Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Quero um desse HD 7200rpm que em single bate 245mb/s, O normal em RAID pra 2 HD's em RAID 0 é de por volta de 200Mb/s no HD Tach, tente habilitar o cache de disco, provavelmente no programa da controladora tera essa opção, se nao clica com o botao direito no disco em "meu computador"->propriedades->Hardware->seu arranjo RAID->propriedades->diretivas->"habilitar gravação em cache no dispositivo"

Olá amigo procurei sobre a cache do disco e não consegui encontrar quando instalei o sistema operacional instalei apenas os drivers da controladora nenhum

software extra.

Fico com duvida em uma coisa vocês falam de arranjo raid minha controladora

não mostra nada de arranjo quando ligo o computador aparece o boot da controladora reconhecendo os dois hds e em baixo indicando que esta em raid0

Uma outra duvida que tenho é sobre mudar disco para volume para trabalhar com raid via software isso é necessario para obter maior tranferencia ?

Vi um pessoal fazendo raid superando os ultra320 do hdtach como isso é possivel você me disse que raid0 com dois hd é 200mb/s não to vendo vantagem em utilizar raid0 seria uma vantagem se ele batesse ou igualasse os ultra 320 que mostra do hdtach

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, pessoal, tudo bem?!

Estou com 2 problemas num arranjo Raid-1 de 2 SSD's Corsair F40, c/ Red Hat Enterprise Linux 5.5 Server instalado - sou iniciante em linux - numa Intel DH57DD (controladora ICH10); um decorrente do outro. Então, cronologicamente são:

1) um desligamento inadequado gerou erros e alguns arquivos (identifiquei um, o que eu estava editando no momento) e blocks, e a iniciar o tal do Gerenciamento LVM apresenta "falha". Procedi intuitivamente algumas instruções que foram aparecendo (clear, fix, etc). Todos os outros serviços iniciam "ok". E o sistema abre aparentemente normal, inclusive o essencial Oracle e o banco de dados.

Gostaria de ajuda para reparar, se isso é possível. (SE NÃO TEM A VER COM O ARRANJO, RESPONDAM POR MP. OFF TOPIC NÃO É MEU INTUITO).

2) ocorrido o dito, passei então a examinar se haveria problema físico/estrutural/ arquivos com o arranjo. Desliguei o segundo para testar o primeiro 'single' e o sistema entrou com o mesmo 'sintoma'. Faltava testar o segundo 'single'. Religuei o segundo e, claro, precisava reconstruir o arranjo antes (status: Rebuild). Aí a questão: a controladora não oferece esta opção. Apenas informa "..array will be rebuilt within operate system". Se entendi, seria reconstruído pelo Linux. Está certo?

Deixei o sistema rodando todo o dia e o 'status' ainda é 'rebuild'. Deveria executar algo para reconstruir?

Aos que se disporem a ajudar, peço a gentileza de repassares as explicações e as linhas de comando como num tutoriam. Meu conhecimento é mínimo, não me deixaria enteder algo técnico/teorico. Caso necessitem mais informações, é só falar; digo, postar.

Desde já, sou grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, Pessoal!

Resolvi o problema acima reinstalando tudo. Se havia como 'salvar' a instalação, estava fora do meu humilde conhecimento. E o Raid-1, neste caso, não poderia ter efeito, pois, foi exatamente a parte do LVM - que gerencia o arranjo - que deu pau.

Agora, estou tentando evitar esta situação através da criação de uma imagem da instalação, utilizando o Acronis TrueImage Echo Enterprise server Boot CD. Para tal, gostaria da ajuda na utilização. Tenho algumas dúvidas quanto ao seu manuseio com arranjos Raid.. se tenho que 'clonar' os 2 discos ou apenas 1 deles, se preciso proceder outras tarefas., etc..

Estou rodando o redHat EL server 6 (ainda serão avaliados o fedora 13/14 e OracleLinux6), em 2 Corsair F40 @ Raid 1, onde tentei instalar uma versão trial do Acronis backup & restore server linux sem sucesso. Assim, parti pra o 'boot cd' que finalmente consegui um 'funcionável'.

