Ir ao conteúdo

como lapidar seu cooler

mad666

Posts recomendados

Postado

Galera, o que devo fazer no Polo 735, preciso lapidar?

Tem que lixar com a 600?

ou so passo a 1200 e pasta de polir?

é melhor a pasta de polir ou a pasta termica mesmo???

Se for melhor a pasta termica, vale a pena gastar minha AK-4??

Postado
Postado Originalmente por fabiomalluco@03 de maio de 2006, 10:20

Galera, o que devo fazer no Polo 735, preciso lapidar?

Tem que lixar com a 600?

ou so passo a 1200 e pasta de polir?

é melhor a pasta de polir ou a pasta termica mesmo???

Se for melhor a pasta termica, vale a pena gastar minha AK-4??

Amigo, pelo o que eu vi no site do cooler, a base dele já é bem trabalhada, você pode se quiser usar a lixa 1200 e depois dar o polimento com a massa de polir N° 2, logo em seguida lavar bem o cooler

Postado
Postado Originalmente por _Wilton_@03 de maio de 2006, 13:55

Amigo, pelo o que eu vi no site do cooler, a base dele já é bem trabalhada, você pode se quiser usar a lixa 1200 e depois dar o polimento com a massa de polir N° 2, logo em seguida lavar bem o cooler

Alguem tem uma opinião diferente!!!

• mês depois...
Postado

Parabéns mad666!!!

Muito bom!!!

Me ajudem numas dúvidas:

Como devo usar a "base de vidro". Coloco a lixa sobre ela e movimento a base do cooler?

Como é?

Caso eu não ache a massa de polir nº2, posso usar "Kaol Para Polimento de Metais nº4"?

Moro numa cidade muito pequena. Não encontro essas lixas.

Alguém conhece uma loja online que venda?

Valeu.

• 2 semanas depois...
Postado

Sempre tem de ter uma pra dizer q fez e q não deu certo, não é?

Pena q dessa vez tive de ser eu a dar-lhes essa trite notícia, sinto muito

Primeiro usei uma lixa de 600 q até q no começo serviu bem, e teria servido melhor se o desnível do centro do dissipador não estivesse tão grande em relação as bordas, o q me fez ficar muito tempo em cima da lixa, ferindo tda a mão e sendo forçado a ser um pouco mais estúpido com o dissipador e lixa. não deu outra, a lixa q já não estava em boas condições - tanto q o vendedor me fez por R$ 1,00 - começou a se soltar, e arranhar mais q lapidar a superfície, me vendo em tal situação, tive de usar a de 1200 precocemente, e sinto afirmar q não ficou tão bom quanto estava parecendo q ia ficar se a de 600 não tivesse tido aquele prob.

Mas até q deu uma areada razoável no final, e a lixa de 1200 está pronta pra outra.

Então pra "terminar" o polimento passei a pasta "sorriso", depois lavei bem.

Em seguida usei a pasta a já estava no proc (Eu sei q não é uma grande ideia), mas só q a temp do comp ficou maluca ele tá a 67°C idle, e 72°C full. Tive de liga o CPU idle pra amenizar, a temp dele antes estava menor q a temp q tá agora usando o CPU idle, ficava torno de 42-44º idle, com o outro cooler Spire microflow II.

Mas essa segunda temp q tô mostrando pra vocês, foi só depois de mexer no cooler pela penúltima vez, pois antes disso, ele estava dando entre 38-40° idle com a mesma pasta velha.

Então resolvi voltar com o spire pro processador e talvez tenha ficado pior a temperatura, e o pior é q dei uma limpada com um pouco de alcool etílico 100% do lab do Centro de Ciências Biológicas. E mesmo assim foi esse desastre as caracteristicas desse cooler q seguem a baixo tirei do site do fabricante q é esse: http://www.spirecoolers.com/main/product_c....asp?ProdID=95#

Tá certo q usei a mesma pasta de novo, mas teve gente q fez sem colocar pasta e ficou ótimo. E esse polimento q vocês veêm no site não é propaganda enganosa, não, ele é bem lustroso mesmo, e custou uma pechinha pro q eu via ele fazer aqui.

Espero q alguém possa dar uma luz.

Obrigado

Socket A / 370 Cooling kit

Dimensão Heat sink : 69×60×34 mm (l × w × h)

12VDC Fan : 70×70×15 mm

coxinete Ball bearing

Velocidade 4200 RPM +/-10%

tensão 3.6 W

Nível de Ruído 31.8 dBA

Fluxo de Ar 33.8 CFM at 4200 RPM

Corrente Elétrica 0.30 A

Durabilidade em Horas Ball: 50.000

características 3 grip clip, Copper base insert, Fan Guard

Conector 3 Pin, mainboard

• mês depois...
Postado

Galera posso usar pasta térmica para fazer o polimento?

