Ir ao conteúdo

como lapidar seu cooler

mad666

Posts recomendados

Postado

Parabens ,Abusado. Ficou dezzz sua lapidaçao!!!!!

Cara segui todas as suas dicas e ficou muito bom ....só não passei a 2000 pois não achei necessário....ficou um espelho mesmo ....e baixou 4 graus.....já estava bom meu P4 (50 graus no máx) agora não passa de 46!!!

Sou ###### com isso!!!! O meu lapidado, sem over, com um V7+ em cima ( todo de cobre ), rodando a 6350 rpm sempre , fans por todos os lados do gabinete e fica em 52C em Idle e 63C em full. será q o processador tá com defeito?

Postado
Postado Originalmente por mad666@17 de novembro de 2005, 01:18

Sou ###### com isso!!!! O meu lapidado, sem over, com um V7+ em cima ( todo de cobre ), rodando a 6350 rpm sempre , fans por todos os lados do gabinete e fica em 52C em Idle e 63C em full. será q o processador tá com defeito?

Defeito não acredito não. É que Pentium 4 esquenta mesmo.

você teria que usar um cooler bem potente ai, como os Zalman.

Senão é ##### mesmo.

T+

Anderson

• Membro VIP
Postado

Muito bom seu trabalho mad666!!!

Realmente ficou um tópico muito explicativo e ilustrado.

O Marcelo C. Souza tinha um antigo tópico sobre o assunto, mas não era tão ilustrado como este...

Lembro que na época tinha feito um lapping campeão no meu primeiro cooler decente: X-Dream :D Eheheheheh...

Mais uma vez, meus parabéns!!!

Edit: O antigo tópico do Marcelo sobre o assunto é esse:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....wtopic=94686&hl

:-BEER

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por mad666@17 de novembro de 2005, 01:18

desconfio que em relação a temperatura os processadores sejam igual com over...é sorte. Vejo muitas pessoas com modelos iguais de p4 e configs/circulação semelhantes e alguns inexplicavelmente esquentam mais que os outros. Tem gente que consegue 50 graus com cooler box e outros que não conseguem isso nem com zalman 7700-###. É claro que são varios fatores que podem influenciar mas alguns são claramente mais esquentados. Vai ver isso é loteria igual a over...

ps: tem placa-mãe que poe um pouco de vcore a mais que o padrão (como a minha) da raiva...

Postado

Concordo que ficou muito bom, 5° a menos já é bem significativo, que pasta usou???

quanto a temperatura, muito P4 esquentam mesmo, tente fzr uma organização e um esquema de ventilaçao boa!!!

[ ]'s

GuiX

Postado

Vou lapidar o meu hoje.... mas surgu um problema.... o pessoal recomenda uma lixa 600 e depois a 1200 e até a 2000 depois....

mas nãoa chei a 600 aqui na minha cidade..... o vendedor sugeriu a 400, pois disse que a diferença é pequena e vou utilizar a 1200 por cima....

o que acham???

[]'s

Postado

Fiz o LAPING hoje.....

meu CELERON 2.0GHZ estava na casa dos 52°C..... coloquei espiral em todos os cabos inclusive nos flats e nos cabos da fonte..... com estas modificações mais o LAPING consegui 42°C.....

Isso que eu deixei o restinho de pasta termica que estava em cima do processador, pois ainda não encontrei uma de boa qualidade aqui na cidade.....

acho que foi um Ótimo resultado....

os testes foram feitos com 15mnts utilizando:

- COREL DRAW 12

- WINNAMP

- WINDOWS MEDIA PLAYER 10

- BENCHMARK

- MSN

Gostei muito do resultado... acho que esta em um Ótimo nivel....

vou tirar as fotos e posto depois como ficou o meu CASE com a organização dos cabos.;...

[]´s

Postado
Concordo que ficou muito bom, 5° a menos já é bem significativo, que pasta usou???

Foi uma dessas comuns q se compram em lojas de equipamentos de eletrônica.

Vou lapidar o meu hoje.... mas surgu um problema.... o pessoal recomenda uma lixa 600 e depois a 1200 e até a 2000 depois....

mas nãoa chei a 600 aqui na minha cidade..... o vendedor sugeriu a 400, pois disse que a diferença é pequena e vou utilizar a 1200 por cima....

o que acham???

Vai dar certo, sim. Mas demore um bom tempo na 1200 p/ compensar as irregularidades deixada pela 400, ok?

Mad666

Postado

surgiu uma duvida...

to pensando em lapidar o meu cooler também, e queria saber pra q usar a massa de polir?

ta... eu sei q é pra superficie ficar igual um espelho, mas ela não atrapalha a condução de calor não? não seria melhor fazer um "polimento" com a propria pasta termica?

quando eu fizer eu coloco as fotos também! pena q vai demorar um pouquinho pra eu fazer ainda... to enrolado aqui com provas de vestibular... hehehehehehe

mas semana q vem eu devo fazer...

:bandeira:

Postado
surgiu uma duvida...

to pensando em lapidar o meu cooler também, e queria saber pra q usar a massa de polir?

ta... eu sei q é pra superficie ficar igual um espelho, mas ela não atrapalha a condução de calor não? não seria melhor fazer um "polimento" com a propria pasta termica?

A massa de polir é bem abrasiva e serve p dar o acabamento final e tirar os finos arranhoes deixados pela lixa 1200 ( ou 2000, se achar ). Se não usar a massa de polir ( ou uma pasta de dentes abrasiva como kolinos, mas não tenho experiencia com pastas de dentes ), vai pior q sem a lapidaçao.