Nas primeiras páginas deste tópico, foi mencionado o Acronis como o recomendado para tal tarefa em Raid, então, espero que possam me dar alguma orientação, pela qual já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Galera tudo bem? gente um amigo meu esta com um problema e vou tentar explicar pra ver se alguem me ajuda ok?

então ele tem uma placa-mãe que tem 4 satas e 2 Raid (acho que foi isso que li la)

So que seguinte uma duvida o sata2(o conector) nao esta na placa, tipo como se tive-se quebrado, nao sei se alguem quebrou ou se é da placa-mãe isso mesmo alguem saberia dizer? detalhe que esqueci de pegar o modelo da placa so sei que é uma asus.

Bom ele tem 3 Hds, o HD 1 esta no sata e é de 320gb e esta instalado o sitema operacional nele. e tmb tem mais 2 HDs cada um de 1 tera ligados no Raid, segundo ele esses 2 Hds se chamavam manuel 1 e manuel 2 certo? So que quando ele ligou o pc apareceu somente o manuel 1, tentei inverter de tudo que era jeito e nada coloquei no sata e nada, liguei 1 de cada vez e tmb nada e o misterio(porque nao conheço sobre raid) é que os 2 hds estão com mesmos arquivos e como manuel 1. so que o que aconteceu foi o seguinte, Deu algum pau na placa dele e ele pediu pra um cara ver e o cara desmontou todo o pc dele tirou ate a placa-mãe, acabou que o cara ligou tudo de novo e ele nao sabe como estava ligado os Hds. Procurei saber sobre o sistema raid e vi que ele trabalha em conjunto com todos Hds resumidamente falando certo.

Minha duvida é, se o cara ligou errado esses Hds ele pode ter feito uma copia do Hds manuel 1 em cima do manuel 2?

Galera se estou falando besteira desculpa mais é que nao manjo nada sobre raid.

Se alguem entendeu mais ou menos e puder ajudar agradeço :D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Galera tudo bem? gente um amigo meu esta com um problema e vou tentar explicar pra ver se alguem me ajuda ok?

então ele tem uma placa-mãe que tem 4 satas e 2 Raid (acho que foi isso que li la)

So que seguinte uma duvida o sata2(o conector) nao esta na placa, tipo como se tive-se quebrado, nao sei se alguem quebrou ou se é da placa-mãe isso mesmo alguem saberia dizer? detalhe que esqueci de pegar o modelo da placa so sei que é uma asus.

Bom ele tem 3 Hds, o HD 1 esta no sata e é de 320gb e esta instalado o sitema operacional nele. e tmb tem mais 2 HDs cada um de 1 tera ligados no Raid, segundo ele esses 2 Hds se chamavam manuel 1 e manuel 2 certo? So que quando ele ligou o pc apareceu somente o manuel 1, tentei inverter de tudo que era jeito e nada coloquei no sata e nada, liguei 1 de cada vez e tmb nada e o misterio(porque nao conheço sobre raid) é que os 2 hds estão com mesmos arquivos e como manuel 1. so que o que aconteceu foi o seguinte, Deu algum pau na placa dele e ele pediu pra um cara ver e o cara desmontou todo o pc dele tirou ate a placa-mãe, acabou que o cara ligou tudo de novo e ele nao sabe como estava ligado os Hds. Procurei saber sobre o sistema raid e vi que ele trabalha em conjunto com todos Hds resumidamente falando certo.

Minha duvida é, se o cara ligou errado esses Hds ele pode ter feito uma copia do Hds manuel 1 em cima do manuel 2?

Galera se estou falando besteira desculpa mais é que nao manjo nada sobre raid.

Se alguem entendeu mais ou menos e puder ajudar agradeço :D

Abraços

Calma, Wills!..

Se o 'cara' fez alterações na placa, ele pode ter voltado o bios pra 'default' ou alterou o 'modo sata' (pode ter outros nomes dependendo da placa) de 'Raid' para 'sata'(default) ou 'Ahci' ou outro... é isso que precisas verificar.. se não houve danos ao arranjo (p.ex., se tentou reparar ou rodar em outra config... lascou!), quando você por o 'modo sata' em 'Raid', ele reconhecerá novamente o conjunto. Reinicie, o setup tentará ler o conjunto e postará o seu estado ('ok', 'funcional', normal; ou 'verify', rebuild' ou 'damege'...) que também pode ser detalhado, acessando o 'utility' raid da controladora teclando a combinação ctrl+I ou ctrl+f ou outro dependendo do fabricante.

