Ir ao conteúdo

Sempron 64 ruim de over? o que esta errado?

Resident

Posts recomendados

Postado

Intao nesta mao que passou de 1000 foi porque eu tinha acabado de dar clear cmos e esqueci de mudar o htt ratio para 3x hehe.

Bom com relação a configuração que eu fiz quando tentei por 2.4 foi assim:

memoria : 166 e 133.

htt ratio: 3X

ht: 267.

multiplicador: 9x

Vcore: 1.50V

Memoria: com 166= 2,5-3-3-8

Memoria: com 133 =2-2-2-5

Vddim: default.

Bom confesso que dei uma pequena pala na configuração, eu coloquei um pente gen e um pente kingston value, e depois não testei de novo.

Mais aí sera que isto poderia ter influenciado tanto assim? diz aí.

Obrigado!

Postado
Postado Originalmente por diablo20@19 de dezembro de 2005, 14:23

Intao nesta mao que passou de 1000 foi porque eu tinha acabado de dar clear cmos e esqueci de mudar o htt ratio para 3x hehe.

Bom com relação a configuração que eu fiz quando tentei por 2.4 foi assim:

memoria : 166 e 133.

htt ratio: 3X

ht: 267.

multiplicador: 9x

Vcore: 1.50V

Memoria: com 166= 2,5-3-3-8

Memoria: com 133 =2-2-2-5

Vddim: default.

Bom confesso que dei uma pequena pala na configuração, eu coloquei um pente gen e um pente kingston value, e depois não testei de novo.

Mais aí sera que isto poderia ter influenciado tanto assim? diz aí.

Obrigado!

Bom, primeiro vamos tirar a prova para saber o que esta amarrando seu overclock..

Baixe a memória para 100mhz, ajuste ela para 8.4.4.3...

deixa o vcore em 1.45 e manda 9x270mhz ( é para ir normal, se é igual o meu)

Vdimm coloca 2.7V...

Faz esse teste só para ver se vai..

Aqui tive que baixair o overclock pelo motivo da temperatura..

Deixei 9x267 com vcore defaut..

http://img444.imageshack.us/my.php?image=24ghz4vi.jpg

Só o Hyper transport que ta muito alto ( 1068mhz), mais acho que segura, pelo menos já vi gente usando isso na DFI..

EDIT: se possivel passa o OPN do seu processador para a gente ver qual semana ele é.. Assim já da pra ter uma pequena noção de overclock dele..

Postado

especificamente nessa placa é tão difícil chegar a 2.5 GHz assim?

po... não sabia... eu com uma 8kda3j e um sempron 2600 (mult 8) chego nesse clock sem problemas...

recomendo você testar seu pro em outra placa... de preferência um pc que já tenha feito bons overs na plataforma 754

Postado
Postado Originalmente por neckilljo@19 de dezembro de 2005, 21:50

especificamente nessa placa é tão difícil chegar a 2.5 GHz assim?

po... não sabia... eu com uma 8kda3j e um sempron 2600 (mult 8) chego nesse clock sem problemas...

recomendo você testar seu pro em outra placa... de preferência um pc que já tenha feito bons overs na plataforma 754

1- fazer os ajustes que eu citei e passar o OPN do processador aqui pra gente

2- depois pensar em placa mãe..

Eu já tive essa placa mãe que ele ta usando, e ela não é tão ruim assim.. :joia:

Postado

Beleza to pensando em fazer um mod no chipset neste fim de semana se for fazer passo a numeracao da crianca pra vocês.

Olha hoje eu testei com 133 não foi mesmo mano 1.45v e tal não quis calcular o pi não mano e olha que com 265 calculou inteiro vcore 1.45v.

Bom to comecando a achar que o meu pc é limitadasso mesmo viu que droga mano.

mais de qualquer forma vou passar sim mano.

Obrigado a ajuda aí!

Postado

Gente eu volto na mesma tecla!! você estão divulgando clocks usados dia a dia 100% primado?

Aqui mesmo em casa tenho visto que meu PC liga e faz absolutamente quase tudo com 2400Mhz Default, mas com prime de umas 3h da travamento,,opu seja (não esta estável) e tenho visto isso com amigos que moram perto de mim e com amigos aqui da net. Vejo muita gente também falando que usa 2500mhz com vcore default e simplemente ignoram o prime porque roda jogos,vídeos, superPI 1 e 32M.

