Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Se eu não em engano está configurado para stripe de 32k.

Bom o técnico me disse ontem que com a queda de energia a Bios poderia ter voltado para o default.

Acontece que não tenho certesa se a RAID está montada da maneira correta, isso inclui além de configurações, a montagem física também ..

:huh:

Amizade, durante o post da Bios, você tem a opção "CTRL+I" pra acessar o utilitário Intel pra Raid. Lá, tens a situação do Raid e dos discos do conjunto. Raid= "normal' e discos = 'member(...)' é o certo. Ainda pode verificar espaço, ID, etc.. Dá uma lida no manual. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Completamente possivel, tudo que voce fazia com um HD você pode fazer com a arranjo RAID sem problemas.

Na sua opnião, como você instalaria os programas (windows, office, jogos, programas, nesta situação:

  • RAID 0 com 2 x HD 160Gb
  • Storage com 1 x HD 320Gb Sata II + 1 HD 160Gb IDE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua opnião, como você instalaria os programas (windows, office, jogos, programas, nesta situação:

  • RAID 0 com 2 x HD 160Gb
  • Storage com 1 x HD 320Gb Sata II + 1 HD 160Gb IDE

Eu instalaria windows, office, jogos, programas no arranjo RAID e deixaria os HD's em single pra backup, ou então pra armazenar filmes, musicas, imagens de jogos, trabalhos e projetos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer esse raid0 aqui em casa, primeira vez, tudo deu certo, instalei OS e tal. Só que quando o fiz, nem me dei conta de limpar a bagunça do gabinete, aquela faxina pra ficar tudo 0. Dai vem a duvida. Se eu desconectar os satas, vou ter que reconectar tudo no mesmo lugar ou nem pode fazer isso? O raid vai se perder ou algo assim? Fiz um topico no forum mas ninguem respondi, procurei sobre esse tipo de duvida, mas ninguem até agora apareceu. Se alguem ai já fez, e deu certo, aparece! \o/ Abraço ae... a duvida é só essa, pode desplugar os hds e depois recolocar no mesmo lugar que vai reconhecer normal? valeu... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer esse raid0 aqui em casa, primeira vez, tudo deu certo, instalei OS e tal. Só que quando o fiz, nem me dei conta de limpar a bagunça do gabinete, aquela faxina pra ficar tudo 0. Dai vem a duvida. Se eu desconectar os satas, vou ter que reconectar tudo no mesmo lugar ou nem pode fazer isso? O raid vai se perder ou algo assim? Fiz um topico no forum mas ninguem respondi, procurei sobre esse tipo de duvida, mas ninguem até agora apareceu. Se alguem ai já fez, e deu certo, aparece! \o/ Abraço ae... a duvida é só essa, pode desplugar os hds e depois recolocar no mesmo lugar que vai reconhecer normal? valeu... :huh:

Eu já fiz umas 3x e nunca deu problema, eu marquei com uma caneta no cabo e no HD qual HD vai em qual entrada, por exemplo se um dos HD's do arranjo está na SATA_1 voce marca no cabo e no disco um "1", não sei se colocar em outra entrada tambem da certo, eu até creio que sim, mas nunca testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz umas 3x e nunca deu problema, eu marquei com uma caneta no cabo e no HD qual HD vai em qual entrada, por exemplo se um dos HD's do arranjo está na SATA_1 voce marca no cabo e no disco um "1", não sei se colocar em outra entrada tambem da certo, eu até creio que sim, mas nunca testei.

valeu, velho.. tava com medo de feder todo o esquema aqui. Vou fazer o teste aqui agora. o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu, velho.. tava com medo de feder todo o esquema aqui. Vou fazer o teste aqui agora. o/

Amizade, pode remexer o quanto quiser, mudar de porta, etc..enquanto o PC desligado. O que não pode é ligar o PC sem todos os discos do conjunto Raid-0 estarem ligados, pois, o sistema vai identificá-lo como "failed", "broken", "corrupted", etc. pela falta de parte do arranjo e não consegue mais remontá-lo. No caso de Raid-1, 5 ou 10 é diferente, pois, tem sempre uma cópia pra ajudar a reconstruí-lo ao repor um disco falho ou desligado - mas, tem de executar "repair" ou "rebuild" ou 'dar tempo' para o SO fazê-lo (em algumas placas).

