Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas para captura de vhs europeus


Posts recomendados

  • Membro VIP

Galera,

Gostei :sne: tanto dessa coisa de sistema de cor franksteiniano que inventei o meu próprio sistema.

Relatei o tal PAL-M 50 Hz (e 625 linhas) ao meu técnico, falando do problema para capturar esse sinal no computador. Ele então me lembrou que qualquer transcoder faz a reconstituição do sinal de sincronismo e de cor, e que seria bem provável que o meu velho tecnovídeo PAL-M / NTSC resolvesse o problema.

Tirei a poeira, limpei os conectores e enfiei o PAL-M 50 na entrada PAL-M. Conectei a saída (NTSC) na TV e ela ficou exatamente igual ao original (PAL-M 50 hz). A imagem está em cores e tela cheia, mas o flicker (assim q se escreve??) indica que está em 50 Hz.

Tirei da TV e conectei à minha Câmera MiniDV e voilá: cores perfeitas num sinal NTSC. Ou melhor, num sinal NTSC com 625 linhas pois a parte baixa da imagem é cortada.

Como diria Thomas Edson: descobri mais um jeito de NÃO fazer a captura do sinal PAL-M 50 Hz.

Com base nos meus testes, os méritos vão para a TV pois ela reconhece separadamente cada um dos componentes do sinal:

- Reproduz 525 e 625 linhas.

- Reproduz 50 Hz e 60 Hz.

- Reproduz PAL-M e NTSC.

As seguintes combinações foram testadas:

- PAL-M puro (525 linhas / 60 Hz)

- NTSC puro (525 linhas / 60 Hz)

- PAL-M 50, saída do VCR (625 linhas / 50 Hz)

- NTSC 50, VCR + transcoder (625 linhas / 50 Hz)

A saga da captura continua pois nenhuma das placas reconheceu esse sinal, mas ainda não posso garantir isso 100% pois estou com um pequeno problema com os drivers.

Ainda estou com trabalho até o pescoço e só estou fazendo esses testes quando um dos pcs está renderizando... então nem pensar em reinstalar nada por enquanto.

Se alguém tiver alguma outra ideia, estamos ainda na luta. Minha resistência a comprar uma placa BT-8x8 ainda continua. (sem desmerecer nenhuma delas, pois já comprovaram sua eficiência e flexibilidade...)

Fanta, sabes que eu até fucei na rede para tentar encontrar o VCR pana que usei para fazer a captura bem-sucedida, mas não encontrei nem sequer esse q você mostrou.

Kimo, estando mais próximo das terras arrentinas, não teria algum VCR de lá para fazer o teste se ele lê os tais PAL-B/G/I ?

Saudações natalinas!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Nem imaginam como estou feliz! Depois de muito tempo, consegui ver, "ao vivo e em cores" um vídeo italiano, elaborado pelo governo do Vêneto, região norte da Itália, a respeito da emigração forçada dos seus cidadãos no final do século XIX e começo do século XX. Essa triste saga, gravada em VHS sob o título de "Emigrate", foi dada aos meus dois filhos, que lá estiveram a convite do governo italiano, como uma pálida recompensa por serem "oriundi", juntamente com outros jovens universitários de mesma origem. Isto dito, vamos ao que interessa.

