescentar meu considerado amigo DM2, e até mesmo para maior esclarecimento, lhe dei como dica os capacitores eletrolíticos da SIEMENS, mas por favor, não me baseei somente nesses de grande capacitancia que usei no projeto da fonte, mas também me referi a Siemens (nada de propaganda, é qualidade mesmo), pelos demais capacitores (eletroliticos) que essa marca produz, pois utilizo também com freqüência capacitores de outros valores tipicos em projetos, como 220mF X 16V, 100mF, 1.000mF, etc...e com tanto uso é que posso ter base para indicar a respectiva marca! :-BEER

Mais uma vez aproveito pra dizer, que se não posto muito aqui no nosso Clube do Hardware, não é apenas por falta de conhecimento, mas também porque não gosto de postar nada quando eu não TENHO ABSOLUTA CERTEZA, principalmente quando se dá pelo meu próprio USO PESSOAL. :D

Abraços. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As melhores marcas (qualidade) de capacitores eletrolíticos são: Nichicon, Chemicon, Rubycon, Elna, Panasonic, CDE, Siemens, e Vishay (BC, Roederstein). Não necessariamente nessa ordem.

Existem outros fabricantes menores, mas são raras de se encontrar no mercado.

Importante ressaltar que estou me referindo à qualidade (durabilidade, confiabilidade), não ao desempenho. Para avaliar desempenho, na função de filtro de fonte, terá que escolher uma série que tenha alta capacidade de 'ripple current' e baixo 'esr'. Se for para fonte chaveada, terá que usar as com especificação de 'esr' em 100KHz.

Assim, se voce pegar um capacitor da Epcos, Hitano, ou SJE, da linha 'low esr' e 'high ripple current', inevitavelmente ele terá um desempenho superior ao de um capacitor da Chemicon, Vishay, etc. de uma série 'general purpose'.

Nunca é demais lembrar que muito mais importante que superdimensionar o banco de capacitores (aumentando o valor em uF), é utilizar componentes 'rápidos', de baixa impedância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem de quê, DM2!

Capacitor é difícil comprar em lojinhas, pois além da falta de opções (poucas marcas), os vendedores não costumam ter as especificações detalhadas. Certa vez, pedi um capacitor de certo valor, mas que fosse 'low esr', para fonte chaveada. Aí o vendedor me empurrou Nichicon 'general purpose', dizendo: "É essa aqui, está marcado 105º." (?!?). Para ele, 105º e 'low esr' eram a mesma coisa.

Eu costumo comprar na Farnell, pois embora seja "careira", pode-se escolher entre 'low esr', 'general purpose', SJE, Epcos, Elna, etc. conforme o uso.

[ ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Poxa vida meu amigo Linuxer, rsss....muito interessante e proveitosa sua explicação sobre capacitores eletrolíticos, e pra ser sincero como o amigão DM2, também não sabia que existia essas diferencas, especificacoes pra cada tipo de capacitor, mas aí entra realmente o que você disse, em pequenas lojas de eletrônica, nunca encontramos VARIADAS MARCAS e em poucas, MARCAS DE QUALIDADE....pra se ter uma ideia, uma vez compre 10 capacitores de 20mF/16V de uma marca Xing Ling e como tenho costume de sempre medir no capacimetro a a verdadeira capacitancia do "bichinho", nesta vez, constatei que dos 10 capacitores, 3 marcavam 41mF/16V, 3 marcavam miseros 7mF/16V e os 4 restantes se enquadravam nas porcentagens de margem de erros, que no caso foram os unicos que pude utilizar no projeto da época. :bored:

Mas é isso aí, vivendo e aprendendo...isso que é bom! :-BEER

Sucesso meus amigos.

Abração. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!