Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel para AMD 64 939


gamalazer

Posts recomendados

Postado Originalmente por gamalazer@02 de dezembro de 2005, 19:28

Pessoal,

Ainda to com a duvida inicial :

Pro Dual Channel funcionar bem, sei que em cada canal (slots das mesmas cores) preciso colocar modulos identicos para obter uma boa performance. Agora a duvida é:

1- Posso colocar no canal 1 (ex. par azul de slots) dois modulos de 1Gb cada de uma memoria X. E no outro canal (ex. par preto de slots) dois modulos de 512mb da mesma meoria X ? Terei um Dual rodando com 3Gb ?

2- No canal 1 colocar 2 modulos de 1Gb da memoria X. E no outro canal colocar dois modulos de 512mb de uma memoria Y ? Sendo mesmas latencias o sistema aceitara? Terei os mesmos 3Gb no Dual ?

3- Se colocar modulos de 1Gb no canal 1 terei (serei obrigado para que funcione) colocar modulos de 1Gb no canal 2 ? O tamanho que usar no canal 1 tera que ser identico ao do canal 2 ?

Se der pra responder sim/não nas perguntas conseguirei entender. Agora conseguirei aprender!!!  :muro:

Valeu!!!

gamalazer,

1-sim

2-sim, até porque os canais são diferentes....

3-Não, porque os canais são diferentes...

só complementando o que o amigo disse acima...

falou

-Fumiko-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fumiko, acho que você tá enganado, há uma limitação sim nas placa-mãe atuais - veja só, eu tenho um AMD64 4000+ San Diego, uma placa-mãe MSI K8N NEO4 SLI/PLATINUM e 4x 512mb PC3200 DDR400 Kingston Hyper-x 2.5-2-2-5 e, veja só, o setup identifica elas com clock real a 167mhz (ddr333) em vez de 200mhz e timeing em 2T. A bios está atualizada e não tem jeito delas rodarem em ddr400 - e no manual da MSI diz isso, que se forem double-side cai para ddr333 mesmo....é uma pena, mas espero que a MSI largue uma bios atualizada pra resolver isto...abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aí galera... aproveitando esse tópico queria tirar algumas dúvidas, pois em breve estarei fazendo um up no meu pc para a plataforma A64 939:

* Pretendo adquirir um A64 3200+ 939 VENICE CORE, ele já vem com o Controlador com o Bug Corrigido?

* Memórias genéricas podem ser usadas para fazer dual channel ou sempre dão problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe+05 de dezembro de 2005, 01:49-->
aí galera... aproveitando esse tópico queria tirar algumas dúvidas, pois em breve estarei fazendo um up no meu pc para a plataforma A64 939:

* Pretendo adquirir um A64 3200+ 939 VENICE CORE, ele já vem com o Controlador com o Bug Corrigido?

Segundo as informações, se for a revisão E ou superior sim. Mas fique ligado nas orientações da placa mãe, conforme os relatos acima.

WaVe@05 de dezembro de 2005, 01:49

* Memórias genéricas podem ser usadas para fazer dual channel ou sempre dão problema?

Podem ser utilizadas memórias genéricas sim, os pentes para uso em dual são vendidos aos pares apenas pra minizar incompatibilidades, sempre lembrando que o sistema dual dependem da placa mãe aceitar e não das memórias.

Espero ter ajudado, abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cbsgrillo+04 de dezembro de 2005, 22:41-->
O Fumiko, acho que você tá enganado, há uma limitação sim nas placa-mãe atuais - veja só, eu tenho um AMD64 4000+ San Diego, uma placa-mãe MSI K8N NEO4 SLI/PLATINUM e 4x 512mb PC3200 DDR400 Kingston Hyper-x 2.5-2-2-5 e, veja só, o setup identifica elas com clock real a 167mhz (ddr333) em vez de 200mhz e timeing em 2T. A bios está atualizada e não tem jeito delas rodarem em ddr400 - e no manual da MSI diz isso, que se forem double-side cai para ddr333 mesmo....é uma pena, mas espero que a MSI largue uma bios atualizada pra resolver isto...abraço

é realmente algumas placas da MSI tem essa limitação, e eu não sabia...

fiquem atentos pois outras placas-mãe podem ter esse problema apesar de improvavel...