Acompanhei desde o início o pessoal lutando para ter sucesso em capturas de fitas européias e leimbrei-me da "Emigrate". Utilizo há tempos para as minhas capturas um VHS LG Modelo EC-971B, com saída em NTSC puro, que me libertou do emprego de um transcoder ao trabalhar com vídeos PAL-M, para a minha AIW 7500. Vai daí, tinha guardado o outro, um Panasonic NV-FJ635 PAL-M/NTSC. Ontem me deu um estalo, fui buscar o coitado lá de cima da estante, liguei-o direto na placa do micro e deixei-o setado em Auto. Segui passo a passo a receita de bolo postada pelo Fanta, mas engasquei na hora de copiar e colar o genérico na pasta certa do ruindos. Não tive dúvida, pedi socorro pro meu Guru e ele me orientou a como fazer a coisa certa. Fui direto tentar a captura. O que me intrigava, e até agora, é que não aparecia a opção Conexant BTxxx Capture, logo após Capture Settings, no UDMF2. Entrei em Capture Properties, fui direto setar em PAL-B e PAL-G, supostamente para mim os padrões utilizados na Itália. Resultado, apareceram as imagens, mas em P x B. Já era um round a meu favor, mas fiquei um pouco decepcionado, porque já era de madrugada eu estava cansado. Achei que era mesmo alguma coisa com o arquivo genérico. Fui dormir. Não consegui, tomei um banho e voltei para tentar de novo. Aí, meninos e meninas, o bom velhinho, agradecido por eu também ter colocado o gorro vermelho no meu avatar, me deu, antecipamente, o meu presente de Natal. Voltei à Capture Properties, fui setando um a um os padrões, dando tudo P x B, descendo..e quando cheguei em PAL-N....BINGO!!!!! será que você podem imaginar a minha cara?! COLORIDO EM PAL-N!!! Bem, não me alongar mais porque vou ter que tomar algumas doses do meu velho Jack, e brindar a todos vocês.

PS. podem me adicionar ao balaio dos que conseguiram capturar, através de placa de captura, um vídeo europeo, ainda que com um padrão de cor surpreendente para um italiano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capeto,

Parabéns, apesar de não entender muito dessas capturas, sua euforia contagia.

Realmente vocês estão sendo premiados pela ajuda que estão sempre dando para nós.

Outra coisa que me deixou interessada, foi sobre este convite do governo italiano, pois meus avós também vieram para o Brasil naquela época. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:unsure:

Como nem tudo é perfeito, as cores da captura em PAL-N estão muito pra verde e pra vermelho. Segundo o Fanta, isso é porque, ao invés do PAL-N, eu devo setar lá embaixo, no final da setagem para os padrões de cores, a opção "Unknown", but por aqui ela não aparece, e pára no SECAM L1. Isto posto, aguardem um pouco mais que eu ainda não cheguei ao nirvana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai adiantar, porém achei interessante: Nessas minhas aventuras de testar vários programas de Autoração de DVD, me deparei com o Soni DVDit 6 Pro. E sabe o que me chamou atenção: A conversão dele para PAL-M é de 50 hz, ou seja, quem quiser testar um vídeo em PAL-M 50hz é uma ideia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Capeto, seja bem vindo ao nosso balaio que a meu ver é um dos poucos senão o único que deve existir por aqui. Afinal, acredito que embora as conversões de vhs-dvd não seja tão antiga, muito gente deve ter dado com os burros n'água pelo Brasil afora quando precisou desse recurso.

Eu busquei net informações mas te falo que os resultados foram nulos, o máximo que chegava era em conversores de normas desses que custam acima de 1000 reais.

Pra te falar a verdade esse problema estava me corroendo a mais de tres meses, eu falava com um com outro, com técnicos de tv, com profissionais de informática e nada, sempre voltava no zero.

Quem acompanhou de perto minha aventura e pode falar muito disso também foi o Dinho e o Akira, pois esse assunto ainda não estava no fórum.

Nós tentamos de todas as maneiras possíveis e imagináveis mas sempre voltavamos ao ponto zero. O Dinho sempre falava, vamos caçar o Fantasma que ele tira uma carta da manga com certeza, mas ele andava sumido daqui e por sorte no dia que ele voltou ao forum, o Dinho me falou pelo msn e imediatamente passei uma mp pra ele com alguns screens e começamos a trocar algumas ideias pela mp até que eu comentei num outro post com o Red. Foi a partir daí que a nossa odisséia começou.

Infelizmente não resolveu pra todos mas abriu-se uma grande porta da esperança, pelo menos todos agora sabem dessa possibilidade, e onde se deverá buscar a solução ou seja, no driver da placa ou se possível um vcr de saída PAL pura (acho que deve ser uma mosca branca no mercado).

Eu já autorei 10 fitas e já enviei para o cliente que ficou safisfeitíssimo, e eu mais ainda por ter conseguido comprir com minha palavra.

Aguardo um novo post confirmando o seu sucesso nessa nossa odisséia.

Um grande abraço a todos que participam mesmo que somente dando forças, poiss isso é uma grande ajuda também.

Valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Lauro,

Depois de um momento de grande satisfação, afinal eu havia podido ver aquele vhs, estou empacado no último passo, ou seja, na utilização do genérico do Mesquita, que me daria as cores perfeitas. O Fanta, como sempre, saíu em meu socorro, e tentou, até à exaustão, fazer as coisas darem certo. Mas, tem alguma coisa que ainda não conseguimos descobrir que está impedindo a ativação do bt848. Repeti n vezes a receita dele:

"Desativar todos os drivers de captura da ATI, rodar o BtWincap e desinstalar todos os drivers bt8xx anteriormente instalados, dar o boot na máquina, rodar novamente o genérico do BtWincap e instalar os drivers. Depois disso, comprovar que os drivers ATI estão efetivamente desativados e que os dois drivers (Áudio/Vídeo) Conexant BtPCI WDM estão corretamente instalados sem nenhuma exclamação amarela."

No final é que a coisa pega, não consigo obter a instalação do Conexant, sempre dá mensagem de erro 10.

Quando vou ao UDMF2, de pois de Capture, não consigo ir mais abaixo de SECAM L1, onde estaria a oção Conexant BTxxx Capture, que me daria o nirvana.

Um abraço

post-34834-1388489984908_thumb.jpg

post-34834-13884899849871_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Amigos,

Finalmente acabei o trabalho q estava me sufocando! Agora posso respirar novamente e voltar aos testes.

Nesse interim, consegui do meu fornecedor duas placas com o BT-878 que estavam "no lixo" das trocas e perdas. Na verdade foram 3 placas, mas uma usa o chipset da philips e já descartei de início.

Uma é a famosa PlayTV mpeg 2. A outra não possui identificação de marca, mas encontrei na net essa foto que é igual à capa do manual:

Por enquanto, espetei essa 3D no micro de testes e tentei instalar os drivers originais mas sem sucesso. Instalei o BTWinCap e as imagens apareceram. Instalei a modificação do VMesquita e as cores do PAL-M 50 Hz apareceram perfeitas. Vou tentar resolver os conflitos de áudio para iniciar as capturas.

O ruim é que o micro que eu estava testando está sendo usado e só vou mexer nele amanhã ou no natal. Como eu imagino que não vai ter ninguém por aqui, gostaria de perguntar algumas coisas antes de quebrar a cabeça reinventando a roda.

Alguém já fez a experiência de converter de 25 fps para 30? ou gravaram o DVD usando o presset de PAL ? a captura foi feita em 525 ou 625 linhas? foi necessário converter depois?

Juro que tentei me lembrar de como eu fiz há 3 meses mas de tão fácil que foi eu nem sequer anotei o que fiz. Foi no automático.

Abraços!

RedBeard

post-35433-13884900487087_thumb.jpg

post-35433-13884900487423_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, pessoal. Estou com três VHS italianos aqui em casa e não tinha ideia de como poder vê-los na tv... Então, encontrei o site através do google e pude ler algumas das mensagens desse tópico. Vamos lá, minha pergunta (acho que bem mais simples do que todo esse malabarismo necessário para copiar os VHS): o meu vídeo é um Sony com Pal-M e NTSC e a tv é Philips. Será que consigo assistir por aqui? Valeu pela ajuda, Isa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isa33

É o seguinte, nem todos os VCR são capazes de reproduzir fitas PAL europeu. Se o seu VCR conseguir e a sua TV for tri-norma ou seja os tres formatos PAL-M NTSC e PAL com certeza.

Se voce colocar a fita no VCR e não sair nada na TV é porque o seu VCR não consegue ler as fitas devido ao sinal delas estar em 50 herts.

Se voce colocar a fita no VCR e na TV aparecer em PB, tente mudar o formato da TV se possível pra PAL ou NTSC ou PAL-M.