Aqui mesmo roda jogos na boa, OCCT passa, PI passa de 1M e 32M. Estou pensando em deixar assim para tester por uma tempo na lida dia a dia para vêr se essa pequena instabilidade vai mostrar a cara.

Temos que falar quando estamos rodando o sistema primado ou não!!

você já usaram um over que não passou no prime e mesmo assim foi ignorado e passou a ser seu over dia a dia?

Postado

eu mesmo não rodei o prime pra ver ainda... mas tenho usado esse pc pra rodar jogos pesados como sims 2 e tal enao da erro...

eu tinha um barton 2800+ que rodava a 2400MHz... dava erro no prime em 40 minutos mas era meu over do dia-dia... fiquei mais de 6 meses sem formatar o pc nem tive problemas com corrompimento de arquivos... só formatei mesmo quando troquei pra esses de agora...

na minha opinião e pelo que eu tenho visto aqui comigo, o prime só serve pra dar 100% de garantia no over... mas o fato de não passar no prime não significa que "vai dar" problemas...

Postado

Dessa forma sem passar o prime como você mesmo falou acima eu faço o mesmo que você na boa 2500mhz com essa K8N. Quero ver você primar ele com vcore default!! Agora mesmo estou usando ele a 2500 default na boa mesmo jogando NFSUMW, Quake4 e tudo mais na boa e sem erro algum, mas sei que no prime ele não roda 1h.

Essa placa é muito boa mesmo e não vejo tanta desvatagem assim para essa Epox, pois Htt de mais de 300 eu nem uso mesmo aqui. A unica coisa que fiz nela hoje foi trocar o dissipador do chipset por uma Zalman que deu uma melhorada boa mesmo nas temperaturas. Agora esta tudo perfeito.

O prime é vilão de over mesmo,,,por isso muita gente vira a cara para ele.

Postado
Postado Originalmente por Resident@20 de dezembro de 2005, 23:22

Dessa forma sem passar o prime como você mesmo falou acima eu faço o mesmo que você na boa 2500mhz com essa K8N. Quero ver você primar ele com vcore default!! Agora mesmo estou usando ele a 2500 default na boa mesmo jogando NFSUMW, Quake4 e tudo mais na boa e sem erro algum, mas sei que no prime ele não roda 1h.

Essa placa é muito boa mesmo e não vejo tanta desvatagem assim para essa Epox, pois Htt de mais de 300 eu nem uso mesmo aqui. A unica coisa que fiz nela hoje foi trocar o dissipador do chipset por uma Zalman que deu uma melhorada boa mesmo nas temperaturas. Agora esta tudo perfeito.

O prime é vilão de over mesmo,,,por isso muita gente vira a cara para ele.

Pois é, Prime, o vilão, Eu mesmo já vendi o micro que deu erro no prime.. ( passo em todos que eu vendo) e deu erro em 25minutos, Estranho não? Pois é, e ta la no cliente já a 6 meses..

Não gosto muito do prime não.

Postado

Embora saiba que não esta primado vou deixar aqui a 2500Mhz mesmo e se uma hora dessas der tela azul ou travar vou saber o que foi, mas até agora esta perfeito em tudo.

O que eu acho ruim e quando alguem fala assim,,,você não consegue esse clock não,,,aqui fica fácil !!! Tem que falar que não roda o prime, pois ai se tem base para falar.

Tem muita gente com over lindo na assinatura que quando escuta Prime até no comercial do Banco na tv sua frio,rssss

Postado
Postado Originalmente por Resident@21 de dezembro de 2005, 00:47

O que eu acho ruim e quando alguem fala assim,,,você não consegue esse clock não,,,aqui fica fácil !!!  Tem que falar que não roda o prime, pois ai se tem base para falar.