F.S.Tonucci@04 de dezembro de 2005, 22:59

Intão não precisa ser a mesma quantidade de memória em cada canal pro dual funcionar ? Tipo 1x1024 + 1x512 em cada canal no caso do amigo, totalizando 1.5Gb em cada canal  ? Se entendi direito disseram que 2x1024 em um canal + 2x512 no outro funcionaria dual channel.

para se fazer dual cada canal precisa ter a mesma quantidade de memoria, no caso você podéria sim colocar 2x512 num canal e 2x1024 no outro, já q são canais diferentes....

falou

-Fumiko-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Mandei um email pro suporte da Asus pedindo mais detalhes sobre as limitações das memorias (no caso de poder usar single ou double-side). Ainda não obtive a resposta.

Agora já sei como montar meu futuro Dual Channel, mas ainda tem uma coisa que esta me incomodando muito: o manual diz claramente que não sera aceita,por causa da placa-mãe, memorias do tipo double-side ou de 128mb. Minha pergunta é a seguinte...

...Alguem, já testou numa placa Asus memorias do tipo double-side? Em uma placa onde o manual alerta para a possibilidade de não funcionar?

Minha placa deve chegar na segunda que vem...ai so estara faltando as memorias para poder montar o novo micro. E não quero descobrir da pior forma: comprando double e não rodar!!! Minhas atuais memorias e de meus amigos sao todas single, por isso não da pra testar antes. Se alguem já testou ou sabe que roda, poste aqui!!

OBS: já postei aqui a pg do manual que explica a limitação da placa-mãe.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando também em mais informações, fiz um post no fórum de placa-mãe, acredito que irá trazer outras opiniões:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=338435

Postado Originalmente por gamalazer@06 de dezembro de 2005, 13:23

...Alguem, já testou numa placa Asus memorias do tipo double-side? Em uma placa onde o manual alerta para a possibilidade de não funcionar?

Fiz também um questionamento semelhante a esse no link acima, mas sobre relatos com outras marcas, não especificamente Asus ou MSI que foram mais abordados aqui.

ABS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

Algumas duvidas restantes sobre usar os 4 modulos com o CPU A64 da AMD:

Essa questao de se usar os 4 modulos sera obrigado a usar o Comand Rate em 2T é verdade? Ate para os CPU mais modernos, com revisao E3 pra cima?

então o grande lance (mesmo com DDR500) é usar apenas 2 modulos em Dual Channel, para poder aproveitar o CR em 1T e obter um desempenho melhor da memoria?

Para CPU da AMD, latencias baixas (tipo cas2) é mais eficiente ou rodar com latencias um pouco mais altas (tipo cas3) e com o comand Rate em 1T ?

E pra fechar essa questao: Posso no canal 1 fazer dual channel e no canal 2 usar um modulo sem dual channel? O sistema ira entender que o par no canal 1 sera de 6400mb/s e o modulo no canal 2 tera 3200mb/s? E com esse esquema, poderei trabalhar com o comand rate em 1T? Ou havera conflito???

E uma perguntinha basica: Algum de vocês pode me dar uma revisao sobre a funçao do comand Rate? E a diferença de se usar em 1T ou 2T?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GameLazer,

Essa questao de se usar os 4 modulos sera obrigado a usar o Comand Rate em 2T é verdade? Ate para os CPU mais modernos, com revisao E3 pra cima?

Sim, o ComandRate em 2T é obrigatorio para todas as revisões se você usar mais q 4 bancos de memoria...

então o grande lance (mesmo com DDR500) é usar apenas 2 modulos em Dual Channel, para poder aproveitar o CR em 1T e obter um desempenho melhor da memoria?

Sim, usar apenas dois modulos em Dualchannel é o aconselhavel, pois você poderá usar memos em 1T...

