Ir ao conteúdo

SATA-II - A explicação Definitiva

luciano3001

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Alguem pode me dizer se ao configurar o Windows pra desligar os HD apos 2 horas de inatividade estarei correndo o risco de causar danos a eles?

La na função de gerencimento de energia....tem mommentos no meu dia a dia que me afasto do micro por mais de algumas horas....o monitor já desliga.....ai pensei em poupar os HD (e economizar na energia também). Mas como nunca usei isso estou com um pouco de medo........e o meu SATA2 e novinho....estrgar ele assim seria saca#####!!!

E como esse processo de desligar ele funciona? Somento baixa energia ou realmente serve pra mais alguma coisa?

Postado

O recurso de desligar o HD é util no seu caso e não prejudica em nada o HD porém algumas vezes quando você "volta" com o sistema a ativa acontecem travamentos mas que não são frequentes... e nesses travamentos tudo pode acontecer né....

Eu só não recomendo esse procedimento caso você esteja trabalhando em RAID 0.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Valeu Luciano, estava em dúvida com relação à uma compra que pretendo fazer. Mas bastou uma breve olhada no seu tópico para esclarecer qualquer dúvida. Posso fecher o negócio sossegado agora :)

Postado

Como habilitar RAID com o XP já instalado? Instalei o XP em SATA IDE e quero mudar

Instalei o XP sem o processo da tecla F6 :tantan: , com a Bios configurada para SATA IDE, e agora com o XP já instalado quero mudar para o modo SATA RAID ou SATA AHCI.

Como fazer isso? :help:

Li no site da Intel que fazer essa alteração com o XP já instalado pode causar um problema e o XP não irá mais reiniciar, seria necessário reinstalar o Windows??? :muro:

Preciso de ajuda. :help::cry::cry:

Obrigado.

Domingos.

Postado
Postado Originalmente por domingosgf@02 de maio de 2006, 16:15

Como habilitar RAID com o XP já instalado? Instalei o XP em SATA IDE e quero mudar

Instalei o XP sem o processo da tecla F6  :tantan: , com a Bios configurada para SATA IDE, e agora com o XP já instalado quero mudar para o modo SATA RAID ou SATA AHCI.

Como fazer isso?  :help:

Li no site da Intel que fazer essa alteração com o XP já instalado pode causar um problema e o XP não irá mais reiniciar, seria necessário reinstalar o Windows???  :muro:

Preciso de ajuda.      :help:  :cry:  :cry:

Obrigado.

Domingos.

Se o RAID que você pretende ativar é o RAID 0 realmente é "necessario" reinstalar totalmente o sistema operacional, porém se o RAID que você pretende fazer é um RAID 1 então não é necessario apesar de ser "recomendavel".

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

É o Raid 0 sim, o principal, onde está o XP, na verdade só tenho um HD esse SATA II da Samsung.

Valeu pela resposta.

Só uma outra coisa, o desempenho dele em RAID com o NQC ativado é muito melhor do que ele funcionando em SATA IDE?

Mais uma vez obrigado.

Domingos.

Postado

É o Raid 0 sim, o principal, onde está o XP, na verdade só tenho um HD esse SATA II da Samsung.

Valeu pela resposta.

Só uma outra coisa, o desempenho dele em RAID com o NQC ativado é muito melhor do que ele funcionando em SATA IDE?

Mais uma vez obrigado.

Domingos.

Para você poder montar um RAID 0 você precisa de no minimo 2 HD´s de preferência identicos e o desempenho dele é sim bem melhor do que de apenas um HD trabalhando sozinho.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Luciano, acho que não entendi...

Desculpe a ignorância.

Tenho apenas uma HD Samsung SATA II com tal do NQC e eu queria ativá-lo como AHCI ou como RAID, acho que é isso, pois segundo li, ele tem desempenho superior funcionando assim.

Por isso, gostaria de saber se bastar ir ao Bios da placa mãe e ativar o AHCI em lugar do SATA IDE, pois li que se eu fizer isso corro o risco de perder a atual instalação do XP.

Muito obrigado.

Domingos.

