Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mais uma dúvida, se eu atualizar a bios o raid0 se perde? ou depois do arranjo pronto não tem como perder ou se desconfigurar é só fazer novamente que os dados permanecerão nos discos?

Usei o HDtune pro e o average de leitura ficou o dobro de um HD sem raid, gostei!

Só as temperaturas dos HDs que o everest não mostra nem o HD tune, mas se é assim mesmo paciência e nem o Health do HD tune aparece no raid.

Postado
Mais uma dúvida, se eu atualizar a bios o raid0 se perde? ou depois do arranjo pronto não tem como perder ou se desconfigurar é só fazer novamente que os dados permanecerão nos discos?

Usei o HDtune pro e o average de leitura ficou o dobro de um HD sem raid, gostei!

Só as temperaturas dos HDs que o everest não mostra nem o HD tune, mas se é assim mesmo paciência e nem o Health do HD tune aparece no raid.

Pode atualizar a Bios sim, mas quando reiniciar deve mudar a configuração imediatamente para RAID para não corromper o Array, da mesma forma se der um clear na Bios. As temperaturas não são mostradas, esta é uma desvantagem.

Abraços.

Quanto ao Dalay Brahma, saudações conterrâneo, mas não sei como posso te ajudar para resolver seu problema. Pois, pelo que você andou explicando nos post já fez todas as possibilidades.

Dúvida: quanto tá a nota no seven no armazenamento? Ainda 5.9. Abraços.

Postado

Aqui está em 5.9, pior nota do meu hardware, o restante é 7.4 e as memórias 7.5 :unsure:

Postado

Olá!

Pabo.... vi que tem uma P5Q... MB que deve ter os setups de BIOs

iguais aos da minha P5Q-E...

Poderia por favor, só passar pra mim um passo a passo

pra eu fazer um Raid0 com dois HDs Seagates de 500gb??

e depois essa questão de strip tambem....

Duvida (nunca fiz raid): depois... na hora de instalar o Win7 x64,

ele ira achar o meu Raid??? ou tenho que fazer algo???

E depois na hora da instalação ele ira enxergar 1TB e eu poderei

deixar 100GB só pra ele normal? particionar normalmente?

Estou pra comprar 2 HDs, então ja me ajuda muito.

[]s!!!

Postado
Olá!

Pabo.... vi que tem uma P5Q... MB que deve ter os setups de BIOs

iguais aos da minha P5Q-E...

Poderia por favor, só passar pra mim um passo a passo

pra eu fazer um Raid0 com dois HDs Seagates de 500gb??

e depois essa questão de strip também....

Duvida (nunca fiz raid): depois... na hora de instalar o Win7 x64,

ele ira achar o meu Raid??? ou tenho que fazer algo???

E depois na hora da instalação ele ira enxergar 1TB e eu poderei

deixar 100GB só pra ele normal? particionar normalmente?

Estou pra comprar 2 HDs, então ja me ajuda muito.

[]s!!!

Conecta os HD's nas SATA vermelhas, muda a opção do armazenamento (Storage) para RAID, reinicia, fica apertando CTRL+I, cria o arranjo (é praticamente auto-explicativa essa parte), quanto ao particionamento, pelo que fiquei sabendo a pouco tempo você pode criar varios volumes no mesmo array ou então usar o particionador do windows normalmente.

Aqui o W7 achou o RAID normalmente, inclusive com os drivers do pendrive dava problema.

Postado

Quanto ao Dalay Brahma, saudações conterrâneo, mas não sei como posso te ajudar para resolver seu problema. Pois, pelo que você andou explicando nos post já fez todas as possibilidades.

Win7: 7,4 / 7,5 / 6,8 / 6,8 / 5,9.. bah! o hd 5400rpm do note faz 5,7. como meu array só faz 5,9? (como todo mundo). :mad:

Penso em fazer o que o cara daquele artigo (vide link) fez: 2 arrays / 2HD's. Acho que é melhor do que 1 array particionado, como o atual. Quem sabe não melhora o burst rate. :confused:

Postado

Resposta para Ex Inferis

Amigo em outro tópico tinha falado sobre as minhas experiências em fazer RAID na ICH10R com bastantes detalhes, eu tentei achar na busca, mas não consegui, você pode procurar com calma aqui no forum que tem muita informação. Agora essa questão de não reconhecer o RAID é problema de algumas versões do W7, nunca tive problema com isso aqui, como o próprio Sambaqui falou.