Se você 'resetar' o BIOS (ou altará-lo), o modo 'RAID' volta pra 'IDE'/'SATA' (default). É só voltar o modo pra "RAID" que normaliza.

Os cenários descritos acima foram vivenciados por mim, ora c/ SCSI's, ora c/ Sata's, ora SSD's.

Reservo-me o direito do equívoco por características distintas entre cada marca/modelo de dispositivos envolvidos no assunto. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade, pode remexer o quanto quiser, mudar de porta, etc..enquanto o PC desligado. O que não pode é ligar o PC sem todos os discos do conjunto Raid-0 estarem ligados, pois, o sistema vai identificá-lo como "failed", "broken", "corrupted", etc. pela falta de parte do arranjo e não consegue mais remontá-lo. No caso de Raid-1, 5 ou 10 é diferente, pois, tem sempre uma cópia pra ajudar a reconstruí-lo ao repor um disco falho ou desligado - mas, tem de executar "repair" ou "rebuild" ou 'dar tempo' para o SO fazê-lo (em algumas placas).

Se você 'resetar' o BIOS (ou altará-lo), o modo 'RAID' volta pra 'IDE'/'SATA' (default). É só voltar o modo pra "RAID" que normaliza.

Os cenários descritos acima foram vivenciados por mim, ora c/ SCSI's, ora c/ Sata's, ora SSD's.

Reservo-me o direito do equívoco por características distintas entre cada marca/modelo de dispositivos envolvidos no assunto. ;)

valeu pela ajuda ai tinha essa mesma duvida queria pintar meu gabinete por dentro, outra duvida é se eu poderia trocar de placa mãe e ligar meu arranjo já pronto normalmente?

Abraço ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda ai tinha essa mesma duvida queria pintar meu gabinete por dentro, outra duvida é se eu poderia trocar de placa mãe e ligar meu arranjo já pronto normalmente?

Abraço ae!

Da uma voltada algumas paginas aqui no topico, se não me engano teve um companheiro aqui do forum que relatou ter feito isso com sucesso, não lembro em que circunstancias (de repente de uma ICHOR10 pra outra ICHOR10 é 100%, mas de uma controladora pra outra diferente de problema), mas um bom backup sempre é recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma voltada algumas paginas aqui no topico, se não me engano teve um companheiro aqui do forum que relatou ter feito isso com sucesso, não lembro em que circunstancias (de repente de uma ICHOR10 pra outra ICHOR10 é 100%, mas de uma controladora pra outra diferente de problema), mas um bom backup sempre é recomendado.

Foi isso mesmo, mesma controlodora. Mas, acho que foi uma pouco mais além. Era uma Asus por outra, se lembro. Talvez o BIOS fosse o mesmo. De qualquer forma, ele faz BKP (ou imagem), testa e 'posta' o resultado.

A propósito, tenho alguns testes feitos c/ SSD, Raid 0 e Raid 1, no tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096/8

'Folheem' as páginas, estão espalhados.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Dei umas lidas nas explicações do Luciano3001 (Luciano Roberto) e ainda estou com umas dúvidas aqui... Estava afim de montar um Raid 0 para desktop mesmo (o pc da assinatura) visando o bendito desempenho, porém tenho uma pulga atrás da orelha quanto a isso:

- Ouvi boatos que um sistema em RAID dá muito problema? Isso é verdade?

- Há chances ou severas chances de um sistema em RAID apresentar mais falhas e defeitos do que apenas um HD "setado" em SATA (modo comum de qualquer usuário)?

- No momento eu tenho uma HD apenas... Se for montar um RAID 0, terei que formatá-la, fazer um backup, para então poder configurá-la em RAID 0?

- Para montar esse RAID 0 eu preciso apenas de mais um HD igual, conectar na MB e configurar na BIOS para RAID 0? É isso?

Aguardo ajuda de vocês.... Desculpem-me pela ignorância... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Dei umas lidas nas explicações do Luciano3001 (Luciano Roberto) e ainda estou com umas dúvidas aqui... Estava afim de montar um Raid 0 para desktop mesmo (o pc da assinatura) visando o bendito desempenho, porém tenho uma pulga atrás da orelha quanto a isso:

- Ouvi boatos que um sistema em RAID dá muito problema? Isso é verdade?