eu queria fazer a lapidação no meu vcom 39b mas tenho medo de estragar a bagaça

pois vou usar um Sempron 2800 nele agora

me ajudem

vlwwww

• 2 semanas depois...
Postado

curtiii muito essa tecnica de lapidar, vou descrever aqui minha experiencia, que talvez ajude esclarecer a duvida de alguns..

quando eu comecei a lapidar eu não sabia como fazer.. eu usei muita força e eu poli com pasta de dente(não funcionou comigo) só riscou mais.. tanto é que a temperatura ficou acima doque estava antes 42º idle 48º full..

ai eu resolvi tentar lapidar de novo, só que desta vez eu fiz passo a passo, lixei com muita sutilidade, peguei o dissipador na mao e a lixa na outra, lixei com muito cuidado, ao passar a lixa de 600 não tinha dado muita diferença, ai eu parti pra de 1200 ai começou, eu lixei muito forte no começo, depois eu resolvi sutilizar, ai eu fiquei com a cara em cima do dissipador, depois de uns 5 mins lixando eu já conseguia enxergar a imagem do meu rosto, ai eu limpei o dissipador com agua e um pano, já que eu não tinha alcool isopropanol(isopropilico), ai eu poli com cera de polir carros auhsdiuheui e depois eu limpei com o isopropanol(tomei vergonha na cara e comprei 250ml) e ficou parecendo um espelho, muito fera, agora meu pc não passa do 40ºC full

e 34ºidle.. muito fera!!

espero ter ajudado em algo!

=D

• Membro VIP
Postado

Se vocês estão usando massa de polir para lapidar a base do cooler e quiserem uma dica para melhorar o acabamento na lapidação, fassam o seguinte. Depois de comesar a polir com a massa, vai começar a ficar preto o material polidor, coloque mais um pouco de massa (nada de exagero) e assim que começar a embassar o polimento (ficar meio que seco), coloquem um pouco de querozene no material polidor já todo preto, não passe mais massa, continue a polir, colocando um pouco mais de querozene o resultado é bem melhor ok.

Não aconselho os amigos a lixarem a base do cooler só com as mãos, sem usar uma outra base reta e plana (ex: "vidro") porque, pode criar imperfeição no nivelamento da base do cooler, mesmo que usem uma lixa muito fina como a 1200, a mais grossa então..., o correto é usar o vidro, tanto no uso da lixa, como tambem "no pano ou outro material polidaor". A lapidação sem uma base perfeitamente reta, não vai servir para nada, mesmo porque, o contato com a base da cpu fica diminuida e ai, já sabem né... Abraços.

Ps: Após lixado a base do dissipador, passem uma lixa em volta para tirar as quinas cortantes, fica melhor para polir, não enrosca.

Postado

Boa dica!

O ###### é que eu não to achando a lixa 600 ! já achei a 1200 e já to com a massa de polir nº 2!!!

Eu posso subistituir a lixa 600 por qual ???

Postado

estou precisando de um software para ver a temperatura do meu pc, meu processador e intel e não tem esse intel active monitor

alguem me fala um software para eu ver a temperatura?

• Membro VIP
Postado

Boa dica!

O ###### é que eu não to achando a lixa 600 ! já achei a 1200 e já to com a massa de polir nº 2!!!

Eu posso subistituir a lixa 600 por qual ???

Você pode subistituir por outra um pouco mais grossa, mas, ira "sofrer" na hora de usar a 1200 até tirar os riscos da anterior. Essa 600 não é tão difícil de achar não, até em deposito de materias de construção você acha, em uma casa de tintas automobilística, é certeza. Abraços.

Postado

po.....é so em dissipador de cobre que da para fazer isso???

fiz no meu de aluminio não ficou nada parecido com espelho!! acho que ele ate diminuiu alguns milimetros

• mês depois...
Postado

Galera hoje eu lapidei o meu cooler Hyper 48, mas ainda não instalei de volta, to esperando umas memos chegarem e uma pasta termica de prata, mas ai vão as fotos, e quando eu montar eu posto as temps !!!

post-19478-1388492838191_thumb.jpg

post-19478-13884928382377_thumb.jpg

Postado

Precisava lapidar esse cooler?

Ele já é bom, com essa lapidada e com uma pasta termica boa, espero melhores resultados !!!

E sempre é bom lapidar qualquer cooler, ele melhora a aderencia e não fica aquelas ranhuras atrapalhando o contato do dissipador com processador !!!

Postado

Eu peguei ele em um negocio com o brother Eduardo Gonçalves, e ele estava com a base bem opaca e suja, dai eu lapidei pra deixar ele zerinho !!!!

• 2 semanas depois...
Postado

Olá galera!

Parabens pelo post!! Tá muito completo e bacana!

Fiz algo esquisito e não recomendado;

Lapidei meu cooler com esponja de aço (BomBril), melhorou pouco.

Anterior: 43° Idle @ 49 Burn

Atual: 41° Idle @ 47 Burn

Considero bom pois com a lapidação bombrial melhorou 2°

Vou em busca do material certo para ver a diferença!

Quando o fizer posto e aí começa o over!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!