O manual da P5Q-E ensina a fazer tudo, o meu segui o manual da mobo e foi tranquilo, você não terá problemas.

Resposta para Dalai_Brahma:

Grande conterrâneo se você descobri como fazer 2 Arrays em 2 Hds ensina aí porque talvez faça a diferença.

Resposta para Sambaquy

O meu fica também em 5.9, as notas do w7 acho que não são otimizadas para o RAID, apesar de que vi um user aqui no fórum com 4HDs em RAID 0 ficar com 6.3. Acho que apenas com 2Hds não é explorado todo o potencial do RAID das nossas controladoras e também o potencial dos processadores de 4 núcleos, este último quando passei a usar aumentou a taxa de transferência dos meus arrays em relação a um E7200.

Abraços a todos.

Postado
Win7: 7,4 / 7,5 / 6,8 / 6,8 / 5,9.. bah! o hd 5400rpm do note faz 5,7. como meu array só faz 5,9? (como todo mundo). :mad:

Penso em fazer o que o cara daquele artigo (vide link) fez: 2 arrays / 2HD's. Acho que é melhor do que 1 array particionado, como o atual. Quem sabe não melhora o burst rate. :confused:

Só para ter um dado a mais o meu Burst Rate deu 147,3 MB/s, tempo de acesso 12,0 ms, transfer rate average: 166,5 MB/s, transfer rate min. 98,5 MB/s max.

215,9 MB/s.

Só usei o tamanho no array de 128, só tinha duas opções na minha controladora, 128 ou 64.

Postado

Resposta para Dalai_Brahma:

Grande conterrâneo se você descobri como fazer 2 Arrays em 2 Hds ensina aí porque talvez faça a diferença.

Amizade, no link que passei anteriormente tem os testes feitos por um 'condenado' (junglebizz). Logo abaixo, ele responde a outro como fez os 2 arrays. Pelo que entendi - a placa dele é a mesma da minha - ele fez o 1o. array definindo 90Gb (40GB no 5o. teste) pra usar com o Win7. O 2o. array ficou com o restante do espaço. concluiu que o desempenho melhora com menos espaço no array do OS. Confira:

http://www.hardwarecanucks.com/forum/storage/18600-raid-0-sb750-chipset-review.html

"... Page 76 shows you the setup screen. Highlight LD 1 and press Enter. You will be given a bunch of options. By default, my motherboard is set to RAID 0 and 64k stripe block. The other options were both set to ON and Cache Mode is set to WriteThru. Go down to the list of hard drives at the bottom and when you highlight the "N", press the spacebar to change it to a "Y". This means that this drive will be included in the array.

When you have added all of the drives, press Ctrl + Y to save the array. You will get some message about it destroying your MBR, so make sure anything you had on the drives is backed up. Press Ctrl + Y again to allow it to wipe your MBR.

Now you will have a message that says press Ctrl + Y to specify the array size or press another key to continue with the max size. This is where you "short stroke" the raid. Press Ctrl + Y and then specify the array size you want. As you can see from my testing, the size you choose has a definite impact on performance. Once you choose the size, press Enter and then you will see the array you just made in the list.

You can then press down and go to LD 2 and make an array with the rest of the hard drive if you like. It chooses the remaining storage space by default and will not let you create an array that is anything but the remaining storage space... "

Só para ter um dado a mais o meu Burst Rate deu 147,3 MB/s, tempo de acesso 12,0 ms, transfer rate average: 166,5 MB/s, transfer rate mim. 98,5 MB/s max.

215,9 MB/s.

Só usei o tamanho no array de 128, só tinha duas opções na minha controladora, 128 ou 64.

Citei o burst rate porque o meu oscilou 196-210, enquanto a galera tá chegando a 270-300 com discos equivalentes ao meu. Acho que o seu está baixo. habilitou o cache de disco?

Minha ECS também só oferece 64-128k. No link citado acima, entendi que o cara deixou a opção 'fastinit' = 'on', na criação do array, ao contrário do que o Rafael aconselhou. Vou passar pra ele.

abs. ;)

Postado
entendi que o cara deixou a opção 'fastinit' = 'on', na criação do array, ao contrário do que o Rafael aconselhou. Vou passar pra ele.

