Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de tensão


rl_korosi

Posts recomendados

Pessoal,

Estou precisando de um regulador de tensão para 3V (pode ser de 1.5V até 3V), tendo como entrada 12V (ou 5V se for a única solução). O problema é que não achei nenhum, os normais (lm317, 741) sempre são de no mínimo 5V. Como não tenho ideia da corrente da carga não dá pra usar resistor. Talvez fazer uso de diodos... :stupid:

Alguém que entenda mais que eu (todos!) pode dar uma força? Não consegui resolver este problema!

wlss gente!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu amigo rl_korosi, tudo bem?! :D

Meu caro amigo claudomirorl , sua dica com certeza é de sucesso, rss, fora que o 317 aguenta boa corrente na sua carcacinha...rss...

Agora, com toda minha ignorância de aprendiz, será que um ZENER 3V/1W não ajudaria/ resolveria o problema da regulacao?! :-BEER

É apenas uma ideia!

Abração a todos. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a corrente na carga for pequena poderia-se usar o zener (pois temos que usar um resistor em série). Há também a opção de usar um transistor com a base polarizada por um zener, no caso da corrente na carga ser alta para usar o zener somente. Mas, devido ao baixo custo do CI (em torno de R$3,00) e da estabilidade que ele proporciona na tensão, e de todas os benefícios dele (proteção contra sobrecarga, curto circuito na saída, etc... ) eu acho que compensa usar o CI.

Ou seja, creio que o custo/benefício do CI é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessola!!!!

Na pressa, com vários CIs e circuitos que achei, acabei não prestando atenção no datasheet :muro: . Realmente o CI LM317 serve muito bem. :looka:

Já adquiri o tal CI (R$ 2,00!) vendo o datasheet pude montar o circuito. Usando um resistor de 480 ohms, consegui os 3,5V necessários.

A ideia dos diodos era para abaixar a tensão caso o CI só desse 5V...

Desculpe o incômodo e obrigado!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

A ideia é a seguinte:

Usar essa tensão pra polarizar a base de um ou mais transístores de potência com um diodo zener como referência (ou associação de transístor e diodo zener se a corrente for maior que a suportada por um simples diodo zener) e colocar um resistor na saída de cada transístor de potência, a fim de equalizar a corrente que passará por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!