O resultado desta analise dirá se você perdeu ou não.

Sucesso! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dalai mais então, onde vejo essas configuraçoes ae? voce rpecisa saber o modelo da placa?

então cara é o seguinte quando eu entro no setup dele nao marca os nome la como Sata sabe...ele mostra tudo como se fosse IDE, sabe a primeira pagina do setup ai tem la os hardware instalados como dvd-cd e hds ne? Todos mostrar como se fosse IDE..sera que tem haver? tem como voce explica com mais detalhes como posso fazer isso voltar? grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dalai mais então, onde vejo essas configuraçoes ae? voce rpecisa saber o modelo da placa?

então cara é o seguinte quando eu entro no setup dele nao marca os nome la como Sata sabe...ele mostra tudo como se fosse IDE, sabe a primeira pagina do setup ai tem la os hardware instalados como dvd-cd e hds ne? Todos mostrar como se fosse IDE..sera que tem haver? tem como voce explica com mais detalhes como posso fazer isso voltar? grato

Wills, pra ser exato, eu teria que ter o seu modelo de placa comigo... mas, eu não sou técnico, sou usuário.. então, vou dar o exemplo de uma intel dh57dd, ok?.. mas, pra outras é basicamente o mesmo procedimento.

Entre no setup. Procure nos 'menus' uma opção de configuração 'devices' ou 'sata drivers' ou 'avançadas' ou 'boot' (ou similar). Esta opção tem que ter o parâmetro 'sata mode' ou 'ide mode' ou 'boot mode'. Neste, você deve ver os modos 'ide', 'raid' e 'ahci' teclando 'enter'. É só escolher 'raid'.

Reinicie. Durante o setup, você verá o 'post' do utilitário da controladora raid de sua placa listando o arranjo raid e seu estado, seus discos, se são 'single' ou do raid, etc.. e a opção para acessar o utilitário ctrl + 'letra' (I-intel, F-amd...) e gerenciar o raid. Daí, você analisa o resultado.

Acho que é só. Espero que te ajude. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o maior problema no RAID 0 é se caso um dos HDs pifar fisicamente, você perde todos os dados. Como o amigo luciano3001 disse durante o topico, RAID 0 é pra aumentar desempenho, se você quer segurança ai você teria que fazer RAID 1, agora se você quer ter desempenho e segurança, você precisaria fazer RAID 0+1.

Até Mais B)

No meu caso eu atualizei a Bio e agora o RAID foi desmontado, será que perdi tudo?

Será que tem um macete para se atualizar uma Bios para quem tem RAID?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois níveis de RAID que você citou são "montados" quando instalamos o HD antes da instalação do sistema operacional, e todos os dados previamente instalados nos HD´s são perdidos, porém existem níveis de RAID como o RAID 1 que é possivel ser montado após a instalação do Sistema Operacional sem perda de dados.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Eu montei meu RAID 0 e depois instalei o Windows 7 64 bits.

Ontem, resolvi atualizar a Bios e depois do windows reiniciar, para minha surpresa o windows não abriu, foi direto para o setup. Notei que o RAID tinha deixado de existir porque dava para ver os dois Hd's separamente.

Será que fiz alguma besteira, ou tem como voltar a montar o RAID? E a perda de dados, será que ocorreu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até acho que mudando a configuração eu possa voltar a ter o meu arranjo, por sua vez o meu Win7 com tudo que já instalei até agora.

Só fiquei assustado porque você quer fazer alguma coisa para seu próprio benefício, e depois você perde tudo por ter feito algo bom?

Como não sou usuário avançado, ao contrário de muitos por aqui, pedi ajuda para eu pudesse fazer a coisa certa.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até acho que mudando a configuração eu possa voltar a ter o meu arranjo, por sua vez o meu Win7 com tudo que já instalei até agora.

Só fiquei assustado porque você quer fazer alguma coisa para seu próprio benefício, e depois você perde tudo por ter feito algo bom?

Como não sou usuário avançado, ao contrário de muitos por aqui, pedi ajuda para eu pudesse fazer a coisa certa.

Obrigado!