Bom agora dei uma pesquisada novamente, parece que com fast ou sem fast init você não ganha performance nenhuma, apenas cria o array mais rápido, veja abaixo:

Considerations for Fast Initialize

Use the Fast Initialize task to initialize all physical disks included in the virtual disk. The Fast Initialize task updates the metadata on the physical disks so that all disk space is available for future write operations. The initialize can be completed quickly because existing information on the physical disks is not erased, although future write operations will overwrite any information that remains on the physical disks.

note.gif NOTE: Doing a Fast Initialize causes existing data to be inaccessible. This task should be considered data destructive. In comparison with the Slow Initialize task, the Fast Initialize task has the following advantages:

• The Fast Initialize task takes less time to complete.
  • The Fast Initialize task does not write zeroes to the disk blocks on the physical disks. Because the Fast Initialize task does not perform a write operation, it causes less degradation to the disk than does the Slow Initialize task.

If you have had trouble with a physical disk or suspect that it has bad disk blocks, you may want to perform a Slow Initialize task, as this task remaps bad blocks and writes zeroes to all disk blocks.

Considerations for Slow Initialize

Use the Slow Initialize task to initialize all physical disks included in the virtual disk. The Slow Initialize task updates the metadata on the physical disks and erases all existing data and file systems.

In comparison with the Fast Initialize task, you may want to use the Slow Initialize task if you have had trouble with a physical disk or suspect that it has bad disk blocks. The Slow Initialize task remaps bad blocks and writes zeroes to all disk blocks.

The Slow Initialize task initializes one physical disk at a time. Each physical disk displays the Clear state while being initialized. During the time that the physical disk is in the Clear state, the Cancel Clear physical disk task is available. Performing a Cancel Clear task on the physical disk causes the Slow Initialize task to be cancelled for the entire virtual disk and all member physical disks. See "Clear Physical Disk and Cancel Clear" for more information.

Então, com o FastInit = on a controladora não formata "verdadeiramente" o disco, faz apenas uma formatação rapida por cima, ja com o fast init = off ela formata de verdade cada disco, zerando eles, e só então cria o array.

Postado

agradeço o amigo que respondeu...

continuando com as perguntas, talvez bobas para vocês, mas eu comprando

2 HDs de 500gb, pelo que estou lendo, devo criar dois arrays então?

um de 90gb por exemplo, só para win7 e mais nada, e o outro array para

o resto dos GB???? ai eu faço strip (que nem sei que hora vai perguntar) de

32,64 ou 128....

isso?

Peguem leve comigo rsrsrs entendo de proc, over, mb, vgas rsrsrs Raid nunca

tinha feito em PC... só em HDs da empresa nos meus servers HP, e mesmo

assim duas vezes na vida... só de escolher mesmo raid10 e mandar bala rsrrs

Então?

dois hds em raid0 e monto dois arrays? porque não mais então???

dos 1TB to pensando em:

090GB OS

010GB Temporarios

450GB Jogos 1

450GB Jogos 2

Para meus arquivos pessoais, e coisas importantes eu estaria usando

um hd de 750 WD green... para aplicativos, programas tipo office, photoshop...

Então o Raid0 seria pra dar um up mesmo nos acessos do sistema e jogos.

Nem me importanto (muito) se perder o raid e tal...

Estou pensando certo???

[]s

OBS: vi os amigos reclamando das notas de HD do windows7, e o meu da

5,8 tambem... e vi que para você chegar ai nos 7,7 tem que ser raid0 com SSD OCZ de 60gb :P

barato pra fazer esse raid rsrsrs 1k cada HD na media. To fora ^^

Postado
Citei o burst rate porque o meu oscilou 196-210, enquanto a galera tá chegando a 270-300 com discos equivalentes ao meu. Acho que o seu está baixo. habilitou o cache de disco?

Minha ECS também só oferece 64-128k. No link citado acima, entendi que o cara deixou a opção 'fastinit' = 'on', na criação do array, ao contrário do que o Rafael aconselhou. Vou passar pra ele. ;)

Como habilito o cache nos discos? Se caso eu fizer ou já tenho feito, acho que teu burst rate está normal, aliás eu nem vou estressar com isso se já tiver feito o cache, mas preciso verificar onde isso?