Tem muita gente com over lindo na assinatura que quando escuta Prime até no comercial do Banco na tv sua frio,rssss

tipo... não fique "resmungando" a respeito dos outros... além de ser feio fazer isso é muito mais fácil você falar diretamente comigo e expor sua opinião

não sei se você ta acompanhando o tópico desde o começo (sendo que você mesmo abriu o tópico) mas o cara (no caso você) estava falando de um over que ele não conseguia nem rodar o super pi sem erros... prime no caso seria um assunto pra depois que ele resolver o problema de fixar o clock no valor que ele quer e eliminar os problemas mais grossos...

quando eu comentei sobre o meu (segundo você mesmo) "lindo" (obrigado pelo elogio) over eu quis realçar que o meu multiplicador da cpu é 8 e chegar nesse over não foi "fácil" mas foi sem problemas (logo quando eu descobri porque estava tão difícil)... já você tem uma cpu de multiplicador 9, o que (como você mesmo disse) era pra dar pra "chegar a 2400~2500 com o pé nas costas" pois exigiria pouco elevamento do HTT, mas por algum motivo (ainda desconhecido) você não conseguiu (pelo menos acho que foi por isso que você abriu o tópico)...

em momento algum eu quis dizer qual placa é melhor... eu só posso falar da minha e não tenho base pra fazer comparações.. apenas dar um exemplo eu achava que não ofenderia...

na verdade nem quero discutir... acho que já atrapalhei por demais querendo ajudar...

vou rodar o prime e ver se o tempo que meu sistema fica up com esse clock é "satisfatório" pra mim...

Postado

Amigo não falei diretamente de você sobre o que muitos falam do seus overs!!! Mas sempre falei aqui que devemos separar as coisas no sentido estabilidade ou não, pois fica fácil falar que esta maravilhoso algo que não esta primado. Não achei também que você ia se sentir ofendido com minha colocação de sempre falar se esta primado ou não.

Quanto a questão da placa mãe eu falei que a placa não é ruim, pois a minha chega com facilidade mesmo que não primado ( no meu caso por medo de colocar vcore acima de 1.45v)

Como você mesmo falou eu abri o tópico e acompanho ele todos os dias e também todos os outros que falem de Sempron e arquitetura 64bits e principalmente de overclock que é uma paixão minha.

Não falei em nenhum momento para lhe atingir nem de forma indireta e nem muito menos direta ( que é a que faço se precisar dizer algo) e sem de uma forma geral,,,tendo em vista que muitos que fazem over é para colocar screen de PI e não para uso dia a dia e não falam isso.

De qualquer forma me desculpe se ficou entre linhas para você,,,mas minha opnião foi de forma geral e esse a a outros forum que faço parte.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por neckilljo@21 de dezembro de 2005, 05:07

o meu multiplicador da cpu é 8 e chegar nesse over não foi "fácil" mas foi sem problemas (logo quando eu descobri porque estava tão difícil)... já você tem uma cpu de multiplicador 9, o que (como você mesmo disse) era pra dar pra "chegar a 2400~2500 com o pé nas costas" pois exigiria pouco elevamento do HTT, mas...

O processador, independente do PR/multiplicador tem que ser bom de over mesmo... Não existe de "ser mais fácil no 3000+ do que no 2600+", já que para ele o que manda mesmo é o clock final, independente da relação "multiplicador x HTT" usados.

O que acontece muitas vezes é o HTT ser limitado por causa da placa mãe e principalmente pelo chipset. O nForce3 mesmo passa apuros acima de 310Mhz com memórias setadas a 133mhz (e 120mhz nas DFI, por possuirem esse divisor).

No tópico do "Sempron 64bits + DFI NF3", comentamos bastante sobre isso.

Então, um sempron 2600+ operando a 2.5Ghz - 313x8 - ou um 3000+ com mesmo clock, estando a 278x9, vão ter desempenhos totalmente similares e para isso, depende mesmo é da sorte do processador ser bom de subir, contando ainda a ajuda da plataforma do chipset/placa-mãe que garanta o HTT necessário.

por algum motivo (ainda desconhecido) você não conseguiu (pelo menos acho que foi por isso que você abriu o tópico)...

Isso é sorte mesmo... Overclock é bônus!!!

No mesmo tópico que citei acima, você verá vários Semprons 64bits que o amigo Enéias pegou para testar e cada um mostrou capacidades diferentes de over, tendo modelos que ele mesmo considerava que trariam bons resultados, resultando em verdadeiro fiasco...

