Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ati libera especificações do Xenos


Tyellbee

Posts recomendados

  • Membro VIP

A matéria e apresentação de slides podem ser vistas aqui.

Um breve resumo (lembrando que esta tecnologia parece que só vai ser usada pra pcs no lançamento da r600):

500Mhz clock

48 pipelines com arquitetura shader unificado

2 núcleos

-O primeiro ("pai") com 232 milhões de transistores.

-O segundo ("filho") com mais de 100 milhões de transistores e age como um frame buffer entre outras funçoes (Este núcleo "filho" é fabricado pela NEC com tecnologia 90nm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Anakin@12 de outubro de 2005, 16:13

48 pipes...

Eu acho que é a primeira vez que um video-game terá placa de video mais evoluida que os PCs, levando em conta que o video-game tem todo seu hardware voltada pra games imagina o poder que terá nos jogos que irão sair  :ahh:

Eles mencionam que a tecnologia que a Ati desenvolveu e está usando é a primeira vez usada em processadores gráficos comerciais...

Mas é normal quando um console é lançado ele ser melhor que qualquer computador disponível, é só lembrar do lançamento do PS2, nenhum computador tinha desempenho igual em jogos e depois de alguns anos os pcs acabam alcançando, isso vai acontecer de novo. Mas com certeza não vai haver computador nenhum capaz de ter desempenho similar em jogos ao xbox360 (e nem ao ps3) quando eles forem lançados.

Eu vi alguns videos de jogos pra xbox 360 e os gráficos são incríveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por DioH@12 de outubro de 2005, 16:26

um videogame nunca vai superar um pc. Por melhor q seja sempre tem melhor em pc, e os graficos n tem nem comparacao

Se você avaliar tudo que um pc pode fazer e o que um console pode fazer, com certeza um pc vale muito mais.

Só que no momento do lançamento dos consoles, como aconteceu quando foi lançado ps2/xbox, o desempenho dos games nos consoles é melhor sim, mas com a evolução dos pcs eles logo alcançam os consoles, mas quando eles são lançados os pcs não conseguem ter desempenho igual em jogos, uma vez que os consoles trabalham otimizados para jogos e são lançados com hardware para durar um bom tempo, natural que usem tecnologia ainda não disponível comercialmente pra pcs, como o caso do Xenos, que a Ati está usando uma tecnologia totalmente nova, e só será transportado pros pcs com o r600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada contra...

mas isso vai gerar a briga pc.. console hehe

mas minha opnião vai ser sempre a mesma... PC bem melhor que CONSOLE sempre!!! depois que inventaram RPG e Estratéria usando mouse hehe.... jogar é console é pra que gosta de joguinho de luta , e até nisso o pc vence.. ( joinstick!! e joinpad ).....

sobre qualidade e força em processamento grafico... a galera pensa muito comercialmente e esquece que quem rodam os jogos antes do consoles são computadores... de nivel não comercial....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Bruno Inf@13 de outubro de 2005, 02:56

O que adianta ter toda essa potência,mas com com só 10MB de memória de vídeo?

E aliás os jogos para consoles são produzidos em computadores...

"Acho que os vídeo games nunca irão superar os computadores"

você não entendeu direito, ele terá 512mb de memoria compartilhada com o sistema(vga e memoria principal), esses 10mb de memoria são integrados ao chip grafico, eles serão acessados a 256gb/s :ahh: (a radeon x1800xt acessa a 48gb/s)

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem explicado Fábio...

Postado Originalmente por Bruno Inf@13 de outubro de 2005, 03:56

O que adianta ter toda essa potência,mas com com só 10MB de memória de vídeo?

E aliás os jogos para consoles são produzidos em computadores...

"Acho que os vídeo games nunca irão superar os computadores"

É o que eu digo: se não sabe o que vai falar, não fale.... ou então passe vergonha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o pior de tudo é que quando eu falei que a arquitetura de shaders seria unificada, e contaria com 48 pixel/vertex pipelines, todo mundo no fórum faltou querer cortar minha cabeça.....

Fui taxado de flooder e o tópico foi bloqueado por que todos me chamavam de louco...

só para relembrar e para os que não eram da época....

O Tópico a partir do início....

http://forum.clubedohardware.com.br/index....pic=288683&st=0

Na página em que citei a arquitetura integrada de shader....

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ic=288683&st=80

Como eu disse daquela vez: "Em dezembro veremos..."

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por leosale+19 de outubro de 2005, 13:17-->
Muito bem explicado Fábio...

É o que eu digo: se não sabe o que vai falar, não fale.... ou então passe vergonha...

pra tentar não errar que eu sempre coleto informações antes de postar :)

leosale@19 de outubro de 2005, 14:22

E o pior de tudo é que quando eu falei que a arquitetura de shaders seria unificada, e contaria com 48 pixel/vertex pipelines, todo mundo no fórum faltou querer cortar minha cabeça.....

Fui taxado de flooder e o tópico foi bloqueado por que todos me chamavam de louco...

só para relembrar e para os que não eram da época....

O Tópico a partir do início....

http://forum.clubedohardware.com.br/index....pic=288683&st=0

Na página em que citei a arquitetura integrada de shader....

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ic=288683&st=80

Como eu disse daquela vez: "Em dezembro veremos..."