Postado
agradeço o amigo que respondeu...

continuando com as perguntas, talvez bobas para vocês, mas eu comprando

2 HDs de 500gb, pelo que estou lendo, devo criar dois arrays então?

um de 90gb por exemplo, só para win7 e mais nada, e o outro array para

o resto dos GB???? ai eu faço strip (que nem sei que hora vai perguntar) de

32,64 ou 128....

isso?

Peguem leve comigo rsrsrs entendo de proc, over, mb, vgas rsrsrs Raid nunca

tinha feito em PC... só em HDs da empresa nos meus servers HP, e mesmo

assim duas vezes na vida... só de escolher mesmo raid10 e mandar bala rsrrs

Então?

dois hds em raid0 e monto dois arrays? porque não mais então???

dos 1TB to pensando em:

090GB OS

010GB Temporarios

450GB Jogos 1

450GB Jogos 2

Para meus arquivos pessoais, e coisas importantes eu estaria usando

um hd de 750 WD green... para aplicativos, programas tipo office, photoshop...

Então o Raid0 seria pra dar um up mesmo nos acessos do sistema e jogos.

Nem me importanto (muito) se perder o raid e tal...

Estou pensando certo???

[]s

OBS: vi os amigos reclamando das notas de HD do windows7, e o meu da

5,8 também... e vi que para você chegar ai nos 7,7 tem que ser raid0 com SSD OCZ de 60gb :P

barato pra fazer esse raid rsrsrs 1k cada HD na media. To fora ^^

Se eu fosse refazer meu RAID hoje (não vou pois não tenho onde guardar 1TB), eu faria um array com 100GB com 32K pro sistema e um de 900GB com 128k pros jogos, filmes e tudo mais que tenho no pc (e eu sei que não tem como aproveitar 100% do 1TB, é so um exemplo).

O problema de você criar muitos arrays é que você não pode redimencioná-los sem deletar o mesmo, eu faria como disse acima (100/900) e dividiria o array de 900 em partições se necessario.

Postado
Como habilito o cache nos discos? Se caso eu fizer ou já tenho feito, acho que teu burst rate está normal, aliás eu nem vou estressar com isso se já tiver feito o cache, mas preciso verificar onde isso?

Acesse o gerenciador de dispositivos, expanda 'unidade de disco' e clique botão direito no array raid. Selecione 'propriedades', vá na aba 'diretivas' e marque 'ativar gravação de cache no disco'. ;)

Postado

A opção já estava habilitada, acho que nosso burst rate está normal, hoje começo a saga de instalar todos os jogos, quero ver se vai render uma boa velocidade e espero não dar legs por causa dos loadings e etc.

Postado

Obrigado rafael-aj

Só confirmando então...

2 HDs de 500GB

1º array de 100gb, posteriormente particionado:

90 GB para OS

10 GB Temporarios

2º array de 900gb,, posteriormente particionado:

450 GB jogos 1 / programas pesados ou de BenchMark

450 GB jogos 2 / programas pesados ou de BenchMark

Duvida... isso do strip de 32kb ou 128kb para um array e outro para o outro

seria para o que? Só pra saber e entender melhor.

Novamente obrigado!!!

Postado
Obrigado rafael-aj

Só confirmando então...

2 HDs de 500GB

1º array de 100gb, posteriormente particionado:

90 GB para OS

10 GB Temporarios

2º array de 900gb,, posteriormente particionado:

450 GB jogos 1 / programas pesados ou de BenchMark

450 GB jogos 2 / programas pesados ou de BenchMark

Duvida... isso do strip de 32kb ou 128kb para um array e outro para o outro

seria para o que? Só pra saber e entender melhor.

Novamente obrigado!!!

Pelo que li, o cara fez 64k no array do OS e 128k no outro. Segundo os testes dele, a diferença está só no %CPU mais baixo pra 128K. Acredito que isto deve beneficiar os jogos, gravação/conversão de áudio/vídeo que precisam da CPU. O OS nem tanto.

Com a palavra, os mais experientes. :)

Postado

Como o sistema trabalha com leitura/gravação de arquivos pequenos eu colocaria 32K, como a outra partição é usada para jogos, filmes etc seria melhor 128k, meras especulações.

