Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programando PIC 16F628


DM2

Posts recomendados

oa, pessoal

eu estou tentando programa um pic 16f628, usando esse gravador aqui http://www.edutecbauru.com.br/cursopic/aula11.htm

e o ICprog, mas ele esta dando erro , erro de verificacao 0000h, ele esta alimentado corretamente, alguem pode me ajudar se errei algo ou tem algo mais a fazer , ou sera q esse gravador não funciona com esse pic??/

Vale.w.ww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguém PASSOU PELO mesmo que eu ?????

bem resolvi e fica aqui pra quemn passar pelo mesmo problema, já tinha ouvido falar que as placas maes novas não disponibilizam corrente nem tensoes sifucientes para programar o PIC , por isso escolhi um programador que tinha fonte externa, mas mesmo assim não havia pulsos no pino 3 do da porta serial para excitar o transistor q alimenta o pino MCLR com os 13V,

tive que procurar um PC dum amigo meu q usa uma placa M810 e funcinonou na HORA!!! agora fica o problema, vou ter q usar sempre outra placa-mãe???

ou ha algum outro programador q funcione??!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@05 de outubro de 2005, 12:14

ninguém PASSOU PELO mesmo que eu ?????

bem resolvi e fica aqui pra quemn passar pelo mesmo problema, já tinha ouvido falar que as placas maes novas não disponibilizam corrente nem tensoes sifucientes para programar o PIC , por isso escolhi um programador que tinha fonte externa, mas mesmo assim não havia pulsos no pino 3 do da porta serial para excitar o transistor q alimenta o pino MCLR com os 13V,

tive que procurar um PC dum amigo meu q usa uma placa M810 e funcinonou na HORA!!! agora fica o problema, vou ter q usar sempre outra placa-mãe???

ou ha algum outro programador q funcione??!!!

Olá amigo "DM2"...

Na verdade, nunca gravei um PIC. Mas se você analizou e chegou á conclusão q não há potência suficiente para escitar as entradas do ci.. creio eu q se você melhorar a amplificação deve resolver (sei q se trata de pulsos digitais e era pro ci reconhecer como nível alto valores entre 3.5 e 5V) ...tipo diminuindo o valor do resistor de 100K ou acrecentando trasístores..Mas pergunto eu.. os cis controladores programáveis são tão críticos quanto ao valor da corrente???

Conheço pouco do assunto, mas espero ter podido ajudar...Abraços e boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei ao certo em relação a corrente, pois foi o que achei procurando informações na internet! por isso escolhi usar uma com fonte externa, mas mesmo assim não havia pulsos no pino 3 simplesmente não havia!!! ou seja o transistor não era excitado e em consequenacia também não havia os 13V no pino 4!!!

sei que tem algumas pessoas aqui que tem bastante experiencia com pics , espero q eles possam ajudar

vale.w. deley_!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@05 de outubro de 2005, 15:50

DM2 funcionou na PCchips mas foi por acaso, os 13V para o MCLR tem que ser externos.

mas e externo , eu uso uma fonte de 13V para o MCLR e para o +vcc dele

de uma olhada no esquema e vera q quem controla a alimentacao sao pulsos que vem do pino 3 do DB9, não minha placa não havia pulsos, então não havia 13V no MCLR, e esses 13V não devem ser constantes , e isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu uso o RCD PROGRAMMER. Nunca tive problemas. E ele nem precisa de alimentacao externa.

Eu também montei esse gravador da edutec, mas não consegui gravar o 628 também. Os PICs mais antigos funcionaram.

Para gravadores baratos aconselho você a montar algum dos links abaixo:

http://feng3.cool.ne.jp/en/rcd.html

http://www.olimex.com/dev/index.html

São sites confiaveis.

Boa sorte. falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso esse programador também é o mais comum do mundo!

So que na alimentação eu fiz o 5 com um 7805 e os 13v com um LM317

a fonte externa pode usar um bvalor bem alto tipo uns 15 ou +

O IC-prog tem um recurso legal de teste de HARDWARE

muito bom pra testar o gravador !! mas testa sem o pic em cima

esse erro que você ta tendo me parece alguma coisa na config da COM

se você usa o winXP tem que instalar o drive,na config de HARD usa o programandor JDM ,com o Windows API

Outra coisa também é aterrar o GND da COM na carcaça do PC!

tenta isso aí depois diz o resltado!

Jymba!!

Ah veja também se não tem outra alicação usando a porta COM que esta o gravador ! eu tive problema com o IC-prog e o poniprog na mesma porta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
oa, pessoal

eu estou tentando programa um pic 16f628, usando esse gravador aqui http://www.edutecbauru.com.br/cursopic/aula11.htm

e o ICprog, mas ele esta dando erro , erro de verificacao 0000h, ele esta alimentado corretamente, alguem pode me ajudar se errei algo ou tem algo mais a fazer , ou sera q esse gravador não funciona com esse pic??/

Vale.w.ww

Fiz este gravador tambem, e dava o mesmo erro gravando pelo IcProg.

Solução Adicione 1 resistor de 1K ao pino 10 do pic para o negativo do circuito. e grave o pic com o soft WinPic, pois com o icprog não funcionou. comigo Espero ter ajudado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!