Amizade, vale pra você o que passei pro Will2kas... isso mesmo que o amigo disse anteriormente: é só voltar o 'modo sata' de 'ide/sata' pra 'RAID', no setup do Bios, e o setup volta a reconhecer o arranjo. Não entendi uma coisa: instalou o Win7 no arranjo ou no disco simples? se foi no arranjo, beleza, vai voltar a funcionar; mas, se foi com os discos 'single', vai perder quando voltar pra raid. :unsure:

[/quote=wills2ka]

Tduo bem Dalai, vou ver aq e depois eu posto ok?

Grato e grande abraço....valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos do fórum

Ao sábado, estarei montando meu pc. Minha placa mãe é uma Gigabyte P67-UD3. Como vocês viram, ela é da revisão que ainda possui o bug. Vou ficar com ela durante uns dois meses até chegar minha b3 do mesmo modelo. Minha dúvida é: se eu fizer meu arranjo raid 0 nessa placa e depois trocar a mobo por outro exatamente do mesmo modelo, mas com uma revisão diferente - e consequentemente com uma bios diferente, eu vou perder o meu arranjo?

Segunda dúvida: meu arranjo será composto por dois Seagate barracuda 7200.12 1TB, quer particionar com uma partição para windows 7, uma para dados e uma para linux. Pensei em fazer os strips sizes assim respectivamente: 128(não estou me importando em perder um pouco de espaço), 32, 32. vocês aprovam?

Terceira dúvida: vi gente comentando que tem programas próprios para fazer arranjos e que esses arranjos criados por eles são melhores do que os arranjos que se pode criar com os programas nativos da placa-mãe. Verdade?

Desde já grato, yuriRamos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal.

Li este tópico até a página 26 e não consegui solucionar minha dúvida, por isto estou postando aqui:

Minha Placa-mãe é a Asus M4A88TD-V EVO/USB3.

Recebi ontem 2 HDs Sata 3 de 1 Tb que pretendo utilizar em um sistema Raid.

Ao fazer a configuração do Raid, configurei um sistema Raid 0 de 500 Mb (para o Sistema Operacional, aplicativos e arquivos temporários de captura e edição de video). Ainda no utilitário, configurei um segundo sistema raid (desta vez Raid 1) com os 750 Mb que restaram dos HDs para armazenagem de dados.

Como nas pesquisas que fiz sobre Raid não li ninguém falando sobre esta possibilidade, gostaria de saber se na prática isto irá funcionar e se o Raid 1 poderá atrapalhar o ganho do Raid 0.

Aguardo essa resposta para tentar clonar meu HD IDE para o Raid 0 (já li que isto é possível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos do fórum

Ao sábado, estarei montando meu pc. Minha placa mãe é uma Gigabyte P67-UD3. Como vocês viram, ela é da revisão que ainda possui o bug. Vou ficar com ela durante uns dois meses até chegar minha b3 do mesmo modelo. Minha dúvida é: se eu fizer meu arranjo raid 0 nessa placa e depois trocar a mobo por outro exatamente do mesmo modelo, mas com uma revisão diferente - e consequentemente com uma bios diferente, eu vou perder o meu arranjo?

Segunda dúvida: meu arranjo será composto por dois Seagate barracuda 7200.12 1TB, quer particionar com uma partição para windows 7, uma para dados e uma para linux. Pensei em fazer os strips sizes assim respectivamente: 128(não estou me importando em perder um pouco de espaço), 32, 32. vocês aprovam?

Terceira dúvida: vi gente comentando que tem programas próprios para fazer arranjos e que esses arranjos criados por eles são melhores do que os arranjos que se pode criar com os programas nativos da placa-mãe. Verdade?

Desde já grato, yuriRamos

1) se é só a revisão diferente - mesmo controle - tem tudo pra dar certo, porque é como atualizar bios (neste caso funcionou comigo). Um colega aquí do tópico trocou de placa, mas, era o mesmo controle e deu certo.

Teste mesmo vai ser quando eu trocar de placa, c/ SB850.. oxalá dê certo.. e eu postarei.

O que vou falar a seguir serve pra suas segunda e terceira dúvida...

Olá Pessoal.

Li este tópico até a página 26 e não consegui solucionar minha dúvida, por isto estou postando aqui:

Minha Placa-mãe é a Asus M4A88TD-V EVO/USB3.

Recebi ontem 2 HDs Sata 3 de 1 Tb que pretendo utilizar em um sistema Raid.