Para CPU da AMD, latencias baixas (tipo cas2) é mais eficiente ou rodar com latencias um pouco mais altas (tipo cas3) e com o comand Rate em 1T ?

Já foi provado q as latencias não exercem mt diferença, o q faz diferença mesmo é o comand Rate em 1T e a freqüência, as latencias são as q menos mudam a performance...

E pra fechar essa questao: Posso no canal 1 fazer dual channel e no canal 2 usar um modulo sem dual channel? O sistema ira entender que o par no canal 1 sera de 6400mb/s e o modulo no canal 2 tera 3200mb/s? E com esse esquema, poderei trabalhar com o comand rate em 1T? Ou havera conflito???

O duachanel no canal 1 irá funcionar sim, e no canal 2 você também poderá usar apenas 1 modulo sem ficar em dual...

agora trabalhar em 1T depende das memos q você utilizará, pois você apenas poderá trabalhar em 1t caso todas as memos não ultrapassem 4 bancos, ou seja se você utilizar 3 modulos dual-rank(double-sided) ele ultrapassará os 4 bancos, o unico jeito é se você fizer um dual com dois modulos single-rank e outro modulo dual-rank no outro canal, assim ficando com 4bancos exatamente...

E uma perguntinha basica: Algum de vocês pode me dar uma revisao sobre a funçao do comand Rate? E a diferença de se usar em 1T ou 2T?

O ajuste 1T oferece o melhor desempenho. O ajuste 2T, não é tão rápido mas oferece maior compatibilidade, permitindo ocupar todos os slots de memória. O command rate 2T está disponível nos processadores AMD64 a partir da revisão CG.

você pode conferir um teste feito pelo Ace's hardware comparando 1T com 2T: Click aqui

falou

-Fumiko-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi provado q as latencias não exercem mt diferença, o q faz diferença mesmo é o comand Rate em 1T e a freqüência, as latencias são as q menos mudam a performance...

então se quero bom desempenho devo partir para memorias com freqüências altas (tipo DDR500 ou DDR550) mesmos que seus modelos orientem para latencias mais altas (tipo CAS3 ou 4) ?

O duachanel no canal 1 irá funcionar sim, e no canal 2 você também poderá usar apenas 1 modulo sem ficar em dual...

agora trabalhar em 1T depende das memos q você utilizará, pois você apenas poderá trabalhar em 1t caso todas as memos não ultrapassem 4 bancos, ou seja se você utilizar 3 modulos dual-rank(double-sided) ele ultrapassará os 4 bancos, o unico jeito é se você fizer um dual com dois modulos single-rank e outro modulo dual-rank no outro canal, assim ficando com 4bancos exatamente...

Deixa ver se entendi bem agora. Quando você fala em não ultrapassar 4 bancos, você quer dizer os 4 slots DDR existentes no placa-mãe ou se refere ao tipo de modulo (pente de memoria) usado. Se usar um single-side considero 1 banco e no caso de usar um Dual-Side considero 2 bancos. Pela sua explicação anterior, parece que é em relação ao tipo de modulo usado. não tendo nada a ver com a quantidade de slots preenchidos. Ai faço mais uma pergunta: Os modulos dual-side não sao melhores que os single-side? Onde vou encontrar modulos single...ta difícil encontrar!!! Nos anuncios de memorias, a grande maioria vem descrito como sendo 64x64...isso é uma caracteristica das dual-side?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gamalazer,

então se quero bom desempenho devo partir para memorias com freqüências altas (tipo DDR500 ou DDR550) mesmos que seus modelos orientem para latencias mais altas (tipo CAS3 ou 4) ?

sim, mas o que eu queria deixar bem claro mesmo, q independente da freqüência da memoria, entre cas2 e Cas3 não existe mt diferença de desempnho se usados com um sistema com A64...