- Há chances ou severas chances de um sistema em RAID apresentar mais falhas e defeitos do que apenas um HD "setado" em SATA (modo comum de qualquer usuário)?

- No momento eu tenho uma HD apenas... Se for montar um RAID 0, terei que formatá-la, fazer um backup, para então poder configurá-la em RAID 0?

- Para montar esse RAID 0 eu preciso apenas de mais um HD igual, conectar na MB e configurar na BIOS para RAID 0? É isso?

Aguardo ajuda de vocês.... Desculpem-me pela ignorância... :unsure:

- Não, fiquei com essa duvida tambem, pelo que acompanhei nesse tópico e em outros tambem são raros os problemas, aqui por exemplo o arranjo aqui está montado a quase um ano e até hoje não me encomodei.

- Creio que as chanches são as mesma de um HD em single multiplicadas por 2, visto que o conteudo é repartido entre 2 discos (caso RAID 0 com dosi HD's), logo se voce perder um deles perdera tambem os dados do outro.

- Quando voce configurar os HD's para RAID eles serão apagados, portanto você deve fazer backup em outro HD que não vai utilizar no arranjo, pendrive ou DVD, depois configurar o arranjo e depois disso voce instala o sistema/formata.

- O HD não precisa ser igual, voce vai conectar os 2, configurar para RAID e talvez seja necessário o driver na hora de instalar o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Não, fiquei com essa duvida tambem, pelo que acompanhei nesse tópico e em outros tambem são raros os problemas, aqui por exemplo o arranjo aqui está montado a quase um ano e até hoje não me encomodei.

- Creio que as chanches são as mesma de um HD em single multiplicadas por 2, visto que o conteudo é repartido entre 2 discos (caso RAID 0 com dosi HD's), logo se voce perder um deles perdera tambem os dados do outro.

- Quando voce configurar os HD's para RAID eles serão apagados, portanto você deve fazer backup em outro HD que não vai utilizar no arranjo, pendrive ou DVD, depois configurar o arranjo e depois disso voce instala o sistema/formata.

- O HD não precisa ser igual, voce vai conectar os 2, configurar para RAID e talvez seja necessário o driver na hora de instalar o sistema.

Rafael, "brigadasso", aê! Me ajudou muito!

Só uma última questão... O driver que você diz ser necessário a instalação é o da placa mãe devido a controladora, não é?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, "brigadasso", aê! Me ajudou muito!

Só uma última questão... O driver que você diz ser necessário a instalação é o da placa mãe devido a controladora, não é?

Valeu!

Exato! Eu até tinha um tutorial aqui, mas nao acho mais o link, mas essencialmente voce baixa os drivers, coloca num pendrive e deixa ele ali, se na hora de instalar o sistema empacar voce manda instalar o driver, senão apenas segue os passos normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
é possivel fazer RAID com Discos rigidos diferentes Ex:eu tenho um Samsung hd322hj(320 gb) mais pretendo comprar um de 500gb ou um de 1000gb(1Tb), seria possivel fazer RAID entre eles ou teria que ter outro Disco igual?

Grato!

Roka, você pode sim. Porém, não aproveitará todo espaço possível.

Suponho que queiras criar RAID-0...você teria um Raid formado por 320GB do Samsung + 320GB do outro disco. A outra parte (X-320) do segundo disco ficaria de fora. Se sua controladora suportar JBOD, você ainda pode aproveitá-la, configurando-a JBOD. Ficaria, assim, 640GB (320+320) Raid-0 e X-320 como se fosse outro disco. X= 500GB ou 1TB.

Ainda, seu disco antigo deve ter desempenho inferior a estes novos (veloc., buffer, acesso, etc), limitando o desempenho do conjunto.

Resumindo, é possível, melhora o desempenho, mas, não é o ideal. ;)

Ao invés de 2 cavalos puxando a carroça, terias, um cavalo e um burro. O cavalo não vai mais rápido porque o burro não deixa. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é mais aconselhavel pegar um identico correto?

Isso mesmo, de preferência. Ou 2x500 ou 2x1TB. Indico 2 x Caviar Black 1TB 64 buffer da WD. Mas, se a grana é curta e tiver outro 320GB, serve bem.

