Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nVidia Forceware Testes


wow_pedrojr

Posts recomendados

GENTE... PRESTEM MUITA ATENÇÃO !!! :zoio:

não tô criando esse tópico para comparar se uma VGA é melhor ou faz mais pontos q outra VGA...

Criei esse tópico com a finalidade de ajudar a todos que usam nVIDIA, sabendo assim que FORCEWARE usar com sua VGA... :joia:

Para quem não sabe, o desempenho muda, e muda muito, com uma simples troca de DRIVER !!! :ahh:

As vezes, e isso não é raro, um DRIVER mais antigo, funciona bem melhor q um mais recente... :goff: . Vai entender... :wacko:

eu vou fazer uns testes, e vou começar o post aqui... quem quiser pode dar sua contribuição...

DICAS:

1 - SEMPRE Q FOR INSTALAR UM NOVO DRIVER... DESINSTALE O ANTIGO...

Já li relatos q o desempenho aumenta mais se desinstalarmos o ANTIGO DRIVER para instalar o novo... além de ter 99% de chance de não ocorrerem problemas depois da atualização...

2 - SEMPRE REINICIE O MICRO DEPOIS DE QUALQUER ATUALIZAÇÃO...

É gente... windows... sabe comé né ??? melhor não arriscar. :bored:

3 - Eu vou usar o 3DMark01 e 3DMark03 por enquanto... quem souber sobre outros programas pode postar... (de preferência com um link para o mesmo).

4 - ESPERO A AJUDA DE TODOS vocês...

FUUUIII.... :-BEER

EDIT:

Encontrei uma tabela muito importante para quem usa VGA da nVIDIA...

Se você é usuario das seguintes placas :

TNT2

TNT2 Pro

TNT2 Ultra

TNT2 Model 64 (M64)

TNT2 Model 64 (M64) Pro

Vanta

Vanta LT

GeForce 256

GeForce DDR

GeForce2 GTS

GeForce2 Pro

GeForce2 Ti

GeForce2 Ultra

GeForce2 MX Integrated graphics

Quadro

Quadro2 Pro

Quadro2 EX

deve usar os drives 71.89 ou "inferiores a este", pois a Nvidia não da mais suporte para as mesmas.

AGRADECIMENTOS: Thiago_Merck (autor dessa tabela).

té mais...

EDIT:

AOS MODERADORES: se for possível mover esse tópico para onde possamos colocar imagens que comprovem os testes, pois só assim, "veremos" as fotos comparativas... mais uma vez repito q esse não é um tópico sobre desempenho de VGA, e sim qual driver usar para determinada VGA... espero q futuramente alguém q entenda um pouco sobre a RADEON, abra um tópico semelhante, se é q a RADEON tem o mesmo problemas com os drivers também, pois não conheço nada sobre essa frabricante e também queria entender um pouco mais sobre essa empresa q concorre diretamente com a nVIDIA...

vou lá gente...

EDIT: enviei uma mensagem pedindo para mover o tópico para onde possamos ver imagens dos testes... Agora é só esperar...

té lá gente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu fiz testes com 3Dmark2001 e Aquamark3 o négocio é o seguinte, de acordo com a tabela do Clube do Hardware o Aquamark ta sendo o melhor software pra testar essas placas no momento, por que o 3dmark2001se aumentou 900 pontos quando troquei de driver, mais não considerei por que não tem quase nada de DirectX9 e 8 no 3Dmark.

O negócio é usar o Aquamark 3 baixe no superdownloads.

Meus resultados:

ForceWare 56.72

Resultado do 3Dmark2001 SE: 4923

2000 pontos abaixo do Clube do Hardware placa equivalente

Resultado do Aquamark3: 9,649

Aqui já ta bem na média, uma FX5500 nos testes Clube do Hardware fez 9,229, então com base na média o aquamark é melhor para testes

ForceWare 81.95

Esse venceu, mais com uma diferença minima, testei apenas no aquamark3 por que o teste do 3Dmark2001 perdeu seu valor pra mim, dps de um joguinho simples rodar a 60fps cravado e depois a 30 cravado com uma mesma placa de vídeo isso é um absurdo, nenhum driver faz isso, no primeiro teste do carro.

Resultado do Aquamark3: 10,052

Outra coisa a pontuação no Aquamark é em média de FPS, sem erro!

ForceWare 81.98

Resultado do 3Dmark2001 SE: 4074 :zoio::zoio::zoio::zoio::zoio:

Resultado do Aquamark3: 10,051

---

Normal, superando a FX5500 128bits da chaintech em todos os resultados.

Porém no 3Dmark aconteceu aqui uma variação de 30 frames em qualidade low, iso é impossivel ainda mais um jogo de DirectX 7. E pior ainda a variação de 900 pontos, esquecam 3dmark2001 para série FX e diria até MX.

---

A conclusão foi, lendo e relendo varios realeses notes da Nvidia sobre cada driver, pude ver que só agora na versão 8x.xx que pararam de consertar bugs nas FX, ou seja, então o melhor driver para essa séria ainda é os 8x.xx.