Processador para subir não tem segredo: É manter o vcore, e subir htt pra ver até onde ele vai no default. Acima disso é com implemento de volt até um determinado valor máximo. Depois, nem com vcore vai mais, pois é quando rompe a barreira da estabilidade (tudo isso é claro - no volt alto - com a temperatura sendo controlada pro um bom sistema derefrigeração).

:joia:

Postado

essa noite fiquei curioso a respeito do prime no meu overclock e rodei ele pra ver... depois de passar o prime por 1 hora e meia o pc "travou"... resetei manualmente e acredito que o chipset entrou em pane... as portas usb não funcionavam mais e a memoria identificava pelo spd as latencias máximas que minha placa suporta (algo em torno de 3-8-8-14 ¬¬ não lembro) e o sensor ficou bizarro... passou a mostrar mais de 5v no core e 10k em rpm pras fans (nada a ver...) fui ver o que havia com as usb e vi que o windows mostrava 3 nvlan no gerenciador de dispositivos.... eu já estava considerando que a placa tinha ido pro saco...

ai eu desliguei mas não desliguei o no break... e vi que a luz do mouse ficou acesa (o que não é normal aqui pra mim) e resolvi desligar o no break... liguei de novo e dei um clear cmos (que também já não funcionava antes) e voltou tudo ao normal...

como pode se ver... acho que o processador ia aguentar mais um tempo (mesmo que pouco) no prime... mas o chipset abriu o bico...

Postado
Postado Originalmente por Rostev@21 de dezembro de 2005, 13:47

O processador, independente do PR/multiplicador tem que ser bom de over mesmo... Não existe de "ser mais fácil no 3000+ do que no 2600+", já que para ele o que manda mesmo é o clock final, independente da relação "multiplicador x HTT" usados.

O que acontece muitas vezes é o HTT ser limitado por causa da placa mãe e principalmente pelo chipset.

isso quer dizer que se houvesse uma forma de destravar o multiplicador do meu 2600+ eu conseguiria overs extremos como os 3000/3100+ ?

eu pensava que a tecnologia envolvida no processo de fabricação dos 3000/3100+ que determinava a ""overclocabilidade"" do processador... ou seja... eu pensava que de fato os 2600+ em si não eram tão bons de over quanto os 3000+

exatamente por isso mesmo também que eu entrei no tópico pra dizer que eu achava estranho o meu processador "mais pobre" chegar onde ele não chegava

Postado

Como já tinha falado antes, esse prime é carrasco mesmo!!!! Estou usando o meu em 2500mhz mesmo sabendo que o prime reprova ele, mas esta rodando tudo mesmo e vou esperar acontecer alguma instabilidade para eu aumentar o vcore.

Mas aqui acontece o mesmo,,,,,ele não da erro,,,,simplesmente trava.

Postado

Eu acho que a temperatura depois de algum tempo rodando prime sobe demais e ferra com o over de vocês... acredito que seja isto.

E se hoje chegar as minhas XMS vou tentar pela ultima vez subir pra 2400MHZ se não subir vou ver se rodo 250 com ddr 400 1:1 dos xp da vida.

Obrigado!

Postado
então qual seria a pergunta correta:

1 - o over é tão ruim que não passou no prime?

ou

2 - o prime é tão ruim que ferrou com o meu over?

O prime é muito importante para testar a estabilidade do sistema,,,,,mas que eu tenho odio dele eu tenho :bravo: , pois ele acaba com o sonho de over perfeito no limite máximo que desejamos. Aqui mesmo ele acabou com o desejo de over a 2500mhz com vcore 1.4v ,,,mas já sei que se colocar 1.5v rola na boa! mas só que acho muito para ganhar 100mhz e vou deixar como na assinatura mesmo, embora muitos falam que 1.5v não ferra esse processador eu tenho minha duvidas para uso diario.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por neckilljo@21 de dezembro de 2005, 20:14

isso quer dizer que se houvesse uma forma de destravar o multiplicador do meu 2600+ eu conseguiria overs extremos como os 3000/3100+ ?

