Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como lapidar seu cooler


mad666

Posts recomendados

Baseado nas recomendaçoes de Marcelo C Souza , post de 6 de outubro de 2003, resolvi com um auxilio de um amigo, lapidar o dissipador de meu V7+ da Thermaltake.

Segue abaixo as dicas de Marcelo, hah cerca de 2 anos atras:

1. Desmonte o cooler completamente(deixe somente o dissipador).

2. Pegue uma lixa 600 e prenda-a numa base firme e reta(de preferência um vidro grosso).

3. Molhe a superficie onde o dissipador será lixado, coloque a lixa 600 sobre ela, molhe mais e coloque um pouco de detergente para pratos (esta dica eu li em um site : ajuda a deslizar o dissipador). 

4. Após um tempo você verá que o disspipador não tem mais riscos e parece um espelho opaco.

5. Pegue a lixa 1200 e trabalhe da mesma forma, a lixa 2000 é opcional.

6. Após a lapidação lave muito bem o dissipador, remova todos os residuos.

7. Pegue uma flanela e a massa de polir nº 2 (de funileiro) e faça o polimento.

8. Após o polimento lave o dissipador para tirar os residuos da massa de polir e deixe secar bem.

9. No final do processo a base irá se parecer com um espelho, não devem existir pontos claros ou riscos.

Veremos em fotos o começo do processo, as fases intermediarias e o resultado final do dissipador de cobre do TT V7+.

Foto do material utilizado:

Foi uma lixa 600 ( R$ 0,96 ), um lixa 1200 ( R$ 4,00 ), um pouco de massa de funileiro n. 2 ( 0,5 L saiu por R$ 6,00 ), pasta termica ( R$ 3,50 ), alcool isopropilico p/ limpar o processador da pasta termica antiga ( R$ 3,50 um frasco com 250 mL ) e a base de vidro p/ apoiar e fixar a lixa.

Vejam o cooler antes da lapidaçao: :bravo:

Agora, apos utilizar a lixa 600: :angry:

Apos utilizar a lixa 1200: <_<

Apos o polimento com a massa de funileiro, vejam o resultado final: :D

Vejam q a area q fica em contato com o processador virou um verdadeiro espelho!!!! :ahh:

O q fiz foi motivado por altas temperaturas no processador ( 52C em iddle e 69C em full, ao usar o PCBurn ), mesmo usando um bom cooler de base de cobre e varios fans no gabinete.

Ficam aqui estas dicas q achei importante relembrar devido ao resultado final excepcional!!!

Seguem no proximo post, fotos das temperaturas apos a lapidaçao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q fiz foi motivado por altas temperaturas no processador ( 52C em iddle e 69C em full, ao usar o PCBurn ), mesmo usando um bom cooler de base de cobre e varios fans no gabinete.

Temperatura em Iddle: :palmas:

e temperatura em Full, durante o uso do PCBurn: :zoio::-BEER:bandeira:

Com um custo muito baixo e com cerca de 2h de trabalho, baixou 5C em Iddle e espantosos 5C em Full.

Pensei seriamente em comprar um Thermaltake Silense Tower de R$ 165,00 no mercado livre, mas desisti da ideia ( não encontro R$ 165 na esquina!!! :( ). Optei por um pouco de trabalho e ter meu problema de temperatura resolvido.

Espero q essas dicas sejam de ajuda a outros q desejem lapidar seus coolers.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mad666

Seu trabalho ficou realmente incrível, fica até difícil fazer algum comentário,

pois já lapidei um sem número de dissipadores, mas pode ficar certo de uma

coisa, nenhum deles chegou nem de longe a perfeição do seu.

Meus parabens, continue assim nos ensinando boas coisas e nos incentivando

a nos aperfeicoarmos.

Sinceramente

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mad666

Seu trabalho ficou realmente incrível, fica até difícil fazer algum comentário,

pois já lapidei um sem número de dissipadores, mas pode ficar certo de uma

coisa, nenhum deles chegou nem de longe a perfeição do seu.

Meus parabens, continue assim nos ensinando boas coisas e nos incentivando

a nos aperfeicoarmos.

Sinceramente

adcarvalho

Valeu aí pela força. Depois de uma ano "sugando" informaçoes do forum, resolvi fazer isso. Mas um topico assim foi criado hah 2 anos atras e resolvi dar os creditos ao topico antigo.