Ao fazer a configuração do Raid, configurei um sistema Raid 0 de 500 Mb (para o Sistema Operacional, aplicativos e arquivos temporários de captura e edição de video). Ainda no utilitário, configurei um segundo sistema raid (desta vez Raid 1) com os 750 Mb que restaram dos HDs para armazenagem de dados.

Como nas pesquisas que fiz sobre Raid não li ninguém falando sobre esta possibilidade, gostaria de saber se na prática isto irá funcionar e se o Raid 1 poderá atrapalhar o ganho do Raid 0.

Aguardo essa resposta para tentar clonar meu HD IDE para o Raid 0 (já li que isto é possível).

Pra ambos os colegas... bem , não sei qual é sua placa. A minha tem controle SB750 e permitiu criar 2 arrays (250 - 750), porém, não consegui que o Win7 reconhecesse na instalção e não tentei novamente.

Se não estou enganado, foi no Adrenalina que um usuário fez este teste e teve melhora e relação a particionar pelo sistema. Criou um array 90GB c/ strip 32k pro Win e outro c/ +/-230GB e strip 128 pra dados. Parece-me que quanto menor o array pro Win, melhor. Para o strip, isto é certeza.

Como não deu certo comigo - recentemente o Win deu pau - optei por seguir outro conselho dado nas páginas iniciais: o Acronis TrueImage pra clonar e o Acronis DiskDirector pra particionar. NO meu caso, só usei o TrueImage pra particionar (não consegui o DiskDirector) e não clonei e já ficou melhor do que antes.

Era 1 array 1TB strip 64k particionado 500-500 pelo windows que me dava no HD tune média 175MB/s e Indice Win 5,9 (como qualquer HD). Agora, 1 array 1TB strip 128k 250-750 pelo Acronis com média 186Mb/s e Índice 6,0 . Gostaria de muito de ter tentado os 2 arrays, mas, não tinha tempo pra verificar o que saiu errado. :seila:

Agora, tem 2 SSD C300 64GB sata III 355Mb/s novos parados que a empresa está se desfazendo e se eu tivesse grana, montava um Raid com eles. Se alguém se interessar por um raid desses... chegou a 508MB/s em sata 2! :rolleyes: .. pena, não tinha mobo sata 3 pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Pra ambos os colegas... bem , não sei qual é sua placa. A minha tem controle SB750 e permitiu criar 2 arrays (250 - 750), porém, não consegui que o Win7 reconhecesse na instalção e não tentei novamente.

Se não estou enganado, foi no Adrenalina que um usuário fez este teste e teve melhora e relação a particionar pelo sistema. Criou um array 90GB c/ strip 32k pro Win e outro c/ +/-230GB e strip 128 pra dados. Parece-me que quanto menor o array pro Win, melhor. Para o strip, isto é certeza.

Como não deu certo comigo - recentemente o Win deu pau - optei por seguir outro conselho dado nas páginas iniciais: o Acronis TrueImage pra clonar e o Acronis DiskDirector pra particionar. NO meu caso, só usei o TrueImage pra particionar (não consegui o DiskDirector) e não clonei e já ficou melhor do que antes.

Era 1 array 1TB strip 64k particionado 500-500 pelo windows que me dava no HD tune média 175MB/s e Indice Win 5,9 (como qualquer HD). Agora, 1 array 1TB strip 128k 250-750 pelo Acronis com média 186Mb/s e Índice 6,0 . Gostaria de muito de ter tentado os 2 arrays, mas, não tinha tempo pra verificar o que saiu errado. :seila:

Agora, tem 2 SSD C300 64GB sata III 355Mb/s novos parados que a empresa está se desfazendo e se eu tivesse grana, montava um Raid com eles. Se alguém se interessar por um raid desses... chegou a 508MB/s em sata 2! :rolleyes: .. pena, não tinha mobo sata 3 pra testar.

A minha placa possui controlador SB 850 e ambos os arrays são vistos na parte do gerenciamento de discos quando acesso o SO (W7 64 bits) do Disco IDE.

Imaginei que um strip menor poderia obter desempenho melhor no SO, mas como, também, pretendo utilizar o array 1 para captura, edição e gravação de video optei por strip de 128Kb.