Para a GeForce4 o mesmo, já tinha driver desde a versão 2x.xx porémm só na versão 4x.xx que também já não tinha mais bugs e todas otimizações já foram feitas, começando aqui a trabalhar com as FX.

O 44.03 é o melhor driver que já vi para GeForce4.

GeForce2 recomendo o 44.03 também, não sei se é o mais rápido mais se você não atualizar vai ter problemas com jogos mais recentes que rodam nessa placa.

---

Sobre os resultados eu tenho imagens, só que não achei necessário postar, já que aqui estamos fazendo teste e não desputa, se alguém quiser comprovar eu envio as imagens ok?

FaloU!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza CARA... tô indo agora baixar o Aquamark3... faz tempo q eu procuro um programa + "justo", pois eu acho q o 3Dmark "puxa" de certo modo para algumas placas, fazendo assim ela ter pontuação não verdadeira... eu tenho certeza !!! é como se ele fizesse algumas placas dar + FPS q outras, e também reduzir o FPS de algumas placas, pois vejo minha VGA rodar com + de 400 FPS em alguns testes do 3Dmark2001 SE, e de uma hora para outra cair para 30 FPS :ahh::ahh: ...

acho q as empresas também fazem drivers para também forçar os programas de BENK, aumentarem a pontuação de suas placas...

é gente, se algum souber + coisas a respeito... é só postar !!!

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, confio no aquamark3 de agora em diante, e corrigindo cometi um erro, com o ForceWare 56.72 ele estava de Vsync Ativa e não vi, ele se saiu melhor do que todos os outros ForceWare para FX, no 3Dmark foi bastante visivel a difrença, no Aquamark, um ganho de 0,200 fps e em algumas partes aumento de 2-4fps.

Muito bom esse forceware 56.72 só perdeu pra drivers modificados, mais esses são muito instáveis.

ForeceWare 56.72

3Dmark2001SE = 7781

Aquamark3 = 10,214

Recomendo demais pra quem tem FX, já vou tira o Omega da assinatura que ele não convenceu não, outra coisa aqui na FX nenhum driver ultrapassou 10% de desempenho em diferença.

Eu já testei aqui o 81.98 o 81.95 , Omega 66.93 , NGO 77.72(esse foi piorzim) e o melhor na minha opinião 56.72.

O teste do 56.72 foi o melhor em DirectX 8.1(3Dmark) não deu slow nenhum na parte Fill Rate(Multi Texturing) e aquela do carrocel com 8 luzes, ficou o melhor de todos, achei estranho a pontuação dele ficar dentro do normal no 3Dmark, sem contar no Pixe Shader que melhorou bastante também com esse driver.

Já no aquamark pequena melhora pois o teste pe DX9 e na FX DX9 quase não melhora mesmo, não interessa o driver.

Edit: Mais mesmo eu deixando a Vsync ligada era pro teste ter rodado em 85fps ou 60fps já que meu monitor suporta 85hz, isso não aconteceu o 3Dmark rodou em 30 20 (FPS Limiter? hehehe)

Falou!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê pessoal, beleza, eu não conheço muit bem esse AquaMark3, tipo, pra fazer o teste é só rodar ele com as configuraçoes pré-definidas? eu fiz isso e deu 9,462 pontos com o driver 81.95, e no 3DMark2001se deu 5200 pontos, agora eu vou instalar o driver q o BuZz recomendou pra ver se melhora, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wow_pedrojr@21 de janeiro de 2006, 22:58

se eu pegar um monitor LCD (19p), pelo que eu sei todos os LCDs (pelo menos os que eu vi) trabalham em 60 Hz... mas pelo que vi, eles não possuem esse problema de oscilação na tela... porque ???

LCD é crystal liquido ele não oscila, mais demora pra atualizar os poligonos ou pixels não sei exatamente a unidade de medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum tipo de programa pra desinstalar o driver da nvidia(se puder poste o link)? E queria saber se o driver 56.72 é bom mesmo. Eu uso o 81.98, quando vou jogar cs 1.6, meus fps ficam entre 50 e 60. To achando muito baixo. Minha placa é uma Geforce FX 5200 128/64. Me ajudem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ti4200 experimente o 44.03, eu to pensando em fazer uma tabela de drivers da Nvidia pra explicar por que uma versão mais antiga pode ser muito melhor que as atuais, mais isso fica pra dispois.

FX dos oficiais eu recomendo o 56.72 os modificados sempre trazem melhoras, mais podem trazer alguns probleminhas na qualidade, to testando por um tempo maior o Omega, mais digo que ele não melhora muito em comparação ao oficiail 56.72.

Falou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei agora o driver 56.72 e o desempenho foi praticamente o mesmo do 81.95, fez 9,490 pontos e antes fez 9,462, minima diferença, mas se eu continuar usando esse driver antigo não havera perda de desempenho em jogos atuais? ou ele suporta tudo numa boa? pelo menos aumentou 28 pontos, acho q vou ficar com esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RamBo III@27 de janeiro de 2006, 14:28

testei agora o driver 56.72 e o desempenho foi praticamente o mesmo do 81.95, fez 9,490 pontos e antes fez 9,462, minima diferença, mas se eu continuar usando esse driver antigo não havera perda de desempenho em jogos atuais? ou ele suporta tudo numa boa? pelo menos aumentou 28 pontos, acho q vou ficar com esse.