Postado

Aí galera, recomendo o seguinte HD sata 2, é nota 10:

Fabricante Seagate

Nome do disco rígido Barracuda 7200.9 250824

Capacidade depois de formatado 250 GB

Taxa de transferência do buffer para o host 300 Mb/s

Interface SATA-II

Superfícies de gravação 4

Discos 2

Abraço!

Postado

Eu tenho uma duvida trmenda a respeito de SATa e SATA II.... estou pra comprar:

SATA I - 250 GB Seagate

ou

SATA II - 200 GB Seagate

ainda não comprei porque não sei:

a a8n-SLi tem suporte a SATA II ? se sim onde e como instalar ?

vale mais a pena ter 50 GB d espaço a mais com o SATA I ou ter SATA II ?

Postado

Galera, eu vi q tem alguns HD's Maqueados como SATA 2, então gostaria de saber se esse realmente é SATA 2.

Western Digital Caviar SE WD3200KS 320GB Serial ATA II 7200RPM Hard Drive w/16MB Buffer - Model# WD3200KS - 3 Years Manufacturer Warranty

Posso comprar tranquilo?

:bandeira:

Postado

Eu tenho uma duvida trmenda a respeito de SATa e SATA II.... estou pra comprar:

SATA I - 250 GB Seagate

ou

SATA II - 200 GB Seagate

ainda não comprei porque não sei:

a a8n-SLi tem suporte a SATA II ? se sim onde e como instalar ?

vale mais a pena ter 50 GB d espaço a mais com o SATA I ou ter SATA II ?

A A8N-SLI Deluxe é a minha placa preferida para se fazer um bom RAID devido as suas 8 portas SATA (4 nForce SLI + 4 Sil3114R) e o suporte ao SATA-3Gb/s e NCQ. O desempenho dela em RAID é muito bom e estavel.

Quanto a sua duvida é uma coisa bem pessoal e creio que você tenha que responder por você mesmo essa pergunta, só que avalie se realmente você precisara de 250GB de espaço em disco e se não precisar de tudo isso com certeza o desempenho é sempre bem vindo e você vai precisar dele.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Já tive um seagate ATA de 120GB q era super silencioso, aí depois comprei um SATA1 de 200GB ST3200822AS que fazia tanto barulkho q eu troquei achando q estava estragado e depois descobri q era normal, pois o hd q me deram na troca fazia o mesmo barulho!

Agora, pequei um Seagate SATA2 de 250GB ST3250824AS, e o mesmo faz um ruido super forte (somente quando esta em trabalho)... isto será q é normal??? Porque os SATAS são tão barulhentos???

Mais alguém aí tem o Seagate SATA2 de 250GB ST3250824AS e pode me falar se o seu tambem é barulhento?

abraços

• Membro VIP
Postado

Colorado, meu antigo Barracuda SATA-I era audível, esse samsung da assinatura eu só escuto ele acelerando quando liga e só !

O cooler do gabinete abafa o som dele.. muito baixo !!

Postado

Já tive um seagate ATA de 120GB q era super silencioso, aí depois comprei um SATA1 de 200GB ST3200822AS que fazia tanto barulkho q eu troquei achando q estava estragado e depois descobri q era normal, pois o hd q me deram na troca fazia o mesmo barulho!

Agora, pequei um Seagate SATA2 de 250GB ST3250824AS, e o mesmo faz um ruido super forte (somente quando esta em trabalho)... isto será q é normal??? Porque os SATAS são tão barulhentos???

Mais alguém aí tem o Seagate SATA2 de 250GB ST3250824AS e pode me falar se o seu tambem é barulhento?

abraços

Realmente os HD SATA Seagate tem um ruido um pouco mais alto do que os dos seus concorrentes porém os meus dois Seagate SATA-3Gb/s de 160GB não fazem quase nenhum barulho... isso talvez se deva a acustica do seu gabinete mesmo que pode ampliar ou abafar os sons internos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Realmente os HD SATA Seagate tem um ruido um pouco mais alto do que os dos seus concorrentes porém os meus dois Seagate SATA-3Gb/s de 160GB não fazem quase nenhum barulho... isso talvez se deva a acustica do seu gabinete mesmo que pode ampliar ou abafar os sons internos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Já testei fora do gabinete e também faz ruido (quando ta em idle não) o ruido é quando acessa arquivos ou transfere!!