:bandeira:  :bandeira:  :bandeira:  :bandeira:  :bandeira:

hehauheauheaa verdade, é que o que acontece é que os donos de pcs se sentem indignados em ver um console de 400$ bater em um a64 + 7800gt :tantan: , é realmente parece ser difícil de acreditar, mas ninguém considera que um console roda os jogos diretamente no hardware, diferente dos pcs que rodam sobre o windows como se estivessem sendo "emulados", direct x é o interpretador(ou recompilador?) de instruções dos jogos que são passadas ao direct x que passa para o windows que repassa para o hardware :tantan: (caminho confuso :blink: ), no console o caminho é diferente, nele os passos para rodar um jogo são: iniciar procedimetos da bios do console, iniciar a leitura do game no cd, o jogo roda sem a utilização de drivers, já que não existe sistema operacional entre o jogo e o hardware, pronto, o console já estara rodando o jogo, quando um jogo se é executado neste modo ele tira um proveito muito maior do hardware :) , outro detalhe que o pessoal sempre fala é que: "com o pc eu faço mil coisas diferentes", mas isso não importa, os gamers hardcore por acaso usam o pc para digitar textos? e conversar no msn?, ninguém quer saber o que mais da para fazer com o pc se o que importa nesta seção do forum são os jogos.

Considerem tambem que o R500 do xbox360 tem uma arquitetura bem diferente das vgas atuais para pc, devido aos pixel/shaders unificados e mais algumas coisas ele é capaz de rodar um game a 1200p com AA em 4x com cerca de 4% de perda em performance, coisa que nenhuma vga para pc é capaz, uma 7800gtx daqui a 2 anos já terá sérios slowdowns nos games se for rodar com tudo no high e com filtros no maximo.

Lembrem-se, por melhor que o pc seja ele jamais tera a mesma eficienfia em rodar games como um console...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fabio Luiz@19 de outubro de 2005, 14:54

pra tentar não errar que eu sempre coleto informações antes de postar :)

hehauheauheaa verdade, é que o que acontece é que os donos de pcs se sentem indignados em ver um console de 400$ bater em um a64 + 7800gt :tantan: , é realmente parece ser difícil de acreditar, mas ninguém considera que um console roda os jogos diretamente no hardware, diferente dos pcs que rodam sobre o windows como se estivessem sendo "emulados", direct x é o interpretador(ou recompilador?) de instruções dos jogos que são passadas ao direct x que passa para o windows que repassa para o hardware  :tantan:  (caminho confuso :blink: ), no console o caminho é diferente, nele os passos para rodar um jogo são: iniciar procedimetos da bios do console, iniciar a leitura do game no cd, o jogo  roda sem a utilização de drivers, já que não existe sistema operacional entre o jogo e o hardware, pronto, o console já estara rodando o jogo, quando um jogo se é executado neste modo ele tira um proveito muito maior do hardware :) , outro detalhe que o pessoal sempre fala é que: "com o pc eu faço mil coisas diferentes", mas isso não importa, os gamers hardcore por acaso usam o pc para digitar textos? e conversar no msn?, ninguém quer saber o que mais da para fazer com o pc se o que importa nesta seção do forum são os jogos.

      Considerem tambem que o R500 do xbox360 tem uma arquitetura bem diferente das vgas atuais para pc, devido aos pixel/shaders unificados e mais algumas coisas ele é capaz de rodar um game a 1200p com AA em 4x com cerca de 4% de perda em performance, coisa que nenhuma vga para pc é capaz, uma 7800gtx daqui a 2 anos já terá sérios slowdowns nos games se for rodar com tudo no high e com filtros no maximo.

    Lembrem-se, por melhor que o pc seja ele jamais tera a mesma eficienfia em rodar games como um console...

Pela segunda vez, assino embaixo!!!

:-BEER:-BEER:-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Concordo com o pensamento do fabio! E ainda paro pra viajar um pouco: Perfeito seria o console q pudesse ser feito 'upgrades'! já imaginou? trocar a VGA de um console (que já é poderosa) por outra ainda mais potente?

Ou então, um pc pra rodar jogos diretos, sem windows! Via hardware mesmo! Parece loucura mas, se tivesse rentabilidade ($$) existiriam mts jogos assim! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

passar pelo o windows exige mais esforço para os hardwares do PC, no entando circulam informações q o dx10 fará com q essa perca caia cerca de 80% em comparação ao esforço necessário para as coisas acontecerem com o dx9, o q me deixa animado quanto ao futuro destas novas VGA's q estão chegando com o dx10, ao lado claro do windows vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

A ATI xenos do 360 não tem cooler, apenas dissipador. Uma GPU como essa sem cooler é claro que vai dar problemas de hardware, incluindo-se aí as 3 luzes vermelhas(3RLs). A minha dúvida é o que poderia ser feito para ter uma melhor dissipação térmica.

Uma solução seria colocar um cooler em cima do dissipador da GPU, acontece que não há espaço para isso, pois o drive de DVD fica logo em cima do dissipador(praticamente colado ao dissipador da GPU).

Já pensei em colocar o drive de DVD para fora do console e colocar um cooler em cima da GPU. Não ficaria bonito, mas como o pessoal da Microsoft teve essa "brilhante" ideia de colocar uma GPU que roda a 500mhz apenas com dissipador a gente precisa fazer algumas adaptações para evitar problemas de hardware.

Alguém tem alguma ideia de qual cooler poderia ser usado aí. O ideal seria usar a fonte do próprio 360 ou seria ideal usar uma fonte própria só para esse cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!