eu pensava que a tecnologia envolvida no processo de fabricação dos 3000/3100+ que determinava a ""overclocabilidade"" do processador... ou seja... eu pensava que de fato os 2600+ em si não eram tão bons de over quanto os 3000+

exatamente por isso mesmo também que eu entrei no tópico pra dizer que eu achava estranho o meu processador "mais pobre" chegar onde ele não chegava

No processo de fabricação dos núcleos (die/core), eles saem todos da mesma linha de produção, pois eles são feitos em circulos de silício chamados de Wafer, que é exatamente isso aqui:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phy.ntnu.edu.tw/ipho2003/English/images/Silicon%20wafer.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.tekmos.com/wafer%20009B.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É daí que saem os núcleos, (é justamente cada quadradinho desse que está no círculo). QUando estão em linha de produção, são feitos todos juntos, com o máximo de cache possível... Os centrais costumam dizer os analistas que são os dies filés, usados para fazer os SanDiegos e Venices 3800+ da vida...

Os mais descentralizados, são os que podem apresentar maiores problemas de cache, e daí são destinados aos Semprons.

Mas é importante lembrar que todos saem da mesma fornada (venices, sandiegos, palermos) e que via PCB eles são rotulados de acordo com a necessidade de mercado: Se precisam de mais semprons, eles muitas vezes chegam a rotular verdadeiros monstros em aceitar over para baixo, ou seja, um processador de PR 4000+ pode ser usado num sempron 2600+, se este for o processador que estão precisando para suprir o mercado, uma vez que os mais caros estão nas prateleiras...

Por isso é normal vermos processadores 2600+ overclockar muito mais do que um 3100+ da vida...

Pode ver também que os primeiros processadores de uma família lançada no mercado são sempre campeões de overclock. Justamente isso é feito para fazer o nome da linha...

Os primeiros Winchesters faziam 2.8Ghz brincando... Os Venices chegavam a 3Ghz no ar cooler e os novos Opteron 939 então nem se fala, chegando a 3Ghz sem nem mesmo precisar aumentar vcore...

Isso é pra fazer o nome... Depois eles começam a determinar os "dies" normais dentro de cada PR e em caso de necessidade, ainda soltam verdadeiros monstros em pequenos frascos :)

Postado
Postado Originalmente por Rostev@22 de dezembro de 2005, 10:22

No processo de fabricação dos núcleos (die/core), eles saem todos da mesma linha de produção, pois eles são feitos em circulos de silício chamados de Wafer, que é exatamente isso aqui:

É daí que saem os núcleos, (é justamente cada quadradinho desse que está no círculo). QUando estão em linha de produção, são feitos todos juntos, com o máximo de cache possível... Os centrais costumam dizer os analistas que são os dies filés, usados para fazer os SanDiegos e Venices 3800+ da vida...

Os mais descentralizados, são os que podem apresentar maiores problemas de cache, e daí são destinados aos Semprons.

Mas é importante lembrar que todos saem da mesma fornada (venices, sandiegos, palermos) e que via PCB eles são rotulados de acordo com a necessidade de mercado: Se precisam de mais semprons, eles muitas vezes chegam a rotular verdadeiros monstros em aceitar over para baixo, ou seja, um processador de PR 4000+ pode ser usado num sempron 2600+, se este for o processador que estão precisando para suprir o mercado, uma vez que os mais caros estão nas prateleiras...

Por isso é normal vermos processadores 2600+ overclockar muito mais do que um 3100+ da vida...

Pode ver também que os primeiros processadores de uma família lançada no mercado são sempre campeões de overclock. Justamente isso é feito para fazer o nome da linha...

Os primeiros Winchesters faziam 2.8Ghz brincando... Os Venices chegavam a 3Ghz no ar cooler e os novos Opteron 939 então nem se fala, chegando a 3Ghz sem nem mesmo precisar aumentar vcore...

Isso é pra fazer o nome... Depois eles começam a determinar os "dies" normais dentro de cada PR e em caso de necessidade, ainda soltam verdadeiros monstros em pequenos frascos :)

Ótima aula! Parabéns meu velho! :bandeira:

valeu, abraço

Eder Bahia

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por neckilljo@22 de dezembro de 2005, 03:10

o prime é tão ruim que ferrou com o meu over?

Olha, eu vejo muitas pessoas que falam que não gostam do prime, que ele dá pau, etc, etc, etc...