A massa de polir numero 2 você compra em lojas de tintas ou q vende material p/ tratamento de pinturas de carros. Moro numa cidade com 870.000 habitantes e foi fácil achar por aqui. também não achei caro: 6,00 R$ por 0,5 L. Preferi fazer como manda o figurino p/ ver como ficava. Pena q não achei a lixa 2000 :( mas a dica da pasta de dente é valida!

Um amigo ficou espantado com o resultado final e está decidido: comprar um prescot 3.2 e lapidar o dissipador da Intel. Tomara q dê certo p/ ele.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí cara, eu ví alguns users falando que não adianta MUITO (no seu caso até adiantou pelos 5°C) lapidar a base do dissipador já que não deve (ninguém é louco) de lapidar o DIE (no caso dos A.XP) então ficaria uma superficia digamos "lisa" e outra "rugosa"(die)

voce concorda ? Isso foi só alguns comentários que eu vi, mas faz sentido lapidar, claro

Seu trabalho tá excelente , meus parabens mesmo, vou até salvar aqui para uma futura lapidação.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JubaGrande@12 de outubro de 2005, 22:29

massa! to pensando em lapidar o meu, mas não achei a massa de polir aqui em brasília =[

e também não faço a mínima ideia de onde tem esse alcool aí... onde você arrumou isso? farmácia? 0_o

hehe

Amigo eu tambem lapidei o meu e tambem não achei essa massa então usei aquele polidor de cromados que vende no supermercado, o nome é Brasso.

Esse alcool isopropilico você acha nessas lojas que vendem componentes eletrônicos, em Taguatinga eu sei onde tem uma que vende, mas eu acho que na Asa Norte tambem tem uma só não lembro o endereço certinho.

Qualquer coisa manda uma MP que eu te falo.

T+

Anderson. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lapaidei esta semana meu dissipador do CPU (eu ainda nem tinha visto ainda este tópico), ficou uma #####, pois eu lapidei na preguiça, lapidei apenas o centro do dissipador e nem cheguei a lapidar as bordas hehehheehehe!

O meu ficou tão safado que nem como um verdadeiro espelho ficou, tenho que re-lapidar esse dissipador para ele tomar jeito, hehehe

Nem decrescimo significativo de temperatura tive.

valeu ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí cara, eu ví alguns users falando que não adianta MUITO (no seu caso até adiantou pelos 5°C) lapidar a base do dissipador já que não deve (ninguém é louco) de lapidar o DIE (no caso dos A.XP) então ficaria uma superficia digamos "lisa" e outra "rugosa"(die)

voce concorda ? Isso foi só alguns comentários que eu vi, mas faz sentido lapidar, claro

Seu trabalho tá excelente , meus parabens mesmo, vou até salvar aqui para uma futura lapidação.

Cara, adianta sim. A superficie do processador é perfeitamente lisa e sem irregularidades. Alguns lapidam o processador p/ tirar a camada de aluminio onde estão escritas as informaçoes p/ expor o cobre q existe abaixo. Como o a transmissao de calor pelo cobre é melhor q no aluminio, hah uma melhor transferencia de calor do processador p/ o dissipador, então hah uma queda na temperatura do processador por esse mecanismo.

Hah quem raspe o processador p/ ter este ganho, mas eu nunca fiz e pretendo não fazer, o processador é uma peça fragil e se algo der errado, você pode perde-lo.

Eu lapaidei esta semana meu dissipador do CPU (eu ainda nem tinha visto ainda este tópico), ficou uma #####, pois eu lapidei na preguiça, lapidei apenas o centro do dissipador e nem cheguei a lapidar as bordas hehehheehehe!

O meu ficou tão safado que nem como um verdadeiro espelho ficou, tenho que re-lapidar esse dissipador para ele tomar jeito, hehehe

Nem decrescimo significativo de temperatura tive.

Spyco, se você usar uma superficie completamente plana como o vidro ( observe a primeira foto do meu post. Eu usei o fundo de um pequeno aquario. ) p/ apoiar as lixas, toda a superficie de dissipaçao será lixada por inteiro, a lixa tem q estar fixa em cima do vidro ( eu usei esparadrapo p/ fixar a lixa no vidro ) e o dissipador na sua mao. aí não tem erro. Use detergente p/ ajudar o dissipador a deslizar na lixa d'agua e não esqueça da agua também!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A superficie do processador é perfeitamente lisa e sem irregularidades. Alguns lapidam o processador p/ tirar a camada de aluminio onde estão escritas as informaçoes p/ expor o cobre q existe abaixo. Como o a transmissao de calor pelo cobre é melhor q no aluminio, hah uma melhor transferencia de calor do processador p/ o dissipador, então hah uma queda na temperatura do processador por esse mecanismo

mad666, ele falou dos processadores que contém o DIE exposto, como os de soquete 462. Realmente, li todo o tópico e não pensei nisso. Até queria saber a resposta...