Deixa ver se entendi bem agora. Quando você fala em não ultrapassar 4 bancos, você quer dizer os 4 slots DDR existentes no placa-mãe ou se refere ao tipo de modulo (pente de memoria) usado. Se usar um single-side considero 1 banco e no caso de usar um Dual-Side considero 2 bancos. Pela sua explicação anterior, parece que é em relação ao tipo de modulo usado. não tendo nada a ver com a quantidade de slots preenchidos. Ai faço mais uma pergunta: Os modulos dual-side não sao melhores que os single-side? Onde vou encontrar modulos single...ta difícil encontrar!!! Nos anuncios de memorias, a grande maioria vem descrito como sendo 64x64...isso é uma caracteristica das dual-side?

quando você usa um modulo dual-rank o sistema considera q você usou dois bancos...

modulos dual-rank e single-rank tem a mesmo performance...

hoje em dia a maioria dos modulos de memoria são dual-rank, é raro encontrar um single....

falou

-Fumiko-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fumiko,

Vou aproveitar esse topico pra te agradecer. Acabei lendo o outro sobre as sugestoes de memorias primeiro. Pela sua resposta e experiencia...no caso de um A64, vale a pena economizar e comprar uma quantidade maior de memoria do tipo value dual do que XMS, já que as diferenças de latencias serao insignificantes.

OBS: Fiz essa pergunta no outro topico!!! :P

Cara eu jurava que era ao usar os 4 slots de memoria que causava a limitação no comand Rate. Agora já sei o que causa !!! Valeu!

Essa limitação e culpa exclusivamente do CPU ou a placa-mãe também participa? você sabe onde posso tentar encontrar modulos simples...estava querendo colocar mais de 2Gb na maquina e poder usar em CR1T.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal,

Comprei o Kit para Dual da corsair: Twinx XMS 2048-3200C2 (2-3-3-6)

Devera chegar em breve (uns 10 dias uteis). Vou precisar de conselhos para fazer com que elas funcionem muito bem.

Alguem aqui já testou esse modelo com latencias diferentes do padrão? Alguem teria sugestoes e dicas?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal,

To de volta!

To o micro da assinatura montado e rodando...mas to querendo confirmar algumas coisas com vocês sobre as memorias:

To com 1 conjunto TWINX2048-3200C2XMS CORSAIR

Instalei nos canais certos para fazer o Dual

Minha Bios configurou automaticamente dessa forma:

400 Mhz - Reconheceu como DDR400 - Bom

Cas 3 - A memoria era pra ser 2 - Esta ruim? Consigo ganho de rendimento?

Min RAS 8T

RAS to CAS 3T

Row Precharge Time 3T

Row Cycle Time 11T - não ta muito alto?

Row Refresh Cyc Time 13T - não ta muito alto?

Read To Write Time 5T

Write Recovery Time 3T

1t/2T Memory Timing 2T - não entendi, pois so usei 2 modulos e era pra reconhecer como 1T. Aqui terei ganho de rendimento?

Coloquei algumas obs que já sei, porém nas outras latencias não conheço nada. Onde que realmente poderei ter ganho de rendimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seus timmings estavam em Auto gamalazer esse aí é o padrão.. nem "by spd" tem.. :joia::(

Selecione manual e vai baixando 1 a 1, ou se você já sabe os timmings da memo (2-3-3-6 certo?) manda brasa, se ficar instável aí você tem q mudar 1 a 1.. :blink:

Os outros parâmetros também quero muito saber.. to com a mesma dúvida hehehehe

Ah, diminuir os timmings aumenta temperatura da memoria?

Sabem se da pra fazer undervolt de memoria (porque to fazendo de processador e também bão !!) ? Aliado talvez a um overclock leve?

Obrigado :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

To precisando muito de ajuda, acho que fiz uma tremenda besteira.

estava tentando dar uma configurada nas minhas memorias la na Bios. estava baixando as latencias uma por uma...e depois testando o micro pra ver se estava estavel. Ai fui tentar aumento nas voltagens das memorias (fazer um over) e quando sai da Bios e tentei ligar o micro....o micro não ligou!!!

