Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar de bifasico para trifasico!


TOURS

Posts recomendados

Pessoal, sei que esse n é o melhor lugar pra postar isso, mas n tenho outro lugar.

Aqui em Goiânia, onde eu moro tem feito um calor dos infernos. Eu e minha mae decidimos que queremos por ar-condicionado aqui em casa, mas temos um problema, aqui a fiação é só bifasica, e pelo que ouvi dizer condicionador de ar só funciona em sistemas trifasicos. A informação procede?

Tipo, se for verdade, quem eu tenho que procurar pra fazer a mudança? É difícil? E essa mudança é cara? aqui em casa tem 3 quartos, alguem consegue fazer uma estimativa, nem que seja bem por alto?

Valeu pessoal, quem puder ajudar eu agradeço muito.

Abraços

Claudio de Paula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não amigo...

Na verdade ar-condicionado funciona até um 127v, mas como o consumo (potência) é alta para haver menos perdas e ser mais barato sua instalação é comum que ele seja 220v.

Se na sua casa é bifásico, tem 220v e você pode ter um ar sem problemas.

A mudança para trifásico vale a pena quando você tem um consumo maior pois você pode distribuir melhor e novamente ter um custo mais baixo na instalação, pois pode usar aparelhos de 380v.

Ah! Vale lembrar que quando a concessionária (empresa de energia) fornece para você, os KWh nos sistema trifásico é mais caro que no bifásico.

Espero ter ajudado...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em teoria sim, mas a prática é um pouco diferente.

Como um aparelho de ar-condicionado tem algo em torno de 1000w (Para até 10.000 BTUs) quando ligado a uma tomada de 127v (supondo que em sua casa as tomandas comuns tem 110~127v) ele vai consumir praticamente 8 Ampéres... essa corrente é um pouco alta, se tiver mais coisas ligadas sobre o mesmo ramal pode esquentar o fio e desarmar o disjuntor.

Para você ter uma ideia do que falo, pegue um ferro elétrico (que tem potência próxima de 1000w) no qual esteja ligado por 30 minutos por exemplo... o fio mesmo sendo próprio e suporta a corrente mas aquece.

Caso queira instalar um ar recomendo que faça um ponto (tomada) que derive de seu quadro de disjuntores até o ar e de preferência que seja exclusivo do ar. De preferência 220v, porque a instalação fica mais barata, pois com os mesmo 1000w @ 220v o ar vai consumir apenas 4,5A quase metade da corrente dos 110v. O que realmente importa a escolha de um fio para eletricidade é sua corrente, tanto que os fios certificados pela NBR (não lembro o nº da norma) resistem até 600~750v, mas todos a mesma corrente.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o recomendado seria isso mesmo!! puxar uma fiacao EXCLUSIVA para ele la do contador!!!

so ratificando a tarifa do trifasico e mais barata!!! porém ela não e liberada para instalacao residencial , a não ser que se prove necessidade!!! existem POUCOS predios que utilizam rede trifasica que ao contrario do que muitos pensam ela não tem 3 fios e sim 4 sao 3 fases e um neutro (dai o nome)

você ainda pode fazer o velho GATO!!! o neutro do arcondicionado você liga numa haste de aterramento BEM FEITA!!! se seu contador for dos antigos ainda isso gerara UMA ENORME economia de energia, mas o terra tem de ser bem feito, para que haja 220V!!! ou 110 dependendo de sua instalacao , já fiz essa ligacao e foi so alegria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é puxar um novo fiu la do quadro?? Tem que furar a parede ou pode passar pelo mesmo cano da tomada? Fica caro isso?

Aqui em casa é 220V, fica mais fácil do que se fosse 110V?

Outra coisa, alguem aqui intende de condicionador de ar? Da pra colocar ar em 2 quartos com 1 só split?? Comprando 2 daqueles aparelhos que ficam dentro do quarto.

Sei que tem split especial pra isso, mas da pra adaptar um split de 10.000 btus que seria só pra 1 quarto pra ser usado em 2 quartos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho bobeira colocar um split com apenas um ventilador acochambrado para dois cômodos. Provavelmente ele vai ficar sobrecarregado gastando mais e perdendo vida útil. E a não ser que esses dois quartos sejam realmente grandes acho que é melhor colocar dois aparelhos de janelas mesmo, bem dimensionados (dê uma olhada em site de fabricante ou da concessionária de energia que existem tabelas para escolher a potência do aparelho para cada cômodo), e com a alimentação exclusiva, vindo direta do quadro, de preferência da fase que estiver menos sobrecarregada do seu sistema trifásico, pega um alicate amperímetro e mede a corrente passando na barra de cada fase no seu quadro (no início da barra, antes de qualquer derivação). Puxa os circuito do ar da fase com menos corrente. Para fazer esta medição ligue tudo dentro de casa.

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 14 anos depois...

quanto a dúvida do Cláudio de que os aparelhos de ar condicionado só funcionarem em rede trifásica ou não.    A resposta é a seguinte: vai depender da potência do aparelho.        Os aparelhos de ar condicionado que só funcionam em rede trifásica, são geralmente aparelhos de ar condicionado split acima de 30.000bts, 45.000btus, 60.000btus, etc.    Mais comuns em instalações comerciais e industriais, que são ambientes maiores havendo uma necessidade maior de potência.    Apenas residencias muito grandes usam aparelhos com potência de 30.000btus ou superiores e redes trifásicas.   Só há necessidade de Redes trifásicas em residências, quando a potência de carga instalada, ultrapassa os limites impostos pela concessionária para rede bifásica.  Até mesmo uma grande maioria dos aparelhos de ar condicionado de 30.000, são bifásicos( usam apenas duas fases, 220 volts).             O ideal é nunca comprar aparelhos de ar condicionados monofásicos, a não ser que em sua residencia não tenha o bifasico, que são duas fases e um neutro, pra não sobrecarregar uma única fase.              Já vi também residência com rede monofásica( uma fase e neutro), usando aparelho de ar. Condicionado de 220v.      Mas pra isso foram usados aqueles transformadores pequenos, que transformam 127v em 220v.          De 5 e de 10 mil VA.     Dependendo é claro da potência do aparelho.           Embora seja um tópico antigo, mas poderá sanar a dúvida de algumas pessoas, que ainda possuem dúvida sobre esse assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!