Se nenhuma das opções da TV oferecer cor ai não tem chanse mas acho difícil pois eu assisto numa tv antiga aqui de 14"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Lauro. Obrigada pela rapidez. Ontem, depois que mandei a mensagem brinquei com a TV e o VCR e nada!!! Consigo mudar o sistema de cor na tv, mas o máximo que consigo é escutar o som das fitas em velocidade acelerada (quando coloco o menu do VCR). Não vejo nada na TV. Vocês sabem se os VCRs (os poucos que ainda são vendidos) conseguem essa maravilha? Valeu de novo, Isa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, lá fui eu de novo caçar novas informações... No buscapé, o único modelo que reproduz o sistema Pal-B/Pal-G/Pal-N é o Panasonic NV - HV60LB (mas aí não reproduz os brasileiros e só tenho 3 VHS italianos...). Sei que alguém já falou por aqui o tipo de Pal italiano, mas não lembro agora... Já no site da gradiente, dá para baixar o manual do único modelo combo (DVD + VCR) e,

na página 25 tem até uma tabela comparando os sistemas de cores e o resultado da imagem gravada (colorida, pb ou não grava). O link é:

http://www.gradiente.com/upload/manuais/DV..._041104_WEB.pdf

Não sabia que seria tão difícil assistí-los. Mas vou tentar mais um pouco.

Valeu, mais uma vez. Até +. Isa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isa,

Não entendi muito bem sua colocação.

O Panasonic NV-HV60 aceita (lê) fitas VHS gravadas em PAL-M (Brasil), NTSC (EUA) e os PAL-B, G e N.

Ele pode gravar fitas em PAL-M ou NTSC.

No momento eu estou com uma fita da itália e a reprodução é normal.

Além do HV60, também tenho um video Philips, modelo VR 988 que tem as mesmas características. Outras pessoas aqui neste tópico já relataram que outros modelos da Philips também lêem os vídeos europeus.

Abraços

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Redbeard. Obrigada pela resposta. Minha colocação foi coisa de leiga mesmo :-). Depois de ter escrito, li mais algumas coisas e percebi o que você me esclareceu por aqui. O VCR daqui de casa não reproduz os meus VHS´s italianos. Vou tentar dar um jeito com algum amigo ou, quem sabe, providenciar um novo aparelho no futuro.

De qualquer forma, agradeço as respostas. Um abraço, Isa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

valeu a dica cara, mas o q você quer dizer com amador? ehehe

Preciso de alguém q consiga passar as fitas pra DVD tal e qual, porque vale mais isso do q comprar um aparelho so pra rodar os vhs´s né. =P

São dois shows, você conseguiria fazer isso?

Me mande um email com o preço po! =D

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Insano,

Amador significa que 1. meus equipamentos não têm uma qualidade profissional e 2. eu não faço isso como meio de vida. É um hobby.

Já fiz esse tipo de conversão mas o equipamento que eu usei era emprestado e eu já devolvi. Pra mim também não compensa comprar um aparelho só para fazer um único trabalho.

Aguarde um tempinho que certamente alguém lerá sua mensagem e entrará em contato com você.

Boa sorte!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...

vocês não imaginam a minha alegria em encontrar este tópico sobre assunto. tenho dezenas de fitas vhs gravadas em formato pal-b. aos poucos eu estava digitalizando estas fitas. para tal, usava meu vcr que comprei na França. eu poderia ter digitalizado tudo em uma ou duas semanas, mas segui a norma "por que fazer hoje se posso fazer amanhã". a lei de Murphy é implacável - o meu vcr europeu pifou. a princípio não me preocupei, já que ´também possuo o vcr da panasonic que lê fitas pal-b. quando tentei digitalizar minhas fitas usando o vcr da panasonic, tal minha surpresa ao perceber que minha placa de captura não lia corretamente o sinal de vídeo. ou a imagem era colorida e com perda de sincronia ou era p&b. lendo o manual do vcr panasonic percebi que o sinal de saída era pal-m com 50Hz. inicialmente fiquei muito deprimido, mas depois resolvi fazer o que qualquer um faria: pedir ajuda ao senhor google. assim achei este tópico que contem respostas para quase todas as minhas questões ( só não explica porque o Roberto Carlos foi mexer na meia na hora em que o Zidanne mandava a bola para o Henry).

Agora meu único problema é achar o driver com a modificação que permite capturar o sinal pal-m 50Hz. Inelizmente o link para fazer o download no rapidshare não está mais ativo. será que alguma alma cariddosa poderia colocar o referido driver modificado no rapidshare e colocar o link para download aqui, ou simplesmente mandar o driver para o meu email ( [email protected]).

Desde já agradeço infinitamente

rra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!