Eu não considero isso.

Pra mim é o melhor programa para testar a estabilidade em over.

Minhas máquinas quando não passam no teste dele, fatalmente dão erro nos aplicativos mais pesados, principalmente jogos.

Pode não dar em 3 horas de jogo, mas uma hora dá e é ai que lembro que com aquela configuração não tinha passado pelo famoso a matador "prime95".

Por sinal, a gente fala "prime", mas na verdade esse é um dos programas que executam as instruções/interações do Lucas-Lehmer Test.

Eu mesmo já o troquei pelo SP2004, justamente porque ele tem uma interface muito melhor e completa, trazendo dados como tempo do teste (no prime você só vê isso quando pára o teste, ou pelo gerenciador de tarefas), bem como clock do processador, prioridade, etc. Quem usa o Motherboard Monitor, ainda pode ver no SP2004 as temperaturas dos sensores, registradas a cada minuto do teste. :)

Comparem a interface de ambos:

Quem quiser mais informações e fazer download do SP2004, pode acessar esse link:

=> http://sp2004.fre3.com/

Aqui estão screens de dois testes que eu fiz com ele:

A primeira com meu venice, a segunda com o Palermo. :joia:

Postado Originalmente por Eder Bahia

Ótima aula! Parabéns meu velho!  :bandeira:

Aula? Quem sou eu...

Mesmo assim, obrigado! :)

post-3246-13884900445454_thumb.jpg

post-3246-13884900445868_thumb.jpg

post-3246-13884900446208_thumb.jpg

post-3246-13884900447731_thumb.jpg

Postado

estava olhando seus screen Rostev e vi que você prima com 2600mhz e apenas 1,45v com esse 3200+. Já o 3000+ sempron você não prima default a 2400mhz? o quanto você conseguiu primar em Default e com quanto você coloca ele a 2500 e 2600mhz primado?

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Resident@22 de dezembro de 2005, 13:46

estava olhando seus screen Rostev e vi que você prima com 2600mhz e apenas 1,45v com esse 3200+. Já o 3000+ sempron você não prima default a 2400mhz? o quanto você conseguiu primar em Default e com quanto você coloca ele a 2500  e 2600mhz primado?

No sempron, com vcore default eu primo até com 2.330Mhz, pois lembro que foi o primeiro teste que fiz com ele.

Pode ver abaixo a 2.3Ghz com 1,392v:

A 2.5Ghz eu preciso de muita tensão para passar no prime.

Lembro de ter testado com 4 horas, operando a 1,57v (real) e como uso cooler box, fica complicado manter um vcore desses tão alto.

Sobre a diferença do venice, é que os semprons com certeza aguentam mais tensão, até porque a pequena cache faz com que aqueçam muito pouco.

Pode ver os Opterons mais novos (soquete 939).

Com aumento de vcore eles literalmente fritam e não é qualquer cooler que os seguram não, justamente pelo fato de possuirem 1Mb de cache.

O meu Venice eu consigo estabilizá-lo até 2.8Ghz, com quase 1,65v (apenas para rodar bench)... Acima disso ele ferve muito...

Apesar também que não fiquei testando os extremos desse processador (pura preguiça)... :P

Agora o Sempron, quando pegar pra testar, vou por sem medo 1,8v pra ver até onde vai de clock :) (ou se não vai adiantar muito).

post-3246-13884900454594_thumb.jpg

Postado

Engraçado Rostev é que tenho notado que esses Sempron tem um certo limite de clock default. O meu mesmo vai a 2300mhz cravados com 1.35v mas a 2400Mhz ele não estabiliza com 1.4v no prime por mais de 3h. Embora agora tenha deixado ele assim e tenho feito absolutamente tudo e até converter vídeos e gravar DVDs. Mas tem umas pessoas falando que coloca a 2520mhz com Default,,ou mesmo 1,45v mas eu acho que isso não é primado com certeza ( aqui liga também,,,mas primar nunca a 2500 com 1.45v. Não acredito que seja placa,,,pois você tem uma DFI e esta na mesma limitação minha,,,e olha que eu uso fonte generica Maxxtro 550w e vejo gente com fontes 420w reais pegando ainda menos que isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!