Fiz varios testes e ta tudo ok com o HD, acho q é barulhento mesmo. Eu achava o meu de 200 barulhento, mas este aqui chega a ser quase 2 vezes mais barulhento. A seagate já fezx hds silenciosos, hohe em dia ta buxA!

Postado

Bom dia,

Sera que este HD, e ideal e de boa confiabilidade para a placa-mãe MSI K8N diamond plus ?

http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16822144701

E tambem a minha duvida e sera que ela tem NCQ ??? ou seja real SATA II

OBrigado

Luiz

Esse HD é um bom HD como a maioria dos HD´s da Western Digital porém apesar de realmente ser um HD SATA-3Gb/s nativo ele não tem NCQ... e essa é a sua desvantagem em relação aos concorrentes diretos como o ST3250824AS que possuem o NCQ.

É bom lembrar que a Seagate acaba de lançar a sua mais nova linha de HD´s conhecida como Barracuda 7200.10 que é baseada em uma nova tecnologia de armazenamento chamada de "perpendicular" com HD´s que vão de 200GB até 750GB e são HD´s SATA-3Gb/s também sem o NCQ. E se esse HD te interessou o equivalente ao da WD que você esta comprando da Seagate é o modelo ST3250620AS.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Minha placa é Asus A8N-E e tenho um HD seagate ST3250824AS ... O Windows XP SP2 foi instalado do zero somente com esse HD .... A instalação aconteceu normalmente , só que na barra perto do relógio aparece um ícone " Remover Hardware com segurança" no qual o item listado é meu HD, que claro eu não quero remove-lo.

Indo em Propriedades do sistema ...Hardware...no gerenciador de dispositivo... Unidades de disco...Nas propriedades do dispositivo ...diz que ele está funcionando perfeitamente mas no Uso do dispostitivo aparece desabilitado!?!?

porque aparece o ícone " Remover Hardware com segurança" ??será que meu HD foi instalado errado?

Agradeço a ajuda!

Postado

Minha placa é Asus A8N-E e tenho um HD seagate ST3250824AS ... O Windows XP SP2 foi instalado do zero somente com esse HD .... A instalação aconteceu normalmente , só que na barra perto do relógio aparece um ícone " Remover Hardware com segurança" no qual o item listado é meu HD, que claro eu não quero remove-lo.

Indo em Propriedades do sistema ...Hardware...no gerenciador de dispositivo... Unidades de disco...Nas propriedades do dispositivo ...diz que ele está funcionando perfeitamente mas no Uso do dispostitivo aparece desabilitado!?!?

porque aparece o ícone " Remover Hardware com segurança" ??será que meu HD foi instalado errado?

Agradeço a ajuda!

Esse icone é normal e aparece porque realmente os HD´s SATA são realmente dispositivos removiveis devido a caracteristica de "Hot Swap" presente nos HD´s SATA. Se esse icone te incomoda, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer pondo da barra de tarefas e entrar no menu propriedades e logo após isso escolher personalizar e então procurar o icone em questão e mudar a opção que esta como "ocultar quando inativo" por "ocultar sempre".

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

ola pessoal me desculpa se estou fazendo uma pergunta boba mais to na duvida já a muito tempo tenho uma asus a8n-e um hd sata-2 samsung formatei sem aperta o f6 foi tudo normal.mais tenho uma duvida baixei o ultimo nforce driver 6.70 e gostaria de instalar o driver sata desse driver nforce driver 6.70 mais não sei como fazer e se eu instalar esse drive vou ganhar desempenho ou ficara a mesma coisa obrigado atodos.

Postado

luciano3001 ótimo topico mas eu tenho 2 duvidas

tenho um hd SATA da Samsung e dpx q li o seu topico resolvi descobri c meu hd tem suporte a NCQ, e no site da samsung diz q ele tem esse suporte.

tae o link

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDr...p?page=Features

agora como q faço pra ativar esse NCQ no meu HD??

Ahh no Everest acusa q meu Hd e SATA II

hd4bi.th.jpg

E no site da Samsung também diz q meu hd e SATA II no mesmo link de cima, mas na seção Specifictions.

E agora to confuso d ves meu HD e SATA I ou II????????

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...