Mad666

• 4 meses depois...
Postado

Cara ficou show o seu! também lapidei o meu cooler ^_^ so que para o polimento eu usei Brasso(polidor de metais) :D ficou legal... as temperaturas eram de 40° Idle e 50° em full (fiz os testes com o speedfan e o cpu burn-in). Resultado, fiquei com 37º a Idle e 47° em full.

Obs.: o meu cooler é um akasa com dissipador de aluminio.

Postado

Lapidei o meu ontem, daqui a pouco posto as fotos e o resultado.

Agora sim, ontem lapidei o dissipador do meu cooler box e hoje comprei uma pasta termica Akasa AK450, ótima por sinal, foi 19 reais aqui em brasila + 1,50 do alcool absoluto(99,5% de alcool) que eu usei para limpar, não sei se é a mesma coisa que alcol isopropilico e 4,50 das lixas (600 e 1200).

Deu um trabalho deixar o dissipador assim:

Antes:

As temperaturas mudaram muito, primeiro o "técnico" que instalou deixou o dissipador torto no processador, meio inclinado apoiando somente em uma parte do processador, o que poderia danificar meu processador e o que diminuia muito o contato entre o processador e o dissipador e tinha um bolo de pasta termica somente no centro do processador.

Minhas temps antes sem over Sempron64 3000+:

Full: 60º C até 62ºC

Idle: 40ºC a 43ºC

Agora com over de 2.340Ghz:

Full: 43ºC deixando rolar por 6vezes seguidas um programa de verificação de registro que usa 100% da cpu. 43º foi o maximo que ví, mas vamos colocar uma faixa de erro ate 45ºC.

Idle: ta entre 33º C e 34ºC .

Realmente vale a pena fazer uma instalação decente no seu dissipador e no cooler. Lapidando, passando corretamente a pasta térmica e encaixando direito.

OBS: Existe por aí cada "técnico" que eu vou te contar.

post-41927-13884911176032_thumb.jpg

post-41927-13884911176382_thumb.jpg

post-41927-13884911176638_thumb.jpg

Postado
Postado Originalmente por JubaGrande@12 de outubro de 2005, 22:29

massa! to pensando em lapidar o meu, mas não achei a massa de polir aqui em brasília =[

e também não faço a mínima ideia de onde tem esse alcool aí... onde você arrumou isso? farmácia? 0_o

hehe

em vez de usar alcool pode usar thinner 2001 !!! muito bom tambem !

Postado
Postado Originalmente por Salsicha@25 de abril de 2006, 23:09

em vez de usar alcool pode usar thinner 2001 !!! muito bom tambem !

tu ta doido é? de maneira alguma pode-se usar thinner pois o mesmo é muito abrasivo, iria queimar o componente com certeza.

Postado

sem duvida esse topico tá shor de bola hehe no outro topico sobre lapidacao ficavam muitas duvidas e muitas paginas para se ler... é bom começar de novo com novas tecnicas e fotos e mais fotos hehe quando eu for fazer no meu eu posto aqui e tal e é claro vou tirar as duvidas antes =]]]

Postado

Bom eu lapidei o meu so com licha 1200 e fiz o polimento com pasta termica, que é o ideal pra min, pois ussar outros tipos de materiais que não seja adequado eu acho errado, vejam a foto como fico.

post-62226-13884911299869_thumb.jpg

post-62226-13884911300836_thumb.jpg

Postado
Postado Originalmente por _Wilton_@26 de abril de 2006, 01:55

tu ta doido é? de maneira alguma pode-se usar thinner pois o mesmo é muito abrasivo, iria queimar o componente com certeza.

Eu não to doido não ! thinner e solvente e não tem agua, logo não vai haver oxidaçao da peça cobreada, o alcool por mais "isopropilico" que seja contém agua - Sou tecnico em eletrônica e uso thinner para limpar dissipadores de diversos aparelhos, insclusive para lavar placas de circuito impresso, o thinner não deixa residuos !!! use thinner sim é melhor que alcool !!!

Postado
Postado Originalmente por Salsicha@27 de abril de 2006, 22:18

Eu não to doido não ! thinner e solvente e não tem agua, logo não vai haver oxidaçao da peça cobreada, o alcool por mais "isopropilico" que seja contém agua - Sou tecnico em eletrônica e uso thinner para limpar dissipadores de diversos aparelhos, insclusive para lavar placas de circuito impresso, o thinner não deixa residuos !!! use thinner sim é melhor que alcool !!!

Depois de lavar com tinner você enchagua com agua ou só seca com uma toalha, qual tipo de tiner você ussa ? :joia:

Postado
Postado Originalmente por Salsicha@27 de abril de 2006, 22:18

Amigo certamente o thinner vai destruir o vernir de revestimento, as inscrições e algumas peças de plástico da placa. Eu so uso o thinner aqui para lavar placas de celulares, somente para isso.

Postado

Show de bola essa lapidação. Eu nem tinha visto esse tópico, e olha que já ta ai faz tempo.....

Eu também havia feito uma lapidação no meu zalman, agora no começo do ano. No meu eu até coloquei algumas dicas de como tirar aquela marca de oxidação que aparece nos coolers de cobre.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=357792&hl=

Eu acabei dando um tunning legal no cooler.

Postado
Postado Originalmente por _Wilton_@28 de abril de 2006, 10:48

Amigo certamente o thinner vai destruir o vernir de revestimento, as inscrições e algumas peças de plástico da placa. Eu so uso o thinner aqui para lavar placas de celulares, somente para isso.

então... eu citei oi thinner para limpar o cooler, (a parte de cobre)

Postado
Postado Originalmente por Curto circuito@27 de abril de 2006, 23:21

Depois de lavar com tinner você enchagua com agua ou só seca com uma toalha, qual tipo de tiner você ussa ?  :joia:

e melhor usar um papel toalha para secar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!