Agora, se quer performance mesmo, e quer gastar uns '100 mangos' a mais, indico discos sólidos SSD's, 2x mais rápido. Veja o link abaixo, com comentários e testes. Sugiro ler do início. Tenho F40 Corsair em uso e 2 Crucial C300 sobrando, ambos 0Km 3 anos pelo fabricante.

Resumindo: instala o OS+office+AV+3/5 jogos e o de 320GB fica como armazanamento.

http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096/4

Abraços. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, espero que estas dúvidas sejam pertinentes a este tópico... estou montando uma plataforma 1156 e tenho várias dúvidas sbre o raid. Apenas por favor tenham em mente que já tenho noção dos riscos serem multiplicados pela quantidade de HD's, e que será um pc voltado a games.

1 - Estou para montar um raid 0 com 2 seagate barracuda 500gb (7200.12), sem controladora além da placa mãe (P7P55D-E PRO), porém estou na dúvida de qual seria a evolução do desempenhos ao criar o raid com 3 discos... (supondo 1=100%, 2=190%, 3=??) não encontro reviews recentes em local nenhum com estas características. Já estou ciente dos riscos (multiplicados pelo número de hd's).

2 - Também gostaria de uma noção do impacto que teria no processador (i5 provavelmente a 3,4 - ainda montando).

3 - Caso utilize 2 HD's (custo/benefício?) imagino separar 80gb para SO + programas, 500 para games, e restante para outros dados (ou com 3hds 90Gb/600Gb/restante). Dúvidas: 80Gb realmente bastariam, e funcionaria a contento? O W7 x64 conseguiria efetuar este particionamento nos discos em raid?

PS: Caso tenham conhecimento de reviews/testes de usuários com características parecidas, tb agradeceria pelos links.

desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de Ajuda, quero 2 RAID0 e estou fazendo assim,

O primeiro RAID0 2HD X 750MB na controladora onboard da MB e instalei uma outra controlador PCi_ex HightPoint RocketRAID 2710 com 2HD X 1TB pra fazer outro RAID0 so que ao instalar este ultimo ela tira o RAID0 onboard da Bios, e nao da o boot por ele que tem o Sistema Operacional, como faco pra manter as duas? e também para criar particoes na mesma. Minha MB e uma Asus Maximus II Formula (P45)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa sou leigo, mas estou com uma dúvida, será que alguém pode me ajudar????

Não sei se estou postando no lugar certo, mas se não estiver peço aos moderadores que mova para o lugar correto fazendo favor...

Queria saber qual a diferença entre 32mb e 64mb? qual é melhor??

Estou prestes a comprar um HD e não sei qual é a marca mais recomendada, mas vejo bastante gente comentando sobre os Seagate Barracuda, ele é bom?

Qual me indicam a comprar? um com 32mb ou 64mb???

Obs: Quero comprar um de 1TB.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, espero que estas dúvidas sejam pertinentes a este tópico... estou montando uma plataforma 1156 e tenho várias dúvidas sbre o raid. Apenas por favor tenham em mente que já tenho noção dos riscos serem multiplicados pela quantidade de HD's, e que será um pc voltado a games.

1 - Estou para montar um raid 0 com 2 seagate barracuda 500gb (7200.12), sem controladora além da placa mãe (P7P55D-E PRO), porém estou na dúvida de qual seria a evolução do desempenhos ao criar o raid com 3 discos... (supondo 1=100%, 2=190%, 3=??) não encontro reviews recentes em local nenhum com estas características. Já estou ciente dos riscos (multiplicados pelo número de hd's).

2 - Também gostaria de uma noção do impacto que teria no processador (i5 provavelmente a 3,4 - ainda montando).

3 - Caso utilize 2 HD's (custo/benefício?) imagino separar 80gb para SO + programas, 500 para games, e restante para outros dados (ou com 3hds 90Gb/600Gb/restante). Dúvidas: 80Gb realmente bastariam, e funcionaria a contento? O W7 x64 conseguiria efetuar este particionamento nos discos em raid?

PS: Caso tenham conhecimento de reviews/testes de usuários com características parecidas, tb agradeceria pelos links.

desde já obrigado.

estou com um duvida parecida com a sua. mas o meu ponto é.