Postado

Boa noite pessoal, para o pessoal que tem controladora RAID 10 intel, minha placa mãe é a ASUS P5Q e o SO o windows 7 32bit, minha dúvida é em relação ao último driver disponibilizado pela intel para a controladora RAID ICH10R:

Atualmente uso o driver 8.9.0.1023 disponibilizado no site da ASUS e na própria Intel. Só que no site da intel agora aprece um driver chamado "Intel Rapid Storage Technology" 9.6.0.1014 como latest driver. Gostaria de saber se este é realmente o último driver para a controladora RAID e que realmete houve uma mudança no nome do driver (antigamente se chamava Intel Matrix storage manager) e se ele também é compatível com a tecnologia cache de regravação de volume.

O link de onde estão os drivers:

http://downloadcenter.intel.com/Sear...l%C2%AE+RST%29

Saudações.

Postado
Boa noite pessoal, para o pessoal que tem controladora RAID 10 intel, minha placa mãe é a ASUS P5Q e o SO o windows 7 32bit, minha dúvida é em relação ao último driver disponibilizado pela intel para a controladora RAID ICH10R:

Atualmente uso o driver 8.9.0.1023 disponibilizado no site da ASUS e na própria Intel. Só que no site da intel agora aprece um driver chamado "Intel Rapid Storage Technology" 9.6.0.1014 como latest driver. Gostaria de saber se este é realmente o último driver para a controladora RAID e que realmete houve uma mudança no nome do driver (antigamente se chamava Intel Matrix storage manager) e se ele também é compatível com a tecnologia cache de regravação de volume.

O link de onde estão os drivers:

http://downloadcenter.intel.com/Sear...l%C2%AE+RST%29

Saudações.

Cara pelo menos aqui não repcisou de driver RAID pra P5Q, acho que ai tambem não vai precisar, sobre o programa é apenas um programa de gerenciamento, pra mim pelo menos ele é inutil.

Postado
Cara pelo menos aqui não repcisou de driver RAID pra P5Q, acho que ai tambem não vai precisar, sobre o programa é apenas um programa de gerenciamento, pra mim pelo menos ele é inutil.

Bom dia amigo, aqui quando instalei, utilizei o driver de disquete para reconhecer os HDs, e vi no site da intel esses dois drivers, aí fica a pergunta se realmente mesmo com nomes diferentes eles fazem a mesma coisa. Em breve pretendo formatar novamente, pois troquei de HD. Obrigado.

Postado
Bom dia amigo, aqui quando instalei, utilizei o driver de disquete para reconhecer os HDs, e vi no site da intel esses dois drivers, aí fica a pergunta se realmente mesmo com nomes diferentes eles fazem a mesma coisa. Em breve pretendo formatar novamente, pois troquei de HD. Obrigado.

Isso não sei dizer, fiz uma confusão e achei que voce estava se referindo ao programa de gerenciamento e não ao driver em si.

Postado

Li o topico e achei bastante interessante, mas não achei a resposta para minha dúvida:

Possuo um 2003 server com uma placa-mãe INTEL XEON S5000VSASATAR e 3 hds: 1 para backup + 1 para SO e dados e + 1 espelhado nele (SO e dados).

Ocorre que após a troca de placa-mãe por outro tecnico (SO não foi alterado), o raid 1 nao foi ativado, ficando os dos HDs com informações diferentes e sem a segurança do RAID 1.

Minha dúvida: posso ativar o RAID 1 sem risco de perder os dados do disco principal? É possivel corrigir o problema causado sem ter de reinstalar todo o sistema?

Muito obriado desde já.

Postado
Li o topico e achei bastante interessante, mas não achei a resposta para minha dúvida:

Possuo um 2003 server com uma placa-mãe INTEL XEON S5000VSASATAR e 3 hds: 1 para backup + 1 para SO e dados e + 1 espelhado nele (SO e dados).

Ocorre que após a troca de placa-mãe por outro tecnico (SO não foi alterado), o raid 1 nao foi ativado, ficando os dos HDs com informações diferentes e sem a segurança do RAID 1.

Minha dúvida: posso ativar o RAID 1 sem risco de perder os dados do disco principal? É possivel corrigir o problema causado sem ter de reinstalar todo o sistema?

Muito obriado desde já.

Não tenho certeza sobre isso, mas creio que não, so reinstalando/montando tudo, mas como não sou nenhum tecnico acho que seria melhor voce perguntar pra algum.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!