Dificilmente perde... depende né, tem jogo que é mal feito e por ai vai.

O 56.72 foi disparado o melhor oficial aqui, só que o omega supera qualquer oficial, to usando ele agora, se quiser aumentar mais um pouco coloque o omega.

Falou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá gente...

dei uma sumida... <_<

mas tô por aqui de novo. :D

tive que sumir um pouco, pois estou com problemas de aquecimento na minha NX6200 (470/685) :cry: ... não sei se já existia, ou se só percebi quando habilitei o sensor de temperatura... coloquei dissipadores nas memos, só que o cooler original é muito fraco... alguem tem alguma ideia de como posso resfriar minha VGA sem gastar muito ??? não que eu tô com pena de gastar, mas é que eu queria passar ela para frente, e queria fazer isso com ela trabalhando beleza... não seria justo vender-la assim... o que acontece é que o ventilador original parou de funcionar, e tive que colocar um que ficava em cima do dissipador, e não dentro dele ( o dissipador parece uma flor, só que tem um ventilador dentro, muito pequeno :priv::priv::priv: )... só sei qeu quando passo um tempinho jogando em full, chega aos 79°... fonte não é, pois tenho uma Seventeam 420w, sem essa fonte a VGA não trabalhava 3 minutos em full, quero acrscentar q quando ligo o windows, a temperatura já começa em 63°... tá normal ??? se eu ficar só na NET, texto e etc... (2D), a placa não sobe 1° sequer, mas quando vou jogar (3D), em menos de 3 minutos travava, isso antes de pegar a fonte, com ela ele passou 41 minutos... mas mesmo assim trava... e ela não travava !!! Agradeço se alguém tiver uma dica para me ajudar, pois tô querendo jogar e não posso... :cry::cry::cry:

pode ser pasta termica ??? mesmo só esquentando em full ???

valeu gente... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom possuo uma fx 5200 da inno3d de 128mb e 128bit mas o unico driver que ela se sai bem é o que vem no cd o 66.93 fui testar o 81.95 que o pessoal fala bem dele e deixo a maioria dos meus games com poligonos pra tudo quanto é canto.

dei um mod na placa pra fx5500 pois com esse mod a tecnologia Intellisample fica ativava em certos games e consigo ajustar o FSAA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MadMan368@ 06 de fevereiro de 2006, 15:42

Bom possuo uma fx 5200 da inno3d de 128mb e 128bit mas o unico driver que ela se sai bem é o que vem no cd o 66.93 fui testar o 81.95 que o pessoal fala bem dele e deixo a maioria dos meus games com poligonos pra tudo quanto é canto.

dei um mod na placa pra fx5500 pois com esse mod a tecnologia Intellisample fica ativava em certos games e consigo ajustar o FSAA.

Viw cara, esse mod q você fez foi só um overclock ou você mudou a bios dela permanentemente?

porque aqui também tem alguns games q umas opções ficam desativadas e tal, e você continua usando o driver 66.93 então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não o mod dei atraves do RivaTuner pois tenho medo de perde a placa e fazer mod por BIOS é muito arriscadissimo tambem !

E overclock não fiz porque a placa aquece bastante tambem o maximo que consegui com ela foi 275/420 o stock dela é 250/333

É verdade mesmo o mod habilito umas tecnologias por ex.: no nfs most wanted com a fx5200 a opcao de ajuste do FSAA estava desativada e não conseguia nem a pau mexer ali quando dei o mod pra fx5500 parece que ativo a tal de intellisample que parece q controla o fsaa. E sim continuo usando o 66.93 porque ela não vai com a cara dos outros drivers da net :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MadMan368@06 de fevereiro de 2006, 15:42

Bom possuo uma fx 5200 da inno3d de 128mb e 128bit mas o unico driver que ela se sai bem é o que vem no cd o 66.93 fui testar o 81.95 que o pessoal fala bem dele e deixo a maioria dos meus games com poligonos pra tudo quanto é canto.

dei um mod na placa pra fx5500 pois com esse mod a tecnologia Intellisample fica ativava em certos games e consigo ajustar o FSAA.

Driver recente fica ruim nas FXs(8x.xx) use o 56.72 pra ver, foi o driver mais liso que já vi, tem um teste de multi texturing no 3Dmark 2001 ele foi o unico que se saiu perfeito nesse teste, todos os outros ficam lento ali, sem contar que ele n perdeu nos outros testes.

Omega driver é o mais rápido, mais não chega a ser muito em comparação ao 56.72, diferenca é pouca.

Quanto ao mod que você fez no RivaTuner, você mandou emular FX5500? Besteira sua, a FX5500 é uma FX5200 só com modelo trocado.

Intelissample existe desde as GF2 essa tecnologia ta sempre ativa, ah n ser que o game naõ use claro, mais dúvido.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!