Realmente o cobre conduz melhor que o alumínio. Cientificamente falando:

Alumínio: 235 W/(m.K) (Watts por Metro Kelvin)

Cobre: 400 W/(m.K) (Watts por Metro Kelvin)

Quase o dobro, né?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, já aconteceu com vocês o seguinte na hora da lapidação... exercer mais força sobre um canto do dissipador na hora de passá-lo sobre a lixa, deixando a base plana, porém mais gasta de um lado, tendo assim problemas com os clips ao instalá-lo sobre o processador? Quem quiser fazer um teste antes de lapidar a base do dissipador, compre um dissipador de K-6, que é baratinho, e faça o teste.

Abraços.

Obs.: Congratulations pelo lapping mad666 :bandeira: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hbeier@31 de outubro de 2005, 15:27

e ai gente!

é o seguinte.... a minha cidade é tão grande q só encontrei a lixa d'água de grão 400.... se eu fizer somente com essa lixa vai melhorar em alguma coisa?

valeu!!!

:bandeira:

Então eu acho que é melhor você deixar do jeito que esta.

Essa lixa é não é boa.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, já aconteceu com vocês o seguinte na hora da lapidação... exercer mais força sobre um canto do dissipador na hora de passá-lo sobre a lixa, deixando a base plana, porém mais gasta de um lado, tendo assim problemas com os clips ao instalá-lo sobre o processador?

Também notei quando estava fazendo um teste num cooler para K6 que eu tinha. Não pode exercer uma força muito grande, tem que ser com leveza e firmeza (cosntante). E ainda tem que considerar o ponto certo de fazer a força...

Note, na figura abaixo, que o ponto de onde se aplicar a força, não é o "meio geométrico" da parte de cima do cooler. Deve-se aplicar a força sobre no ponto que conicide com o meio da base, onde fica em contato com a CPU.

Depois de pegar a manha com essa dica, lapidei outros dois coolers; um de alumínio e outro de alumínio com base de cobre. Ficaram 10! :joia:

post-19122-13884898392909_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por igor.sch@31 de outubro de 2005, 20:11

Também notei quando estava fazendo um teste num cooler para K6 que eu tinha. Não pode exercer uma força muito grande, tem que ser com leveza e firmeza (cosntante). E ainda tem que considerar o ponto certo de fazer a força...

Note, na figura abaixo, que o ponto de onde se aplicar a força, não é o "meio geométrico" da parte de cima do cooler. Deve-se aplicar a força sobre no ponto que conicide com o meio da base, onde fica em contato com a CPU.

Depois de pegar a manha com essa dica, lapidei outros dois coolers; um de alumínio e outro de alumínio com base de cobre. Ficaram 10!  :joia:

Boa dica!!

Afinal, o que realmente deve ser lapidado é a base que entra em contato com o DIE do CPU, mas é também "desnecessário" lapidar as pontas quando elas não estão em contato com o CPU. (Me corrijam se necessário!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-spyko@02 de novembro de 2005, 11:04

Boa dica!!

Afinal, o que realmente deve ser lapidado é a base que entra em contato com o DIE  do CPU, mas é também "desnecessário" lapidar as pontas quando elas não estão em contato com o CPU. (Me corrijam se necessário!).

Sempre pensei isso tambem, mas o que acontece é que é difícil você polir só o centro sem deixar ondulações na base do dissipador.

Porque se ficar ondulações por minimas que sejam, vai ficar pior que antes de ser lapidado.

Por isso todo mundo acaba lapidando tudo, porque utiliza uma base plana pra não deixar ondulações.

T+

Anderson. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara segui todas as suas dicas e ficou muito bom ....só não passei a 2000 pois não achei necessário....ficou um espelho mesmo ....e baixou 4 graus.....já estava bom meu P4 (50 graus no máx) agora não passa de 46!!!

Valeu aí ....se der eu posto as fotos de como ficou pra mostrar pra galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...