Nem entrou mais na Bios....ficou apitando: sinal longo com 2 curtos (semelhante ao sinal feito pela placa-mãe pra alertar falta de memoria). Fiquei grilado...pensei: perdi minhas memorias!!!

Tirei as 2 memorias e liguei o micro pra testar o sinal. Fez a mesma coisa...não entrou na Bios e continuou com os mesmos bips. Confirmei o que temia...queimei minhas memorias???

Ai não tinha mais o que fazer, com as memorias na placa a Bios nem entrava. So ficava bipando...fiz uma coisa de desesperado....resetei a Bios!! Retirei a bateria e movi o jumper da memoria da placa-mãe....ai liguei o micro novamente sem as memorias....o bip continuou. Sem memoria a Bios também não entra. Ai coloquei as memorias e liguei...o bip parou e a Bios padrão de fabrica apareceu. Apareceu com umas configurações totalmente loucas...ai fui configurando tudo no auto (pra evitar mais erros) e fui em frente.....fez o boot...iniciou o windows.....e travou!!!!

Meu Windows ficou lento como se não tivesse nem 256 de memoria....literalmente uma carroça......não consegui entrar nele.....apenas no modo de segurança. Fiz backup completo pra meu HD movel (segurança). E usei o gerenciador de dispositvo pra ver o que ele reconhecia de memoria. Reconhecia tudo, os 2 giga. Usei o CPUZ e ele também reconheceu os 2 giga, mas na parte das latencias não reconheceu nada. Isso que não entendi. O everst também mostrou 2 giga mais nenhuma latencia.....sera que a memoria pode ter ficado corrompida???

Sera que a Bios não esta transmitindo as informações corretas da memoria pra placa? Num problema desses, a memoria Ram pode não ter sido esvaziada e agora ela esta cheia e por isso fica lenta? Como saber se a Bios também ficou estragada?

O que sei é que meu Windows esta bom...pois o problema foi na memoria e na Bios. E isso não tem nada a ver como HD. Estou certo? Seria bobeira formatar HD e tentar começar do zero...já que o problema esta nas memorias ou na placa-mãe? Alguem sabe algum macete pra testar Bios, placa-mãe e memorias pra tentar descobrir se alguns dele estão estragados? Isso existe?

Vou testar a memoria na casa de um amigo....se la ela entrar bem e rodar normalmente saberei que ela não queimou e nem ficou comrompida. AI o problema estara na minha Bios isoladamente (placa-mãe). Ai o que poderei fazer? Baixar uma Bios pela rede, e tentar por disquete coloca-la na memoria da placa-mãe?

Posso ter estragdo o sistema operacional ao mexer na Bios? Isso não tem ligação nenhuma ne? não tenho amigos com placa Sata...e por isso não terei como testar o meu HD. Mas o que fiz na Bios deveria ficar limitado somente a memoria...pois mexi nas latencias e nas voltagens dela.

Depois coloque aqui o resultado dos testes na casa de uma amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gamalazer,

Quando eu baixei as latências ela deu aquele bipe longo.. mas resetei a bios e ficou td normal.

Não mexo em tensão pra cima..

A RAM quando você desliga o PC perde todas as informações.

Se corrompeu não creio que seria reconhecida normalmente.. se queimou só um dos chips vai dar pau mesmo..

Achei estranho voltar a BIOS original.. se você fez update teria que ser a atual, mas quando reseto todas as configurações vão pro espaço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Resolvi o meu problema. A bios ficou corrompida depois dos ajustes na voltagens da memoria. Acho que preservar a Bios ou a propria placa-mãe (ou ate mesmos as memorias) se "desligaram" pra evitar danos graves. Ai nesse momento a Bios se "estragou".

Precisei fazer o reset....a Bios voltou a uma versao muito antiga (acho que a de fabrica)...e por isso não estava reconhecendo as memorias. Fiz uma atualização de Bios e pronto!!! O micro esta 100% operacional. já realizei alguns testes de checagem e nada foi perdido.

HD, memorias e outros dispositivos estão 100% OK.

Minha dica: Em memorias XMS não vale a pena alterar voltagens pra cima!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!