Li aqui mesmo no forum(na verdade um link que levava para outro forum), que nem todos os hds são bons usar raid por causa do TLER(ter ou não)

A Western Digital fabrica discos rígidos da edição desktop e da edição RAID. Cada tipo de disco rígido é projetado para trabalhar especificamente como um disco isolado, ou em um ambiente RAID com múltiplos discos.

Se você instalar e usar um disco rígido da edição desktop conectado a um controlador RAID, o disco pode não funcionar corretamente. Isto é provocado pelo procedimento normal de recuperação de erros que um disco rígido da edição desktop usa.

Eu queria indicação de hds para sata 3 6GB/s para usar em RAID 0 sem ter esse problema de comprar um hd errado.

Pelo que li no outro forum, o bom são HDs com TLER.

mas eu procurei e não achei quase nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, espero que estas dúvidas sejam pertinentes a este tópico... estou montando uma plataforma 1156 e tenho várias dúvidas sbre o raid. Apenas por favor tenham em mente que já tenho noção dos riscos serem multiplicados pela quantidade de HD's, e que será um pc voltado a games.

1 - Estou para montar um raid 0 com 2 seagate barracuda 500gb (7200.12), sem controladora além da placa mãe (P7P55D-E PRO), porém estou na dúvida de qual seria a evolução do desempenhos ao criar o raid com 3 discos... (supondo 1=100%, 2=190%, 3=??) não encontro reviews recentes em local nenhum com estas características. Já estou ciente dos riscos (multiplicados pelo número de hd's).

2 - Também gostaria de uma noção do impacto que teria no processador (i5 provavelmente a 3,4 - ainda montando).

3 - Caso utilize 2 HD's (custo/benefício?) imagino separar 80gb para SO + programas, 500 para games, e restante para outros dados (ou com 3hds 90Gb/600Gb/restante). Dúvidas: 80Gb realmente bastariam, e funcionaria a contento? O W7 x64 conseguiria efetuar este particionamento nos discos em raid?

PS: Caso tenham conhecimento de reviews/testes de usuários com características parecidas, tb agradeceria pelos links.

desde já obrigado.

Fcara, vamos à La Hidelbrando 'Moto-Serra' Pascoal, por partes...

1) Li em aguns 'posts', testes em que o conjunto Raid-0 teve melhor rendimento em pares, porém, o % de ganho cai. E a partir de 4 discos, strip de 128k;

2) não sei mensurar, mas, processadores antigos trabalhavam com muitos discos sem problemas;

3) não particione! você perderá desempenho. Tente criar 2 ou 3 Raid's, definindo o tamanho desejado. Um usuário de outro fórum fez isso com sucesso;

4) revise o tópico. Obtive estas informações em links postados aquí. Veja também GDH e Adrenalina.

Se você pensa em mais de 4 disco, acho que seria melhor Raid-5, velocidade e redudância dos dados.

Se quer velocidade mesmo, Já pensou em SSD's? Tenho alguns testes no tópico abaixo. O autor me ajudou bastante. 1 SSD pode ser 1,5 a 2 vezes mais rápido do que um Raid-0, não só pelas taxas de leitura/escrita, também o tempo de acesso 0,1ms. Tem a desvantagem da pouca capacidade, mas, isto gerenciá-se na aplicação.

http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096/1

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa sou leigo, mas estou com uma dúvida, será que alguém pode me ajudar????

Não sei se estou postando no lugar certo, mas se não estiver peço aos moderadores que mova para o lugar correto fazendo favor...

Queria saber qual a diferença entre 32mb e 64mb? qual é melhor??

Estou prestes a comprar um HD e não sei qual é a marca mais recomendada, mas vejo bastante gente comentando sobre os Seagate Barracuda, ele é bom?

Qual me indicam a comprar? um com 32mb ou 64mb???

Obs: Quero comprar um de 1TB.

Obrigado pela atenção.

Amizade, devias estar em um tópico sobre recomendações de hardware, mas, vamos lá... Buffer é como 'cache', auxília a manipulação dos dados na transferência. Quanto mais, melhor. Tem efeito nos valores de 'burst rate' em testes.

Seagates são muito bons mesmo. Dê uma pesquisada, não sei se eles já têm discos c/ buffer 64mb. Indicaria o Western Digital (WD) Caviar black 1TB 64mb. abraço. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!