Minha dúvida é se é possivel utilizar no array 1 (Raid 0) e no array 2 (Raid 1) , de forma a garantir desempenho no array 1 e uma relativa segurança nos dados do array 2 (também utilizaria o HD ide para backup). Se a controladora permitiu, acredito que não tenha problema.

E, principalmente, se a utilização do Raid 1 (no array 2) poderia atrapalhar, significativamente, o desempenho do array 1 (Raid 0).

Fiz uma cópia dos dados importantes e comecei a migração/clonagem do HD IDE para o RAID 0 (através do Acronis Migrate). Ao mesmo tempo, vou lendo os posts deste tópico (já estou na página 41).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa possui controlador SB 850 e ambos os arrays são vistos na parte do gerenciamento de discos quando acesso o SO (W7 64 bits) do Disco IDE.

Imaginei que um strip menor poderia obter desempenho melhor no SO, mas como, também, pretendo utilizar o array 1 para captura, edição e gravação de video optei por strip de 128Kb.

Minha dúvida é se é possivel utilizar no array 1 (Raid 0) e no array 2 (Raid 1) , de forma a garantir desempenho no array 1 e uma relativa segurança nos dados do array 2 (também utilizaria o HD ide para backup). Se a controladora permitiu, acredito que não tenha problema.

E, principalmente, se a utilização do Raid 1 (no array 2) poderia atrapalhar, significativamente, o desempenho do array 1 (Raid 0).

Fiz uma cópia dos dados importantes e comecei a migração/clonagem do HD IDE para o RAID 0 (através do Acronis Migrate). Ao mesmo tempo, vou lendo os posts deste tópico (já estou na página 41).

Amizade, como você disse que "se a controladora permitiu..", beleza, é só testar. Já tentou instalar o OS? Porém, você não vejo benefício com o Raid 1, pois, estará nos mesmos discos do Raid 0 e se der pau num disco, você perde o array 1 (raid 0) e não vai acessar o array (raid 1), nem mesmo nos discos isoladamente.

É uma opnião cheia de incertezas. Só testando - já que estás com a mão na massa. Ou esperar que apareça "O Cara" com esta certeza. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo uma pequena dúvida, que provavelmente deve ser estúpida, mas tenho que perguntar de qualquer maneira!

Vou comprar um SSD do final do mês. E possui dois Caviar Black de 640GB para fazer um arranjo em RAID0 com eles.

Minha dúvida é: existe a possibilidade de deixar o SSD, que será usado apenas para o SO e aplicativos, funcionando sozinho, sem ser configurado para raid, e daixar os dois Caviar's Black rodando em RAID0?

Obrigado!

EDIT: Esqueci, possuo uma Intel DX58SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo uma pequena dúvida, que provavelmente deve ser estúpida, mas tenho que perguntar de qualquer maneira!

Vou comprar um SSD do final do mês. E possui dois Caviar Black de 640GB para fazer um arranjo em RAID0 com eles.

Minha dúvida é: existe a possibilidade de deixar o SSD, que será usado apenas para o SO e aplicativos, funcionando sozinho, sem ser configurado para raid, e daixar os dois Caviar's Black rodando em RAID0?

Obrigado!

EDIT: Esqueci, possuo uma Intel DX58SO.

Sim, perfeitamente! É exatamente solução mais aplicada. Mas, precisa dos Caviar em raid0? Qual o SSD vai comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei desistindo do Raid 1 (vou utilizar o HD IDE para Backup) e acabei fazendo um array de 500Gb com stripe de 64kb (para o SO, programas em geral e arquivos pequenos) e outro de 1500Gb com stripe de 128kb (para captura, edição de video, etc).

A controladora só permitia 64kb ou 128 kb para o stripe.

A clonagem do HD IDE para o RAID 0 foi feita tranquilamente com o Acronis Migrate Easy. O único ponto negativo deste software é que não é possível clonar apenas uma partição, e, sim, o disco inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, perfeitamente! É exatamente solução mais aplicada. Mas, precisa dos Caviar em raid0? Qual o SSD vai comprar?

Nos Caviar's Black eu vou instalar todos os meus jogos do Steam, chega perto de 800 GB, em RAID0 acredito que os jogos vão carregar mais rápidos.

O SSD que eu ja até comprei (ontem) é um OCZ Vertex 2 de 180GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!